Disciplina-Língua Portuguesa/Artes (Matemática, Ciências...)

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O lugar onde vivo Público alvo: 7ª série da Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Vicente Bertoni. Disciplina: Língua Portuguesa Professora: Patrícia.
Advertisements

Quer um planeta legal! 1 - Introdução 2 - 1ª Meta
PROJETO Oficina de Expressão
ELABORAÇÃO DE PROJETOS PROINFO INTEGRADO III
ELABORAÇÃO DE PROJETOS PROINFO INTEGRADO III EIXO I PROPOSTA DE PROJETO CURSISTA:IVANETE F. DE SOUZA OLIVEIRA.
PROPOSIÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL DA RME-BH
TEMA: colonização de SC
EMEF Prof. Dercy Célia Seixas Ferrari
RELATOS DE EXPERIÊNCIAS
Presidente Venceslau São Paulo Prof. Luci Mara Colette
Escola Est. De Ens. Fund. São Vicente de Paula – Erechim
É u m e l e m e n t o f u n d a m e n t a l
O meio ambiente: as diversidades de árvores / tecnologias
Quais recursos usaremos? RECURSOS DE ENSINO / APRENDIZAGEM
Língua Portuguesa: Como fazer uma história em quadrinhos?
CONSCIENTIZAÇÃO DA COLETA SELETIVA
Comportamento informacional de estudantes do 6° ano do Ensino Fundamental de uma Escola Pública da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte José Geraldo.
ROTEIRO PROPOSTA DO PROJETO
OS TRÊS PORQUINHOS.
Uma linda idéia á ser imitada......
POLO UAB/UNICENTRO – SÃO MATEUS DO SUL – PR
Mobilização da Comunidade Escolar
CRONOGRAMA 8h15: Enquete: Mascote Galo
alfabetização INTRODUÇÃO
Ensinar a ler e a escrever nas aulas de Ciências
PROJETO INTERDISCIPLINAR
JORNADA DE ENSINO RELIGIOSO
ESCOLA MUNICIPAL ANA CLAUDIA MARQUEZ LUIZ ENSINO FUNDAMENTAL
Lenda do Guaraná.
Tecnologia educacional: uma maneira de inovar na sala de aula.
A descoberta dos Animais
TEMA: VALORES MONETÁRIOS
EIXO DE EDUCAÇÃO INFANTIL
Sugestão de Atividade:
SUPERVISOR: ALFRED NAGEL NETO ACADÊMICAS BOLSISTAS: LILLIANE BIA CELVA, LARISSA F. FOPPA, JÉSSICA A. HOFFMANN E SUZANA BARON CURSO: PEDAGOGIA COORDENADOR.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Pedagogia Anos Iniciais do Ensino Fundamen. Educação e Tecnologias da Comunicação e Informação. Nome do aluno(a):
E NCONTRO DE C OORDENADORAS E O RIENTADORAS DA USEB.
Atividades trabalhadas no LIED da Escola Municipal Francisco Silveira
ESCOLA MUNICIPAL FLORIANO PEIXOTO
Um grande escritor: MONTEIRO LOBATO
O MUNDO MÁGICO DA LEITURA
PROJETO: PRESERVAÇÃO E VALORIZAÇÃO DO MEIO AMBIENTE
Curso sobre Revista.
ATIVIDADE PEDAGÓGICA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
RECICLAGEM DO LIXO CONCLUSÃO INTRODUÇÃO AVALIAÇÃO TAREFAS ORIENTAÇÕES
Introdução Tarefas Processo Avaliação
ESCOLA MUNICIPAL ANÍZIO TEIXEIRA DA SILVA CURSISTAS:NEDINA EMBOAVA DE SOUZA, APARECIDA T. P. REGNER E MÁRCIA MONTEIRO MORAES ATIVIDADE 3.9-METADADOS DA.
ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC TUTORA: MARIA APARECIDA CRIVELLI
Ilustração de texto observando as mídias e tecnologias.
Franceline Michailoff
REGISTRO DE ESTUDO DE CASO Pesquisa diagnóstica:
Brincadeiras Indígenas
Escola Municipal de Ensino Fundamental Martha Wartenberg
SITUAÇÃO 1 A professora do Infantil 4 apresentou às crianças vários materiais, jogos, numerais e letras. Sentada no chão, ela começou a questionar as.
Escola Municipal de Ensino Fundamental Martha Wartenberg
Nome da cursista: Maria Irene Volanin
TATU-BOLA O PERSONAGEM MAIS IMPORTANTE DA COPA DO MUNDO NO BRASIL
Construção de um jogo de boliche
Relatório Módulo Gestão Integrada das Mídias
POLO UAB/UNICENTRO - PRUDENTÓPOLIS-PR
O QUE Relacionados às necessidades das crianças de educação e cuidado
1º PRÊMIO SEB MUNDO LEITOR
Zum, zum, zum... Faz o avião do Infantil II.
HISTÓRIA DA AVIAÇÃO UM MENINO QUE SONHAVA VOAR...
“Família” Professora Kelly Cristina 4º ano SEB/ Global - Pueri Domus
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A TRANSVERSALIDADE NA PRODUÇÃO DA CONSCIÊNCIA ECOLÓGICA NO SEGUNDO SEGMENTO DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO NO COLÉGIO ESTADUAL AGRÍCOLA.
1º ANO II Professora: Rita Preservação do Meio Ambiente e Reciclagem
Projeto: SOU LETRANDO. Acadêmicos: Thainara Lobo e Ailton Ourique
Bruna Rodrigues, Danieli Alves. Débora Eugênio e Mônica Padilha
Transcrição da apresentação:

