Apoio Matricial às Equipes da Atenção Básica

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
NUCLEOS DE APOIO À SAÚDE DA FAMÍLIA (NASF) PORTARIA Nº 154, 24/01/2008
Advertisements

REDE DE CENTRAIS DE REGULAÇÃO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Núcleo de Apoio a Saúde da Família
 HOMEOPATIA: Fundamentos Aplicações Orientações sobre formação
Núcleo de Apoio à Saúde da Família Campos do Jordão, Setembro de 2008
Selo de Qualidade da Informação
OPERATIVO ESTADUAL DE SAÚDE NO SISTEMA PENITENCIÁRIO
Pactos pela Vida, em Defesa do SUS e de Gestão
NOB SUS 01/96 Inovações: Implantação de valor per capita para financiamento das ações de atenção básica (PAB): reversão da lógica de alocação de recursos,
Outros Sistemas de Informações em Saúde
ATENÇÃO BÁSICA À SAÚDE DA FAMÍLIA
O NASF NO MATRICIAMENTO DAS EQUIPES DE REFERÊNCIA CEARÁ, 2013.
NUCLEOS DE APOIO À SAÚDE DA FAMÍLIA (NASF) PORTARIA Nº 154, 24/01/2008
PROGRAMA SAÚDE DA FAMÍLIA
Política Estadual de Promoção e Desenvolvimento da
Oficina para Implantação do Pacto pela Saúde no Rio Grande do Sul Maio
Atenção Básica(AB) e a estratégia Saúde da Família(eSF)
NÚCLEO DE APOIO À SAÚDE DA FAMÍLIA- NASF
APSUS Atenção Primária à Saúde de Qualidade em Todo o Paraná
Como funcionam as unidades de saúde da familia
COMPLEXO REGULADOR REGIONAL DA REGIÃO DA ESTRADA DE FERRO/CATALÃO.
Angelo Augusto Paula do Nascimento
Alexandre de Araújo Pereira
I Seminário Microrregional de Atenção Primária – Betim 21 / 09 / 2007
Minuta de resolução para CIB
Caderneta da Gestante MINISTÉRIO DA SAÚDE
Panorama da Avaliação e Monitoramento da Atenção Básica no Brasil
Modelo biologista e tecnicista hegemônico
Núcleos de Apoio à Saúde da Família - NASF   GABINETE DO MINISTRO Portaria Nº 154, de 24 de janeiro de 2008.
COSEMS/MT E O PACTO RESPONSÁVEL
Nulvio Lermen Junior Coordenador de Gestão da Atenção Básica
NÚCLEO ANDRADINA. LEGISLAÇÃO Portaria GM 2554 de 28 de outubro de 2011 Institui o Programa de Requalificação de Unidades Básicas de Saúde, o Componente.
Os Programas de Provimento:
NASF Prof. Cezar Tchaikovski
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
PLANO NACIONAL DE SAÚDE NO SISTEMA PENITENCIÁRIO OFICINA – AÇÕES DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA EM SERVIÇOS DE SAÚDE EM ESTABELECIMENTOS PRISIONAIS NOVEMBRO/2005.
Área de abrangência da Equipe de Saúde da Família
RESOLUÇÃO 0037/2011 Proposta de conversão das Unidades de Saúde da Mulher e da Criança - USAIMC em Unidades de Atenção Primária Saúde da Família - UAPSF.
ESTRATÉGIA DA SAÚDE DA FAMILÍA
Estratégia de Saúde da Família
NOAS.
A formação e o mercado de trabalho dos técnicos em saúde:
A Estratégia de Saúde da Família na reorganização da atenção primária e do sistema de saúde no Brasil Carla Pontes de Albuquerque Professora Adjunta de.
Política Nacional de Atenção Integral à Pessoa
NÚCLEO DE APOIO DA SAÚDE DA FAMILIA PORTARIA /01/208
NASF-Nucleo de apoio a Saúde da família
Enfermagem em Trauma e Emergência
INTEGRAÇÃO DA FISIOTERAPIA NO PSF DO MUNICÍPIO DE SANTA LUZIA.
Rede de Atenção à Saúde promovendo cuidado e qualidade de vida
1ª Reunião de Monitoramento 2009 – 31/03/09 Melhorar a Atenção à Saúde 1ª Reunião de Monitoramento 2009 – 28/04/2009 1ª Reunião de Monitoramento 2009 –
Um Novo Olhar Saúde de Adolescentes em medidas socioeducativas de internação e internação provisória Fevereiro/2012.
Juliane Berenguer de Souza Peixoto
PROGRAMA DE SAÚDE DA FAMÍLIA
Associação Brasileira
e-SUS Atenção Básica e os indicadores do 3º ciclo do PMAQ
A SESA tem investido desde 2011 na melhoria da Atenção Primária em todos os municípios, em 2011 instituiu o Programa de Qualificação da APS.
PROJETO TERRITÓRIOS. PROJETO PARCERIAS G H M DAE/CAMC DAB DARA GESTORES ESF NASF USUÁRIOS HOSPITAIS DE EXCELÊNCIA.
Programa Saúde da Família
MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE ATENÇÃO A SAÚDE
Redução da Mortalidade Infantil e do Componente Neonatal
NASF NÚCLEO DE APOIO À SAÚDE DA FAMÍLIA 2009
SEMINÁRIO DE APOIO A DESCENTRALIZAÇÃO DA GESTÃO DOS PRESTADORES DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE DO SUS Regulação, Controle, Avaliação Secretaria Estadual.
CRIAÇÃO DO NASF.
ESTADO DE SANTA CATARINA SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE SUPERINTENDÊNCIA DE PLANEJAMENTO E GESTÃO DIRETORIA DE PLANEJAMENTO, CONTROLE E AVALIAÇÃO DO SUS.
Hepatites Virais B-C no Estado do Rio de Janeiro (2007 a 2014)
Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) SAS/SAB/GSM
UM CASO: A CONSTRUÇÃO DA REDE DE ATENÇÃO MATERNO E INFANTIL: REDE CEGONHA SUL MATOGROSSENSE.
Portarias nº e 1.083, ambas de 24 de maio de 2014
1 PLANO DIRETOR DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE A PROGRAMAÇÃO LOCAL.
ESTADO DE SANTA CATARINA SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE SUPERINTENDÊNCIA DE PLANEJAMENTO E GESTÃO DIRETORIA DE PLANEJAMENTO, CONTROLE E AVALIAÇÃO DO SUS.
Transcrição da apresentação:

