Orientações para a GESTÃO 1 Formação de e- formadores ISABEL MENDINHOS
O que é gerir uma BE ? É conduzi-la ao cumprimento da sua MISSÃO dos seus objectivos Formação de e- formadores ISABEL MENDINHOS2
Aspectos a ter em conta Formação de e- formadores ISABEL MENDINHOS3 Enquadramento Institucional Coordenador Gestão de RH Equipa Programa Gestão financeira Formação Avaliação Gestão da colecção tangível e virtual Organização Adaptação à mudança Indução da mudança educativa Trabalho em rede
Enquadramento institucional Formação de e- formadores ISABEL MENDINHOS4 Integra as equipas responsáveis por PE PCE RI PAA
Coordenador Responsável por Criação de bases comuns de entendimento acrca do papel da BE entre os elementos da equipa com o CP e o CE Regular comportamentos e atitudes no seio da equipa Distribuir tarefas e responsabilidades Identificar prioridades de actuação e propô-las ao CP e ao CE Elaborar, com a equipa o programa da BE e o Plano de Activdades e avaliá-lo Formação de e- formadores ISABEL MENDINHOS5
Gestão de RH - Equipa A equipa deve ser capaz de funcionar como um todo Cada elemento deve Assumir o programa da BE e contribuir para a sua concretização Ser responsável pelas tarefas atribuídas Ser autónomo e ter iniciativa Formação de e- formadores ISABEL MENDINHOS6
Gestão da colecção e da informação Formação de e- formadores ISABEL MENDINHOS7 Nova noção de colecção Disponibilização de recursos tangíveis e intangíveis Acessível em toda a escola e em qualquer lado, através da Internet Novas competências exigidas aos professores bibliotecários Gestão de colecções virtuais Domínio da ferramentas da web 2.0
Organização A organização da BE engloba o espaço, os equipamentos e as regras de funcionamento e deve estar definida no Regulamento Interno da escola/agrupamento e no seu regimento ter em conta os interesses e necessidades dos seus principais utilizadores: alunos e professores Formação de e- formadores ISABEL MENDINHOS8
Programa O programa da BE deve promover a leitura o desenvolvimento da literacia da informação a colaboração da BE com o currículo Formação de e- formadores ISABEL MENDINHOS9
Gestão financeira Anualmente, o coordenador deve apresentar ao CE o orçamento necessário à concretização do plano de actividades Depois de conhecida a verba atribuída, o coordenador deve geri-la competentemente apresentar contas Formação de e- formadores ISABEL MENDINHOS10
Trabalho em rede Actualmente, é impensável a gestão isolada o trabalho colaborativo estende-se às bibliotecas que integram a RBE e a outras, a nível mundial Formação de e- formadores ISABEL MENDINHOS11
Formação Planificar a formação necessária Para a equipa Para a comunidade escolar pode ser dada pela própria BE pode obter-se com recurso a entidades exteriores Formação de e- formadores ISABEL MENDINHOS12
Avaliação Avaliar Os recursos existentes para inventariar necessidades A qualidade dos serviços prestados A eficácia da intervenção nas áreas fundamentais estabelecidas no programa ( leitura, literacia da informação, colaboração com o currículo ) Identificar Pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças Formação de e- formadores ISABEL MENDINHOS13
Adaptação à mudança As mudanças trazidas pela evolução tecnológica exigem actualização constante por parte do coordenador e da equipa para dominar as novas ferramentas tecnológicas colocar essas ferramentas ao serviço do desenvolvimento das competências dos alunos para aprenderem ao longo da vida Formação de e- formadores ISABEL MENDINHOS14
Indução da mudança educativa Se a BE conseguir colaborar consistentemente com o currículo para o desenvolvimento da literacia da informação Demonstrar o valor da aprendizagem construtivista centrada no aluno terá uma influência decisiva na mudança educativa Formação de e- formadores ISABEL MENDINHOS15
Formação de e- formadores ISABEL MENDINHOS16 Nova BE Escola Sistema Educativo