Índice Currículo do Grupo 3 Currículo do Espetáculo “Maldoror” 6 Apresentação Objetivos Justificativa / Contrapartidas 9.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Coordenação dos vários elementos que compõem uma Montagem Teatral
Advertisements

Desenvolvimento Humano e Organizacional
Introdução as Artes cênicas Profª Jorge Santoz - cênicas
GESTÃO DE PROJETOS EDUCOMUNICATIVOS
Elementos do Teatro O que é Teatro?.
QUAL A CONCEPÇÃO DO CURRÍCULO?
TEATRO OFICINA: Alteração das representações do teatro paulista das décadas de 60 e 70 do século XX Aluno: João Eduardo de S. Oliveira Orientador Prof.ª
Professor-artista-professor
ARTES CÊNICAS.
TEATRO DRAMÁTICO.
TEATRO ÉPICO TEATRO ÉPICO.
PLANO DE AÇÃO PEDAGÓGICA
LINGUAGEM CÊNICA.
Definições de Roteiro “Eu comparo o roteirista a uma mãe de aluguel. Seu trabalho é conceber, gerar, parir e depois entregar o bebê para o diretor criar.
PORTIFÓLIO VIRTUAL Grupo 3 Manhã
Língua Portuguesa: Como fazer uma história em quadrinhos?
Realização - Associação para o Desenvolvimento dos Municípios do Estado do Ceará – APDMCE Parceria - Fundação Demócrito Rocha –FDR Apoio - Governo do Estado,
Prezados Empresários e Amigos,
ARIL - 50 ANOS TRANSFORMANDO VIDAS
RESENHA Resenha-resumo:
TEXTO TEATRAL Profª Natália Tiezzi.
Faculdade de Produção Cênica
PRINCÍPIOS: ÉTICOS POLÍTICOS E ESTÉTICOS
Correção - Página 22 O que eu sei? O que eu descobri...
Cap. 13. Linguagem do cinema
T.G.A – Estética Planejamento Estratégico de Negócios
Em Cena Arte e Cidadania. Historia - A EM CENA ARTE E CIDADANIA é uma associação Civil sem fins lucrativos - Fundada em 27 de novembro de Com intenção.
ESCOLA COMEÇO DE VIDA.
Filosofia O que é filosofia?.
PROPOSTA DE AÇÃO ORIENTADORA: CYBELLE BUSSIKI. PROPOSTA DE AÇÃO - 24 HORAS DE MANIFESTAÇÃO CULTURAL SOBRE A PROPOSTA (O PROBLEMA)JUSTIFICATIVA A Copa.
MOSTRA CULTURAL 2011.
INVENTÁRIO CRIATIVO INTERDISCIPLINA: TEATRO E EDUCAÇÃO
Metodologia do Ensino de Arte
Como fazer a leitura de obra de arte?
PROJETOS 1º SEMESTRE
O QUE É FILOSOFIA ?.
A representação social dos adolescentes do bairro Potecas,São José, sobre a AIDS e a liberação da distribuição de preservativos em escolas públicas. Autora.
Produção Eletrônica Agência ou Produtora?.
O Ilusionista Issao Imamura.
Faça parte desse ideal Ações promovidas pela Entidade em prol de Crianças e Adolescentes em situação de Risco.
1. Definições Resenha-resumo:      É um texto que se limita a resumir o conteúdo de um livro, de um capítulo, de um filme, de uma peça de teatro ou de.
P ERGUNTAS ? Jacó responde!. Thiago - O grupo começou quando, por quem? Jacó - O grupo é fundado por mim, Jacó do Nascimento, Carlandreia Ribeiro, desde.
O 1º ENCONTRO REGIONAL DE JUSTIÇA E ARTE pretende ser um evento singular, inédito e inovador, uma vez que traz, pela primeira vez à região, o conceito.
PROPAI/PROPCCI-I 1S 1º semestre – Fevereiro/2014 Coordenadores: Geraldo Biaggi e José Antonio Padoveze.
Guia para Estágio e Seminários Temáticos – módulo linguagem
Apresentação do Projeto para os Gestores
PROJETO O teatro na escola tem uma importância fundamental na educação, ele permite ao aluno uma enorme sucessão de ideias e de aprendizados onde podemos.
ENSINO MÉDIO INOVADOR ARTE – PRODUÇÕES AUDIOVISUAIS e ARTE - CINEMA E VÍDEO O ARTIGO 26 DA LDB 9394/96 NO SEU PARÁGRAFO SEGUNDO MENCIONA QUE “O ENSINO.
Linguagens Artísticas
Índice Currículo do Grupo 3 Currículo do Espetáculo “Maldoror” 6 Apresentação Objetivos Justificativa / Contrapartidas 9.
Jogo teatral, jogo dramático e drama como método de ensino
EDITAIS DO MINC I ENCONTRO DO FÓRUM DE DIRIGENTES DO TERRITÓRIO BACIA DO JACUÍPE
Breve introdução ao estudo da Arte.
OS ENSAIOS  .
Cultura corporal: DIÁLOGOS ENTRE A EDUCAÇÃO FÍSICA E O LAZER
PROJETO “O CINEMA VAI À ESCOLA”
O universo do cinema mudo no teatro
Base nacional comum curricular
PESQUISA E EXTENSÃO. A produção de novos conhecimentos, em todas as áreas, é um processo possível, entre outras formas, através do desenvolvimento de.
O PAPEL DA ESCOLA NA FRUIÇÃO DOS UNIVERSOS CULTURAIS
V FESTIVAL NACIONAL DE TEATRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS I Mostra Internacional UNIPAM - NAC – DIAS: 15, 16 e 17 de Novembro de 2013 CONVITE.
Prof. PhD. Romualdo Palhano – Coordenador do Curso de Licenciatura em Teatro Coordenação do Curso de Teatro Comissão Organizadora: - Adriana Rodrigues.
Fundação Gol de Letra 13 anos de atividade 5 programas em SP e RJ crianças, adolescentes e jovens 2 comunidades diretamente atendidas 8 comunidades.
Apresentação Objetivo Produzir o espetáculo infantil______________ do autor_______________. E promover oficinas de jogos teatrais, e breve historia da.
SONHOS X ATITUDE SONHOS = ATITUDE = REALIZAÇÃO
Projeto TRILHAS Conjunto de materiais elaborados para instrumentalizar e apoiar o trabalho docente no campo da leitura, escrita e oralidade, com crianças.
Cia. de Dança Sprint Projeto Apoio:. CIA. DE DANÇA SPRINT INTRODUÇÃO  A Cia. de Dança Sprint surgiu em julho de 1993 com o objetivo de resgatar e difundir.
RESUMO DO TEXTO DE TECA ALENCAR DE BRITO LUCIENE LEME OLIVEIRA NºUSP O ser humano como o objetivo de educação musical.
William Shakespeare.
Transcrição da apresentação:

