Competência: Compreender as métricas de Software

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
BENCHMARKING.
Advertisements

Qualidade de Software Aula 4
ENGENHARIA DE SOFTWARE Garantia de Qualidade de Software
Administração de Sistemas de Informação
Matemática para todos Educação Básica
Avaliação no Ciclo da Gestão Pública
Gerência de Projetos Wesley Peron Seno Introdução
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL SISTEMAS DE INFORMAÇÃO ENGENHARIA DE SOFTWARE Métricas de Software Prof.ª Adriana dos Santos Caparróz Carvalho.
Re-engenharia de Software
Métricas para o Processo e o Projecto de SW
Gerenciamento do escopo do projeto
Medição e Métricas de Software
QIP Quality Improvement Paradigm NASA Software Engineering Laboratory (70s) Abordagem bottom-up para melhoria de software a partir de experimentação e.
FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS E ORGANIZACIONAIS
A implementação de avaliação formativa na sala de aula
Plano de Projeto de Software
Principios e Conceitos de Projeto
Competência: Compreender as métricas de Software
Competência: Compreender as métricas de Software
Engenharia de Software
UFRPE – Modelos de Qualidade Teresa Maciel
Configuração de manutenção
Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Planejamento e controle de Projetos
5. Como fazer o gerenciamento de software? Objetivo: entender a idéia de gerenciamento aplicada ao processo de desenvolvimento de sotware e obter uma noção.
FORMAÇÃO DE AUDITORES INTERNOS RONALDO COSTA RODRIGUES
O ATO DE AVALIAR NO CONTEXTO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA TRANSFORMADORA.
Engenharia de Software
Planejamento e Gerenciamento de Projetos
Métricas para Qualidade de Software
Projeto: Capacitação em GP
BENCHMARKING.
Capability Maturity Model (CMM)
Gerenciamento da Integração
Prof. Alexandre Vasconcelos
Modelos de Maturidade de Processos de Software
Profa. Reane Franco Goulart
Tópicos Avançados em Inteligência Artificial
Planejamento de estratégias:
ESCOLA MISSIONÁRIA MÓDULO I.
GESTÃO DE CONVÊNIOS – PLANEJAMENTO –.
Experiência com germinação na elaboração de um brinquedo ecológico.
Aula 2 Gerência de Projeto no Contexto do Modelo de Maturidade e Capacidade de Software - CMM.
Avaliação do Desempenho
Avaliação de Desempenho UFABC Pós-graduação em Engenharia da Informação Professor: Carlos Alberto Kamienski ( ) Santo André, Fevereiro.
Consolidação PDCA.
DISCIPLINA: CINEANTROPOMETRIA
Gestão de Projetos de Software
Modelando Sistemas em UML
Livro 4 Avaliação de Desenvolvimento Sustentável: Princípios na Prática.
Gerenciamento de Custos
Capítulo 9: SAD orientado a Modelo
© 2002 Universidade do Porto Engenharia de Software 1 Engenharia de Software.
Processo e Qualidade.
AVALIAÇÃO DE PROCESSOS DE SOFTWARE
Profª Eliane Costa Santana
Engenharia de Software
Fatores Humanos de Qualidade Gestão da Qualidade de Software Ago/2014.
Análise e Projeto de Sistemas Análise e Projeto de Sistemas Aula 2 Professor: Italo Rodrigues Castro.
ISO/IEC Prof. Dr. Sandro Ronaldo Bezerra Oliveira
Engenharia de Software
PROJETO SPICE ISO Integrantes: Erickson Balzaneli
Monitoramento e Controle de Projeto
PREPARAÇÃO DE UM ARTIGO CIENTÍFICO
Engenharia de Software Conceitos e elementos 1. Engenharia   Resolução de problemas através de soluções economicamente viáveis  Motivacão: Limitação.
Engenharia de Produtos
ADMINISTRAÇÃO INTERDISCIPLINAR
Controle estratégico – 9a. aula Prof ª Rosana Alves Vieira Empreendedorismo e Estrat. de Negócios.
Felipe do Espírito Santo Análise de sistemas - AS Conceito de Engenharia de Sistemas.
CMMI Capability Maturity Model Integration
Transcrição da apresentação:

Competência: Compreender as métricas de Software

Agenda Panorama da Métrica de Software Finalidade de Métricas Medidas, Métricas e Indicadores Bibliografia

Panorama O que é? Métricas de Processo e de projeto de software são medidas quantitativas que permitem o pessoal de software ter idéia da eficácia do processo de software e dos projetos que são conduzidos como arcabouço. Dados básicos de qualidade e de produtividade são coletados. Esses dados são então analisados, comparados com médias anteriores e avaliados para determinar se ocorreram melhorias de qualidade e produtividade. Métricas também são usadas para detectar áreas de problema, de modo que soluções possam ser desenvolvidas, e que o processo de software possa ser melhorado.

