AS EMOÇÕES.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
AS SEIS SUBFASES DO PERÍODO SENSÓRIO-MOTOR - Jean Piaget
Advertisements

Federação Portuguesa de Atletismo
Teorias do Desenvolvimento
PERSONALIDADES E EMOÇÕES
EMOÇÃO NO CONTEXTO ORGANIZACIONAL
O Início da Comunicação
O JOGO COMO FACILITADOR DA APRENDIZAGEM
Matemática Emocional (os afetos na aprendizagem matemática
Psicologia da Aprendizagem
Prof Doutor Rodrigo Magalhães
ABORDAGEM SÓCIO-COGNITIVA DA APRENDIZAGEM
Você sabia que a IRRITAÇÃO e FRUSTRAÇÃO de um Adulto diante das ações de Crianças mau comportadas, alimentam esse Mau Comportamento criando assim um verdadeiro.
Emoção Psicologia B 12º ano
RELAÇÕES PRECOCES.
CLASSES DE COMPORTAMENTO E APRENDIZAGEM
Ciclo de Vida – A Infância
EMOÇÕES, ATITUDES E PERCEPÇÕES
O Desenvolvimento Cognitivo Elaine Regina Rufato Delgado
Funções Mentais Superiores
“Travar a expressão de uma emoção é tão difícil como evitar um espirro” António Damásio.
Vygotsky – Pensamento e linguagem
Manejos Grupais facilidades x dificuldades
O Sistema Límbico O encéfalo e as emoções.
BEHAVIORISMO (Psicologia do Comportamento)
IFSC/Joinville Disciplina: Sociologia Professora: Danielli Vieira
Teorias da Aprendizagem
QUALIDADE DE VIDA RESPEITO PREVENÇÃO A DOENÇAS DISPOSIÇÃO DESENVOLTURA MELHORA O APETITE MELHORA O SONO A IMPORTÂNCIA DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA A PARTIR.
Necessidades Educativas Especiais das Crianças com Autismo
PSICOMOTRICIDADE.
Processos conativos Psicologia, 12º ano.
Doença Mental Definição Médica
As Teorias de Emoções e seus Circuitos
Emoções Psicologia, 12º ano.
Criança 0 a 2 anos Criança de 2 a 6 anos
COMUNICAÇÃO Fornecimento ou troca de informações, de idéia ou de sentimento, através de: PALAVRAS SINAIS GESTOS.
Aspectos Fisiológicos da Emoção
Comportamento do consumidor
A Importância da musicalização
Questões envolvendo autoconceito, auto-estima e gênero
Metodologia Ensino e Estágio de Língua Portuguesa III
EMOÇÃO.
AS EMOÇÕES.
EDUCAÇÃO EMOCIONAL: UMA NECESSIDADE NO COTIDIANO ESCOLAR. VANDA DE ALMEIDA FREITAS VANY DE ALMEIDA FREITAS RONDON DO PARÁ 2007.
ESTÁGIO SUPERVISIONADO II HABILIDADES TÉCNICAS DE ENSINO
Relações Precoces.
EAD 645 COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR Aula 2 – Afeto e Cognição
Motivação e Afeto A compreensão do fenômeno da motivação, envolve a relação frequentemente associada ao comportamento humano e necessária à construção.
MODELO ECOLÓGICO DO DESENVOLVIMENTO
COMUNICAÇÃO NÃO VERBAL
SIGMUND FREUD TEORIA PSICOSSEXUAL.
Emoções Biologia e Cultura
ciência empenhada em compreender e explicar as reações humanas””””.
A dinâmica das relações familiares e problemas da excepcionalidade
Emoções e afectos Psicologia, 12º ano.
Satisfação Cristina Gama Guerra. Satisfação Comportamento organizacional.
Relacionamentos Interpessoais Aula 01 Profª Eleni Perotti.
(...)os homens não nascem humanos, mas humanizam-se por apropriação da cultura (Leontiev, 1978).
Formulação de casos Prof. Márcio Ruiz.
Aprender é reconhecer em si e nos outros o direito de ser, dentro de inevitáveis repetições porque aprender é caminhar com seus pés um caminho já traçado...
VISÃO INTERACIONISTA DO JOGO: PIAGET E VYGOTSKY
D EFICIÊNCIA A UDITIVA Componentes : Layne Dias Simone Gabriely Ana Luíza Dias Eleide Santos Radilma Figuerêdo.
Uma contribuição à teoria do desenvolvimento infantil Aléxis N. Leontiev Uma contribuição à teoria do desenvolvimento infantil Aléxis N. Leontiev.
Ativação, ansiedade e estresse
Carolina Gonçalves Gabriela Cervo Gilberto Marques Mirelle Paula 1 Lavras – MG 2011.
Aprendizagem da matemática
LEITURA “ A LEITURA É MUITO MAIS DO QUE UM INSTRUMENTO ESCOLAR. É UM PASSAPORTE PARA A ENTRADA NA CULTURA ESCRITA. (...) E LER NA ESCOLA É LER PARA INSERIR-SE.
6 passos para melhorar a inteligência e a psicologia emocional.
ALLEGRO MODERATO. FLASHBULB São as lembranças relacionadas a um fato marcante na vida das pessoas. As emoções servem para facilitar o processo de memorização.
Conceituação Cognitiva
Transcrição da apresentação:

AS EMOÇÕES

EMOÇÕES Estados internos que se caracterizam por cognições, sensações, reacções fisiológicas e comportamento expressivo específico (consoante o estado emocional)

EMOÇÕES

As Emoções são expressas: De forma verbal De forma não verbal Depende do contexto social e da aprendizagem

FUNÇÕES DAS EMOÇÕES Preparar o indivíduo para agir; Moldar comportamentos futuros; Ajudar a regular a interacção social.

COMPONENTES DAS EMOÇÕES FISIOLÓGICAS SUBJECTIVAS: COGNIÇÕES E SENSAÇÕES COMPORTAMENTAIS

COMPONENTES DAS EMOÇÕES COMPONENTE FISIOLÓGICA: variação do tipo e da intensidade das respostas fisiológicas. COMPONENTE SUBJECTIVA: interpretação das situações; cognições podem alterar a intensidade e a duração das emoções Dimensões subjacentes: Harold Schlosberg (1954)

COMPONENTE COMPORTAMENTAL As emoções são normalmente acompanhadas de expressões faciais, gestos e acções; Algumas expressões e gestos parecem ter origem genética (eg. Sorrir) As expressões e gestos são influenciados quer pelos padrões sociais quer pela aprendizagem.

EMOÇÕES Comportamento, pensamento e sensação inter-relacionam-se durante uma emoção, embora não exista consenso sobre em que sequência elas surgem; Normalmente a mesma situação provoca mais do que uma emoção; A emoção está muito ligada à motivação já que esta pressupõe uma necessidade que conduz a um comportamento e a necessidade e o comportamento estão relacionados com estados emocionais

DESENVOLVIMENTO EMOCIONAL As emoções surgem logo após o nascimento; As primeiras reacções emocionais são necessárias à sobrevivência do bebé; Desenvolvimento da empatia nos recém-nascidos– compreensão dos sentimentos dos outros; Aos três meses os bebés respondem a expressões faciais.

DESENVOLVIMENTO EMOCIONAL Para W.Bridges: Nascimento: não há reacções específicas; somente reacções musculares genéricas e incontroladas; Até 3 meses: tristeza e satisfação passam a diferenciar-se; Até 6 meses: cólera, aversão e medo; Até 12 meses: exaltação e afeição pelos adultos; Até 18 meses: ciúme e afeição por crianças; Até 24 meses: alegria.

DESENVOLVIMENTO EMOCIONAL À medida que o indivíduo vai crescendo, aprende progressivamente a controlar e a expressar as emoções de modo mais adequado.

EXPRESSÃO EMOCIONAL Expressar emoções tem algo de aprendido e algo de não aprendido; As crianças evidenciam maiores dificuldades em expressar as suas emoções: primeiro utiliza sinais e depois passa a servir-se de palavras e gestos; A expressão das emoções é influenciada pela experiência e educação;