Fontes de Informação Especializada

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
APLICAÇÃO DO SOFTWARE PHL NA BIBLIOTECA ESCRAVA ANASTÁCIA
Advertisements

Universidade Federal de Santa Catarina Curso de Biblioteconomia Disciplina: CIN Automação de Bibliotecas Professora: Ursula Blatmann Alunas: Ana.
SELEÇÃO DE FONTES DE INFORMAÇÃO:
FONTES DE INFORMAÇÃO TIPOLOGIA DOCUMENTAL. FONTES DE INFORMAÇÃO TIPOLOGIA DOCUMENTAL.
Prof. Dr. Marco Antonio Pereira
Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde
Dra Maysa Seabra Cendoroglo Dra Lara M Quirino Araújo
PROBLEMAS E DICAS PARA A CONSTRUÇÃO DO MATERIAL DIDÁTICO
Currículo MERCOSUL, 1997 Área 1 – Fundamentos de Biblioteconomia e Ciência da Informação Área 2 – Processamento da Informação Área 3 – Recursos e Serviços.
Treinamento Pró-Multiplicar UFBA
Pesquisa Bibliográfica Disciplina de Metodologia da Pesquisa Profª Tereza Yoshiko Kakehashi 1.
NUTRIÇÃO NOS CICLOS DA VIDA
Metodologia Científica
A pesquisa na UCG e no Departamento de Zootecnia


UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA Disciplina:
RECUPERAÇÃO PARALELA LÍNGUA PORTUGUESA 17/03/2009
Introdução a Teoria da Classificação
SENAI – Departamento Regional de Minas Gerais
Metodologia Científica Aula 6
Introdução à Metodologia de Pesquisa Tecnológica
Portal UNO 2008 Para a Escola Para os Professores Para os Alunos
ADM28 – Administração Financeira II Professores: Edson de Oliveira Pamplona André Luiz Medeiros Luiz Guilherme Azevedo Mauad
Faculdade de Medicina de Marília Disciplina de Informática em Saúde 1/20 O papel do Bibliotecário Frente às Tendências Tecnológicas e sua Relação com a.
Denise Perdigão BASE DE DADOS Denise Perdigão
Habilidades de Informática Médica Prof. MSc. Patrick Abdala F. Gomes
Organização das Atividades de Seleção de Materiais
Fábio Mascarenhas e Silva 23novembro2007 Universidade Federal de Pernambuco Centro de Artes e Comunicação Departamento de.
Fontes de Informação Especializada
Fábio Mascarenhas e Silva 17 e 24 outubro2007 Universidade Federal de Pernambuco Centro de Artes e Comunicação Departamento.
Fundamentos de Biblioteconomia e Ciência da Informação
Disciplinas do curso 06mar2008
16 de novembro de 2010, Rio de Janeiro
Manual de Uso e Serviços dos Recursos da Internet
Periódicos eletrônicos brasileiros: a experiência da SciELO - Scientific Electronic Library Online Mariana Rocha Biojone Gerente, Unidade SciELO BIREME/OPS/OMS.
Biblioteca Virtual em Saúde:
Softwares Educativos: possibilidades e limitações
Metodologia Científica
Engineering Village 2 Ana Luisa Maia. 2 Treinamento (Roteiro) Apresentação – Empresa – Interface – Bases de dados – Busca na interface (Easy Search, Quick.
PLENÁRIA FINAL.
Anos Iniciais do Ensino Fundamental
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
A iniciação científica em ciências da saúde: pesquisa na graduação
Primeira Reunião Acadêmica
FONTES DE INFORMAÇÃO o conteúdo, a forma e o processo
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Universidade São Marcos Curso: Gestão de Negócios Internacionais
Os projetos de trabalho: uma forma de organizar os conhecimentos escolares Bases técnicas que fundamentam a organização curricular a partir de projetos.
POLÍTICAS PÚBLICAS EM EDUCAÇÃO
A ORGANIZAÇÃO DOS CONTEÚDOS
SciELO: um modelo para publicação eletrônica de periódicos científicos
Portal Capeswww.periodicos.capes.gov.br Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos Apresentação do Portal.periodicos.CAPES São Leopoldo (RS), 24.
Processo de pesquisa: Pesquisa Bibliográfica;
PERGUNTAS MAIS FREQÜENTES
Pesquisa Científica Metodologia Científica na Ciência da Computação
Introdução a Engenharia de Alimentos
EBSCOhost Pesquisa avançada.
CALENDÁRIO 2013 MÓDULO II.
Metodologia para textos completos
Elaboração de Artigo Científico
ONDE A PESQUISA, PODE SER FEITA?
Artigo Científico Funções Básicas:
Indexação Profa. Lillian Alvares Faculdade de Ciência da Informação
Elaboração de relatório
REFERENCIAL TEÓRICO (BOAVENTURA, E. Metodologia da pesquisa, 3)
Anos Iniciais do Ensino Fundamental
BASES DE DADOS Acesso e Uso.
Edgard Cornachione Silvia Casa Nova Nálbia A. Santos Metodologia do Trabalho Científico # 06 1.
Eliana Kátia Pupim Doutoranda em CI pela UNESP Marília.
Transcrição da apresentação:

