Arlene Isac Dutra Madureira Lorena Lidiane Silveira 1° e 2° Ano

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O discurso na sala de aula de Matemática
Advertisements

RESULTADOS E DISCUSSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
MICRO POLÍTICAS E CONFLITOS NA SALA DE AULA
DA ARTE À REFLEXÃO ANA SOARES ANABELA ROSMANINHO.
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
Matemática para todos Educação Básica
Roteiro de Elaboração WEBQUEST.
ELABORAÇÃO DE PROJETOS PROINFO INTEGRADO III
Escola Harrisville Central Professores são Humanos Anos 3-5 ELA.
“É do buscar e não do achar que nasce o que eu não sabia”
MAPA MENTAL.
experiências INESQUECÍVEIS!
TECNOLOGIA EDUCACIONAL II Curso de Pedagogia – 4º Período Aula 04
TECNOLOGIA EDUCACIONAL Curso de Pedagogia – 3º Período Aula 06.
UTEC – IBURA OFICINA NATALINA
MOTIVAÇÃO PUC - USP.
PLANEJAMENTO ESCOLAR Qual o papel da reflexividade no ofício do professor? Reflexividade é uma qualidade inerente ao ser humano. Em outras palavras, somos.
Feedback Realimentação ou retroalimentação
Matérias da Revista PROFISSÃO MESTRE =
Quais recursos usaremos? RECURSOS DE ENSINO / APRENDIZAGEM
Portfólio de matemática
Ajude – me!!.
COMO APROVEITAR AO MÁXIMO O SEU TEMPO E POTENCIAL
A ESCOLA DE PINTURA A Gueda's Produtions apresentam... Formatado por:
CONSELHO DE CLASSE CADEP
A lógica e as concepções que norteiam o Currículo Oficial da Rede Estadual de São Paulo.
Observação da sala de aula
Dominando as práticas pedagógicas
A RAZÃO PELA QUAL ISTO FOI ENVIADO A VOCÊ.
Filipe Gomes Íris Ralha Psicólogo DAPOEP Professora Língua Portuguesa
Rodas de leitura, conversando sobre livros
O Culto Jovem deverá voltar a ser um programa de ação missionária
Ame enquanto é tempo... PRESTE ATENÇÃO AO QUE VOCÊ VAI LER!!!
TESTANDO O ATO DE ESTUDAR
Desempenho Escolar: Causas... Consequências... Possíveis Soluções...
DEPOIMENTOS “Inicialmente as crianças jogavam qualquer jogo que se encontrava na mesa, ou que nós indicássemos, ou jogavam junto com a gente. Logo passaram.
O que é ensinar história?
Comportamento dos alunos do 8ª ano do ensino fundamental da E. E
AGORA SÃO 16:13 HRS/MIN.
O USO DAS TECNOLOGIAS NA ESCOLA
“Como conquistar um trabalho: Parte II”
Dicas para Apresentações
Como anunciar decisões impopulares Aula Prática 2 Profª: Taciana de Barros Jerônimo.
AVALIAÇÃO NA OFICINA DE JOGOS
Vivendo e aprendendo Erich Schaitza.
Coordenadora: Josandra Araújo Barreto
do’s and don’ts mudou de carreira, decidiu empreender, e agora conta os “do’s and don’ts” que gostaria que alguém tivesse para compartilhar.
Por Onde Começar Letícia Thompson.
DIVERTIDAS E ENVOLVENTES DINÂMICAS
INVENTÁRIO DE APRENDIZAGEM
Relacionamento do Líder
Como elaborar um plano de aula
SITUAÇÕES.
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
SITUAÇÃO 1 A professora do Infantil 4 apresentou às crianças vários materiais, jogos, numerais e letras. Sentada no chão, ela começou a questionar as.
Vamos fazer juntos um Mapa Mental?
Pesquisa de Mercado&Comportamento do consumidor
Por que o jornal na escola?
ACOMPANHAMENTO E OBSERVAÇÃO EM SALA DE AULA
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
Projeto Mundo Leitor – Memórias - Diário
[...] Quando entro em uma sala de aula devo estar sendo um ser aberto a indagações, à curiosidade, às perguntas dos alunos, a suas inibições; um ser crítico.
[...] Quando entro em uma sala de aula devo estar sendo um ser aberto a indagações, à curiosidade, às perguntas dos alunos, a suas inibições; um ser crítico.
PROGRAMA UM COMPUTADOR POR ALUNO – UCA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO II Seminário de acompanhamento do Projeto UCA-UNICAMP Norte UCA-Rondônia Marcelo.
O terapeuta deve planejar contingências que fortaleçam a correspondência entre dizer, isto é, “relatar”ou “descrever”comportamentos na sessão, fazer, ou.
Metodologia de Ensino Analítico Sintético Global de confrontação
 Introdução  Atividades desenvolvidas no Colégio Estadual Vital Brasil AS EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NUMA ESCOLA PARCEIRA: RELATO DE UM LICENCIANDO EM.
É muito estressante e até emocionalmente doloroso lidar com a ansiedade de ter de enfrentar, todos os dias, uma turma que você não está certo de poder.
Transcrição da apresentação:

Arlene Isac Dutra Madureira Lorena Lidiane Silveira 1° e 2° Ano II OFICINA PEDAGÓGICA Arlene Isac Dutra Madureira Lorena Lidiane Silveira 1° e 2° Ano

Você é a chave da motivação em sala de aula. Suas atitudes, decisões e ações em sala de aula são essenciais para criar um ambiente motivador. ATENÇÃO: Selecione uma alternativa em cada item. Ao final, consulte o gabarito, some os pontos que você fez e veja em qual faixa você se encontra.