O meio ambiente: a diversidade de árvores / observando as mídias e tecnologias. Disciplina-Língua Portuguesa/Artes (Matemática, Ciências...) Público – alvo - aluno do 2º Ano - Ensino Fundamental Professora - Vilma M. Dutra da Cruz Escola Municipal Mundo da Criança - Pólo. Cronograma de aulas - 15 aulas 2009

RELATO DAS ATIVIDADES REALIZADAS EM SALA DE AULA Contei uma história infantil que trate da questão do meio ambiente - natureza; Conversei a respeito da história: interpretações, opiniões, o que eles entendem por meio ambiente; a situação atual deste meio; Pedi para que os alunos recontasse a história utilizando a escrita e o desenho; Explanamos os seus trabalhos, o que cada aluno pintou ou escreveu. 2ª AULA: Produzimos um painel de recortes que os alunos trouxeram e outros adquiridos por mim, exposição de fotos de demonstraram a degradação do meio ambiente, (na nossa cidade e no mundo); A partir das fotos, pedi para os alunos produzir frases ou pequenos textos que descrevesse as fotos, produzindo assim, um mural na sala de aula, juntamente com os de recortes; Visitamos os sites: www.google.com.br, www.uol.com.br/ecokids, www.wikipedia.com.br pesquisando imagens, fatos que tratasse da questão da preservação do meio ambiente/as diversas árvores e sua importância no meio ambiente. Utilizamos o hipertexto para maiores informações, leitura e pesquisa. 3ª AULA: No youtube apresentei com o auxilio do instrutor de informática vídeos educativos infantil, que tratava de questões da preservação do meio ambiente, mostrei também uma questão bastante preocupante a do lixo sem destino certo, poluindo gravemente. A importância da reciclagem; Recontaram o que viram nos vídeos; Visitamos na escola o ponto de armazenamento de lixo e suas especificações por separação e cores nos potes de lixo e o que significa cada cor e o que material a que corresponde, à reciclagem; 

4ª AULA:  Fizemos um breve passeio (pelo bairro, ruas próximas a escola), onde observaram as espécies de árvores presentes naquele ambiente; Ao retornar solicitei aos alunos que produzissem um pequeno texto ou um desenho, a partir do que viram no passeio, ilustrasse também se observaram degradação ao meio ambiente e o que mais lhe chamou atenção. Como atividade de casa pedi uma pesquisa em livros, sites, revistas, jornais, etc, tipos de árvores existentes na sua rua, no seu quintal e no seu bairro, árvores frutíferas, e espécies existentes na sua cidade; 5ª AULA: Reciclando e Brincando com a Matemática. (produzimos jogos de dama, e jogo de botão, saquinho para contagem, com tampas de pet) Confeccionamos um boliche com garrafas “pet”; Cada aluno deveria trazer uma garrafa plástica de refrigerante para a confecção do boliche; (alguns esqueceram) Todos os alunos colaram na sua garrafa um número e assim cada corresponderá a posição que jogará, através de um sorteio de número; Trabalhamos com adição, subtração e quantidade (brincando e aprendendo ao mesmos tempo).   6ª AULA: Agora eles construíram um pequeno texto com ilustrações para apresentar as soluções que foram pesquisadas para o problema que esta sendo estudado e o que observaram sobre as variedades de árvores existentes no mundo; Propus aos alunos a confecção de uma cartilha, feita por eles, onde apresentaram através de textos acima solicitado e os desenhos produzidos através da observação durante o passeio;