Fontes de Informação Especializada Universidade Federal de Pernambuco Centro de Artes e Comunicação Departamento de Ciência da Informação Fontes de Informação Especializada Fábio Mascarenhas e Silva fabiomascarenhas@yahoo.com.br 21setembro2007 Fábio Mascarenhas e Silva - UFPE - 2007

AULAS Quarta-feira 11:00 – 13:00 Sexta-feira 07:00 – 09:00 Aula 21set2007 AULAS Quarta-feira 11:00 – 13:00 Sexta-feira 07:00 – 09:00

Aula 21set2007 ESTRATÉGIAS DE AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM A nota final do aluno será obtida através de uma avaliação processual, ou seja, acontecerá em partes durante o semestre. Assim a nota final será obtida da seguinte forma:  Média final = (Nota 1+ Nota 2 + Nota 3) / 2 - NOTA 1 - Prova (vale até 10 pontos) - Individual NOTA 2 - Exercício com apresentação (Vale até 10 pontos) - Individual NOTA 3 - Dossiê (em grupos de no máximo 3 pessoas, vale até 10 pontos)

Aula 21set2007 Prova (individual) Objetivo: analisar o grau de compreensão do aluno quanto aos aspectos conceituais da disciplina. Exercício com apresentação (individual) Objetivo: avaliar a capacidade do aluno identificar, usar, avaliar fontes de informação de áreas especializadas do conhecimento. Dossiê (grupos de 3 integrantes) Objetivo: avaliar a capacidade dos alunos para, a partir do uso de fontes de informação, solucionar questões referentes a necessidades informacionais.

Aula 21set2007 Questões Qual a contribuição da disciplina para a formação do profissional em questão? Qual a contribuição da disciplina no conjunto de disciplinas do curso?

Aula 21set2007 PESQUISA Conheço bem Conheço pouco Desconheço Enciclopédias 15 3 Dicionários 18 Biografias 14 4 Bibliografias / Serviços Bibliográficos 10 7 1 Guias 2 12 Literatura Periódica 8 Literatura Cinzenta Informação em C&T Bases de dados Patentes Informação para negócios (2 não responderam) 13 Sugestões Revisão de Literatura, Serviços de Indexação e resumos, mais fontes em C&T, explorar as áreas de C&T e informação para negócios; Conteúdos de outras IES.

Aula 21set2007 ENCICLOPÉDIAS Conceitos Obras de síntese, recompilam o saber da humanidade em qualquer momento de sua história. São um testemunho da civilização. Consideradas como obras de referência nas bibliotecas, respondem a perguntas de informação imediata: quem, que, qual, como, quando. Consideradas como um recurso educativo, são úteis como fonte orientadora inicial para pesquisas rápidas e como ponto de partida para a aprendizagem de um assunto. Classificação Âmbito (temático, Especializado, Geográfico, Temporal) Público (De acordo com o estilo da redação, quantidade e qualidade do material divulgado e pela forma na apresentação, podem ser consideradas como eruditas, populares, juvenis, dirigidas a especialistas, adultos estudiosos, leigos e ao público jovem e infantil) Organização (Alfabéticas ou Léxicas, Cronológicas, Temáticas, Sistemáticas) Formatos na Apresentação (Papel, CD-ROM, online) Critérios para Avaliação Alguns itens: editora, colaboradores, nível de especialização, atualização, etc.

Aula 21set2007 DICIONÁRIOS Conceito Alguns tipos de dicionários Coleção de vocábulos de uma língua, de uma ciência ou arte, dispostos em ordem alfabética, com o seu significado na mesma ou em outra língua; léxico.(Michaelis) "Dicionários são como relógios: o pior é melhor do que nenhum, e do melhor não se espere a perfeição“. Alguns tipos de dicionários Monolingues - explicações sobre palavras de uma mesma língua. Ex: "Novo dicionário da língua portuguesa" , Aurélio Bilíngües - Multilíngües -tradução de termos correspondentes entre duas ou mais línguas. Incluem transcrição fonética. Ex: "Terminology of documentation: a selection of 1.200 basic terms published in English, French, German, Spanhish, and Russian". G.Wersig, U.Neveling. Regionalismo. Gíria. Registra os termos usados na linguagem popular, por certos grupos sociais ou por habitantes de uma determinada região (nordestinos, gaúchos). "Dicionário da língua popular da amazônia" Especializados dicionários de assunto, dirigidos a uma área específica do conhecimento. São escritos por especialistas, trazendo verbetes bastante completos Ex: "Diccionario de bibliotecologia", Domingo Buonocore Critérios para Avaliação Alguns itens: editora, colaboradores, nível de especialização, atualização, etc.

