1 º QUADRIMESTRE DE 2014 CEREST 1 º QUADRIMESTRE DE 2014 Luciana Gimenez Raffa Gonçalves Gerente Técnica do CEREST.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Iniciativa Portaria 397, 09 de outubro de 2007
Advertisements

PORTARIA Nº 777/GM Em 28 de abril de 2004
XIII Encontro Estadual
NÍVEIS DE COMPETÊNCIA DAS AÇÕES DE VIGILANCIA SANITÁRIA
A Saúde do Trabalhador do Combate a Dengue.
“PERPECTIVAS DE ATUAÇÃO INTERSETORIAL” Setor Saúde de São Paulo
Exercício Profissional
ERRADICAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL
PLANO DE GESTÃO.
Pacto de Indicadores da Atenção Básica
RESPONSABILIDADES Aplicar conhecimentos específicos de Engenharia de Segurança e Medicina do trabalho de forma a reduzir ou até eliminar os riscos à.
SISTEMA DE INFORMAÇÃO DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE DE POPULAÇÕES EXPOSTAS A SOLO CONTAMINADO SISSOLO MÓDULO I – IDENTIFICAÇÃO DE ÁREAS COM POPULAÇÕES EXPOSTAS.
Videoconferência Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador Acidentes com produtos químicos perigosos Planejamento 2013 SES - RN 11/12/2012.
Vigilância em Saúde de Populações Expostas a Agrotóxicos
DIRETORIA DE GESTÃO DO PLANEJAMENTO E DESCENTRALIZAÇÃO DA SAÚDE
IV ENCONTRO NACIONAL DA RENAST – CONSTRUINDO A POLÍTICA NACIONAL DE SAÚDE DO TRABALHADOR NO SUS Brasília-DF NORDESTE I 30 de junho e 01 de julho de 2010.
Rede Sentinela de Informação em Saúde do Trabalhador na Bahia
A participação da FECAM e da EGEM na elaboração dos Planos Locais de Habitação de Interesse Social - PLHIS: FECAM Assessoria e consultoria aos Municípios.
ATUAÇÃO DOS AGENTES DO CONTROLE SOCIAL
ESTRUTURA E FUNÇÃO SOCIAL.
13° Conferência Nacional de Saúde
Ministério da Cultura.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Estruturação (ainda incipiente)
CONSTRUINDO O CUIDADO EM SAÚDE DO TRABALHADOR NA REDE SUS NO CEARÁ
PROGRAMA DE SAÚDE DO TRABALHADOR DE NITERÓI
PROPOSTA PLANEJAMENTO PARA O EXERCÍCIO DE 2009 Região Sul e Sudeste Coordenador : Ney – Paraná Relator - João Batista – Minas Gerais.
Os servidores estaduais estão ficando doentes...
PLANEJAMENTO DENASUS 2009 REGIÕES CENTRO-OESTE E NORTE.
RENAST Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador
Unidade Saúde do Trabalhador
COMISSÃO INTERSETORIAL DE SAÚDE DO TRABALHADOR CIST - CURITIBA
Competência Legal da CIEA-BA
I OFICINA DE CAPACITAÇÃO DOS CONSELHEIROS DAS CIDADES DO MARANHÃO
MARCO LEGAL ECA – Art. 86 A Política de Atendimento dos direitos da Criança e do adolescente far-se-á através de um conjunto articulado de ações governamentais.
SISTEMA DE INFORMAÇÃO DE AGRAVOS DE NOTIFICAÇÃO
Retrospectiva e Avanços em Saúde Auditiva do Trabalhador
DST/Aids e Rede Básica : Uma Integração Necessária
INDICADORES DO PACTO PELA VIDA NO RN
Goiânia, 19 e 20 de Novembro de 2014.
FÓRUNS REGIONAIS E NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA.
Doenças relacionadas ao trabalho
V Seminário de Mobilização Social em Saúde “Pensando e Agindo Coletivamente” Núcleo de Mobilização Social da Assessoria de Comunicação Social - SES/MG.
REGIMENTO DA 15ª CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE
GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL SECRETARIA DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL FUNDAÇÃO DE PROTEÇÃO ESPECIAL Secretário: Luis Augusto Lara Presidente:
VIGILÂNCIA DA PAIR NO SUS História Recente
Comitê Regional de Investigação
PROMOÇÃO E CUIDADO DA SAÚDE DO TRABALHADOR
SEMINÁRIO PRÓ – CONVIVÊNCIA FAMILIAR E COMUNITÁRIA
Plano Estadual de Saúde e Planos Operativos Anuais – 2008 a 2011 Contexto, Alcances e limites Ou “A retomada do planejamento” II Mostra SES, 04/11/2008.
Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social
SERVIÇO DE AUDIOLOGIA OCUPACIONAL
Sistema Único de Saúde - SUS
O QUE SÃO E PARA QUE SERVEM OS SISTEMAS DE SAÚDE ?
O Papel do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador
Um Novo Olhar Saúde de Adolescentes em medidas socioeducativas de internação e internação provisória Fevereiro/2012.
COMISSÃO INTERSETORIAL DE SAÚDE DO TRABALHADO CIST GESTÃO
SAÚDE DO TRABALHADOR CGST/DSAST Secretaria de Vigilância em Saúde
COORDENAÇÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA
1 - DIRETRIZES DE ATUAÇÃO DA VISA - PARANÁ 1 - Descentralização das ações de VISA para as regionais de saúde e municípios, de acordo com a realidade e.
RELATÓRIO DETALHADO DO QUADRIMESTRE ANTERIOR
SEMINÁRIO DE APOIO A DESCENTRALIZAÇÃO DA GESTÃO DOS PRESTADORES DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE DO SUS VIGILÂNCIA EM SAÚDE.
SEMINÁRIO DE APOIO A DESCENTRALIZAÇÃO DA GESTÃO DOS PRESTADORES DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE DO SUS Regulação, Controle, Avaliação Secretaria Estadual.
Notificação de Acidentes Ocupacionais com Material Biológico
SAÚDE DO TRABALHADOR NO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE – SUS: algumas idéias para inserção de ações na APS. Faculdade de Medicina de BOTUCATU Curso de Especialização.
Expedito Luna 16 de novembro de 2004 Departamento de Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador MINERAÇÃO E SAÚDE DO TRABALHADOR NO SUS 1.
Saúde e Trabalho Raphael Mendonça Guimarães, Ph.D.
PLANO MUNICIPAL DE ATENDIMENTO SOCIOEDUCATIVO. O PLANO deve prever ações articuladas nas áreas de educação, saúde, assistência social, cultura, capacitação.
Projeto rio+10 Saúde,Trabalho e Cidadania. COORDENADORES: Claudia D’Oliveira – Fonoaudióloga - Especialista em Saúde do Trabalhador Claudia D’Oliveira.
Integrando Ações de Saúde do Trabalhador na Atenção Básica de Saúde de Itaberaba-BA Mariana Cardoso Psicóloga Cerest de Itaberaba - Ba Mestre em Saúde.
Transcrição da apresentação:

