SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA FORMAÇÃO EM AÇÃO OFICINA DE ARTE 1º SEMESTRE - 2013.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O SABER E O SABER FAZER DO PROFESSOR
Advertisements

Formação em ação Segundo Semestre..
Modelo de planejamento bimestral da EJA Tempo formativo: ________________________ Eixo: _________________ Período: ___/___/___ a ____/___/___ Professores.
Ensinar e aprender história nos primeiros ciclos de aprendizagem Programa Curricular História PBH

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA ESCOLA DE DANÇA
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA ESCOLA DE DANÇA PIBID/UFBA
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
PROPOSIÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL DA RME-BH
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO Flávio José Arns SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO Meroujy Giacomassi Cavet.
ORIENTAÇÕES PARA A ORGANIZAÇÃO
Secretaria de Estado da Educação Departamento de Educação Básica
FORMAÇÃO EM AÇÃO NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE PARANAVAÍ Área:Dança Conteúdo:Dança Contemporânea Técnica pedagógica:Aparecida Fatima Forte de Oliveira.
PROPOSTA PEDAGÓGICA CURRICULAR
OBRA DE ARTE TAMBÉM SE LÊ Mariana Domingues de Macedo Professora -EJA
DIRETRIZES CURRICULARES EDUCAÇÃO BÁSICA ARTE
Currículo de Arte do 1° ao 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Currículo de Arte ARTE TEM CONTEÚDOS PRÓPRIOS E LINGUAGENS ESPECÍFICAS
PRODUÇÃO DE ATIVIDADE Sucesso para o ensino-aprendizagem.
Professor-artista-professor
Contexto de Educação a Distância
EQUIPE DE BIOLOGIA Danislei Bertoni Maria Cristina Schlichting Otoniel Alvaro da Silva Claudia da Silva Machado SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO.
Exemplo de organização para o Plano de Trabalho Docente em Arte.
APRESENTAÇÃO DAS DIRETRIZES
Secretaria de Estado da Educação Departamento de Educação Básica
Plano de Trabalho Docente Título: Quanto custa a escola gratuita? Quanto custa a escola gratuita? Gestora da Aula: Ana Lúcia Bassetto Gestora da Aula:
Proposta de atividade, esboço inicial
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
CURRICULO +.
ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO ENSINO MÉDIO-CURSO NORMAL
PROGRAMA “São Paulo faz escola”
Disciplina: Estágio Supervisionado I
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Os conteúdos, as metodologias e as formas de avaliação deverão ser organizados de tal forma que ao final do ensino médio o educando demonstre domínio dos.
Curso de Licenciatura em Pedagogia Projeto Interdisciplinar –
INVENTÁRIO CRIATIVO INTERDISCIPLINA: TEATRO E EDUCAÇÃO
Metodologia do Ensino de Arte
DIREITOS DE APRENDIZAGEM – CIÊNCIAS E ARTE
LINGUAGENS Etapa II – Caderno IV
O sujeito e suas singularidade
O tráfico de escravos africanos sob o olhar do poeta Castro Alves
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I
SÓCIO POLÍTICO Preocupada com a função social da Educação Física que se pratica na escola. Procura compreender o ser humano em sua totalidade e ainda.
ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC TUTORA: MARIA APARECIDA CRIVELLI
PENSANDO O LIVRO DIDÁTICO E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE HISTÓRIA
Marta Maria Salmazo Eliza Redondo Ferreira
NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE PARANAVAÍ Plano de Trabalho Docente DISCIPLINA:ARTE TÉCNICA PEDAGÓGICA:APARECIDA DE FÁTIMA DE OLIVEIRA BERGO JULHO/2014.
GRUPO DE ESTUDOS PNAIC / 2014 ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA
Entre muros: que corpos são estes na sala de aula? Reflexões sobre sujeitos da educação a partir da dança Introdução A partir do PIBID-Dança, encontramos,
CURSO: Licenciatura em Educação Física
PROJETO O teatro na escola tem uma importância fundamental na educação, ele permite ao aluno uma enorme sucessão de ideias e de aprendizados onde podemos.
ENSINO MÉDIO INOVADOR ARTE – PRODUÇÕES AUDIOVISUAIS e ARTE - CINEMA E VÍDEO O ARTIGO 26 DA LDB 9394/96 NO SEU PARÁGRAFO SEGUNDO MENCIONA QUE “O ENSINO.
Edital n° 3/2009 Resolu ç ão FNDE n° 51 de 15 de dezembro de 2008.
Proposta curricular Fundamental-6º ao 9º ano Ensino médio
Conceitos, Propostas e recursos metodológicos
Breve introdução ao estudo da Arte.
Atividade complementar 04
 Será utilizado uma aula retirada do site portal do professor sobre o Muaeu da Eletricidade.  Os recursos que serão utilizados serão o data show e um.
Formação continuada PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
Apresentação das conclusões dos Direitos de Aprendizagem de Arte
Base nacional comum curricular
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES – CCHLA DEPARTAMENTO DE ARTES DA UFRN – DEART SUBPROJETO PIBID DANÇA.
Universidade do Estado da Bahia Departamento de Ciências Humanas Componente Curricular: Educação Ambiental Docente: Valdemiro Lopes.
OFICINA SOBRE O JOGO Profª. Ms. Erika Suruagy LEPEL/FACED/UFBA.
Aula – 05 – UNIDADE 1 O PAPEL DO PROFESSOR
Transcrição da apresentação:

SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA FORMAÇÃO EM AÇÃO OFICINA DE ARTE 1º SEMESTRE

- Quem são os sujeitos com os quais trabalhamos na escola? - Objeto de estudo da disciplina?

ÁREAS DO CONHECIMENTO EM ARTE: ARTES VISUAIS, DANÇA, MÚSICA E TEATRO ABORDAGEM METODOLÓGICA / EXPECTATIVAS

PROPOSTA PEDAGÓGICA CURRICULAR PPC Faz parte do PPP Apresentação da disciplina: Importância histórica da disciplina como área de conhecimento, apresentar objetivos de forma clara (marco situacional PPP), contemplar as Leis que competem à disciplina.

Conteúdos Metodologia Avaliação Referências

OBSERVAÇÕES Conforme parecer CEE/CEB nº 219/09 aprovado em 04/06/09 o nome da disciplina é ARTE tanto para o Ensino Fundamental quanto o Ensino Médio. Lei /08 Obrigatoriedade do ensino da música na Educação Básica.

ÁREA: DANÇA CONTEÚDO: DANÇA CONTEMPORÂNEA TODO MUNDO DANÇA?

DANÇA CONTEMPORÂNEA PENSAMENTO DE DANÇA PROBLEMATIZAÇÃO PESQUISA/IMPROVISAÇÃO CRIAÇÃO COMPARTILHADA DIÁLOGO COM AS MÍDIAS

e-a-realidade-que-vivemos _956x500.jpg

Sobre a Dança Contemporânea na escola Experimentar, sentir, articular e pensar a arte como criadores e sujeitos do mundo; Criar diferentes possibilidades da relação corpo- espaço-tempo; Conhecer, experimentar e explorar elementos da dança ampliando o repertório de movimento, propiciando autoconhecimento e possibilitando diálogos corporais.

Improvisação Investigação do movimento. Pesquisa em dança se dá através da improvisação. Problematizações que são respondidas corporalmente. Individual ou em grupo são lançadas problemáticas onde o aluno por meio de seu repertório de movimentos busca respostas ou novos questionamentos.

Construção Coletiva A iniciativa da construção coletiva é oportunizar a criação de movimentos e/ou coreografias cooperativas comprometidos com as ideias e princípios da dança contemporânea, mas principalmente compreendidos como apropriação individual ou grupal.

