GESTÃO DE ESTOQUES NA CADEIA LOGÍSTICA INTEGRADA

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Transcrição da apresentação:

GESTÃO DE ESTOQUES NA CADEIA LOGÍSTICA INTEGRADA

LOGÍSTICA DE DISTRIBUIÇÃO A logística de distribuição trata das relações entre empresa-cliente-consumidor

LOGÍSTICA DE DISTRIBUIÇÃO Fatores que influenciaram mudanças na logística de distribuição: Novas tecnologias; Novas modalidades de transporte; Demandas de clientes. São demandas de clientes: Serviço ao cliente; Custo; Velocidade.

LOGÍSTICA DE DISTRIBUIÇÃO Os custos logísticos podem ser reduzidos basicamente de duas formas: Redução do capital de estoques empatado por meio da diminuição do tempo que o produto permanece na cadeia de suprimento; Minimização do custo por meio da melhoria da eficiência dos recursos utilizados, tanto na armazenagem quanto no transporte.

Mudança do papel do distribuidor Agregam valor, ligando vendedores e compradores Cada vez mais, os fornecedores estão exercendo o papel do distribuidor, apesar disso desempenham dois papéis que lhes concedem vantagem competitiva: Otimizadores de redes (network optimizers) Maximizadores de mercado(market maximizers)

MAXIMIZAÇÃO DA EFICIÊNCIA DOS RECURSOS UTILIZADOS NA DISTRIBUIÇÃO Distribution utility ou associação de recursos Associação de empresas não concorrentes que servem os mesmos clientes; Maior controle sobre as mercadorias e maior eficiência na utilização de recursos.

MAXIMIZAÇÃO DA EFICIÊNCIA DOS RECURSOS UTILIZADOS NA DISTRIBUIÇÃO Cross docking Operação de sistema de distribuição em produtos são recebidos, selecionados e encaminhados para outro veículo; Existem três níveis de cross docking: Nível 1, cross docking paletizado; Nível 2, cross docking com separação Nível 3, cross docking com separação e embalagem.

ALCANÇANDO EFICIÊNCIA NO TRANSPORTE Há dois tipos de compradores de serviços e transporte: Compradores de transação, possuem uma visão de curto prazo, buscam somente a redução de custos e não possuem uma relação sólida com seu fornecedor; Compradores de relação, possuem uma visão de médio e longo prazo; buscam não só a redução de custos, mas também a melhor performance no serviço prestado, possuem uma relação de parceria com seu fornecedor.

INDICADORES DE DESEMPENHO EM DISTRIBUIÇÃO Alguns indicadores: Tempo do ciclo do pedido; Entrega a tempo; Ciclo de tempo para reposição dos centros de distribuição; Dias de estoque do produto acabado; Taxa de atendimento de pedidos e produtos – primeira vez; Tempo de atendimento de pedidos de emergência;; Custo de manter estoque.

Anexo Resultado do estudo de competitividade mundial de manufatura e exame do impacto de supply chain nas empresas de autopeças de alta performance em nove países Objetivo: comparar níveis de produtividade e qualidade de fábricas de autopeças inglesas e japonesas.

Fábricas de classe mundial A performance das fábricas foi medida sob dois critérios: Produtividade, representada como output anual de unidades acabadas divididas por horas de mão-de-obra anual e; Qualidade, que foi medida em vários pontos ao longo do supply chain.

Fábricas de classe mundial São muito superiores em várias medidas de performance como: produtividade, qualidade interna e externa e utilização do espaço Mostram processos controlados e integrados ao longo de toda a cadeia de logística; Possuem maior qualidade em toda a cadeia logística;

Fábricas de classe mundial Menores níveis de inventário; Frequência muito maior de recebimento de matéria-prima e maior frequência de despacho ao cliente; É predominante o uso de programação pull, como kanban.

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