1 º QUADRIMESTRE DE 2014 CEREST 1 º QUADRIMESTRE DE 2014 Luciana Gimenez Raffa Gonçalves Gerente Técnica do CEREST

Custeio do CEREST: Recurso Federal Bloco MAC – Média e Alta Complexidade Abrangência: Regional Gestão: Municipal

Atendimentos

Ações em Saúde do Trabalhador

RAATS RECEBIDAS POR MUNICÍPIO Município Apiaí0 Barra do Chapéu 9 Bom Sucesso de Itararé3 Buri20 Guapiara5 Itaberá55 Itaóca2 Itapeva78 Itararé11 Itapirapuã Paulista5 Nova Campina1 Ribeira0 Ribeirão Branco6 Riversul0 Taquarivaí17 212

Metas da Programação Anual do CEREST 2014 alcançadas neste quadrimestre Fazer diagnóstico do perfil produtivo dos municípios de abrangência do CEREST Itapeva (mercado formal e informal) nas Unidades de Saúde que tenham Programa de Agente Comunitário de Saúde (PACS) para identificar, através das ocupações e atividades econômicas dos estabelecimentos os possíveis riscos relacionados ao trabalho que a população daquela área de abrangência das unidades, e do próprio município, está exposta. 16 Unidades entregue os questionários com treinamento às ACSs 1 Unidade já fez levantamento total – São Camilo

