Gestão Estratégica da Tecnologia da Informação

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Gerência de Riscos em Projetos
Advertisements

SIG Conceituando: Sistemas de Informação e Tecnologia da Informação
Grupo: Denise nº646-4 Fabio nº558-1 Paula nº604-3 Peterson nº611-8
Qualidade de Software Aula 7 / 2010
Engenharia de Software Qualidade de Software Uma abordagem conceitual André Luis Zanon São Carlos SP – UFSCAR 2010 Engenharia de Software – UFSCAR.
RAFAEL OLIVEIRA DANIEL LATTARO DIEGO MARAVELLI RODRIGO CASTELLANO
Projeto do Semestre, agosto, 2010 Grupo 14F
Gerenciamento de projetos, MPS.BR e qualidade em software
E. E. F SONIA DE OLIVEIRA ZANI CURSO INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO DIGITAL Chapecó.
Instituto Nacional de Tecnologia da Informação Excelência e eficiência construindo o futuro.
Custeio por atividades
SEJAM BEM VINDOS.
Governança de TI COBIT x ITIL
GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
TRABALHO DE GESTÃO DE TI: ESTUDO DE CASO
Reutilização de Software
MPS.BR Dextra Dextra Edite Martins.
Administração de Recursos Materiais
Modelos de Maturidade.
A MODELAGEM DE PDTI PARA O SETOR PÚBLICO ORIENTADO PARA RESULTADOS
Os desafios do jovem acadêmico no mercado de trabalho: o profissional do futuro Rodrigo Alexandre de Oliveira
Gestão do Conhecimento com WINISIS
Reunião de Abertura – Avaliação MPS.Br
1 Avaliação MPS.BR [ Nome da Unidade Organizacional] [Data]
Trabalho de Engenharia de Software II
Qualidade de Software Aula 7 / 2014/1 Prof. Dr. Luís Fernando Garcia
Modelos de Maturidade de Processos de Software
Universidade São Marcos Curso: Gestão de Negócios Internacionais
ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Aulas 11 a 12 – 2o sem 2011 TI em RH Prof. Ms. Alfredo Senger 1 Aulas 11 a 12 – PARTE A1) Sistemas e Tecnologias, Gestão e Estratégias de RH – Exemplo.
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO VISÃO GERAL Brasília, 19 de maio de 2010.
MPS.BR Alessandro Oliveira dos Anjos Hellen Raile Oliveira de Lemos
Gestão de Tecnologia da Informação
A EMPRESA... A Tower Tech é uma empresa de informática que atende a um público mais exigente e busca QUALIDADE em seus serviços. Nosso público-alvo abrange.
Gerenciamento de Projetos, MPS.BR e Qualidade em Software
Trabalho de Qualidade de Software
Modelos de Maturidade de Processos de Software
[ Nome da Unidade Organizacional] [Data]
Projeto de implantação de um software
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
Melhoria de Processo do Software Brasileiro
Uso da TI na Melhoria da Eficiência Organizacional
Reunião de Abertura – Avaliação MPS.Br
MPS-Br.
CAFe: Conjunto Acessível de Ferramentas Proposta de Projeto outubro /2009 Softex.
Números primos Crivo de Eratóstenes. Alice Oliveira2Eratóstenes Eratóstenes foi um estudioso grego. Durante muitos anos foi director da prestigiada Biblioteca.
Apresentação Institucional
Melhoria do processo de software brasileiro
Tecnologia da informação Aula 1 - Fundamentos Profº Erich Turma 6-A Noturno.
Sistemas de Informações Gerenciais
Programa e Plano de Ensino
Soluções inovadoras em governança de TI
<Nome da Unidade Organizacional> <Data>
1 Gestão do Conhecimento: Estudo Para a Implementação de Modelo em uma Empresa Brasileira em Processo de Internacionalização Luis Ricardo de Figueiredo.
Melhoria de Processo do Software Brasileiro
 São métodos formais de tornar disponíveis para a administração, quando oportuno, as informações necessárias para facilitar o processo de tomada de decisão.
Sistemas de Informações Gerenciais Prof. Fabiano Sabha.
Tecnologia da Informação. Apresentação Palestrante: Manoel Bruno Pereira de Lima Analista de Sistemas – Marilan Alimentos S/A Bacharel em Sistemas de.
Institucional OnSet.
INDICADORES GERENCIAIS MATRIZ DE OBJETIVOS
Prof. Paulo Fernando da Silva Infra TIC Capítulo 02 – ITIL.
Infraestrutura Hiper Convergente e Invisível
Programa criado em Apoio ao programa: Ministério da Ciência e Tecnologia da Finep Banco Interamericano de Desenvolvimento Universidades e Governo.
Processos e Agentes da Gestão da Qualidade
Evolução Histórica Pré-História
RCASOLUÇÕESGERENCIAIS QUEM SOMOS OBJETIVOS DA PARCERIA PLANO DE TRABALHO PRINCIPAIS ENVOLVIDOS (PLAYERS) RESULTADOS (ROI) 1 2.
Tecnologia da Informação Faculdade Católica Salesiana de Vitória Prof. Antonio Márcio Mendonça.
Tecnologia da Informação
INFLUÊNCIA DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NA GESTÃO DA ÁGUA E ESGOTO AUTOR: Mailson Mota.
Transcrição da apresentação:

Gestão Estratégica da Tecnologia da Informação Luís Eduardo Corrêa de Oliveira

Luís Eduardo Corrêa de Oliveira Roteiro Apresentação Tecnologia da Informação Padrões MPS.BR e CMMI Luís Eduardo Corrêa de Oliveira

Luís Eduardo Corrêa de Oliveira Apresentação “As organizações bem-sucedidas no século XXI serão aquelas centradas no conhecimento, no fluxo intenso de informações e em pessoas capacitadas participando de decisões” Existe um consenso entre especialistas das mais diversas áreas de que as organizações bem-sucedidas no século XXI serão aquelas centradas no conhecimento, no fluxo intenso de informações e em pessoas capacitadas participando de decisões. Nesse contexto, as tecnologias da informação adquirem uma importância sem precedentes, invadindo todo o processo produtivo, incluindo distribuição, transporte, comunicação, comércio e finanças. Embora seja relativamente fácil (ainda que caro) adquirir a tecnologia da informação, quase nunca é simples incorporá-la com sucesso, pois é extremamente complicado mudar a estrutura, a cultura, os processos e os hábitos de uma empresa, e muito difícil encontrar líderes capazes de levar esse processo adiante. Entender os usos e impactos que a tecnologia da informação pode ter para o negócio passou a ser uma competência essencial para o sucesso profissional em qualquer área de atuação. Luís Eduardo Corrêa de Oliveira

Tecnologia da Informação Componentes Hardware e seus dispositivos e periféricos; Software e seus recursos; Sistemas de telecomunicações; Gestão de dados e informações. O termo "Tecnologia da Informação" serve para designar o conjunto de recursos tecnológicos e computacionais para a geração e uso da informação. A TI está fundamentada nos seguintes componentes (Rezende, 2000) Luís Eduardo Corrêa de Oliveira

Tecnologia da Informação Estrutura de um setor de TI Administração Desenvolvimento Suporte Administração A administração do departamento de TI já não é mais vista como como uma subfunção do Departamento de Pessoal ou de Administração, mas sim como uma divisão corporativa separada, com seu próprio Diretor Executivo, ou CIO (Chief Information Officer). Desenvolvimento e suporte de aplicação Divisão dedicada ao projeto, desenvolvimento e manutenção de softwares aplicativos. Pode englobar muitas equipes de desenvolvimento, formadas por analistas de sistemas, projetistas de sistemas e programadores. Operações Responsável pela organização e operação rotineira do hardware de computador e dos sistemas operacionais. Eles prestam serviços para as equipes Comunicação de Dados, prestando serviços na determinação de problemas e registro de defeitos. Este grupo também pode prover serviços de administração de banco de dados para aplicações. Software de sistemas Divisão responsável pela instalação e manutenção do software de sistemas, e pelos serviços de suporte de natureza técnica para o resto do pessoal de TI e usuários finais. Estão encarregados de providenciar para que o hardware e o software de sistema operem com um desempenho ótimo. Suporte de produção Faz a interligação entre o usuário, a Divisão de Operações e a Divisão de Comunicação de Dados, prestando serviços na determinação de problemas e registro de defeitos. Este grupo também pode prover serviços de administração de banco de dados para aplicações. Software de sistemas Divisão responsável pela instalação e manutenção do software de sistemas, e pelos serviços de suporte de natureza técnica para o resto do pessoal de TI e usuários finais. Estão encarregados de providenciar para que o hardware e o software de sistema operem com um desempenho ótimo. Redes A Divisão de Redes ou de Comunicação de Dados oferece serviços para os usuários do sistema que estejam experimentando problemas de comunicação ou desejam comunicar-se com dispositivos ou usuários remotos. Eles são responsáveis pelo desenvolvimento e manutenção da rede de comunicação da organização. Luís Eduardo Corrêa de Oliveira

