21-06-2008 1 A BECRE DE HOJE CRISTINA CRUZ FORTE.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A BIBLIOTECA ESCOLAR AO SERVIÇO DO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM
Advertisements

Agrupamento de Escolas Mosteiro e Cávado Apresentação do Imagine como tudo seria diferente se todos as crianças gostassem de ler…
o que fazer, para quê, porquê, como e quando.
PROJECTO CURRICULAR DE TURMA (Planificação)
APLICAÇÃO DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA BIBLIOTECA E SALA DE AULA POR: Ana Rita de Césaro, Daiane de Souza Waltrick, Andréa Oliveira e Carla.
Articulação Curricular da BE com as Estruturas Pedagógicas Docentes.
Formação de Utilizadores BECRE E. B. 1 de Almancil 2009/2010.
A Liderança e Gestão do AVEP: a opinião dos professores
Centro de Competência CRIE da CERCIFAF. Escola Secundária de Fafe. José Salsa Os Blogues no Ensino-Aprendizagem das Ciências Escola Secundária de.
Plano de Acção - BECRE- Biblioteca Escolar e Centro de Recursos Educativos Agrupamento de Escolas Serra da Gardunha- Fundão.
Agrupamento de Escolas do Ensino Básico e Jardins de Infância do Concelho de Castro Verde Projecto Educativo 2005 /2008.
FORUM PERMANENTE DE ARTE & CULTURA
INTEGRAÇÃO DO PROCESSO DE AUTO-AVALIAÇÃO NO CONTEXTO DA ESCOLA
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
Serviço distribuído Serviço distribuído Realização das Realização das actividades lectivas actividades lectivas Relação pedagógica com pedagógica com os.
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
O PROGRAMA REDE DE BIBLIOTECAS ESCOLARES Madrid, 14 de Outubro de 2005.
PAULO HARTUNG LELO COIMBRA
O Agrupamento de Pardilhó aderiu ao relançamento do Programa TEIP – Território Educativo de Intervenção Prioritária porque é uma segunda oportunidade de.
AUTO-AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR PROCESSOS ENVOLVIDOS
A Coordenadora da BE: Esperança Alfaiate
Pedagogo "Individuo que se ocupa dos métodos de educação e ensino" Fonte: Dicionário Michaelis.
AUTO-AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR
Bibliotecas Escolares: Modelo de Auto-avaliação
Modelo de Auto-Avaliação Biblioteca Escolar
Projecto “Ler, ver, ouvir – pensar o mundo
1 Campinas, 21 de março de 2007 Fórum Permanente de Desafios do Magistério LEITURA NA ESCOLA Mesa Redonda Leitura na Escola: caminhos para a sua dinamização.
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Secretaria da Educação
Biblioteca Escolar André Soares
Agrupamento de Escolas Professor Abel Salazar - Ronfe
TIC 10º ano de escolaridade
Programa de Educação em Empreendedorismo.
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Encontro de Coordenadores de BE EB 2,3 e ES - Concelho de Sintra
Conceito de Cultura A Cultura é produto e meio da vida em suas
Agrupamento de Escolas Mosteiro e Cávado
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO BARREIRO
ESCOLA SECUNDÁRIA MORGADO de MATEUS
Medidas educativas para alunos com NEE
BIBLIOTECAS ESCOLARES
Lumiar. Constituir-se como uma entidade de referência no desenvolvimento de soluções formativas dinamizadoras da valorização profissional, pessoal e.
BE/CRE – Proposta de intervenção
Biblioteca Escolar... um caminho para o sucesso! 2008/2009 Biblioteca Escolar... um caminho para o sucesso! 2008/2009.
Biblioteca do Agrupamento de Arga e Lima
Gestão e organização da Biblioteca Escolar
MODELO DE AUTO-AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR
Estratégias de actuação: Articulação curricular
PRÁTICAS PARTILHADAS Bibliotecas Escolares 15 de Junho de 2010.
Linha 1. FACTORES DE SUCESSO NO ENSINO - No Pais, no Espaço Europeu e no Mundo ( I) LIDERANÇA POLÍTICA DO BINÓMIO: A COMUNIDADE EDUCATIVA E A ESCOLA Problemáticas.
Nesta sessão de trabalho iremos procurar: Compreender como é que a auto-avaliação pode ser concretizada para demonstrar a contribuição da BE para o.
PLANEJAMENTO 2013 GEOGRAFIA PCNP Adriana Simi
Biblioteca Escolar desafios no contexto da escola atual
BIBLIOTECA ESCOLAR ESCOLA E.B.2,3 JACINTO CORREIA AGRUPAMENTO VERTICAL DE ESCOLAS JACINTO CORREIA Círculo de estudos – A Biblioteca Escolar – Instrumento.
7 excelentes razões para ler com as crianças e os jovens
BIBLIOTECAS ESCOLARES Formandos: Francisco Jardim Marta Dias Paula Costa Missão, Objectivos e Serviços.
Professor Dinamizador de Tecnologias Interativas Aplicadas à Educação Função primordial para "articular as ações  pedagógicas desenvolvidas com.
POR QUE INCLUSÃO? Maristella Abdala.
A. Apoio ao Desenvolvimento Curricular A.1 Articulação Curricular da BE com as Estruturas de Coordenação Educativa e Supervisão Pedagógica e os Docentes.
Eu … - Registos e reflexões sobre as minhas práticas - … Docente.
1 Linguagens de Programação Pedro Lopes 2010/2011.
O Modelo de Auto-Avaliação das Bibliotecas Escolares: metodologias de operacionalização
Apresentação aos Pais e Encarregados de Educação.
ACÇÃO DE FORMAÇÃO DE UTILIZADORES (ALUNOS) DA BIBLIOTECA ESCOLAR A EQUIPA DA BIBLIOTECA ESCOLAR A biblioteca escolar proporciona informação.
LEITURA EM CONTEXTO ESCOLAR
Formação de utilizadores Biblioteca Escolar da E.B.2,3 do Cávado.
O papel pedagógico do órgão gestor
Área de projecto/educação para o empreendedorismo 1 ÁREA DE PROJECTO vs EDUCAÇÃO PARA O EMPREENDEDORISMO “Ter Ideias para Mudar o Mundo” 2009/2010 Escola.
M.A.B.E. – O que é? Documento baseado noutros modelos já existentes, adaptado à realidade da escola portuguesa; Permite identificar se os objectivos para.
Transcrição da apresentação:

A BECRE DE HOJE CRISTINA CRUZ FORTE

Liderança/Confiança Capacidade de saber ouvir e compreender as necessidades dos utilizadores Dinâmicas Socio-Culturais Dinâmicas técnicas: Informáticas, Gestão Documental, Gestão de Colecções Capacidade de actualização permanente A BECRE DE HOJE CRISTINA CRUZ FORTE

Os Utilizadores /Professores podem ser motivados para: Pesquisar na NET (procura nos motores de busca GOOGLE, SAPO,YAHOO,Wikipédia) Identificar previamente dos temas a consultar para preparação das aulas utilizando a Pesquisa na NET ou no Catálogo da base de dados da BE/CRE. Consulta presencial de Enciclopédias, Dicionários temáticos e em livros por ordem da CDU. Consultar o Catálogo dos Vídeos, CDs, Mapas, Jogos. Fotos, Diapositivos e outros. A BECRE DE HOJE CRISTINA CRUZ FORTE

Consultar Periódicos: Revistas e Jornais. Apoiar os alunos nas pesquisas, nos trabalhos práticos e teóricos a executar. Ajudar os alunos com dificuldades acrescidas nas actividades curriculares. Participar em actividades de promoção/formação da sua área disciplina curricular. Promover o Empréstimo Domiciliário A BECRE DE HOJE CRISTINA CRUZ FORTE

Difundir mensagens: blogs Livros – e- books WIKIS FEED…. Todos podemos LER …! consultar… CDS MÚSICA, DVDS Enciclopédias Revistas, jornais Preparar trabalhos, jogar... trabalhos, fichas de leitura, resumos. fazer trabalhos, fichas de leitura, resumos. Estimo Domiciliário. (sozinho, com os colegas, com ajuda do professor ou dos funcionários) (sozinho, com os colegas, com ajuda do professor ou dos funcionários) Difundir mensagens: blogs Livros – e- books WIKIS FEED…. Todos podemos LER …! consultar… CDS MÚSICA, DVDS Enciclopédias Revistas, jornais Preparar trabalhos, jogar... trabalhos, fichas de leitura, resumos. fazer trabalhos, fichas de leitura, resumos. Estimo Domiciliário. (sozinho, com os colegas, com ajuda do professor ou dos funcionários) (sozinho, com os colegas, com ajuda do professor ou dos funcionários) A BECRE DE HOJE CRISTINA CRUZ FORTE