Conceito de Informação... Aula 21set2007 DICIONÁRIOS QUAL A RELEVÂNCIA DE UM DICIONÁRIO PARA SE TRABALHAR COM FONTES ESPECIALIZADAS DE INFORMAÇÃO? Conceito de Informação... O termo “Informação” é definido no Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa (FERREIRA, 1988, p.361) como o “Ato ou efeito de informar-se”. Schrader em 1986 coletou, somente no campo da Ciência da Informação, mais de 134 noções de informação (CAPURRO, 2000).

Aula 21set2007 GUIAS Conceito Objetivo Utilização Características Repertório que relaciona fontes de informação, em geral ou de um assunto específico, incluindo, na maioria das vezes, análise com comentários sobre o material arrolado. Objetivo Selecionar, classificar e descrever obras de referência, não só as de caráter geral como as de diferentes especialidades. Utilização Usuário - seleção de fontes para pesquisa. Bibliotecário - seleção e avaliação de fontes de informação para facilitar o acesso à literatura em vários níveis e formas. Características Gerais - Incluem obras de referência de todas as áreas independente da procedência geográfica (nacionais, internacionais, regionais). Ex: Manual de fuentes de información, Guide to reference materials. Especializados - Incluem obras de referência de um assunto ou assuntos afins. Ex: Fontes de informação em ciências biomédicas; Information Sources in finance and Bank. Nacionais - Incluem obras de referência publicadas em um país. Ex: American Library Association - A guide to japanese reference books. Regionais - Incluem fontes de referência publicadas sobre uma região. Ex: Fontes de informação em energia no Brasil; Latin America: a guide to the historical literature; Guide to russian reference books.

o que é a Informação Científica e Tecnológica? Aula 21set2007 o que é a Informação Científica e Tecnológica? Patente Empresas, Universidades, centros de pesquisa

Aula 21set2007 Definições Informação científica é “todo conhecimento que resulta - ou está relacionado com o resultado de uma pesquisa científica” (AGUIAR, 1991). Ex: Relatórios, trabalhos apresentados em congressos, palestras, artigos de periódicos, livros e outro. Informação tecnológica é “todo conhecimento de natureza técnica, econômica, mercadológica, gerencial, social, etc. que, por sua aplicação, favoreça o progresso na forma de aperfeiçoamento e inovação”. (AGUIAR,1991) Ex: Normas Técnicas, Bases de patentes, AGUIAR, Afrânio Carvalho. Informação e atividades de desenvolvimento científico, tecnológico e industrial : tipologia proposta como base em analise funcional . Ciência da Informação. Brasília : IBICT, v. 20, n. 1, p. 7-15, jan./jun. 1991.

Aula 21set2007 Definições Informação científica e tecnológica “compreende todo tipo de informação que serve de matéria-prima (new material information) ou insumo para a geração de conhecimentos científicos e de tecnologia”. (AGUIAR, 1991) ... toda a informação que os cientistas e as organizações de P&D precisam para desenvolver suas atividades; aquela necessária para estabelecer os elos entre a geração de conhecimentos e seu uso e absorção nas diferentes esferas da economia e da sociedade; as requeridas para a educação e divulgação científica; as demandadas pelas interfaces da produção científico-tecnológica com o Estado e suas instâncias decisórias, no planejamento e gestão de C&T; e finalmente, informações destinadas a ampliar a participação da cidadania e suas expressões organizadas nos processos de elaboração de políticas públicas. (IBICT)

Aula 21set2007 Quem são os atores de um sistema nacional de CT&I? (Pacheco e Kern (http://www.dgz.org.br/abr03/Art_03.htm)

O que vem depois... Aula 21set2007 SETEMBRO OUTUBRO 26 Buscadores da Internet, Estratégias de busca. 28 Critérios de Avaliação de fontes OUTUBRO 03 Práticas 1 (lab) 05 Bases de dados. Tipologia: textuais, numéricas, bibliográficas / Serviços de Indexação e resumos. 10 Arquivos abertos, teses e dissertações. 12 FERIADO 17 Práticas 2 (lab) 19 Relatórios técnicos, Organizações, Portais/Vortais. 24 Literatura Comercial (Informação para negócios), Patentes. 26 JORNADA 31 Práticas 3 (lab)