CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
Advertisements

COLÉGIO BATISTA DEPARTAMENTO DE ENSINO
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
ARTE- ADAPTAÇÃO CURRICULAR
SUPERVISORA: Fabiana Veríssimo Correa Silva
Acadêmicas Bolsistas: Daiane Zimmermann Jéssica Monique Buss Jessíca Schlindwein Mayara Riffel Coordenadora de Área: Dra. Clarice Pires de Carvalho Supervisora:
Escola de Ensino Fundamental Lions Clube Companheiro Oscar Maluche
SUPERVISORA: Fabiana Veríssimo Correa Silva
SUPERVISOR: ALFRED NAGEL NETO ACADÊMICAS BOLSISTAS: LILLIANE BIA CELVA, LARISSA F. FOPPA, JÉSSICA A. HOFFMANN E SUZANA BARON CURSO: PEDAGOGIA COORDENADOR.
Madier Vidal André Gnoatto Suzan Modsieski Maiara Sgrott Delaine Til Jhonatan Amorim Beatriz Muller Naísa Radtke Kamila Trainotti.
GRUPO CEI TIA ANA SUPERVISORA: Fabiana Veríssimo Correa Silva ACADÊMICAS BOLSISTAS: Eliza Beatriz Schmitz; Glenda Fogaça; Greice Almiron da Silva; Inajara.
PIBID - FÍSICA NO COLÉGIO ESTADUAL DEPUTADO MANOEL NOVAES
Institucional de Iniciação à ocência.. Cursos: * Educação Física * Pedagogia Coordenadora Institucional: Marcilene Popper Gomes Data: 16 de dezembro de.
PLANEJAMENTO ESCOLAR Importância e significado do planejamento escolar
Escola de Ensino Fundamental Lions Clube Companheiro Oscar Maluche
GRUPO CEI TIA ANA SUPERVISORA: Fabiana Veríssimo Correa Silva ACADÊMICAS BOLSISTAS: Eliza Beatriz Schmitz; Glenda Fogaça; Inajara Antunes; Mara Regina.
PIBID DA PEDAGOGIA NA UNIFEBE: PRÁTICAS DE FORMAÇÃO DOCENTE EM ANÁLISE
PROJETO DE PESQUISA.
Madier Vidal André Gnoatto Suzan Modsieski Maiara Sgrott Delaine Til Jhonatan Amorim Beatriz Muller Naísa Radtke Kamila Trainotti.
E. M. E. B. OSVALDO LUDOVICO FUCKNER
Portfólio - Fevereiro/2013 Acadêmica Bolsista: Suzane Becker Pedagogia.
NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE PARANAVAÍ Plano de Trabalho Docente DISCIPLINA:ARTE TÉCNICA PEDAGÓGICA:APARECIDA DE FÁTIMA DE OLIVEIRA BERGO JULHO/2014.
Planejamento da Rotina Semanal
ESCOLAS: EEF. ALBERTO PRETTI e EBM. PADRE GERMANO BRANDT Coordenador Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenadora de Área: Olavo Larangeira Telles.
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL TIA ANA
Discutindo Geometria com o Logo Escola: E.E. Dom José de Camargo Barros( Indaiatuba) Professora: Eliza Ayako Mukai Setembro/2000.
EEB SÃO JOÃO BATISTA CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE
CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL TIA ANA
CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL TIA ANA
CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL TIA ANA
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE
BRINQUEDO E BRINCAR Portfólio
E. E. B. M. PE. GERMANO BRANDT Coordenador(a) Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenador(a) de Área: Clarice Pires Professor(a) Supervisor(a): Alex.
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE
E.E.F. Alberto Pretti Portfólio do Mês de Junho
1ª Formação de Professores Coordenadores
REPLANEJAMENTO 2015.
E.E.F. Alberto Pretti Portfólio do mês de agosto
EEB SÃO JOÃO BATISTA CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE
ESCOLA: EEF. ALBERTO PRETTI Abril 2015 Coordenadora Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenador de Área: Olavo Larangeira Telles da Silva Professor.
CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL TIA ANA
E.E.B. SÃO JOÃO BATISTA CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE
ESCOLA: EEF. ALBERTO PRETTI Maio 2015 Coordenadora Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenador de Área: Olavo Larangeira Telles da Silva Professor.
ESCOLA: EEF. ALBERTO PRETTI Junho 2015 Coordenadora Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenador de Área: Olavo Larangeira Telles da Silva Professor.
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE
ESCOLA: EEF. ALBERTO PRETTI Julho 2015 Coordenadora Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenador de Área: Olavo Larangeira Telles da Silva Professor.
E. E. B. M. PE. GERMANO BRANDT Coordenador(a) Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenador(a) de Área: Clarice Pires Professor(a) Supervisor(a): Alex.
Professor(es) Apresentador(es):
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE
E.E.F. Alberto Pretti Portfólio do mês de setembro Coordenadora Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenadora de Área: Clarice Pires de Carvalho Professora.
CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL TIA ANA
E.E.B. SÃO JOÃO BATISTA Coordenador Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenador de Área: João Derli Souza Santos Professora Supervisora: Carla Regiane.
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
ESCOLAS: EBM. PADRE GERMANO BRANDT mês de Junho Coordenadora Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenador de Área: Olavo Larangeira Telles da Silva.
ESCOLAS: EBM. PADRE GERMANO BRANDT mês de Agosto
ESCOLAS: EBM. PADRE GERMANO BRANDT Mês de JULHO Coordenadora Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenador de Área: Olavo Larangeira Telles da Silva.
A Didática e as tarefas do professor (LIBÂNEO, 2012, pp )
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE ESCOLA: EBM. PADRE GERMANO BRANDT mês de Maio Coordenadora Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenador.
ESCOLAS: C.E.I EEF. ALBERTO PRETTI Mês de novembro Coordenadora Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenador de Área: Olavo Larangeira Telles da Silva.
ESCOLAS: C.E.I EEF. ALBERTO PRETTI mês de Agosto Coordenadora Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenador de Área: Olavo Larangeira Telles da Silva.
ESCOLAS: EBM. PADRE GERMANO BRANDT mês de Abril Coordenadora Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenador de Área: Olavo Larangeira Telles da Silva.
ESCOLAS: EBM. PADRE GERMANO BRANDT mês de Setembro Coordenadora Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenador de Área: Olavo Larangeira Telles da Silva.
ESCOLAS: C.E.I EEF. ALBERTO PRETTI Coordenador Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenadora de Área: Olavo Larangeira Telles da Silva Professores.
ESCOLAS: C.E.I EEF. ALBERTO PRETTI Mês de outubro Coordenadora Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenador de Área: Olavo Larangeira Telles da Silva.
PROJETO BRINCADEIRAS TRADICIONAIS 2013 Professora: ANGELA HADDAD.
Formação continuada 2º Encontro
PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA INVESTIGAÇÕES SOBRE SAÚDE NA ADOLESCÊNCIA Objetivos da aula: 1. Discutir e registrar as etapas de uma investigação científica.
Transcrição da apresentação:

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE EEB SÃO JOÃO BATISTA Coordenador Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenadora de Área: João Derli Souza Santos Professor(a) Supervisor(a): Carla Regiane Vargas Acadêmicos(as): Suzan Gracieli Modsieski Gabriel Felipe Schutz Natan Tomé Bissoli Ederson Serafim Elvis Martins André Fabiano Gnoatto Kamila Trainotti Francielle Evangelista

SUMÁRIO 1. Sumário 2. Cronograma 3. Introdução 4. Processo de Investigação 5. Referências

CRONOGRAMA DO MÊS DE MARÇO DATA PLANEJAMENTO 1ª Semana Reunião Geral 2ª semana Formação na UNIFEBE 3ª semana Planejamento na escola 4ª semana Apresentação na escola

INTRODUÇÃO O planejamento é um meio para programar as ações docentes, mas é também um momento de pesquisa e reflexão intimamente ligado à avaliação. Objetivo: Planejar as atividades de forma a orientar a prática de maneira sequencial e progresssiva e assim possa alcançar aos objetivos do projeto.

INTRODUÇÃO Importância de se realizar o Planejamento é para facilitar a preparação das aulas, bem como selecionar o material didático em tempo hábil, saber que tarefas professor e alunos devem executar. Replanejar o trabalho frente a novas situações que aparecem no decorrer das aulas. Como procedimento metodológico foi utilizado uma pesquisa previa dos temas e discussões do que seria realizado.

Processo de Investigação: descrição sucinta da atividade Neste espaço o grupo irá descrever as etapas do processo integradas as etapas do projeto : Formação e Orientação; Desenvolvimento de projetos;

Formação e Orientação Formação na UNIFEBE

Desenvolvimento de projetos Projeto mês de Abril “Alimentação Saudável” Objetivo Geral: Proporcionar que os alunos conheçam e experimentem os benefícios da alimentação saudável, e os malefícios que uma má alimentação.

Projeto “Alimentação Saudável” 1° Encontro: Apresentação do projeto “Alimentação Saudável” Objetivo: Que os alunos conheçam o “Projeto Alimentação Saudável” (e discutam sobre o tema). Metodologia : Apresentação com Slides, discussões e atividades praticas. Programação: Slide: Apresentar o PIBID. (Elaine e Eder) Objetivo do projeto. (Elaine e Eder) Introdução sobre o que é alimentação. (Elaine e Eder) Confecção do diário sobre sua própria alimentação diária.(Fran) Atividade prática relacionada ao tema. No máximo 10 minutos. (Fran)

Projeto “Alimentação Saudável” 2° Encontro: Apresentação e Experimentação das frutas Objetivo: Que os alunos conheçam e experimentem as frutas (e discutam sobre sua alimentação). Metodologia : Apresentação com Slides, discussões e atividades praticas e experimentação Programação: Apresentação do diário de alimentação Falar sobre a maçã e a banana, benefícios, experimentar. Atividades prática. Verificar o feedback dos alunos quanto ao tema trabalhado.

