Estudo de Viabilidade, Produtos Hoteleiros e Tendências do Mercado Prof.: Marco Antonio
B R A S I L Parque Hoteleiro
Parque Hoteleiro Hotéis por tipos de Redes
Parque Hoteleiro Oferta Futura Estado de São Paulo: Inauguração de cerca de 140 hotéis até 2012 Cerca de R$ 7,5 bilhões de investimento Aproximadamente 130 mil empregos diretos e indiretos
RANKING – HOTELS – JULHO, 2008 EMPRESA # QUARTOS # HOTÉIS 1 CENDANT 553.771 6.624 2 SIX CONTINENTS 511.072 3.274 3 MARRIOTT INTL’ 435.983 2.398 4 ACCOR 415.774 3.654 5 CHOICE INTL’ 362.549 4.545 6 HILTON INTL’ 327.487 1.986 7 BEST WESTERN 306.851 4.052 8 STARWOOD 224.467 743 9 CARLSON HOSPITALITY 135.066 788 10 HILTON GROUP 92.778 384 11 HYATT 88.442 204 12 SOL MELIÁ 85.987 350
Tendências do Mercado Hoteleiro no Brasil Entrada das redes hoteleiras internacionais Maior divulgação do destino Exigências do mercado Profissionalização do setor Mão-de-obra qualificada Exploração do território brasileiro - turismo de lazer
M e r c a d o s e m E x p a n s ã o Flats/Condo Hotéis Hotéis Econômicos e Supereconômicos Nichos: Design, Boutique, Special Interests e Outros Lazer: Temáticos e Resorts Hotéis Categoria Super Luxo (São Paulo)
Flat * Apart-hotel * Condo-Hotel Início da década de 80. Linhas de financiamentos inexistentes. Antigamente: Propriedades médias (até 150 apartamentos), com metragem privativa de 50 a 60 m², divididos em: Quarto, Sala, Banheiro e Cozinha. Hoje: Projetos verdadeiramente Hoteleiros, com mais de 150 quartos de 25 a 30 m².
Flat * Apart-hotel * Condo-Hotel
H o t e l S u p e r e c o n ô m i c o Acolhem demanda não atendida Foco grandes centros urbanos Pagamento no check-in. Não existe check-out Próximos a metrôs, hospitais, faculdades e vias principais Até 3 pessoas por quarto Diária: R$ 55,00 sem café-da-manhã Apartamentos possuem: TV cabo, relógio com despertador, bancada de trabalho, cabideiro, toalete e cuba em ambientes separados.
H o t e l S u p e r e c o n ô m i c o Formule 1
H o t e l E c o n ô m i c o relação custo-benefício serviços limitados foco interior dos estados
H o t e l E c o n ô m i c o I b i s M a n a u s
H o t e l E c o n ô m i c o I b i s P a u l í n i a
H o t e l S u p e r L u x o Cidades grandes com demanda internacional Localização excepcional Alto padrão de instalacões e serviços Preços elevados
Four Seasons - Palácio Tangará Kempinski H o t e l S u p e r L u x o Four Seasons - Palácio Tangará 125 uh`s Kempinski 275 uh`s
R I T Z C A R L T O N S E O U L
R I T Z C A R L T O N C I N G A P U R A
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Burj Al Arab – Dubai – Emirados Árabes
O r i e n t E x p r e s s
R e s o r t s Brasil - território propício - novo pólo mundial - litoral brasileiro: Costa do Sauípe All-Inclusive Resorts - SuperClubs Resorts com apelo ecológico, temático explorando a cultura local - Praia do Forte Resorts voltados para classe média
Costa do Sauípe - BA
Sofitel Costa do Sauípe - BA
Grande Hotel Tropical, Araxá MG
H o t e l D e s i g n Distingue, Valoriza e Recupera o Produto Exaltação da arquitetura Tematização do produto Atendimento diferenciado Decoração de interiores Diária Média elevada Público Sofisticado
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Marco Antonio hotelaria.marco@gmail.com