Índice Currículo do Grupo 3 Currículo do Espetáculo “Maldoror” 6 Apresentação 7 Objetivos 8 Justificativa / Contrapartidas 9 Sinopse 10 Ficha Técnica 11 Currículo da Direção 12 Currículo do Elenco 13 Imagem de Divulgação 14 Contatos 15

Currículo do Grupo Montagens da Cia: A Cia. nasceu a partir da iniciativa de um grupo de atores em formação interessados em iniciar carreira em circuito profissional, há três anos. A escolha do nome veio da idéia de que a carta do Louco no Tarô simboliza o ator dentre suas diversas explicações. Durante esses anos a Cia. Louco do Tarô esteve em cartaz em São Paulo com três espetáculos construindo repertorio e aperfeiçoando seu trabalho artístico em busca de sua identidade. Montagens da Cia: RAZÃO X EMOÇÃO Movidos ora pela Razão e ora pela Emoção, um grupo de adolescentes vive a descoberta do amor, da sexualidade, das primeiras derrotas e desilusões, e se vê obrigado a assumir as responsabilidades por suas escolhas. A peça “Razão X Emoção” visa a essência do ser humano em suas escolhas na vida e as conseqüências dessas escolhas perante as diferenças de personalidade de cada ser humano e a forma como ele tende a agir em cada situação da vida, seja valorizando mais um lado emocional ou um lado racional. TEXTO: Cal Titanero DIREÇÃO: Marco Bexiga TEMPORADAS: Abril de 2006 (Espaço 2 de Artes - Teatro Linneu Dias) Setembro e Outubro de 2006 (Espaço 2 de Artes Teatro Plínio Marcos)

