Leitura Literacias e Biblioteca Escolar Isabel Mendinhos 31-05-2008
A leitura – um bem essencial Na Sociedade do Conhecimento, é fundamental dominar a leitura. Isabel Mendinhos 31-05-2008
A situação em Portugal 48% 52% Quase metade dos jovens que passaram pela escola obtêm níveis muito baixos. Isabel Mendinhos 31-05-2008
31-05-2008 Isabel Mendinhos
Conclusões Regista-se uma ligeira melhoria, em relação a 2000. Os resultados continuam abaixo da média europeia. Só Grécia, Itália e Espanha estão abaixo de Portugal Nota: Este estudo do PISA não incidiu tão detalhadamente sobre a leitura como os de 2000 e de 2003. Isabel Mendinhos 31-05-2008
Tentativas para inverter a situação Currículo Nacional do Ensino Básico (2001) Enfoque no desenvolvimento de competências mas Manutenção da excessiva compartimentação do currículo Isabel Mendinhos 31-05-2008
Tentativas para inverter a situação Medidas de combate ao insucesso escolar (2006) São anunciadas melhorias significativas em 2007. mas As melhorias resultam de outros factores que não o aumento das competências em leitura e literacias. Isabel Mendinhos 31-05-2008
Tentativas para inverter a situação Plano Nacional de Leitura (2006) Intervenção decidida para elevar os níveis de literacia mas Ainda é cedo para se verem resultados. Isabel Mendinhos 31-05-2008
Tentativas para inverter a situação Plano Tecnológico da Educação (2007) Visa colocar Portugal entre os cinco países Europeus mais avançados ao nível de modernização tecnológica do ensino. mas A tecnologia, só por si, não resolve os problemas. Isabel Mendinhos 31-05-2008
Intervenções pioritárias Promoção dos hábitos de leitura e do prazer de ler Formação, ao longo da escolaridade, de leitores competentes nos vários tipos de leitura Desenvolvimento da literacia da informação Isabel Mendinhos 31-05-2008
O papel da Biblioteca Escolar Em qualquer das prioridades, a BE desempenha um papel fulcral. COMO? Isabel Mendinhos 31-05-2008
O papel da Biblioteca Escolar Colaborando com as estruturas de gestão pedagógica do agrupamento e com os professores, nos domínios que se seguem. Isabel Mendinhos 31-05-2008
Promoção dos hábitos de leitura e do prazer de ler Intervenção na formação de pais e encarregados de educação (com especial incidência no pré- -escolar) para a instalação de atitudes indutoras da leitura; Desenvolvimento de projectos de leitura, em parceria com as famílias. Isabel Mendinhos 31-05-2008
Promoção dos hábitos de leitura e do prazer de ler Análise, com os professores de Língua Portuguesa, das formas de levar à prática o Plano Nacional de Leitura, nos vários níveis de ensino. Escolha das obras a abordar em leitura orientada Estratégias de abordagem das obras Diversificar estratégias e adaptá-las ao nível dos alunos Organizar momentos de leitura, apenas para fruição Criação de diários de leitura Encontrar formas de recorrer progressivamente menos ao manual ... Isabel Mendinhos 31-05-2008
Promoção dos hábitos de leitura e do prazer de ler Análise dos programas das várias disciplinas Propostas de abordagem de obras de ficção relacionadas com as temáticas dessas disciplinas Apresentação dessas propostas nas reuniões de Conselho de Turma para elaboração dos PCT Isabel Mendinhos 31-05-2008
Promoção dos hábitos de leitura e do prazer de ler Dinamização de actividades em torno da leitura, sempre em articulação com o trabalho de sala de aula Encontros com escritores Concursos Hora do Conto Criação e animação de blogs À conversa sobre os livros ... Isabel Mendinhos 31-05-2008
Formação de leitores competentes nos vários tipos de leitura Dinamização de reuniões de trabalho com os professores de cada departamento para: Analisar textos dos manuais das suas disciplinas Delinear estratégias para que os professores possam orientar os seus alunos, em aspectos como Descobrir as ideias essenciais Depois da leitura, completar textos com espaços em branco Fazer esquemas com base na informação obtida no texto Fazer resumos orientados Isabel Mendinhos 31-05-2008
Desenvolver a literacia da informação Em reuniões de Departamento Apresentar aos professores várias definições de literacia da informação e concluir sobre qual delas adoptar, para enquadrar o trabalho Apresentar vários modelos(1, 2, 3) e propor um modelo orientador de trabalhos de pesquisa Reflectir sobre a forma de orientar as aprendizagens dos alunos, com base nesse modelo Isabel Mendinhos 31-05-2008