1 - A aula vai começar. Assinale a frase que melhor traduz o seu estado de espírito. a - "Será que vou ter forças para sobreviver?“ b - "O primeiro aluno que bancar o engraçadinho na sala de aula vai se ver comigo. Eles querem guerra? Pois vão ter!" c - "Preparei um monte de desafios interessantes.. Estou louco(a) para ver como eles vão reagir".

2 - Marque os comentários que mais correspondem ao que você, em geral, sente por seus alunos. a - "Adoraria se fossem raptados coletivamente por um disco voador." b - "A maioria é boa, mas alguns não querem nada com nada." c - "São muito diferentes, fazem coisas que às vezes me emocionam e outras me deixam de cabelos em pé, mas gosto muito de todos eles".

3 - Assinale as afirmações que você poderia fazer , em relação à(s) disciplinas(s) que ensina. a - "Domino completamente o conteúdo e a metodologia e não preciso aprender mais. b - "Muitas vezes preciso ensinar coisas que estão no livro, mas não me interessam e não sei ao certo para que servem na vida real." c - " Interesso-me bastante e procuro, no dia a dia, aperfeiçoar o domínio do conteúdo e da metodologia.

4 - Assinale todas as afirmações que você poderia fazer em relação às suas atitudes durante as aulas. a – Não costumo aceitar decisões da classe. b - Tenho dificuldades em criar um ambiente descontraído. c - Faço com que os alunos compreendam que errar faz parte da aprendizagem.

5 - O que você sabe sobre os seus alunos 5 - O que você sabe sobre os seus alunos? a - O nome dos que mais se destacam. b - Características gerais, como nível sócio-econômico e cultural das famílias. c - Seus principais interesses, sonhos e preocupações.

6 - Um(a) colega conta que, antes de iniciar a aula, reserva alguns minutos para uma "roda da conversa", para que os alunos tenham a oportunidade de contar alguma novidade, comentar uma notícia, dizer como estão se sentindo e planejar com o(a) professor(a ) o que vão fazer . Você... a - …pensa : "Quanta perda de tempo! Desse jeito ele(a) nunca vai vencer o conteúdo". b - ...pergunta: "E como você utiliza, na sua aula, as informações que os alunos trazem para essa roda da conversa?". c - ...avalia os resultados obtidos pelo colega e pensa se pode aplicar a ideia também.

7 - Você vai começar a trabalhar um novo tema com os alunos 7 - Você vai começar a trabalhar um novo tema com os alunos. Como procede? a - Explico o assunto da forma mais clara possível. b - Faço perguntas para descobrir o que os alunos já sabem sobre o assunto. c - Procuro relacionar o assunto com a vida cotidiana e com os interesses da turma.

8 - Assinale o tipo de estratégia que você usa mais frequentemente em sala de aula. a - Exposições orais, cópias e ditados. b - Trabalhos em grupo e estudos do meio. c - Projetos que encorajam os alunos a resolver problemas reais, a fazer algo que seja interessante para eles, utilizando os conhecimentos adquiridos.

9 - Ao entrar na sala, você percebe que o ambiente está sujo e muito bagunçado. Que atitude toma? a - Nenhuma. O importante é começar a aula o quanto antes. b - Chama alguém da diretoria para ver o estado deplorável da sala e tomar providências. c - Pergunta aos alunos o que aconteceu e, depois de ouvi-los, convida-os a, junto com você, rapidamente organizar o espaço antes de iniciar a aula.

10 - Assinale os recursos que estão à disposição dos alunos e que você utiliza regularmente. a - Quadro negro e giz. b - "Cantinhos" com materiais relativos a diferentes áreas do conhecimento, computador, oportunidades de participar de excursões, visitas a museus, teatros… c - Livros, dicionários, jornais e revistas.

11 - Você utiliza os resultados das avaliações: a - …elogiando os melhores alunos e deixando bem claro aos demais o quanto são incapazes. b - …verificando quais alunos estão com desempenho abaixo da média e providenciando medidas de recuperação. c - …mostrando o quanto os alunos avançaram e convidando cada um a comparar os resultados que obteve com as metas que havia estabelecido para si mesmo.

GABARITO: letras a b c valores 1ponto 2 pontos 3 pontos

Menos de 13 pontos Água Gelada: Alerta vermelho Menos de 13 pontos Água Gelada: Alerta vermelho! A desmotivação está colocando em perigo sua realização pessoal e a aprendizagem dos alunos Entre 14 e 21 pontos Vento na Fogueira: Você faz o possível para estar atento(a) às necessidades dos alunos e apresentar a eles objetivos e tarefas que lhes permitam satisfazê-las. Mais de 21 pontos Gasolina Pura: Parabéns! Você adora o que faz, e seus alunos estão descobrindo o prazer de nunca perder a motivação de aprender.