Declaração Universal dos Direitos Humanos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Igualdade de Género. Igualdade de Género Igualdade de Género.
Advertisements

O Respeito Pela Diversidade Cultural e os Direitos de Cidadania
Tema: Construindo Diretrizes da Política e do Plano Decenal
Eca !.
II Encontro Estadual de Fortalecimento dos Conselhos Escolares
Declaração e Programa de Ação de Viena (1993)
Direitos da Criança.
DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS DO HOMEM
DIREITOS FUNDAMENTAIS
DECLARAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS
Ana Carvalho e Susana Neves 4 de julho de 2012
O comportamento no lar e as atitudes na sociedade. Bruno Zaminsky
Dercides Pires da Silva Auditor-Fiscal do Trabalho
AS RELAÇÕES DE PODER NO MUNDO
DIREITOS E DEVERES DOS CIDADÃOS
DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS.
Declaração Universal dos Direitos Humanos
Declaração Universal dos Direitos do Homem (1948 – ONU)
Dia Internacional dos Direitos Humanos
Declaração Universal dos Direitos da Criança
POLÍTICAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA
VIVER: O PRIMEIRO DIREITO
Declaração dos Direitos da Criança
OS DIREITOS DA CRIANÇA
I Fórum de Gestão com Pessoas para Micro e Pequenas Empresas
CAPÍTULO III DA EDUCAÇÃO, DA CULTURA E DO DESPORTO Seção I DA EDUCAÇÃO
Protecção internacional
Os direitos da criança.
ONU ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS
Políticas Públicas, Organização e Funcionamento da Educação Básica
FUNDAMENTOS POLÍTICOS-ECONÔMICOS DA EDUCAÇÃO
Curso Direito à Memória e à Verdade
Proteção Nome Solidariedade Alimentação Igualdade Amor Educação Casa
Curso Direito à Memória e à Verdade
PowerPoint realizado por: -Daniel Sousa; -Pedro Duarte; -Pedro Silva
Declaração Universal dos Direitos do Homem Artigos: 20 à 25
Declaração Universal dos Direitos do Homem
Baseado na Declaração Universal dos Direitos Humanos
DISCIPLINA:EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO E EJA.
Organizações Internacionais Mundiais
Unidade III Declaração Universal dos Direitos Humanos DIREITOS HUMANOS
Vivência Formativa Eixo 2: Estado, Políticas Públicas e Democracia.
Cartilha: DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE
Direito das Minorias Profª.Adirleide Greice Carmo de Souza
“TRABALHO DE FILOSOFIA DO 3º BIMESTRE DE 2007”
Prof.º Fylipe Alves Minikovski
Paralelo das principais Leis
Ministério Público do Trabalho
ORGANIZAÇÕES INTERNACIONAIS
Disciplina de Filosofia Prof.ª: Thayanne Siqueira
Trabalho de Filosofia do 3º Bimestre de 2007
Efeméride de 10 de dezembro
DUDH – Declaração Universal dos Direitos Humanos
1ºF Jaqueline Cardoso 15, Ricardo Vieira 37, Sabrina Simão 38, Cássio Rinaldo 47, Débora Eloise 49, Isabella Oliveira 50 23/10/2013.
LIBERDADE RELIGIOSA E DIREITOS HUMANOS
Direito à Saúde Direitos Humanos Eduardo Dias S. Ferreira
DIREITOS HUMANOS: DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS
Artigo 1.º Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. Dotados de razão e de consciência, devem agir uns para com os outros.
Declaração Universal dos Direitos Humanos
CONAE 2010 – Brasília Prof° Ms. Marco Antonio Soares – Secretário de Direitos Humanos da CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação)
IDADE MODERNA Petition of Rights 1628 Habeas Corpus Amendment Act 1679
DIREITO À PAZ.
DIREITOS HUMANOS EVOLUÇÃO DOCUMENTOS.
3G Alexandre 01 Aline 42 Bruna 04 Cassia 07 Fernanda 46 Gabriel 12 Giovana 43 Leandro 20 Orlando 28 EE “Dom José de Camargo Barros” Indaiatuba disciplina.
DIREITOS HUMANOS, CIDADANIA E MOBILIZAÇÃO SOCIAL.
AO ENCONTRO DOS DIREITOS HUMANOS Ao encontro dos Direitos Humanos.
Direitos humanos e Evidências Ivan França Junior Ivan França Junior FSP/USP 2014.
Teoria Geral dos Direitos Fundamentais
EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: perspectivas internacional e nacional Virgínia Feix Mestre em Direito Coordenadora da Cátedra de Direitos Humanos/Centro.
DIREITO DA INFÂNCIA E JUVENTUDE Docente: Josemar Portes fone: Delegado de Polícia Civil.
Transcrição da apresentação:

