Fundamentos da Linguagem Visual

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O Tato É um dos cinco sentidos clássicos propostos por Aristóteles, porém os especialistas o dividem em quatro outros sentidos: sistema somatosensorial.
Advertisements

Vera Maria Pereira História da Arte
Geometria no Programa de Matemática do Ensino Básico esev aeep
UML – MODELAÇÃO DA ESTRUTURA Professor Sandro Carvalho.
11º Encontro Paraense de Ensino de Química
Professor Marcelo Rocha Contin
CAMPOS DE ESTUDO DA SOCIOLOGIA
Tópicos Especiais em Educação Musical Princípios de Educação Musical
Composição e Projeto Gráfico
Composição e Projeto Gráfico
A REPRESENTAÇÃO GEOMÉTRICA
Curso Desenhos: produção de imagens, diálogos poéticos e outras possibilidades.
Fotojornalismo.
Percepção e Fund. Das Artes Visuais
Artes Gráficas.
Percepção e Fund. Das Artes Visuais
Percepção e Fund. Das Artes Visuais
ELEMENTOS BÁSICOS DE COMPOSIÇÃO DE UMA IMAGEM
Como ler uma imagem Análise da Imagem.
ARTE NO COTIDIANO ESCOLAR
Movimento Circular e Movimento Harmónico Simples
DISSERTAÇÃO.
INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
Aprendizagem Colaborativa/Cooperativa:
Metodologia Visual Tridimensional
Referencias Curriculares Nacionais
A forma Tudo que observamos tem uma FORMA: uma mesa, uma cadeira, um barco, etc. São formas diferentes umas das outras. Há FORMAS NATURAIS criadas pela.
Percepção e Fund. Das Artes Visuais
COMUNICAÇÃO VISUAL.
COMPOSIÇÃO VISUAL.
Recapitulando É importante, antes de seguirmos com o conteúdo da disciplina, termos conhecimento pleno das etapas que já foram trabalhadas, para que tenhamos.
TEM FÍSICA AO SEU REDOR Prof.: Joni.
HISTÓRIA DA ARTE Professora Elane Albuquerque Macapá – AP, 2010
MATRIZES Nas situações anteriores, cada variável do tipo vetor armazena os dados numa única fileira: Vetor de 8 posições Esta é a forma mais simples de.
Princípios de Cinemática
Capítulo 1 – Geografia: Introdução e conceitos
Introdução ao Projeto de Arquitetura
PORTIFÓLIO.
COMUNICAÇÃO VISUAL E COMPONENTES
ELEMENTOS DA LINGUAGEM VISUAL NA ARTE
Fundamentos da leitura visual
OS ELEMENTOS ESSENCIAIS
Representação Visual Dyogenes ESTUDO DA PERCEPÇÃO.
COMUNICAÇÃO GERENCIAL.
ARTE E IMAGEM COMO LINGUAGEM
COMUNICAÇÃO Tudo o que nos envolve estabelece connosco um diálogo, transmite-nos uma informação. Recebemos mensagens através dos gestos, das expressões.
FUNDAMENTOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Livro 4 Avaliação de Desenvolvimento Sustentável: Princípios na Prática.
Linguagem Visual Raquel Evangelista Silva Oficina de Publicidade e Propaganda.
Linguagem cartográfica: variáveis visuais
Ciência, Tecnologia e Sociedade: Aula 10
1 Fundamentos de SIG (2ª aula). - Sistemas de Informação
Gestaltismo ..
A sociologia como ciência
Árvore de decisão e projeto cartográfico
Coordenadora: Eliana Magalhães
Processamento da informação visual
ALTERAÇÕES DA SENSOPERCEPÇÃO
O COLORIDO DAS ARTES.
GESTALT Trata-se da pregnância da forma.
Desenhar espaços. Linhas orientadoras Na fase inicial de um desenho recorre-se habitualmente a linhas orientadoras, ou seja para tactear a posição das.
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias - Arte
ARTE E IMAGEM COMO LINGUAGEM Revisão da Semana 02.
AULA 6: Composição- sistemas ordenadores Professora: Geórgia Feitosa
A forma.
Ilusões de Óptica. Algo parece mover-se nesta imagem:
CATÁLOGO DE PRODUTO Projeto Interdisciplinar. Projeto Nosso projeto é a criação de um produto multifuncional, e a produção de um catálogo do mesmo produto.
PERCEPÇÃO, ESTÉTICA E PLÁSTICA
Sintaxe Visual. Elementos básicos da comunicação visual 2 PONTO LINHA FORMA DIREÇÃO TOM COR TEXTURA DIMENSÃO ESCALA MOVIMENTO.
Transcrição da apresentação:

Fundamentos da Linguagem Visual Elementos básicos da comunicação visual

O PONTO

“O ponto é a unidade de comunicação visual mais simples e irredutivelmente mínima. Quando vistos, os pontos se ligam, sendo, portanto, capazes de dirigir o olhar. Em grande número e justapostos, os pontos criam a ilusão de tom ou de cor...”

A LINHA

“Nas artes visuais, a linha tem, por sua própria natureza, uma enorme energia. Nunca é estática; é o elemento visual inquieto e inquiridor do esboço.

A FORMA

“A linha descreve uma forma “A linha descreve uma forma. Na linguagem das artes visuais, a linha articula a complexidade da forma. Existem três formas básicas: o triângulo eqüilátero, o círculo e o quadrado.”

DIREÇÃO

“Cada uma das direções visuais tem um forte significado associativo e é um valioso instrumento para a criação de mensagens visuais.”

TOM

“A variedade do tom é o meio pelo qual distinguimos oticamente a complexidade da informação visual do ambiente.”

COR

“A cor está, de fato, impregnada de informação, e é uma das mais penetrantes experiências visuais que temos todos em comum.”

TEXTURA

“A textura é o elemento visual que com freqüência serve de substituto para as qualidades de outro sentido, o tato. Na verdade, porém, podemos apreciar e reconhecer a textura tanto através do tato quanto da visão, ou ainda mediante uma combinação de ambos.”

ESCALA

“A escala pode ser estabelecida não só através do tamanho relativo das pistas visuais, mas também através das relações com o campo ou com o ambiente.”

DIMENSÃO

“A dimensão real é o elemento dominante no desenho industrial, no artesanato, na escultura e na arquitetura, e em qualquer material visual em que se lida com o volume total e real.”

MOVIMENTO

“O elemento visual do movimento se encontra mais frequentemente implícito do que explícito no modo visual. Contudo, o movimento talvez seja uma das forças visuais mais dominantes da experiência humana.”