Metas da Programação Anual do CEREST 2014 alcançadas neste quadrimestre - Interlocução com os serviços de saúde mental da região do CGR 3 1 Ribeira 2 Riversul - Compra de exames complementares conforme estabelecido pelo grupo técnico e dentro da necessidade diagnóstica do CEREST como unidade solicitante ENMG - Eletroneuromiografia, - 1 dosagem de organoclorados - 1 dosagem organofosforados - 1 dosagem de piretróides

Metas da Programação Anual do CEREST 2014 alcançadas neste quadrimestre Realizar capacitações para Atenção Básica de todos os municípios de abrangência do CEREST para abordar os temas de notificação de agravos à Saúde do Trabalhador 3 2 Riversul 1 Ribeira Dar apoio técnico às VISAs (Vigilâncias Sanitárias) dos municípios de abrangência na inspeção de acidentes de trabalho grave, conforme solicitação, com apoio dos sindicatos de classe Itapeva 2 Guapiara 1 Itaberá 1 Taquarivaí 1 Ribeirão Branco

Metas da Programação Anual do CEREST 2014 alcançadas neste quadrimestre Manutenção de sitio interativo do CEREST. cerest.itapeva.sp.gov.br Continuamente Continuar o fortalecimento da CIST (Comissão Intersetorial em Saúde do Trabalhador) Resolução do Conselho de Saúde de Itapeva para criação da nova CIST. Em fase de convite para representantes dos setores Incentivar a criação das CISTs municipais nos municípios de abrangência do CEREST. 5 reuniões: 3 Riversul, 1 Guapiara e 1 Ribeira Participação nas reuniões do CGR (Colegiado de Gestão Regional), participação nas reuniões do Conselho Municipal de Saúde de Itapeva 100%

Metas da Programação Anual do CEREST 2014 alcançadas neste quadrimestre Manutenção veículos do CEREST Revisão de Km da Grand Livina em Sorocaba Realizar seminário com participação intersetorial para o segmento rural com apoio dos sindicatos rurais da região. Início de projeto piloto na Agrovila de Itapeva com participação Intersetorial Participação de eventos relacionados a 4a Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora nos níveis regional, estadual e federal. Participação na Etapa Macrorregional de Santos

Metas da Programação Anual do CEREST 2014 alcançadas neste quadrimestre - Continuar com o Monitoramento dos dados do SINANnet (Sistema de Informação de Agravos de Notificação Relacionados ao Trabalho) para acompanhar, capacitar, qualificar e aumentar a notificação dos agravos a saúde do trabalhador; 100% I - Acidente de Trabalho Fatal; II - Acidentes de Trabalho com Mutilações; III - Acidente com Exposição a Material Biológico; IV - Acidentes do Trabalho em Crianças e Adolescentes; V - Dermatoses Ocupacionais; VI - Intoxicações Exógenas (por substâncias químicas, incluindo agrotóxicos, gases tóxicos e metais pesados); VII - Lesões por Esforços Repetitivos (LER), Distúrbios Osteomusculares Relacionadas ao Trabalho (DORT); VIII - Pneumoconioses; IX - Perda Auditiva Induzida por Ruído – PAIR; X - Transtornos Mentais Relacionados ao Trabalho; XI - Câncer Relacionado ao Trabalho.

SINAN Relacionados ao trabalho Região 101

SINAN – POR AGRAVO Fonte: SINAN net, 01/01 a 30/04 de 2014 Total Intoxicação Exógena Relacionada ao Trabalho10 Pneumoconiose0 Perda Auditiva Induzida por Ruído – PAIR;0 Câncer Relacionado ao Trabalho0 Dermatose Ocupacional0 Transtornos Mentais Relacionados ao Trabalho;2 LER/Dort2 Acidente de Trabalho Grave56 Acidente de Trabalho com exposição a Material Biológico31 Total101 OBS: Acidentes com animal peçonhento relacionado ao trabalho13