Formação interna Coimbra

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Preparar-me para um teste
Advertisements

Reconhecer as regras de utilização dos métodos
Ser Bom Aluno, Bora Lá? Guia Prático para seres um Bom Aluno
Treinamento e Desenvolvimento
Abordagem Exploratória e Investigativa - IBSME
Tecnologias da Informação e Comunicação
No primeiro período, o nosso principal objectivo, foi criar um website consistente, tarefa que foi bem sucedida. Neste segundo período era de esperar o.
Metodologia e Didáctica
Sérgio Elias Vieira Cury
RECURSOS INSTRUCIONAIS.
Sugestões para tirar Apontamentos nas Aulas
Projeto : construir um desdobrável sobre nuvens
IV SEMINÁRIO ESTADUAL DE GRUPOS APOIO FRATERNO
Algoritmos Prof. Kelly E. Medeiros.
MPEL2 Percursos de aprendizagem mediados por ferramentas tecnológicas EAT Equipa Concerto Alexandre Monteiro Ana Neves Jorge Lagarto Margarida Cabral.
EXPRESSÕES ACTIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR
Dicas para Apresentações
Matérias da Revista PROFISSÃO MESTRE =
Portfólio de matemática
Hábito 3 – Aula 6.
Escola Profissional da Mealhada ClC7 Formadora: Teresa Augusto
Prof. Dr. Eduardo J. Legal Curso de Psicologia UNIVALI - Itajaí
Tipos.
Introdução Meu Portfolio representa tudo que aprendi no primeiro trimestre da disciplina de matemática no ano de Desde o primeiro dia de aula recebemos.
SEMINÁRIO SEMINÁRIO.
MATEMÁTICA Análise das Questões.
Sistemas Operacionais PLATAFORMAS LINUX / WINDOWS
Disciplina: Prática Profissional II
PUC Campinas - Prática de Formação- Prof. Dimas Gonçalves
Técnicas dos alunos de sucesso
Apresentação oral.
Aula 1 Objetivos Conceituar e resolver problemas matemáticos.
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
CEAOK METODOS DE ESTUDO
Desempenho Escolar: Causas... Consequências... Possíveis Soluções...
Registro de Representação Metodologia de Pesquisa Educacional Agosto/2009 Professora Eleida da Silva Arce Adamiski.
Andréia Aparecida Celestino Nunes SEMED. Palmas .To
Como Programar? Dicas para começar a programar bem
CURSOS EFA – NS.
PERFIL DO EDUCADOR João M Lucas Coimbra, Março de 2013.
A planificação e actividade planificadora
Dicas para Apresentações
Relatório de Proposta de Projeto
Mantenha na tela enquanto apresenta
Planear um Website Principais etapas.
TEXTO DE REFERÊNCIA COMO TRABALHAR…
Normatização para apresentações
APRENDIZAGEM COOPERATIVA/ENSINO COOPERADO
METODOLOGIA DE PESQUISA Prof: Ms. Joseli Monteiro Tozetto -
Avaliação da Aprendizagem em Matemática nos Anos Iniciais
“Saber estudar com Eficiência III – Como posso ajudar o meu filho a ESTUDAR!” Maio, 2015.
Equipe responsável pela produção
O que quero dizer ? Quais as regras da sessão ? Duração permitida
DIVERTIDAS E ENVOLVENTES DINÂMICAS
Equipe responsável pela produção
Como elaborar um plano de aula
Fluxograma Juliana Borges
Objetos de aprendizagem
COMUNICAÇÃO PESSOAL - II
Tópicos Especiais Integradores
PROFª. Leila de Souza Ganem
Colégio Positivo GEOGRAFIA 2010.
Apontamentos sugestões e orientações práticas. Apontamentos nas Aulas Esta tarefa irá permitir-te estar mais atento e mais concentrado na aula. O registo.
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
LANCHES SAUDAVEIS SIMULAÇÃO FINAL Curso de Formação Pedagógica de Formadores - FPIP/0082 MÓDULO 5 FORMADOR: SANDRA ABREU FEVEREIRO DE 2016.
BEM-VINDOS AO SEMINÁRIO DE CAPACITAÇÃO DE LÍDERES DE TREINAMENTO 2013.
Questionário digital - BÁSICO -. Apresentação Questionário digital Objetivo: Apresentar aos docentes a criar seu banco de questões e aplicá-las em questionários.
Questionário (Básico) Autor: Skyup Informática. Atividade - Questionário O módulo permite criar uma série de questões, que deverão ser respondida pelos.
INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO NA EJA
Transcrição da apresentação:

Formação interna Coimbra Dinâmicas de Grupo 14 Dinâmicas de grupo consideradas essenciais reproduzir na formação Facila Formação interna Coimbra 16 Abril

1. Reflexão “Tenho em mim todos os sonhos do mundo” Objectivo: Os formandos reconstroem, descrevem e diferenciam os momentos das suas vidas, aplicando a importância da formação na realização dos seus sonhos

2. Perguntas Objectivo: Permitir aos formandos reflexão e análise dos temas abordados na formação Perguntas abertas: Faça perguntas para envolver os participantes e os fazer pensar, analisar e avaliar; Prepare as questões de antemão; A perguntas não devem ter uma simples resposta de sim ou não; Deverá ser mais do tipo “como é que este processo pode ser melhorado?”.