Construção Coletiva (cont.) Nas aulas de dança o momento da criação é fundamental para construção de conhecimento, pois é nesse momento que identificamos no aluno a apropriação de conhecimento, como ele conheceu, reconheceu e transformou toda informação adquirida no processo.

ATIVIDADE 1 Problematização: O homem na dança - Espaços/ambientes - Corpos que dançam Vídeo DV8

GRUPO DE DANÇA DV8 (Londres)

ATIVIDADE 2 Problematização: “Onde dobra o meu corpo?” Investigação de movimentos corporais partindo dos conhecimentos de localização, reconhecimento e funções dos ossos e articulações relacionando com os níveis, planos e direções (ESPAÇO) e diferentes velocidades do movimento (TEMPO). Mostra do vídeo SOLO – Phelippé Dècouflé

Vídeo SOLO – Phelippé Dècouflé (França)

ATIVIDADE 3 Problematização: Formas corporais e criação compartilhada Os alunos divididos em pequenos grupos têm que criar uma forma estática com seu corpo dialogando com as outras formas. Eles podem utilizar os diferentes níveis, planos e linhas e como esses elementos se relacionam. Os alunos vivenciam nessa proposta o construir em grupo, o pensar coletivamente e o expor suas ideias, aceitarem a dos outros e criarem estratégias para resolver as problemáticas lançadas.

MATERIAIS SOBRE DANÇA CONTEMPORÂNEA Texto : “Essa tal de dança contemporânea” Histórico da Dança: udo=102 udo=102 Portal MEC: Dança: linguagem do corpo Livros: udo=240 (retirado da HAI- hora atividade interativa) udo=240 Página da HAI - dança contemporânea: udo=238#videos udo=238#videos

MATERIAIS DE APOIO SOBRE DANÇA Vídeo Companhia Urbana de Dança do Rio de Janeiro A morte do cisne: Cia de Dança-Formas/SP:

Documentário Pina Bausch: Czew&feature=related Czew&feature=related Trailer do Filme Pina Bausch: MARTA GRAHAN: baser/singlefile.php?id= baser/singlefile.php?id=20465

MATERIAL DE APOIO: FILMES SOBRE DANÇA Direção: Stephen Daldry Elenco: Jamie Bell, Jean Heywood, Jamie Draven, Gary Lewis, Stuart Wells, Mike Elliot Nome Original: Billy Elliot Duração: 110 minutos Ano: 2000 País: Reino Unido Classificação: 12 anos Gênero: DramaDrama

Filme: Vem Dançar Estúdio: Playarte Cor: Colorido Elenco: ANTONIO BANDERAS Recomendação: livre

MATERIAL DE APOIO: Relação Dança/Artes Visuais Heitor dos Prazeres. Frevo, s/d. cantor-brasileiro cantor-brasileiro

Matisse. A dança,1909. Museu Hermitage. s/danca-matisse s/danca-matisse Edvard Munch. A dança da vida, s/2008/04/17/pintura-danca-da-vida-de- edvard-munch asp s/2008/04/17/pintura-danca-da-vida-de- edvard-munch asp

Pintura egípcia representando dança. da-arte-da-danca-i-da- pre.html#!/2009/04/historia-da-arte-da-danca-i- da-pre.html da-arte-da-danca-i-da- pre.html#!/2009/04/historia-da-arte-da-danca-i- da-pre.html ent=firefox-a&rls=org.mozilla:pt- BR:official&hl=pt

REFERÊNCIAS TOMAZZONI, Airton. Essa tal de Dança Contemporânea. Disponível em: br/2006/04/17/esta-tal-de-danca-contemporanea/2992 MARQUES, Isabel. Dançando na escola. São Paulo, Cortez,2003 MARQUES, Isabel. Ensino de dança hoje: Textos e contextos. São Paulo, Cortez, 1999 Site idança –

CONTATOS Telefone: (41)