Apoio Matricial às Equipes da Atenção Básica Rio de Janeiro, 13 de maio de 2009

Estado do Rio de Janeiro - ERJ

Características Demográficas A população residente no ERJ é de 15.738.510 habitantes (pop. estimada IBGE 2007) Crescimento populacional pouco expressivo nos últimos 10 anos - saturação das grandes cidades fluminenses. Concentração populacional nas Regiões Metropolitanas I e II > 75% do total. Na Capital reside 63% de toda a população da Região Metropolitana I. % médio de população acima de 60 anos no ERJ é 8,5. No entanto, estes % variam de 15,78 no municipio Niterói a 5,70 no Rio de Janeiro.

Características Demográficas Distribuição da População ERJ, segundo Regiões de Saúde Fonte: DATASUS, 2007

Caracterização Demográfica ERJ Fonte dos dados brutos: DATASUS. Elaboração: CGDG/SUPLAR/SESDEC

Características Demográficas Distribuição da População >60 anos segundo Regiões de Saúde - 2008 Rede(Z:)/Aurelio PSF-2/PopAcima60Anos-Sexo.xls 8,50 4,76 3,74 1.348.910 755.454 593.456 15.872.362 TOTAL GERAL 11,86 6,66 5,20 109.364 61.389 47.975 922.268 SERRANA 10,29 5,65 4,64 81.172 44.592 36.580 788.769 NORTE 12,53 6,91 5,62 41.830 23.056 18.774 333.799 NOROESTE 11,82 6,88 4,94 225.927 131.485 94.442 1.912.177 METROPOLITANA II 6,97 3,89 3,08 686.443 383.460 302.983 9.851.894 METROPOLITANA I 10,50 5,89 4,61 92.345 51.779 40.566 879.678 MÉDIO PARAÍBA 11,75 6,55 37.168 20.710 16.458 316.400 CENTRO SUL 9,10 4,80 4,30 57.887 30.512 27.375 636.156 BAIXADA LITORÂNEA 7,25 3,66 3,59 16.774 8.471 8.303 231.221 BAÍA DA ILHA GRANDE % POP > 60 ANOS TOTAL % POP FEMININA > 60 ANOS % POP MASCULINA > 60 ANOS POP TOTAL > 60 ANOS MULHERES HOMENS POPULAÇÃO > 60 ANOS POPULAÇÃO TOTAL REGIÕES DE SAÙDE

A Atenção Básica Constitui-se como a porta de entrada do sistema de saúde. Organizar o sistema de saúde tendo como eixo ordenador a atenção básica significa construir um modelo de atenção à saúde na perspectiva da atenção integral.

Rede Básica de Saúde no ERJ Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde: Existem 3.337 Unidades Básicas de Saúde - 28,56% do total de Unidades cadastradas no estado (11.705); N.º de Equipes de Saúde da Família cadastradas no CNES - 1.473 equipes (CNES) N.º de Equipes de Saúde Bucal cadastradas no CNES - 635 equipes Fonte: CNES dez/2008

Cobertura Populacional por Região da Estratégia Saúde da Família no Norte 27,01% Cobertura Populacional por Região da Estratégia Saúde da Família no Estado do Rio de Janeiro Noroeste 64,33% Centro Sul 82,16% Médio Paraíba 50,21% Serrana 40,39% Litorânea 47,18% Metro II 40,29% Baía Ilha Grande 60,35% Metro I 13,02% Cobertura Estadual: 24,74% Fonte: SIAB Estadual 2008