Declaração Universal dos Direitos Humanos O contexto mundial Fim da II Guerra Mundial Início da Guerra Fria Corrida armamentista Uso ideológico da cultura Avanço das multinacionais

Declaração Universal dos Direitos Humanos O contexto brasileiro

Declaração Universal dos Direitos Humanos Como funciona a ONU Assembléia Geral Conselho de Segurança com cinco membros permanentes (EUA,Rússia,França, Inglaterra e China) e dez rotativos

Declaração Universal dos Direitos Humanos Direitos de primeira geração Artigo XVII. 1. Todo ser humano tem direito à propriedade, só ou em sociedade com outros. 2. Ninguém será arbitrariamente privado de sua propriedade. Artigo XVIII. Todo ser humano tem direito à liberdade de pensamento, consciência e religião; este direito inclui a liberdade de mudar de religião ou crença e a liberdade de manifestar essa religião ou crença, pelo ensino, pela prática, pelo culto e pela observância, em público ou em particular. Artigo XXI. 1. Todo ser humano tem o direito de fazer parte no governo de seu país diretamente ou por intermédio de representantes livremente escolhidos. 2. Todo ser humano tem igual direito de acesso ao serviço público do seu país. 3. A vontade do povo será a base da autoridade do governo; esta vontade será expressa em eleições periódicas e legítimas, por sufrágio universal, por voto secreto ou processo equivalente que assegure a liberdade de voto.

Declaração Universal dos Direitos Humanos Direitos Sociais, culturais e Econômicos Artigo XXII. Todo ser humano, como membro da sociedade, tem direito à segurança social, à realização pelo esforço nacional, pela cooperação internacional e de acordo com a organização e recursos de cada Estado, dos direitos econômicos, sociais e culturais indispensáveis à sua dignidade e ao livre desenvolvimento da sua personalidade. Artigo XXIII. 1. Todo ser humano tem direito ao trabalho, à livre escolha de emprego, a condições justas e favoráveis de trabalho e à proteção contra o desemprego. 2. Todo ser humano, sem qualquer distinção, tem direito a igual remuneração por igual trabalho. 3. Todo ser humano que trabalha tem direito a uma remuneração justa e satisfatória, que lhe assegure, assim como à sua família, uma existência compatível com a dignidade humana e a que se acrescentarão, se necessário, outros meios de proteção social. 4. Todo ser humano tem direito a organizar sindicatos e a neles ingressar para proteção de seus interesses.

Declaração Universal dos Direitos Humanos Direitos Sociais, culturais e Econômicos Artigo XXV. 1. Todo ser humano tem direito a um padrão de vida capaz de assegurar-lhe, e a sua família, saúde e bem-estar, inclusive alimentação, vestuário, habitação, cuidados médicos e os serviços sociais indispensáveis, e direito à segurança em caso de desemprego, doença, invalidez, viuvez, velhice ou outros casos de perda dos meios de subsistência em circunstâncias fora de seu controle. 2. A maternidade e a infância têm direito a cuidados e assistência especiais. Todas as crianças, nascidas dentro ou fora do matrimônio gozarão da mesma proteção social. Artigo XXVI. 1. Todo ser humano tem direito à instrução. A instrução será gratuita, pelo menos nos graus elementares e fundamentais. A instrução elementar será obrigatória. A instrução técnico-profissional será acessível a todos, bem como a instrução superior, esta baseada no mérito. 2. A instrução será orientada no sentido do pleno desenvolvimento da personalidade humana e do fortalecimento do respeito pelos direitos humanos e pelas liberdades fundamentais. A instrução promoverá a compreensão, a tolerância e a amizade entre todas as nações e grupos raciais ou religiosos, e coadjuvará as atividades das Nações Unidas em prol da manutenção da paz. 3. Os pais têm prioridade de direito na escolha do gênero de instrução que será ministrada a seus filhos.

Declaração Universal dos Direitos Humanos Questões a)Como é entendido o trabalho na Declaração Universal dos Direitos Humanos? b)A Declaração apresenta o direito de propriedade em sua forma absoluta ? Qual a relação entre este aspecto e o trabalho? c)Como é tratada a distribuição de renda na Declaração Universal dos Direitos Humanos ? d)Qual o sentido de educação escolar presente na Declaração?