7ª AULA:  Trabalhamos com Música, livre e depois com expressão de dança – imitando a natureza.. Apresentei à eles o texto (música) de Luiz Gonzaga – Asa Branca, explanando sobre os perigos de se não preservar, o que pode acabar por degradar de tal forma que pouquíssimas espécies venham sobreviver em certas regiões (sertão) e falei um pouco sobre o autor; Ouviram e cantaram a música; (amaram). Encenamos uma pequena peça teatral (eles produziram um pequeno teatro, por grupo / com o meu auxilio na idéia central – relacionando o meio ambiente e as árvores e o que elas podem oferecer – livre. Não foi convidado pessoas para assistir pois poderia inibi-los, e o proposto era captar o entendimento de cada aluno em relação ao tema trabalhado.); Ditado com a expressão - mímica e a que palavras correspondem, (animais, rios, pássaros, peixes, ações provocadas pelo homem contra e a favor da natureza);   8ª AULA: Assistiram ao Filme (Spirit – O corcel indomável, o qual fala da degradação em favor do progresso) – perceberam o desenvolvimento dos animais comparando com os seres humanos, foi muito interessante essa comparação. 9ª AULA: Conhecemos alguns produtos que as fábricas produzem a partir das frutas retiradas da natureza, e em qual local se encontra estas árvores frutíferas; (imagens, recortes, utilizamos livros, revistas, jornais e a internet;) Pesquisas (tarefa para casa, tipos de árvores, observar a escrita e a responsabilidade em trazer de volta a pesquisa); 10ª AULA: Preparamos os materiais reciclados que tinham em suas casas e produzidos em parceria com a professora Carmina Maria e os alunos do 2º Ano, para a Feira do Meio Ambiente, onde os alunos expuseram os materiais para apreciação dos alunos da escola, pais e comunidade em geral. (Teve boa visitação) Produziram um convite personalizado com folhas secas, recolhidas no pátio da escola, e enviaram aos pais. (ficou muito bonito)

11ª AULA: Assistiram ao Filme (O ursinho travesso Brink Bill – (mistura de imagens reais e desenhos animados) mostrando o homem degradando a natureza), chamou muito a atenção dos alunos por essa semelhança com o real e o mundo da fantasia que eles ainda acreditam;   12ª AULA:  Expomos a Feira do Meio Ambiente; 13ª AULA:  Desenhamos desenho programado e depois ficou desenho livre, sobre as diversidades de árvores de nossa cidade; 14ª AULA:  Foi ditado palavras relacionadas com o tema trabalhado e depois ditado escrito na lousa; Observamos as partes que compõem uma árvore, cartaz gigante; O que cada parte representa para a sobrevivência da planta, num geral; 15ª AULA: Pintando a natureza, produziram pequenas telas em papel Paraná, mostra de tipos de natureza, escolha livre; Trouxeram para escola, sucos, frutas, ou alimentos confeitados com algum tipo de frutas, nozes...; Brincadeiras diversas, jogos com material reciclável. Avaliação: O termo da avaliação se dará através da observação participação dos alunos nas atividades propostas e execução das mesmas.

RELATO REFLEXIVO DO PROFESSOR Durante a execução do projeto, os alunos se mostraram interessados e motivados. Produziram textos e ilustraram os que mais lhes agradaram, pesquisaram utilizando a internet para ver imagens e a partir daí desenharam no Paint e outros pesquisaram figuras na Internet, copiaram e colaram figuras nos textos (com auxilio do instrutor), revelando criatividade e bom gosto. As aulas foram muito proveitosas e divertidas. Houve muito envolvimento por parte dos alunos e integração entre as disciplinas de Língua Portuguesa e Artes, que se tornaram ainda mais interessantes com o uso das tecnologias existente em nossa escola.

Amostra de Atividades