Francieli Martins Chibiaque

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A velocidade das reacções químicas
Advertisements

Noções Básicas de Corrosão
Proteínas Prof. Fláudio.
SISTEMA REDUTOR DE VOLUME E MANUTENÇÃO DO LISO
Estrutura secundária: Estrutura quaternária:
REAÇÕES ORGÂNICAS.
Todos nós já brincamos com bolhas de sabão
Luz, produtos para tratar a água e ração
ÓXIDOS São compostos binários, isto é, são substâncias formadas pela combinação de dois elementos. Um desses elementos é sempre o OXIGÊNIO (O). Alguns.
ÓXIDOS São compostos binários, isto é, são substâncias formadas pela combinação de dois elementos. Um desses elementos é sempre o OXIGÊNIO (O). Alguns.
SISTEMA EXCRETOR Colégio militar de fortaleza 8º ano
COLÉGIO NOSSA SENHORA DE LOURDES
COLÉGIO NOSSA SENHORA DE LOURDES
Química Cinética Química.
Professor: José Tiago Pereira Barbosa
Maria Teresa Cabral da Silva Pereira
Métodos gerais de análise
Desnaturação 4ª Parte.
Biologia Molecular ÁGUA
ÉTERES.
Curso de Designer de sombrancelhas
ÉSTERES, LÍPIDES e SABÕES
“Dicas de Beleza” Kit de relaxamento Suavys & Ian Zachary
Lipídios e carboidratos
Apresentação Visatcontrol Três serviços passo a passo;
BIOLOGIA MOLECULAR (BIOQUÍMICA DA CÉLULA)
Estados físicos e mudanças de estado
Mecânica dos Solos I Prof. Francisco Leite.
Substâncias inorgânicas:
A Base Molecular da Vida Prof(a): Alexsandra Ribeiro
PROTEÍNAS:.
Química Ensino Médio 1ª e 2ª Série Profª Valéria.
Sistema Digestório II Rosana Moraes.
SUSPENSÕES E SOLUÇÕES.
BIOQUÍMICA Professor : CHARLTON JEAN.
Água H2O.
Salsichas de baixa gordura enriquecidas com w3 e algas comestíveis: Efeitos do óleo de oliva e do armazenamento sob refrigeração nas características físico-químicas,
Profa: Nádia Fátima Gibrim
Capítulo 17 Aspectos Adicionais dos Equilíbrios Aquosos
QUÍMICA PROF. JAIR ALBERTO LIGAÇÕES QUÍMICAS. Ligação Química O conceito de configuração eletrônica e o desenvolvimento da Tabela Periódica permitiu aos.
QUÍMICA GERAL / QUÍMICA TECNOLÓGICA
PINTURA.
Ovos Ovos de aves domésticas, usados na alimentação humana: galinha, codorna, pata, ganso fêmea. Ovo pode ser fecundado ou não fecundado: ovo fecundado.
Adjuvantes São substâncias adicionadas à formulação herbicida ou à calda herbicida para aumentar a eficiência do produto ou modificar determinadas propriedades.
Matéria Orgânica dos Solos
Propriedades Físicas dos Solos
Aula Introdutória PIBID Química!
O problema com sulfetos
Água A base química da vida
FORÇAS INTERMOLECULARES A natureza das forças que existem entre as moléculas nos estados sólido e líquido e que explicam propriedades como a solubilidade.
O objetivo da bioquímica é explicar a forma e função biológica
Reações Químicas (continuação) Bromatologia Profa Tatiana
Preparações Cosméticas para Banho
Módulo III - Métodos de Preservação da Carne
Alimentos Funcionais De acordo com a Resolução nº18 de 30/04/99, da secretaria de Vigilância Sanitária do Ministério da Saúde no Brasil alimento Funcional.
INTRODUÇÃO À QUÍMICA 2º BIMESTRE.
FLOQUINHOS DE ALGODÃO: LEIA MAIS SOBRE A CASPA
Ana Cláudia Azevedo Anna Célia Rabelo Inara Andrade.
Cap. 03 – Água e Sais Minerais
PROTEÍNAS Definição ComposiçãO Ocorrência IMPORTÂNCIA
Professor Otavio M. Neto
Como desvendar um crime: atuação das ciências forenses
Lipídios.
ÁGUA.
Noções de morfologia do solo
PROTEÍNAS Prof. Ms. Rodrigo Alves do Carmo. 1. Elementos estruturais (colágeno, queratina); 2. Contração e movimentação (actina e miosina); 3. Fonte de.
Intemperismo, Movimentos de massa, formação dos solos
Como já foi referido, os minerais caracterizam-se por uma composição química definida e por uma estrutura interna ordenada, regular e repetitiva, a que.
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profª Ana Gardênia.
POTENCIOMETRIA EQUIPE:.
Transcrição da apresentação:

Francieli Martins Chibiaque O CABELO É PURA QUÍMICA Francieli Martins Chibiaque

O cabelo, é a "moldura" de nosso rosto 1.Mas do que o cabelo é feito? 2.Como interage com os xampus? 3.Como pode ser Colorido e Modulado pela adição de alguns compostos químicos?

