SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA FORMAÇÃO EM AÇÃO OFICINA DE ARTE 1º SEMESTRE
- Quem são os sujeitos com os quais trabalhamos na escola? - Objeto de estudo da disciplina?
ÁREAS DO CONHECIMENTO EM ARTE: ARTES VISUAIS, DANÇA, MÚSICA E TEATRO ABORDAGEM METODOLÓGICA / EXPECTATIVAS
PROPOSTA PEDAGÓGICA CURRICULAR PPC Faz parte do PPP Apresentação da disciplina: Importância histórica da disciplina como área de conhecimento, apresentar objetivos de forma clara (marco situacional PPP), contemplar as Leis que competem à disciplina.
Conteúdos Metodologia Avaliação Referências
OBSERVAÇÕES Conforme parecer CEE/CEB nº 219/09 aprovado em 04/06/09 o nome da disciplina é ARTE tanto para o Ensino Fundamental quanto o Ensino Médio. Lei /08 Obrigatoriedade do ensino da música na Educação Básica.
ÁREA: DANÇA CONTEÚDO: DANÇA CONTEMPORÂNEA TODO MUNDO DANÇA?
DANÇA CONTEMPORÂNEA PENSAMENTO DE DANÇA PROBLEMATIZAÇÃO PESQUISA/IMPROVISAÇÃO CRIAÇÃO COMPARTILHADA DIÁLOGO COM AS MÍDIAS
e-a-realidade-que-vivemos _956x500.jpg
Sobre a Dança Contemporânea na escola Experimentar, sentir, articular e pensar a arte como criadores e sujeitos do mundo; Criar diferentes possibilidades da relação corpo- espaço-tempo; Conhecer, experimentar e explorar elementos da dança ampliando o repertório de movimento, propiciando autoconhecimento e possibilitando diálogos corporais.
Improvisação Investigação do movimento. Pesquisa em dança se dá através da improvisação. Problematizações que são respondidas corporalmente. Individual ou em grupo são lançadas problemáticas onde o aluno por meio de seu repertório de movimentos busca respostas ou novos questionamentos.
Construção Coletiva A iniciativa da construção coletiva é oportunizar a criação de movimentos e/ou coreografias cooperativas comprometidos com as ideias e princípios da dança contemporânea, mas principalmente compreendidos como apropriação individual ou grupal.
Construção Coletiva (cont.) Nas aulas de dança o momento da criação é fundamental para construção de conhecimento, pois é nesse momento que identificamos no aluno a apropriação de conhecimento, como ele conheceu, reconheceu e transformou toda informação adquirida no processo.
ATIVIDADE 1 Problematização: O homem na dança - Espaços/ambientes - Corpos que dançam Vídeo DV8
GRUPO DE DANÇA DV8 (Londres)
ATIVIDADE 2 Problematização: “Onde dobra o meu corpo?” Investigação de movimentos corporais partindo dos conhecimentos de localização, reconhecimento e funções dos ossos e articulações relacionando com os níveis, planos e direções (ESPAÇO) e diferentes velocidades do movimento (TEMPO). Mostra do vídeo SOLO – Phelippé Dècouflé
Vídeo SOLO – Phelippé Dècouflé (França)
ATIVIDADE 3 Problematização: Formas corporais e criação compartilhada Os alunos divididos em pequenos grupos têm que criar uma forma estática com seu corpo dialogando com as outras formas. Eles podem utilizar os diferentes níveis, planos e linhas e como esses elementos se relacionam. Os alunos vivenciam nessa proposta o construir em grupo, o pensar coletivamente e o expor suas ideias, aceitarem a dos outros e criarem estratégias para resolver as problemáticas lançadas.
MATERIAIS SOBRE DANÇA CONTEMPORÂNEA Texto : “Essa tal de dança contemporânea” Histórico da Dança: udo=102 udo=102 Portal MEC: Dança: linguagem do corpo Livros: udo=240 (retirado da HAI- hora atividade interativa) udo=240 Página da HAI - dança contemporânea: udo=238#videos udo=238#videos
MATERIAIS DE APOIO SOBRE DANÇA Vídeo Companhia Urbana de Dança do Rio de Janeiro A morte do cisne: Cia de Dança-Formas/SP:
Documentário Pina Bausch: Czew&feature=related Czew&feature=related Trailer do Filme Pina Bausch: MARTA GRAHAN: baser/singlefile.php?id= baser/singlefile.php?id=20465
MATERIAL DE APOIO: FILMES SOBRE DANÇA Direção: Stephen Daldry Elenco: Jamie Bell, Jean Heywood, Jamie Draven, Gary Lewis, Stuart Wells, Mike Elliot Nome Original: Billy Elliot Duração: 110 minutos Ano: 2000 País: Reino Unido Classificação: 12 anos Gênero: DramaDrama
Filme: Vem Dançar Estúdio: Playarte Cor: Colorido Elenco: ANTONIO BANDERAS Recomendação: livre
MATERIAL DE APOIO: Relação Dança/Artes Visuais Heitor dos Prazeres. Frevo, s/d. cantor-brasileiro cantor-brasileiro
Matisse. A dança,1909. Museu Hermitage. s/danca-matisse s/danca-matisse Edvard Munch. A dança da vida, s/2008/04/17/pintura-danca-da-vida-de- edvard-munch asp s/2008/04/17/pintura-danca-da-vida-de- edvard-munch asp
Pintura egípcia representando dança. da-arte-da-danca-i-da- pre.html#!/2009/04/historia-da-arte-da-danca-i- da-pre.html da-arte-da-danca-i-da- pre.html#!/2009/04/historia-da-arte-da-danca-i- da-pre.html ent=firefox-a&rls=org.mozilla:pt- BR:official&hl=pt
REFERÊNCIAS TOMAZZONI, Airton. Essa tal de Dança Contemporânea. Disponível em: br/2006/04/17/esta-tal-de-danca-contemporanea/2992 MARQUES, Isabel. Dançando na escola. São Paulo, Cortez,2003 MARQUES, Isabel. Ensino de dança hoje: Textos e contextos. São Paulo, Cortez, 1999 Site idança –
CONTATOS Telefone: (41)