Os Utilizadores são o nosso Público... Devemos motivá-los para: Trabalhar de acordo com os seus interesses e necessidades, promovendo simultânemente as Literacias e as competências funcionais para o seu auto- conhecimento e para a sua auto- formação. Estabelecer estratégias de valorização da BE/CRE e das suas potencialidades A BECRE DE HOJE CRISTINA CRUZ FORTE

Os Utilizadores são o nosso Público... Partilhar recursos e experiências. Promover formação, cooperação em projectos e em actividades de animação A BECRE DE HOJE CRISTINA CRUZ FORTE

Cooperar: SABE (Serviço de Atendimento a Bibliotecas Escolares) - Câmaras Municipais, Autarquias e Centros de Saúde: Divulgação/Difusão das actividades: -Animação -Organização-Gestão-Promoção do Livro e da Leitura. Implementação de políticas de cooperação, de parceria, de intercâmbio escolar e de Saúde Escolar A BECRE DE HOJE CRISTINA CRUZ FORTE

PARTICIPAR No Conselho Pedagógico: Divulgação das actividades: Animação - Organização - Gestão Promoção do Livro e da Leitura. Planificação de uma política documental de escola, com divulgação das necessidades orçamentais, de recursos humanos e materiais. Articulação de actividades de acordo com o Plano Anual de Actividades e o Projecto Educativo da Escola A BECRE DE HOJE CRISTINA CRUZ FORTE

GERIR COM: Conselho Executivo Assessoria aos elementos do C.E. no contexto das dinâmicas da BE/CRE. Implementação de uma política de bem fazer, de um clima de bons acordos e do bom nome da instituição. Planificação de uma política documental de escola, com a divulgação das necessidades orçamentais, de recursos humanos e materiais. Articulação de actividades de acordo com o Plano Anual de Actividades e o Projecto Educativo da Escola A BECRE DE HOJE CRISTINA CRUZ FORTE

Conselho Executivo Conselho Pedagógico Público Alvo Difusão (Catálogo Informatizado) Animação Organização Coordenação Equipa A BECRE DE HOJE CRISTINA CRUZ FORTE

Abertura à Comunidade local: especialmente alunos e professores de outras escolas vizinhas. Cooperação entre os projectos de escolas, com planificação anual de actividades em comum. Cooperação com as bibliotecas municipais, que têm um papel importante a nível de formação técnica de pessoal especializado em tratamento dos fundos documentais. Criação de Parcerias que possam implementar uma política de intercâmbio de recursos A BECRE DE HOJE CRISTINA CRUZ FORTE

Valorizar a BE/CRE como um meio enriquecedor do processo educativo, deve articular entre as práticas pedagógicas e as actividades de aprendizagem e as actividades curriculares. Diversificar os meios e os contextos de ensino. Melhorar qualitativamente as práticas pedagógicas. Contribuir para a introdução de regras e novos hábitos de trabalho e de animação. Introduzir a componente de procura e partilha. A criação de hábitos de trabalho individual e de grupo, de pesquisa e de projecto. A promoção de novas competências, nomeadamente a da leitura e a da pesquisa. A ocupação dos tempos Livres A BECRE DE HOJE CRISTINA CRUZ FORTE

Modernização da escola com novos modelos pedagógicos. implementação de uma educação de infância intelectual com a descoberta da criatividade. Valorização do Livro. A utilização de novos recursos em igualdade de oportunidades. Animação específica num espaço diferente, multidisciplinar e mais motivador. Novos modelos de aprendizagem com a introdução de novas tecnologias com visionamento ou audição de documentos. Promoção do gosto pela leitura, hora do conto e por actividades de lúdicas de formação/informação A BECRE DE HOJE CRISTINA CRUZ FORTE

PROMOVER A PROMOVER A LEITURA LEITURA É ABRIR AS PORTAS DO FUTURO!!! A BECRE DE HOJE CRISTINA CRUZ FORTE