O cabelo, desde a raiz até as pontas, é formado por estruturas orgânicas, o que há de surpreendente é que até a oleosidade presente nos fios conta com substâncias químicas para ser formada.

ESTRUTURA QUÍMICA DO FIO Cada fio de cabelo é constituído basicamente de proteínas formadas por cadeias longas e paralelas de aminoácidos ligados entre si. Há três modos pelos quais elas podem conectar-se umas às outras:

ESTRUTURA QUÍMICA DO FIO O fio de cabelo é constituído principalmente de queratina, uma proteína fibrosa, derivada das células ectodérmicas (pele). O cabelo contém de 65% a 95% desta proteína, os demais componentes constituintes do fio são: : 

 Água – esta é fundamental e sua concentração aumenta de acordo com a umidade do ar. Obs: Os fios quando estão molhados são menos resistentes e rompem-se com maior facilidade.  Lipídeos – Os internos que fazem parte da estrutura do fio e os externos formados pelo sebo.  Elementos químicos – (vitaminas e minerais) sua presença na estrutura capilar é muito baixa.

A queratina dos cabelos contém cerca de 10 a 14% de cisteína (aminoácido) que contém as pontes de dissulfeto.  A capacidade da queratina dos cabelos é distender-se a quase o dobro do seu comprimento quando exposto ao calor úmido, mas se contrai ao comprimento normal pelo resfriamento.

É devido às propriedades da queratina, que o cabelo para ser ondulado, pode ser molhado e enrolado firmemente em torno de um rolo sólido, ficando assim até secar. A tensão prolongada rompe as ligações, levando o fio à outra posição. Estas ligações porém são instáveis e se o cabelo for lavado, elas desaparecerão e o modelo de ligações primitivo é restabelecido.  As substâncias químicas que provocam a ruptura das ligações das pontes cruzadas de dissulfeto modificam permanentemente o fio do cabelo, é o caso de alisamento de cabelos.

Você já observou que os cabelos molhados tendem a permanecer sem volume? Mas quando secos, os cabelos voltam à posição inicial. A explicação científica para este fato é que quando os fios de cabelo são molha dos as ligações de hidrogênio presentes se quebram, mas ao secarem estas ligações são novamente formadas.

OLEOSIDADE - presente nos fios A gordura aparece no cabelo na forma de sebo, um material que contém em sua composição, basicamente: 50% de glicerídeos; 20% de cera; 10% de esqualeno (um hidrocarboneto de fórmula C30H50); 5% de ácidos graxos.

O sebo é secretado pelas glândulas sebáceas localizadas no couro cabeludo e age nas cutículas por capilaridade no fio capilar. O excesso e o acúmulo de sebo podem dar ao cabelo uma aparência gordurosa e, por ser um material pegajoso, acumula poeira e materiais estranhos ao cabelo.

Porem... O sebo exerce algumas funções importantes, como revestir a cutícula (a camada mais externa do cabelo), prevenindo a perda de água do interior do fio capilar — água que mantém o cabelo macio e brilhante. O revestimento também faz o cabelo parecer liso, além de prevenir o desenvolvimento de bactérias.

FORMAS DE CABELO A curvatura é a característica do cabelo que mais influência o volume , a penteabilidade e a maleabilidade, entre outras características. E esta é determinada geneticamente, variando de acordo com as raças.

> CABELOS LISOS - é predominante nas raças mongólicas, como os chineses, esquimós e índios. São cabelos grossos e lisos, com algumas variantes: lisos e finos e ligeiramente ondulados. > CABELOS ONDULADOS - é predominante nas raças caucasóides como os europeus. São cabelos finos e ondulados, que se dividem em ondulados, muito ondulados e cacheados. > CABELOS CRESPOS - é característico de quase todas as raças negras e suas miscigenações podendo variar em crespos e muito crespos.

Como agem os xampus? Xampus São materiais utilizados na limpeza dos cabelos e contêm em suas formulações um ou mais tipos de detergentes sintéticos (além de outras substâncias, tais como perfumes, conservantes, espessantes etc) que têm como função, como veremos a seguir, remover a gordura do cabelo.

