Fonte: LAGE, Nilson. Estrutura da Notícia. São Paulo: Ática, 2004 Técnicas estruturais fundamentais para a composição da notícia impressa jornalística Fonte: LAGE, Nilson. Estrutura da Notícia. São Paulo: Ática, 2004
ESTRUTURA DA NOTÍCIA A linguagem: é um aspecto cultural da sociedade: a cultura é uma organização de sentidos e impressões de uma sociedade. é instrumento de comunicação neste processo de comunicação existem os elementos: imagem, som e escrita.
ESTRUTURA DA NOTÍCIA A informação: é bem de consumo essencial e ferramenta indispensável ao jornalista é também forma de conhecimento.
ESTRUTURA DA NOTÍCIA O processo histórico da notícia inicia-se através da linguagem falada. O italiano tornou-se a primeira língua moderna no campo literário – e posteriormente ganha força com a escrita, tendo seu precursor Gutenberg, com a impressão da Bíblia em 1452. A impressão periódica surge em 1609, na Alemanha, em decorrência de um número cada vez maior de trabalhadores que aprendiam a ler.
ESTRUTURA DA NOTÍCIA Não demorou muito para que o empreendimento jornalístico torna-se empresarial e, conseqüentemente, o seu custeio ser em boa parte proveniente da publicidade. Outros fatores como os folhetins, as histórias em quadrinhos e o popular horóscopo também contribuíram para o aumento das vendagens da mídia impressa.
ESTRUTURA DA NOTÍCIA Gramática da notícia Cabe ao jornalista não apenas contar um fato baseado em informações ou fontes, mas, cabe ao jornalista contar de maneira correta, coesa e concisa as informações destinadas à população, neste aspecto, enquanto leitor.
ESTRUTURA DA NOTÍCIA Estrutura Narrativa em ordem de importância (pirâmide invertida) e não por ordem cronológica do acontecimento. Utilização do lead, primeiro parágrafo da notícia, no qual se responde as seis perguntas básicas: quem, quê, quando, onde, como e por quê. Quando a aplicabilidade do lead clássico, Nilson Lage, sugere dois itens: não começar com verbo e iniciar com a circunstância mais importante na forma direta, ou seja, pelo sujeito.
ESTRUTURA DA NOTÍCIA Estrutura Arbitrariedade do jornalista ao escolher início, meio e fim da descrição do fato. Emprego da terceira pessoa na narrativa, com algumas exceções, como é o caso de reportagens ou matérias especiais, onde o jornalista vivencia a situação, se passando por personagem da história. Utilização, se necessário ou possível, de exemplos e comparações de fácil assimilação pelo leitor.
ESTRUTURA DA NOTÍCIA Itens básicos da estrutura da notícia: título; lead; sublead; corpo da matéria; intertítulo.
ESTRUTURA DA NOTÍCIA 1) Título Sua função principal é chamar a atenção do leitor. A titulação de uma matéria depende principalmente do espaço delimitado pelo projeto gráfico. A função de titular cabe ao editor. Títulos devem conter ação. Use verbos.
ESTRUTURA DA NOTÍCIA 2) Lead Quem? Sujeito/Personagem O que? Fato/Acontecimento Quando? Tempo Por quê? Causa/Motivo/Finalidade Como? Modo/Maneira Onde? Lugar
ESTRUTURA DA NOTÍCIA 3) Sublead Tem função de aprofundar o lead e ligá-lo ao corpo da matéria. Trata-se de uma criação do jornalismo brasileiro que tem como função ligar as informações mais importantes ao desdobramento da matéria. O sublead equivale ao segundo parágrafo da matéria e contém informações menos importantes do que a do lide e objetiva disciplinar o ordenamento da notícia.
ESTRUTURA DA NOTÍCIA 4) Corpo da Matéria 5) Intertítulo É o desenvolvimento da matéria. 5) Intertítulo Recurso de edição que serve para facilitar a leitura e manter o interesse do leitor ao longo do texto através de palavras chaves.
ESTRUTURA DA NOTÍCIA A notícia hoje e amanhã Relação entre as mídias impressas e eletrônicas. É possível o desaparecimento da mídia impressa em jornal diário. O impresso ficará a cargo de veículos especializados. Forma e conteúdo.
ESTRUTURA DA NOTÍCIA Segundo Nilson Lage, o futuro da notícia ficará mais bem representado através da reportagem que tem por matéria-prima à informação constante, deixando a cargo da sociedade – leitor ou espectador – o direito de avaliar a informação segundo o seu próprio repertório, independente de formato ou conteúdo.