Indicadores Atenção Básica – Gestação, Parto, Nascimento, ERJ 2006 8,3 Proporção de baixo peso ao nascer 54,5 Taxa de parto cesáreo 19,1 Proporção de mães adolescentes (15 a 19 anos) 62,1 Proporção de 7 ou mais consultas de pré-natal

Distribuição da mortalidade por sexo e faixa etária no Estado do Rio de Janeiro- 1998 & 2005

Internações por Causas Sensíveis à Atenção Básica ERJ 2008

Núcleo de Apoio a Saúde da Família Núcleos de Apoio a Saúde da Família - NASF PT GM/MS N° 154, de 24 de Janeiro de 2008; Objetivo: Ampliar a abrangência, o escopo e a resolubilidade das ações da atenção básica, apoiando a inserção da ESF na rede de serviços e o processo de territorialização e regionalização; Não se constituem em porta de entrada do sistema, devendo atuar de forma integrada à rede de serviços de saúde, a partir das demandas identificadas no trabalho conjunto com as ESF

Núcleo de Apoio a Saúde da Família Núcleos de Apoio a Saúde da Família - NASF São constituídos por equipes compostas por profissionais de diferentes áreas de conhecimento, que compartilham práticas em saúde nos territórios sob responsabilidade das ESF, atuando no apoio às equipes e na unidade onde está cadastrado. Devem instituir a integralidade do cuidado físico e mental aos usuários do SUS por intermédio da qualificação e complementaridade do trabalho das ESF

Núcleo de Apoio a Saúde da Família Núcleos de Apoio a Saúde da Família - NASF Categorias Profissionais que compõem o NASF: Assistente Social; Professor de Educação Física; Farmacêutico; Fisioterapeuta; Fonoaudiólogo; Nutricionista; Terapeuta Ocupacional; Psicólogo e Médicos Acupunturista; Ginecologista, Homeopata; Pediatra e Psiquiatra.

Núcleo de Apoio a Saúde da Família Núcleos de Apoio a Saúde da Família - NASF Devem funcionar no mesmo horário das ESF; A carga horária dos profissionais do NASF, considerada para repasse de recursos federais deve ser de, no mínimo, 40 horas semanais, observando o seguinte: I -para os profissionais médicos, podem ser registrados 2 (dois) profissionais que cumpram um mínimo de 20 (vinte) horas semanais cada um; e II - para as demais ocupações - 40 horas semanais Tendo em vista a magnitude dos transtornos mentais, é recomendado que cada NASF conte com pelo menos 1 (um) profissional da área de saúde mental

Núcleo de Apoio a Saúde da Família Núcleos de Apoio a Saúde da Família - NASF O credenciamento, implantação e expansão dos NASF: I - devem estar vinculado à implantação/expansão da Atenção Básica/Saúde da Família na proporcionalidade definida anteriormente; II – devem obedecer aos mecanismos de adesão e ao fluxo de credenciamento/ III – devem ter aprovação da CIB do estado.

Núcleo de Apoio a Saúde da Família Núcleos de Apoio a Saúde da Família - NASF São classificados em 2 modalidades: NASF 1 – composto por, no mínimo 5 profissionais de NS com ocupações não-coincidentes, vinculadas as ESF, no mínimo a 8 e no máximo a 20; NASF 2 - composto por no mínimo três profissionais de nível superior de ocupações não-coincidentes, exceto médicos. Os municípios e o DF não podem implantar as 2 modalidades de forma concomitante.

Núcleo de Apoio a Saúde da Família Núcleos de Apoio a Saúde da Família - NASF O número máximo de NASF 1 para recebimento de recursos financeiros do MS é calculado pelas fórmulas: I - Municípios < 100.000 habitantes, de Estados da Região Norte: Nº de ESF do Município/5 II - Municípios com 100.000 habitantes ou mais, da Região Norte e demais Unidades da Federação Nº de ESF do Município/8

Núcleos de Apoio a Saúde da Família - NASF Implantação: NASF 1 - R$20.000,00 (vinte mil reais) em parcela única para implantação, repassados diretamente do FNS aos Fundos Municipais de Saúde e ao Fundo de Saúde do Distrito Federal. O incentivo para custeio dos NASF é de igual valor mensal, por NASF implantado; NASF 2 - R$ 6.000,00 (seis mil reais) em parcela única para implantação, repassados diretamente do FNS aos Fundos Municipais de Saúde. O incentivo para custeio dos NASF é de igual valor mensal, por NASF implantado;

Atuação/Organização da Gestão Estadual Apoio a implantação de NASF municipais: existem 5 NASFs implantados nos municípios de Cachoeira de Macacu, Belford Roxo, Bom Jesus de Itabapoana, Volta Redonda e Barra Mansa. Estruturação de Núcleos Estaduais de Apoio Matricial Núcleos de Apoio Matricial Regionais Composição dos Núcleos: Profissionais de saúde oriundos das antigas Gerências de Áreas Técnicas Estratégias de Apoio: Visitas Técnicas de Supervisão ou atendimento às demandas municipais Telessaúde

Superintendência de Atenção Básica, Educação em Saúde e Gestão Participativa regina.bomfim@saude.rj.gov.br