Projeto “Alimentação Saudável” 3° Encontro: Conhecer as frutas típicas do Brasil Objetivo: Que os alunos conheçam as frutas das diferentes regiões. Metodologia : Pesquisa no laboratório de informática e atividades praticas. Programação: Pesquisa de todas as frutas típicas do Brasil ( Éderson) Solicitar que colem as frutas (Andre) Conduzir as frutas e confecção do folder ( Kamilla) Elaine (mostrar como fazer o folder)

Projeto “Alimentação Saudável” 4° Encontro: Apresentação Artística da fruta escolhida Objetivo: Que os alunos realizar uma apresentação artística para vender a fruta . Metodologia : Em grupos deverão realizar uma apresentação artística Programação: Confecção de uma propaganda para vender a fruta (cartazes, colagens, recortes, apresentação da pesquisa.) Apresentação

Desenvolvimento de projetos Projeto mês de Maio “Conhecendo os Sons” Objetivo Geral: Proporcionar aos alunos o conhecimento dos diversos tipos de sons (do corpo, da natureza, instrumentais).

Projeto “Conhecendo os Sons” 1° Encontro: Apresentação do projeto “Conhecendo os Sons”. Objetivo: Que os alunos conheçam os sons do próprio corpo(e discutam sobre o tema). Metodologia : Apresentação com Slides, discussões e atividades práticas. Programação: Vídeos e áudios para auxiliar a apresentação. Prática “trabalhando os sons do corpo”.

Projeto “Conhecendo os Sons” 2° Encontro: Conhecendo os Sons da natureza. Objetivo: Que os alunos conheçam os sons da natureza(e discutam sobre o tema). Metodologia : Apresentação com Slides, discussões e atividades práticas. Programação: Apresentar um conceito. Prática com relaxamento.

Projeto “Conhecendo os Sons” 3° Encontro: Conhecendo os Sons dos diversos instrumentos. Objetivo: Que os alunos conheçam os sons dos instrumentos e possam construir um instrumento (e discutam sobre o tema). Metodologia : Apresentação com Slides, discussões e atividades práticas. Programação: Instrumentais. Apresentação dos instrumentos. Aula prática com confecção de instrumentos.

Projeto “Conhecendo os Sons” 4° Encontro: Apresentação do instrumento criado Objetivo: Que os alunos apresentem os instrumentos e realizem uma atividade artística com o instrumento. Metodologia : Em grupos realizar atividade artística com os instrumentos. Programação: Apresentação do instrumento confeccionado na aula anterior. Apresentação de uma música usando o instrumento confeccionado

Desenvolvimento de projetos Projeto mês de Junho “BRINCADEIRAS POPULARES” Objetivo Geral: Proporcionar aos alunos o conhecimento dos diversos tipos de brincadeiras populares bem como também vivenciá-las;

Projeto “Brincadeiras Populares” 1° Encontro: Apresentação do projeto “Brincadeiras Populares”. Objetivo: Que os alunos conheçam e pesquisem sobre as brincadeiras populares (e discutam sobre o tema). Metodologia : Apresentação com Slides, discussões e atividades práticas. Programação: Pedir a pesquisa sobre as brincadeiras que os pais, avós, tios brincavam quando eram criança.

Projeto “Brincadeiras Populares” 2° e 3° Encontro: Apresentação das “Brincadeiras Populares” de seus familiares. Objetivo: Que os alunos apresentem as brincadeiras populares de seus familiares e possam vivenciá-las (e discutam sobre o tema). Metodologia : Apresentação dos alunos e em grupos a vivencia das atividades trazidas pelos alunos Programação: Apresentação da pesquisa e separar as brincadeiras que usam material e as que não utilizam. Aula prática com brincadeira que não utiliza material. Os alunos escolhem as brincadeiras que serão feitas (circuito). Escolher 3 brincadeiras que utilizam material e pedir material para próxima aula.

Projeto “Brincadeiras Populares” 4° Encontro: Gincana com as Brincadeiras Populares. Objetivo: Que os alunos possam participar de uma Gincana de brincadeiras populares; Metodologia : Em grupos gincana com atividades práticas. Programação: Gincana.

Referencias Bibliográficas LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1994 (Coleção magistério 2° grau. Série formação do professor).