Tecnologia da Informação Missão x Processos x TI As organizações de sucesso insistem em que o redesenho de processos oriente a aquisição de tecnologia da informação, e não o inverso A última década apresentou evoluções dramáticas não apenas na área de tecnologia da informação, mas também em relação aos usos gerenciais e à exploração da TI para obtenção de ganhos em eficiência e efetividade. Por essa razão, os gerentes, independentemente da indústria em que atuam, precisam avaliar com seriedade o potencial específico da TI dentro da sua organização. Ainda que a tecnologia de informação não tenha um papel significativo numa determinada indústria em determinada época, essa característica tende a desaparecer a curto prazo, à medida em que gerentes criativos descobrem usos e papéis inovadores para a TI e para os sistemas de informação, mudando as bases de competição no mercado. Luís Eduardo Corrêa de Oliveira

Luís Eduardo Corrêa de Oliveira Tecnologia da Informação Por que usar tecnologia da informação? Melhorar processos internos; Reduzir custos; Melhorar a qualidade e disponibilidade das informações; Agregar valor aos serviços e produtos ofertados por uma organização. O principal benefício que a tecnologia da informação traz para as organizações é a sua capacidade de melhorar a qualidade e a disponibilidade de informações e conhecimentos importantes para a empresa, seus clientes e fornecedores. Os sistemas de informação mais modernos oferecem às empresas oportunidades sem precedentes para a melhoria dos processos internos e dos serviços prestados ao consumidor final. Luís Eduardo Corrêa de Oliveira

Luís Eduardo Corrêa de Oliveira Tecnologia da Informação Por que empresas utilizam-se da TI? O principal benefício que a tecnologia da informação traz para as organizações é a sua capacidade de melhorar a qualidade e a disponibilidade de informações e conhecimentos importantes para a empresa, seus clientes e fornecedores. Os sistemas de informação mais modernos oferecem às empresas oportunidades sem precedentes para a melhoria dos processos internos e dos serviços prestados ao consumidor final. Luís Eduardo Corrêa de Oliveira

Luís Eduardo Corrêa de Oliveira Padrões Visão inicial dos funcionários! O principal benefício que a tecnologia da informação traz para as organizações é a sua capacidade de melhorar a qualidade e a disponibilidade de informações e conhecimentos importantes para a empresa, seus clientes e fornecedores. Os sistemas de informação mais modernos oferecem às empresas oportunidades sem precedentes para a melhoria dos processos internos e dos serviços prestados ao consumidor final. Luís Eduardo Corrêa de Oliveira

Luís Eduardo Corrêa de Oliveira Padrões Melhores práticas e padrões Luís Eduardo Corrêa de Oliveira

Luís Eduardo Corrêa de Oliveira MPS.BR e CMMI MPS.BR: Melhoria do Processo de Software Brasileiro Custo Acesso à melhoria de processos de pequenas e médias em empresas. Compatibilidade com os padrões de qualidade aceitos internacionalmente. Caminho evolutivo mais suave que outros modelos. O principal benefício que a tecnologia da informação traz para as organizações é a sua capacidade de melhorar a qualidade e a disponibilidade de informações e conhecimentos importantes para a empresa, seus clientes e fornecedores. Os sistemas de informação mais modernos oferecem às empresas oportunidades sem precedentes para a melhoria dos processos internos e dos serviços prestados ao consumidor final. Luís Eduardo Corrêa de Oliveira

Luís Eduardo Corrêa de Oliveira MPS.BR O principal benefício que a tecnologia da informação traz para as organizações é a sua capacidade de melhorar a qualidade e a disponibilidade de informações e conhecimentos importantes para a empresa, seus clientes e fornecedores. Os sistemas de informação mais modernos oferecem às empresas oportunidades sem precedentes para a melhoria dos processos internos e dos serviços prestados ao consumidor final. Luís Eduardo Corrêa de Oliveira

Luís Eduardo Corrêa de Oliveira 2 3 4 5 Em Otimização B Gerenciado Quantitativamente C Definido D Largamente Definido E Parcialmente Definido F Gerenciado G Parcialmente Gerenciado Relacionamento com o CMMI MR-MPS Luís Eduardo Corrêa de Oliveira

Gestão Estratégica da Tecnologia da Informação Obrigado