BAÚ DA INSPIRAÇÃO PERDIDA O Baú da Inspiração é um texto de incentivo a leitura, escrito em 1977, por Benedito Rodrigues Pinto. Mantendo a proposta, a Cia. Loucos do Tarô investe na releitura do texto com o intuito de integrar educação e arte. Assim, o trabalho desenvolvido passa a incluir musicas com a temática infanto-juvenil. TEXTO: Benedito Rodrigues Pinto DIREÇÃO: Cal Titanero DIREÇÃO MUSICAL: Joice Bittencourt PREPARAÇÃO CORPORAL E COREOGRAFIA: Karina Bastos TEMPORADAS: Setembro e Outubro de 2007 (Teatro Fábrica) Setembro e Outubro de 2008 (Teatro Commune) ROMEU E JULIETA A tragédia parte de fragmentos, cenas desconstruídas e repetidas, foge da cronologia original e cria uma concepção imagética. A Cia. Loucos do Tarô ao lado do diretor elabora uma nova seqüência na estrutura textual dramática, baseando-se em pesquisas coletivas e ações físicas, sem abrir mão da trajetória do jovem casal de amantes da narrativa Shakespeariana. TEXTO: Willian Shakespeare DIREÇÃO: René Piazentin TEMPORADA: Setembro e Outubro de 2008 (Teatro Commune)

AÇÃO SOCIAL Em seu primeiro a Cia. desenvolveu a campanha de doação de brinquedos a um orfanato. A campanha obteve sucesso novamente em 2007. E em 2008 a Cia. firmou parceria com a Fundação Cafú; ampliando suas ações para além da data do dias das crianças. Hoje os Loucos do Tarô desenvolvem campanhas muito mais integradas as necessidades da Fundação e da comunidade a que ela beneficia. A Campanha Páscoa Cultural, realizada em Abril de 2009, contou com o apoio de diversas personalidades e empreendedores; ao todo foram arrecadados mais de 300 ovos de chocolate que foram distribuídos para as crianças atendidas pela Fundação. Cia. Loucos do Tarô presidencia@loucosdotaro.com.br secretaria@loucosdotaro.com.br www.loucosdotaro.com.br

Currículo do Espetáculo “Maldoror” Os ensaios para este projeto começaram em 03/02/2009 Primeira parte Preparação dos atores: Exercícios de desaceleração Exercícios de aterramento Bioenergética Exercícios Suzuki Segunda parte Cenas: Criação, leitura coletiva Marcação, construção da cena Improvisações baseadas nos contos Terceira parte Desenvolvimento projeto Conversas sobre cenário, figurino, iluminação, etc Perguntas que foram ponto de partida para o processo: Porque o maldito incomoda tanto? Libertar os instintos interiores é loucura ou contravenção? Filmes assistidos: Blade Runner Os Contos Proibidos do Marquês de Sade Perfume - A História de um Assassino Amadeus O Silencio dos Inocentes A Queda! As Últimas Horas de Hitler Não Amarás" O Último Rei da Escócia Dogville Entrevista com o Vampiro Obras analisadas ou que trouxeram inspiração: Jackson Pollok Magritte Max Ernest Flexor Vito Campanela Francis Bacon Signos e símbolos Cartas tarô