Desenvolver a literacia da informação Em reuniões de Departamento Reflectir sobre a abordagem construtivista da aprendizagem, a aprendizagem com base em recursos a importância do trabalho colaborativo entre os alunos entre os professores do Conselho de Turma Entre os professores curriculares e a BE Isabel Mendinhos 31-05-2008
Desenvolver a literacia da informação Em reuniões de Departamento Fazer o levantamento dos conteúdos a trabalhar recorrendo às “novas modalidades” apresentadas. Isabel Mendinhos 31-05-2008
Desenvolver a literacia da informação Planificar essas aulas Elaborando o respectivo guião Tendo em conta o modelo de pesquisa adoptado Dando especial atenção à definição de critérios de avaliação ao acompanhamento dos alunos no momento da formulação das questões a serem objecto de pesquisa aos momentos que exigem estratégias de leitura Listando todos os recursos existentes na BE e seleccionando recursos online Identificando os momentos em que o trabalho seja feito na e com a BE Isabel Mendinhos 31-05-2008
A BE impusiona a mudança pedagógica Comunicação num só sentido “O sábio no palco” (“Sage on the stage”) Comunicação interactiva “O guia lado a lado” (“Guide on the side”) Ruth Small (2005) Isabel Mendinhos 31-05-2008
ANEXOS Isabel Mendinhos 31-05-2008
Conceitos relacionados Ensino e aprendizagem colaborativos Aprendizagem construtivista Aprendizagem baseada em recursos Regressar Isabel Mendinhos 31-05-2008
Literacia da Informação - Definições “A Literacia da Informação é a capacidade das pessoas para: Reconhecer as suas necessidades de informação Localizar e avaliar a quadidade da informação Guardar e recuperar informação Fazer um uso efectivo e ético da informação Aplicar a informação na criação e comunicação de conhecimento.” Proclamação de Alexandria (2005), adoptada pela UNESCO “Um estudante letrado em informação é um leitor ávido, um pensador crítico, um pensador criativo, um aluno interessado, um investigador organizado, um comunicador eficaz, um utilizador responsável da informação e um utilizador competente dos instrumentos tecnológicos.” Loertscher (1996) “...capacidade de reconhecer uma necessidade [de informação] e depois de aceder, encontrar, avaliar, utilizar e comunicar a informação”. Taylor (2006) Isabel Mendinhos Regressar 31-05-2008
Literacia da Informação - Modelos Modelo EXIT (David Wray e Maureen Lewis – Reino Unido) 10 momentos / 10 actividades mentais: Suscitar conhecimentos prévios Estabelecer objectivos Localizar a informação Adoptar uma estratégia adequada Interagir com o texto Acompanhar o processo de compreensão Tomar notas Avaliar a informação Apoiar a memorização Comunicar a informação Regressar Isabel Mendinhos 31-05-2008
Literacia da Informação - Modelos Modelo BIG6 (Eisenberg e Berkowitz – EUA) Seis etapas: 1. Definição da Tarefa 2. Estratégias de pesquisa de informação 3. Localização e acesso 4. Uso da informação 5. Síntese 6. Avaliação Regressar Isabel Mendinhos 31-05-2008
Literacia da Informação - Modelos Modelo PLUS (James E. Herring - Austrália) Quatro fases: Purpose (Objectivo) Location (Localização) Use (Uso) Self-evaluation (Auto-avaliação) Regressar Isabel Mendinhos 31-05-2008
O “nosso” modelo Como fazer um trabalho? Regressar Isabel Mendinhos 31-05-2008
Actividades dirigidas (DARTs) Completamento de textos Palavras / frases apagadas. Os alunos tentam adivinhar o que estaria em cada espaço. Preenchimento de diagramas: Os alunos completam diagramas, usando o texto ou outras fontes. Actividades com base em texto desordenado – os alunos propõem uma sequência lógica para os segmentos de texto ou classificam os segmentos de acordo com instruções dadas pelo professor. Actividades de reconstrução de texto Formular hipóteses: Depois de analisar partes de um texto colocadas em sequência, o aluno coloca hipóteses sobre o que vem a seguir. Completar tabelas: Completamento de uma tabela que contém espaços em branco, recorrendo às categorias da tabela e ao texto, como referência. In D.A.R.T.S - Directed Activities Related to Texts Regressar http://www.blss.portsmouth.sch.uk/training/darts.shtml Isabel Mendinhos 31-05-2008