Cadeia de Logística Integrada Casos Dell e HP Grupo 53.05: Amanda Amado Fernanda Lima Henrique Fiorese Sarah Gomes
O que LOGÍSTICA? "Logística é a parte do Gerenciamento da Cadeia de Abastecimento que planeja, implementa e controla o fluxo e armazenamento eficiente e econômico de matérias-primas, materiais semi-acabados e produtos acabados, bem como as informações a eles relativas, desde o ponto de origem até o ponto de consumo, com o propósito de atender às exigências dos clientes"
O que é LOGÍSTICA INTEGRADA? O supply chain (logística integrada) permite o sincronismo entre as estratégias das diversas áreas da empresa e de seus fornecedores, evitando visões fragmentadas. A logística integrada privilegia o foco no processo sobre o objeto.
CASO HP – Breve histórico O grupo Hewlett-Packard foi fundado em 1939 por dois engenheiros da Universidade de Stanford, Bill Hewlett e David Packard, numa garagem de Palo Alto (Califórnia, Oeste)
CASO HP – Breve histórico O primeiro produto da Hewlett e Packard, colocado no mercado de 1938, foi um oscilador de baixa freqüência, utilizado pelos estúdios Disney para fazer o desenho animado Fantasia. No início, especializada em instrumentos de medida eletrônica e calculadoras, o grupo entrou no ramo da informática nos anos 60.
EVOLUÇÃO DA LOGÍSTICA x EVOLUÇÃO DA HP ANTES DE 1950: LOGÍSTICA: encontrava-se em estado latente. As atividades relacionadas a ela estavam dívidas entre as diferentes áreas da empresa. Não havia uma visão global de processos. HP: a empresa foi inicialmente organizada por grupos de produtos e por função, sendo que, cada grupo atuava como uma unidade estratégica do negócio. Não havia ainda uma visão geral e interligada dos processos.
EVOLUÇÃO DA LOGÍSTICA x EVOLUÇÃO DA HP ENTRE 1950 E 1970: LOGÍSTICA: a logística desenvolve-se com uma mudança no padrão de consumo (crescimento dos centros urbanos e periferias, procura por maior variedade de produtos), com as pressões das empresas por baixos custos, com o desenvolvimento da informática e com a influência da logística bem sucedida da área militar. HP: empresa diversifica sua oferta de produtos e passa a produzir não somente calculadoras e instrumentos de medida eletrônica, mas também computadores.
EVOLUÇÃO DA LOGÍSTICA x EVOLUÇÃO DA HP ENTRE 1970 E 1990: LOGÍSTICA: passa para um estado de semi-maturidade com o impulso de alguns fatores: competição mundial, escassez de matérias-primas, alta do petróleo e da inflação. HP: a empresa passa por momentos de instabilidade com a concorrência dos computadores pessoais lançados em 74 pela Apple. Mas nos anos 80 a HP se recupera com um boom nas vendas de impressoras a jato, boas e baratas.
EVOLUÇÃO DA LOGÍSTICA x EVOLUÇÃO DA HP PÓS – 1990: ■ LOGÍSTICA: a tendência é um crescimento da logística com o passar do tempo e com o aumento da concorrência. Sua utilidade não está apenas na minimização de custo e no aumento da rapidez, mas também na maio satisfação do cliente com um atendimento cada vez mais personalizado. HP: a empresa detém hoje 7% do mercado mundial de PCs e detém o 3º lugar do ranking. Mas, como toda empresa de alcance mundial, a empresa ainda enfrenta problemas de logística que com o tempo e com experiência vão sendo solucionados.
CASO HP rígida estrutura de departamentos Problemas na logística: 1. Vencer a barreira da rígida estrutura de departamentos 2. Suprir satisfatoriamente a demanda 3. Minimizar o estoque
1. Rígida estrutura de departamentos PROBLEMA 1. Rígida estrutura de departamentos - abordagens e visões diferentes de um mesmo problema; - “culpa” era transferida de departamento para departamento; - visão fragmentada dos processos; - Falhas na comunicação e, conseqüentemente, Dificuldades num comum acordo.
SOLUÇÃO - Não abandonar a estrutura departamentalizada. Vantagens: especialização do trabalho, menor custo e tempo na produção. - Incluir elementos da departamentalização por cliente e por projetos na estrutura de funções. - Gerentes devem orientar suas equipes quanto aos demais processos da empresa para que possa haver uma maior interação e visão global da empresa.
PROBLEMA Conflito entre dois importantes objetivos da empresa: 2. Suprir satisfatoriamente a demanda e 3. Minimizar o estoque Conflito entre dois importantes objetivos da empresa: manter níveis altos de estoque para suprir rapidamente a demanda ou diminuir o estoque e conseqüentemente os custos de armazenagem?
SOLUÇÃO “Devemos sempre ter o produto de que você necessita, mas nunca podemos ser pegos com algum estoque.” (Ronald H. Ballou).
SOLUÇÃO VANTAGEM COMPETITIVA GESTÃO DE ESTOQUES: Quanto menor o nível de estoques com que um sistema produtivo conseguir trabalhar, mais eficiente será. Menor tempo e maior qualidade. Racionalização nos custos de armazenagem e respectiva manutenção. VANTAGEM COMPETITIVA
SOLUÇÃO GESTÃO DE ESTOQUES: PLANO DE NEGÓCIOS; PLANO DE PRODUÇÃO; PLANO DE NECESSIDADES DE RECURSOS; PLANO FINANCEIRO; GERENCIAMENTO DA DEMANDA.
SOLUÇÃO ALGUNS CONCEITOS E TÉCNICAS DA GESTÃO DE ESTOQUES: JUST IN TIME; FLUXO DESCONTÍNUO DE MATERIAL; CURVA ABC; BALANCEAMENTO DE CAPACIDADE; FLUXO CONTINUO DE MATERIAL; FLUXO SICRÔNICO DE MATERIAL.
CASO DELL – Breve histórico Dell foi fundada em 1984, por Michael Dell, a partir do seguinte conceito: vender computadores pessoais diretamente ao consumidor, sem o uso dos canais tradicionais de distribuição.
CASO DELL – Breve histórico Liderou a migração comercial para a internet, ao lançar, em 1994, o site www.dell.com.br, e, em 1996, a área de comércio eletrônico. 84 sites de países; Dois bilhões de acessos por trimestre; sites em 20 línguas e dialetos; utilizando 26 moedas;
CASO DELL CONCEITOS CHAVES: MODELO DIRETO DE NEGÓCIO VELOCIDADE DO ESTOQUE INTEGRAÇÃO VIRTUAL ESTRUTURA HORIZONTAL
CASO DELL RESUTALDOS: BAIXOS CUSTOS DE ESTOCAGEM; BAIXOS CUSTOS DE DESPESAS COM REVENDAS; COMUNICAÇÃO RÁPIDA E EFICIENTE ENTRE FORNECEDORES, EMPRESA E CLIENTES; MAIOR SATISFAÇÃO DO CLIENTE COM SERVIÇOS PERSONALIZADOS.
CASO DELL PAUSA PARA VÍDEO http://www.youtube.com/watch?v=EEhNkzdKyrw