2. Perguntas Perguntas fechadas: Têm respostas curtas e definitivas; Funcionam melhor quando lançadas em pequenas séries rápidas para “reanimar” o grupo.

3. Rever notas/apontamentos (4-5 min) Objectivo: Permitir aos formandos reverem as suas notas detalhadamente, sublinhar e marcar os pontos mais importantes: marcar tudo o que não faz sentido, marcar onde falta informação Pode ser utilizado a meio da formação, depois de uma pausa ou no final; São dados 3 minutos aos formandos para rever as suas notas. Poderá ser feito oralmente quando o formador achar pertinente; Formador deve circular na sala durante a tarefa, respondendo às perguntas individualmente; Depois da tarefa terminada, abre espaço para perguntas para que se possam esclarecer as dúvidas.

4. Demonstração Objectivo: Permitir aos formandos a visualização de “como se faz” e uma maior participação do grupo, interactividade A demonstração é uma das formas mais eficazes de aprendizagem devido ao impacto visual; Fazer demonstração de uma ou mais técnicas, processos ou habilidades, etc; O formador pode pedir intervenção de um ou mais formandos para auxiliar na demonstração.

5. Jogo do esquema gráfico (15 min) Objectivo: Clarificar os conceitos de informação e comunicação, constatando algumas barreiras à comunicação Material necessário: Enunciado do exercício, papel, canetas e fita-cola. Procedimento: O formador distribui folhas de papel branco O formador solicita um voluntário para vir junto de si e para ler o enunciado do exercicio para os colegas.

5. Jogo do esquema gráfico Em anexo: Enunciado do exercício e solução do esquema gráfico

6. Periodo de perguntas e respostas Objectivo: Pode ser utilizado como base para apresentação de novos temas/conteúdos na formação Programar tempo para perguntas no inicio, meio ou fim da sessão e informar os formandos As questões podem ser colocadas oralmente ou por escrito: Experimente distribuir pequenos cartões no inicio da sessão. Pedir aos participantes para anotar questões e devolver os cartões antes da pausa; Faça uma revisão das perguntas durante a pausa; Quando voltarem à actividade,o formador responde às perguntas recapitulando os pontos chave vistos durante a pausa;

7. Moodboards Objectivo: Permite criar uma visão sobre futuro, utilizando a comunicação não verbal e deixando o “lado não racional do cérebro” funcionar Ideal para visualização e alinhamento de objectivos Duração: 30 min de preparação dos moodboards + tempo de apresentação individual Material: Revistas, placard cartão para cada formando, cola, tesouras Todos os formandos devem folhear as várias revistas e ir retirando as imagens com as quais se identificam e tendo em conta o objectivo do exercicio;

7. Moodboards Depois de escolher todas as imagens, deverá compor o seu placard com estas imagens; Cada elemento explica ao grupo a sua composição de imagens; No final, o grupo em conjunto deve olhar para todos os moodboards juntos e procurar identificar ideias comuns

8. Sessão Buzz (10-15 min ou <) Objectivo: Permite um contributo do grupo em termos de ideias/soluções para determinada situação para serem depois tratadas e seleccionadas pelo grupo Dividir as pessoas em grupos de 3-6 elementos (grupos pequenos potencia a participação) Dar aos grupos 3-8 minutos para considerar um problema ou questão limitada e especifica (a falta de tempo requer aos formandos trabalhar de forma empenhada e focada) O formador deve circular na sala e responder a questões se houver Pedir a cada grupo respostas à pergunta inicial, ou fornecer a solução no quadro ou “flip chart”

9. Tudo em 2 minutos Objectivo: Perceber a importância de seguir as regras e considerar a informação existente Enunciado do exercício em anexo – dar indicação ao grupo de que só têm 2 minutos para realizar o exercício e contar o tempo.

10. Os 10 Mandamentos das relações humanas Objectivo: Reflexão do grupo sobre a relação com o outro e o seu papel. Ideal para iniciar os formandos na importância do espirito de grupo e entreajuda, tão importante na formação Anexo: Documento com os 10 mandamentos

11. Brainstorm Objectivo: Permite a intervenção de todo o grupo, considerando as opiniões/ideias de cada um, enriquecendo a discussão ou debate no grupo Grande número de ideias e sugestões sobre as quais se pode depois trabalhar e escolher as apropriadas Importante listar todas as ideias sem “filtros” e só depois, começar a definir a importância e pertinência de cada uma tendo em conta o objectivo final. Dica: Usar etiquetas para votação das ideias mais relevantes (cada formando tem 3 etiquetas para votar, colando-as ao lado das ideias escritas e afixadas na parede/quadro)

12. Jogo do Bingo Objectivo:

13. Escala do conhecimento Objectivo:

14. Jogo das características nas costas Objectivo: Permite a cada elemento perceber como é que os outros o vêm e criar um maior conhecimento entre todos os elementos do grupo. Ideal aplicar esta actividade mais no final da formação Cada um tem uma folha colada nas costas e todos têm que escrever em todos, características que pensam dessa pessoa. No fim cada um lê o que tem escrito nas costas e quem escreveu determinada caracteristica explica o porquê.