Apresentação “Os cantos de Maldoror” é uma livre adaptação do livro Os Cantos de Maldoror, escrito por Isidore Ducasse em 1870, através do seu pseudônimo Conde de Lautrèamont. O espetáculo busca criar todo o lado humano de um personagem perverso. Busca entender o que é e porque o perverso está em todo mundo mas só um homem rotulado na sociedade de louco ou doente pode ser digno da maldade. São cenas independentes, que possuem princípio, meio e fim. O personagem Maldoror é construído ao longo da peça, numa linha narrativa não convencional que permeia todas as cenas. A montagem possibilita reflexão sobre aspectos da pisiquê humana, o que temos de mais obscuro escondido dentro de nós e não mostramos ou exprimimos por causa das leis morais da sociedade que vivemos. Questionando se temos medo do julgamento social ou se temos nossos próprios limites.

Objetivo O espetáculo pretende instigar o público, causar sensações que o faça pensar, revoltar, entender, negar, aceitar. Até que ponto nos identificamos com o lado obscuro do Maldoror? Até que ponto o Mal começa realmente a nos fazer mal? Pretende questionar a loucura e a vontade de transgredir os valores de uma sociedade que criou meios de conduta, do certo e do errado.

Justificativa Contrapartidas A peça surgiu de dois grandes desafios e que fazem o espetáculo inovador. Primeiro foi não ter partido de um roteiro pronto, foi uma livre adaptação do livro, construída pelo grupo trabalhando junto, envolvendo muita experimentação e criação coletiva, portanto um espetáculo inédito. O segundo desafio foi falar de um personagem (Maldoror) a partir de vários contos independentes, vividos separadamente. Construir o lado humano de um homem perverso a partir de estórias aleatórias sobre sua vida e fazer com que no final da peça você compreenda o universo daquele homem. É uma obra extremamente contemporânea, pois a maldade, o lado sombrio do ser humano nunca deixou de existir. Aliamos a isso tudo um processo profundo de pesquisa de linguagem e na construção dos personagens, um processo onde o ator é autor da obra. Contrapartidas .: o que o proponente se propõe a realizar, o que tem de retorno para o patrocinador, o que ele ganha investindo no projeto. Obs: empresas privadas estão interessadas com o acesso de maior numero de pessoas, que a marca delas seja vista pelo maior numero de pessoas. Números de apresentações, onde serão essas apresentações. Setor público quer oferecer acesso a população, oficinas, aprendizes, preços populares, etc.

Sinopse Xxx

Ficha Técnica Título: Maldoror (nome provisório) Dramaturgia: (livre adaptação baseada no livro “Os Cantos de Maldoror”, de Isadore Dudasse ) Área: Teatro Gênero: xxx Duração: xx min. Classificação etária: xx anos Direção: Karina Bastos e Fábio Rocha Limite de espectadores: não há Cenografia, Figurinos e Adereços Cênicos: Sabrina Câmara Concepção de Luz: Henrique xxx Operação de Som: xxx Operação de Luz: xxx Elenco: Karina Bastos, Leandro Galor, Lilian Borges, Paola Del Corso, Rafaela Pavão, Sidney Ucella e Thaís Vasconcelos. Cenário: Composto por xxx... Mapa de Luz: (exemplo!!!) Par 64 (contra) – 12 refletores Fresnel ou PC ( Geral ) - 12 refletores Set Light – 1 refletor PC (foco) – 1 Refletor Programação Visual: xxx Produção: Cia Loucos do Tarô