Ação dos xampus sobre o cabelo ? Como um xampu — um detergente sintético — consegue remover a sujeira dos cabelos A maior parte da sujeira do cabelo adere na camada do sebo. Se o sebo poder ser removido, as partículas sólidas de sujeira também o serão. A água fria, por si só, não consegue dissolver gotículas de sebo (lipofílicas); na presença da micela do detergente sintético, contudo, a parte central apolar captura as gotículas de óleo, formando uma emulsão, pois as mesmas são solúveis no centro apolar.

Os xampus envolvem em sua fabricação uma base forte (NaOH ou KOH), e isso faz com que suas formulações apresentem um pH acima de 7 (alcalino). Além disso, estes podem reagir com a água, fazendo com que também o meio se torne alcalino Em condições ideais, a pele humana tem uma camada naturalmente ácida, com pH entre 3 e 5, enquanto o pH do cabelo está entre 4 e 5. A acidez deve-se à produção de ácidos graxos produzido pelas glândulas sebáceas.

Assim, o uso de determinados tipos de xampus pode produzir no pH do cabelo mudanças que promoverão alterações na estrutura capilar.

Xampus e seu pH Entre 1 e 2 - As ligações de hidrogênio e iônica são quebradas, o resultado é o cabelo rebelde e seco; 8,5 - Algumas ligações dissulfeto são quebradas e conseqüentemente, a cutícula apresenta um aspecto áspero. E são responsáveis pelo aparecimento das famosas pontas duplas; 12 - Todos os três tipos de ligações são quebrados, ocasionando eventuais quedas de cabelos.

A maior parte dos xampus modernos, denominados xampus ácido balanceados, contêm em suas formulações ingredientes ácidos cuja função é manter o pH do cabelo lavado próximo de seu pH natural. Este efeito é obtido, por exemplo, adicionando-se à formulação do xampu o ácido cítrico, cuja função é neutralizar os efeitos temporários de xampus alcalinos.

Como o cabelo pode ser colorido? Existem, basicamente dois métodos. O primeiro consiste na incorporação de pigmentos na formação do fio de cabelo. Este processo é lento e, em geral, é feito com pigmentos naturais, tais como o encontrado na henna ou na camomila. Devido ao uso constante, em xampus e/ou condicionadores, estes pigmentos começam a fazer parte dos novos fios de cabelos formados.

O segundo método é a pintura imediata do cabelo, com a destruição dos pigmentos (descoloração) já existentes nos fios, e a incorporação de novos pigmentos. O processo de descoloração é ainda feito, na maioria das vezes, com peróxidos ou amônia, embora ambos os produtos sejam tóxicos.

Como se faz o cabelo "Permanente"? A cisteína, RSH, pode interagir com outra cisteína da mesma cadeia polipeptídica, e formar uma ligação covalente, RSSR. Estas ligações são responsáveis pelas "ondas" que aparecem em nossos cabelos. A possibilidade da Inter conversão entre as formas oxidadas (RSSR) e reduzidas (RSH) da cisteína é que permite ao cabelereiro "moldar" o seu cabelo, ou seja, alisar um cabelo crespo, ou fazer "cachos" e "ondas" em um cabelo liso.

A primeira etapa consiste na redução de todos os grupos RSSR A primeira etapa consiste na redução de todos os grupos RSSR. Isto se faz, geralmente, com a aplicação do ácido tioglicólico (também conhecido como ácido 2-mercaptoacético) em uma solução de amônia (pH 9). Esta solução reduz os grupos RSSR para RSH;  Os cabelereiros chamam esta solução de "relaxante".

A segunda etapa consiste em imprimir no cabelo a forma desejada: lisa ou ondulada. Após se lavar toda a solução de ácido tioglicólico e se enrolar ou esticar o cabelo, o cabelereiro, então, oxida os grupos RSH para RSSR, com a aplicação de um agente oxidante, tal como o peróxido de hidrogênio (H2O2, água oxigenada) ou borato de sódio (NaBrO3)  Os cabelereiros se referem a esta solução como "neutralizante". O novo padrão imposto, então, dura até o crescimento do cabelo.

Curiosidades...  Um adulto possui cerca de 150 mil fios de cabelo; Os cabelos crescem cerca de 1,5 à 2 cm por mês; Apenas três meses após a fecundação, os primeiros fios de cabelo já nascem no feto;

Refêrencias http://educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/estrutura-quimica-cabelo.htm http://www.terractiva.com.br/saiba_mais.htm https://sites.google.com/site/kbjr12/quimica-do-cabelo André Borges Barbosa, Roberto Ribeiro da Silva - QUÍMICA NOVA NA ESCOLA Xampus N° 2, NOVEMBRO 1995.

Francieli Martins Chibiaque O CABELO É PURA QUÍMICA Francieli Martins Chibiaque