FLÚOR Benefícios e Cuidados.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Antes de te ensinarmos o que é a Higiene Oral, vamos apresentar-te os amigos que te vão acompanhar.
Advertisements

Alimentação Infantil Márcia Regina Garcia.
Trabalho de ciências Sais minerais.
odontologia 1º ten Marcele GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Flúor e suas implicações
A importância dos Dentes
SAÚDE É um estado caracterizado pela integridade anatômica, fisiológica e psicológica; pela capacidade de desempenhar pessoalmente funções familiares,
ORIENTAÇÃO ODONTOLÓGICA PARA CRIANÇAS DE 6 A 12 ANOS
Oral Vip Bebê Clínica.
ODONTOLOGIA PARA BEBÊS
Higiene Bucal.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA Faculdade de Medicina da Bahia
SAÚDE BUCAL DO HIPERTENSO
LUCIANA CONTI PICCOLI MÁRCIO PELEGRINA
SAÚDE BUCAL Prof. Ivan Capillé.
Saúde Bucal Qualidade de Vida!.
A nossa Biblioteca recebeu o Kit SOBE e, desse modo, dá início à participação no Projeto SOBE - Saúde Oral Bibliotecas Escolares. É um Projeto da responsabilidade.
DISCIPLINA: INFORMÁTICA APLICADA I CURSO: AUXILIAR DE SAÚDE BUCAL
Por: Karlla Siqueira Tristão
ACIDENTES OCUPACIONAIS COM RISCO BIOLÓGICO: O QUE FAZER PARA EVITAR CONTAMINAÇÃO? Grupo Prev-Bio FAMEMA.
Aluno (a): Ana Paula Krolow Bonetz Curso: Auxiliar em Saúde Bucal – ASB Disciplina: Informática Aplicada I – Atividade 2 Orientador: Nilzo Machado.
Cuidando do seu sorriso
A DENTIÇÃO HUMANA No decorrer da sua vida, o ser humano possui duas dentições: a 1º conhecida como dentes de leite, é a decídua; ela é formada até 3.
Como cuidar bem dos seus dentes: Escovação
EDUCAÇÃO EM SAUDE III ESCOVAÇÃO.
Prevenção com a Higiene Bucal
Auxiliar em Saúde Bucal – EAD Prof.: Catarine Grisa
Auxiliar em Saúde Bucal – EAD Prof.: Catarine Grisa
Auxiliar em Saúde Bucal – EAD Prof.: Catarine Grisa
SEAC- Escola de Educação Profissional
Atividade 2 - Power Point
Atividade de PowerPoint
SORRISO BONITO E SAUDÁVEL
CÁRIE DENTARIA.
GENGIVITE.
CÁRIES Nesta apresentação iremos ver como é importante mantermos uma boa higiene bucal, para conservar um bom sorriso e prevenir as cáries.
Periodontia Tratamento odontológico eficaz na remoção da placa bacteriana presente entre os dentes e a gengiva.
CÁRIE DENTÁRIA PAULA NADINE PAHL SEAC- ESCOLA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
Cárie Nome: Eduarda Bonetz Curso: Auxiliar Em Saúde Bucal Professor: Nilzo Machado Disciplina: Informática Aplicada Data:
SEAD-Serviço de Educação à Distância
PREVENÇÃO DAS DOENÇAS BUCAIS
JANE MARLUZA DOS SANTOS PROF. NILZO MACHADO INFORMÁTICA I SEAC/ EAD
Exame Dentário Prof. Maria Eliza Ramos
Celine Perin Professor: Nilzo Machado Auxiliar em Saúde Bucal - EAD
Daiane da Silva Biehl de Carvalho Auxiliar em Saúde Bucal – ASB
Uso estratégico dos fluoretos
Enfermagem em Saúde Coletiva
HIGIENE BUCAL.
Atividade física e imunologia
Dicas de escovação.
Atividade2: Ana Paula Pereira de Souza
Prof. Nilzo Machado SANTA ROSA - RS 2013
A maneira certa de escovar os dentes
Prevenção de doenças bucais.
HIGIENE BUCAL.
Cárie Dentária O que é e como prevenir.
Saúde Bucal.
FLÚOR A fluoretação da água de abastecimento tem sido reconhecida como uma das maiores medidas tomadas dentro da saúde pública deste século. É o mais efetivo,
ARTIGO VI Ana Paula Garcia Clarissa Magalhães Érika Rosmaninho Íris Sol Figueiredo BIOQUÍMICA - BLOCO II Profª Ana Landeira ODONTOLOGIA 2010/1 UFRJ.
Avaliação de programas de prevenção da cárie em escolares da RMR
Fluoretação das águas de abastecimento no Brasil
Alimentação e Saúde Trabalho realizado por: João Pacheco nº13
Processo Saúde-Doença.
CLÍNICA VITALDENT PAREDE. Conselhos para conseguir um sorriso fantástico São pequenas rotinas e sábios conselhos que o ajudam a conseguir um belo sorriso.
22 de Outubro de 2008 Anatomia e Histologia João Martins Ângelo Dias Diogo Almeida Filipe Ribeiro Fluoride is the most.
Saúde Bucal na Rede Mãe Paranaense. Saúde Bucal na Rede Mãe Paranaense.
Clínica Vitaldent Póvoa de Varzim Conselhos para melhorar a sua saúde oral.
Drª Lucivânia de O.Pires
Transcrição da apresentação:

FLÚOR Benefícios e Cuidados

BENEFÍCIOS O flúor tem a capacidade de prevenir e reverter a lesão cariosa quando ainda estiver em seu estágio inicial. A cárie dentária é uma doença infecciosa e transmissível causada por bactérias anfibiônticas aderidas ao elemento dentário, que tem como consequência a destruição localizada dos tecidos dentários duros.

Além da prevenção da cárie, o flúor também é indicado em casos de muita sensibilidade nos dentes. Seu uso pode ser de duas formas: tópico ou sistêmico.

Tópico – são os aplicados direto na cavidade bucal. - Auto aplicação: dentifrícios, soluções para bochecho, entre outros. - Aplicação profissional: gel, pastas profiláticas, vernizes, etc.

Sistêmico – é o fluoreto ingerido e absorvido pelo estômago, atinge o sangue e é distribuído pelo organismo. Nesse caso, o flúor retorna a cavidade bucal através das glândulas salivares. Ex: água flouretada, sal e leite com adição de flúor, entre outros.

No Brasil, a fluoretação da água de abastecimento público começou em 1953 na cidade de Baixo Guandu/Espírito Santo. Em 24/05/74, o Congresso Nacional aprovou a lei 6050 “ Os projetos destinados à construção ou ampliação de sistemas públicos de abastecimento de água, onde haja estação de tratamento, deve incluir previsões e planos relativos à fluoretação da água.” Hoje a concentração de flúor indicada para a água de abastecimento público no Brasil é em torno de 0,7ppm.

CUIDADOS A ingestão inadequada dos fluoretos durante a formação dos dentes pode causar a fluorose dentária, que se caracteriza por deformações no esmalte do dente apresentando linhas ou manchas brancas e opacas, em casos mais severos podem ser marrons.

A concentração de flúor ideal para crianças nos dentifrícios é de 500ppm, usado em pouca quantidade e supervisionado por um adulto.

CONCENTRAÇÃO DE FLUORETOS EM DIFERENTES MÉTODOS DE USO ppm F Uso profissional 30.000 10.000 Uso caseiro 1000 100 Água de consumo 10 1

Aguda – é a ingestão de uma grande quantidade de flúor de uma só vez. Precisamos ficar atentos, pois o flúor é tóxico. A toxidade do flúor pode ser aguda ou crônica. Aguda – é a ingestão de uma grande quantidade de flúor de uma só vez. Crônica – é a ingestão de pequenas quantidades de flúor por um período excessivo de tempo.

PERIODICIDADE DA APLICAÇÃO USO ADEQUADO DE PRODUTOS COM FLÚOR PRODUTO CONCENTRAÇÃO DE FLÚOR PERIODICIDADE DA APLICAÇÃO DENTIFRÍCIO ADULTO 1000 À 1100 PPM TRÊS VEZES AO DIA DENTIFRÍCIO INFANTIL 500 PPM TRÊS VEZES AO DIA EM POUCA QUANTIDADE ENXAGUANTES BUCAIS NaF 0,05 % UMA VEZ AO DIA NaF 2 % SEMANAL OU QUINZENAL GÉIS NEUTRO 2% ACIDULADO 1,23 % DE 1 A 4 MINUTOS, UMA VEZ NA SEMANA DURANTE TRÊS SEMANAS VERNIZES NaF 2,26 % DUAS APLICAÇÕES AO ANO

O FLÚOR É UMA ÓTIMA FERRAMENTA NO COMBATE A CÁRIE DENTÁRIA, BASTA USAR DE FORMA CORRETA PARA EVITAR A FLUOROSE E OS RISCOS DE INTOXICAÇÃO. POR ISSO, SEMPRE É RECOMENDADO O ACOMPANHAMENTO DE UM PROFISSIONAL.