Panorama Quem Faz? As métricas de Software são analisadas e avaliadas por gerentes de software. As medidas são frequentemente coletadas por engenheiros de software.

Panorama Por que é Importante? Se você não faz medições, o julgamento pode ser baseado somente em avaliação subjetiva. Com medições, as tendências(boas ou más) podem ser detectadas, melhores estimativas podem ser feitas e aperfeiçoamentos reais podem ser conseguidos ao longo do tempo.

Panorama Quais são os passos? Comece definindo um conjunto limitado de medições de processo, projeto e de produto, que são fáceis de coletar. Essas medições são frequentemente normalizadas, usando métricas orientadas a tamanho e a função. O resultado é analisado e comparado com médias anteriormente obtidas para projetos semelhantes desenvolvidos dentro da organização. Tendências são avaliadas e conclusões são geradas.

Panorama Qual é o produto do trabalho? Um conjunto de métricas de software que dá uma idéia do processo e entendimento do projeto.

Panorama Como garanto que fiz corretamente? Aplicando um esquema de medição consistente, mas simples, que nunca deve ser usado para avaliar, premiar ou punir o desempenho individual.

Finalidade de Métricas Para a Finalidade de planejamento e Estimativa do projeto de software, nosso interesse é histórico. Qual foi a produtividade de desenvolvimento em projetos anteriores? Qual a qualidade do software produzido? Como dados anteriores de produtividade e qualidade podem ser extrapolados até o presente? Como isso pode nos ajudar a planejar e estimar com mais precisão?

Finalidade de Métricas Razões para medirmos Para Caracterizar; Para Avaliar; Para Prever; Para aperfeiçoar.

Finalidade de Métricas Para caracterizar significa para ter entendimento dos processos, produtos, recursos e ambiente, e para estabelecer marcos referenciais básicos, para comparação com futuras avaliações;

Finalidade de Métricas Para Avaliar significa determinar o status com referência aos planos. Medidas são sensores que nos deixam saber quando nossos projetos e processos estão fora de controle, de modo que possamos trazê-los de volta ao controle. Nós também avaliamos para verificar o cumprimento das metas de qualidade e para verificar os impactos de melhoramentos de tecnologia e de processos, nos produtos e nos processos.

Finalidade de Métricas Prever: Significa nós prevemos para planejar. Medição por previsão envolve obter o entendimento das relações entre processos e produtos, e construir modelos dessas relações dessas relações, de modo que os valores observados para alguns atributos possam ser usados para prever outros. Fazemos isso porque desejamos estabelecer metas exequiveis para custo, cronograma e qualidade – de modo que possam ser aplicados recursos apropriados.

Finalidade de Métricas Aperfeiçoar significa coletar informações quantitativa para ajudar a identificar bloqueios, causas fundamentais, ineficiências e outras oportunidades para melhorar a qualidade do produto e o desempenho do processo.

Medidas, Métricas e Indicadores Apesar das pessoas freqüentemente usarem essas palavras no mesmo sentido, é importante notar diferenças sutis entre eles.

Medidas, Métricas e Indicadores Dentro do contexto da Engenharia de Software, uma medida fornece uma indicação quantitativa da extensão, quantidade, dimensão, capacidade ou tamanho de algum atributo de um produto, ou de um processo. Exemplo: Coleta de quantidade erros em um determinado ponto do processo.

Medidas, Métricas e Indicadores Métrica de software relaciona as medidas de alguma forma. Exemplo: Número médio de erros encontrados por revisão.

Medidas, Métricas e Indicadores Um indicador é uma métrica, ou combinação de métricas, que fornece compreensão de um processo de software, de um projeto de software, ou do produto propriamento dito. Um indicador fornece compreensão que possibilita ao gerente de projeto ou aos engenheiros de software ajustar o processo, projeto, ou produto para tornar as coisas melhores

Atividades Rever o material apresentado Realizar as atividades previstas no plano de aula 2 1

Sugestões Bibliografia http://www.spinsp.org.br/apresentacao/Indicadores_desempenho.pdf Bibliografia Engenharia de Software. Pressman. 3 Edição, Capítulo 2, páginas 54 a 59.