Currículo da Direção Karina Bastos - Atriz e bailarina, inicia seus estudos de dança aos 8 anos, tendo como principais professores Toshie Kobayashie, Adriana Grecchi, Mirian Druwe, Ângelo Madureira e Ivaldo Bertazzo. A partir de 2006 passa a integrar o elenco da Cia Ivaldo Bertazzo / Cidadão Dançante e participa dos espetáculos “Anatomia do desejo” e “Kashmir Bouquet”. Entre 1994 e 1998, executa trabalhos nas áreas de produção e direção de arte (cinema). Gradua-se como cineasta, pela Fundação Armando Álvares Penteado, em 1998. Formada pelo Teatro Escola Macunaíma, iniciou seus estudos de teatro aos 15 anos, participando de festivais estudantis com as peças “O Homem de La Mancha” e “Perseguição e assassinato de Jean-Paul Marat”. Em 2007 trabalhou na direção da peça “De 50 pra Cá” e na direção corporal da peça “O Baú da Inspiração Perdida”. Teve como principais professores e diretores Lucia de Lellis, Cristiane Paoli Quito, José Celso Martinez Corrêa, Rodolfo García Vázquez e Roberto Alvim. Atualmente integra o elenco do espetáculo “Medeia”, com o Grupo Ethos Teatral , direção de Lucia de Lellis, está em cartaz até o final de julho de 2009 com a peça “Carícias”, direção de Roberto Alvim, e participa do projetos “Os Cantos de Maldoror” (direção e atuação). Fábio Rocha - Formado pelo Teatro Escola Macunaíma, participou como ator dos espetáculos “Falando de Amor”, “Romeu e Julieta”, “Defeito de Família e Maldita Parentela”, “A Pequena Sereia”, “Um Novo Estilo de Vida”, “O Circo-Teatro Suassuna”, “As 1001 Noites – da Lama ao Caos”, “Boca de Ouro” e “O Livro de Jó” e, no cinema, dos curtas-metragens “A Sacerdotisa” , de José Mojica Marins (figuração) e “Fausto – Um Ensaio”, do Grupo Galpão do Folias. Como diretor, participou dos espetáculos: “Um Novo Estilo de Vida”, “Falando de Amor” e “Luz dos Olhos”. Atualmente dirige o espetáculo “Os Cantos de Maldoror” e integra o elenco do espetáculo “Medéia”, com o Grupo Ethos Teatral, direção de Lucia de Lellis.

Currículo do Elenco Leandro Galor Lilian Borges Paola Del Corso – Formada no curso de Preparação de Atores do Teatro Escola Macunaíma, cursa Publicidade e Propaganda na Faculdade Cásper Líbero. Integrou o grupo “The Oregano Drama Group” (Grupo da Cultura Inglesa Santana), no qual participou como atriz nas montagens de “A Chaos in The Fairy Tales”, “The Wizard of Oz”, “How to Be an Alien” e “WW Residence Building”. Participou como atriz dos espetáculos “Romeu e Julieta” , “Defeito de Família e Maldita Parentela”, “Medeia”, “Circo-Teatro Suassuna”, “As 1001 Noites - da Lama ao Caos” , “Boca de Ouro” e " O Livro de Jó ". Atualmente integra o elenco do espetáculo “Medeia” junto ao Grupo Ethos Teatral e ensaia a peça " Os Cantos de Maldoror ". Rafaela Pavão Sidney Ucella – Formado no curso de Preparação de Atores do Teatro Escola Macunaíma, possui graduação em Administração de Empresas (Universidade Cidade de São Paulo), atualmente cursa Letras na Universidade Metodista de São Paulo. Participou como ator dos espetáculos “Romeu e Julieta”, “ O Defeito de Família e Maldita Parentela”, “Medeia”, “Circo-Teatro Suassuna”, “As 1001Noites – da Lama ao Caos”, “ Boca de Ouro” e “O Livro de Jó”. Participou também dos workshops de “Corpo Cênico e Mímica Corporal”, ministrado pela diretora Laura Kiehl Lucci e “O Ator Rapsodo”, ministrado pelo diretor Paco Abreu, ambos no Teatro Escola Macunaíma. Atualmente integra o Grupo Ethos Teatral e faz parte do elenco do espetáculo “Medeia”. Thaís Vasconcelos

Imagem de Divulgação

R. / Av. (endereço) – São Paulo –SP Contato (nome) E-mail: R. / Av. (endereço) – São Paulo –SP CEP: (0xxxx-xxx) Tel: 11.xxxx-xxxx