Faculdade Comunitária de São José dos Campos Tecnólogos de RH Administração de Cargos e Salários

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Direito Empesarial - II Professor Gilberto Romano
Advertisements

SOCIEDADE ANÔNIMA Acadêmicos: Bruna Chaves Danielle Fonseca Maxwell Júneo Militão José Solange Mendes.
SOCIEDADE LIMITADA: Sociedade de Pessoas; Capital integralizado;
Investidores A Bolsa de Valores classifica os investidores atuantes no mercado da seguinte forma: Pessoa Física Investidores Individuais Clubes de Investimentos.
Tipos de Ações Lançadas:
Alternativas e Instrumentos de Abertura de Capital
Direito Empresarial I Aula 16
Visão Geral da Administração Financeira
Administração de recursos de curto e longo prazo – 1ª aula
“Investimentos – Parte 2 ”
“Como Funciona o Mercado de Ações ” – Parte 2
AULA 05: ORGANIZAÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO INDIRETA
Faculdade Comunitária de São José dos Campos Tecnólogos de RH Administração de Cargos e Salários
La Supervisión de los Custodios en Brasil Aspectos Legales.
O MERCADO ACIONÁRIO ▪ FUNÇÃO DO ADM FINANCEIRO: MAXIMIZAR O PREÇO DAS AÇÕES DA EMPRESA ▪ MERCADO ACIONÁRIO: FONTE DE FINANCIAMENTO P/ CRESCIMENTO.
SOCIEDADES POR AÇÕES a sociedade anônima;
VALORES MOBILIÁRIOS SOCIEDADE ANONIMA.
5. Ações Ações: Definições SAs
Iniciando um negócio... A organização do negócio
Unidade 6 - Sociedade Anônima
UNIDADE 10: DIREITO COMERCIAL (Direito Empresarial)
Profº André Augusto.
Demonstrações Contábeis
SOCIEDADE ANÔNIMA Centro Federal de Educação Tecnológica do Espírito Santo - CEFETES UnED – Colatina Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores.
ASSOCIAÇÕES.
Processo de Transição de uma Ltda para uma SA de capital fechado
CONCURSO BANCO DO BRASIL CEJURGS. DIREITO E CONHECIMENTOS BANCÁRIOS AFIRMAÇÃO: O BCB, como Executor da Supervisão Bancária, verifica o cumprimento das.
Sociedade simples ..\Modelos\Contrato sociedade simples - ltda.rtf
SOCIEDADE ANONIMA.
Direito Empresarial 4ª Aula
Luciano Bernardo Serviços de Apoio Financeiro.
Demonstrações Contábeis
Encontro Previ Encontro Previ de Governança Corporativa 2012 A Importância da criação do CAF Alexandre Pinheiro dos Santos Superintendente Geral Comissão.
Comissão de Valores Mobiliários - CVM
DIREITO EMPRESARIAL II
CONSTITUIÇÃO DE SOCIEDADES ANÔNIMAS
Mercado de Capitais - Prof. Renato Mogiz
Mercado de Capitais Profa. Jucilene Ruzza.
Conhecimentos Bancários Londrina(PR) – Maringá(PR) Mercado de Capitais
Trabalho: Comandita por Ações
Dividendo Obrigatório
SOCIEDADE ANÔNIMA PROF. WILIAM CARVALHO. -C.S. DIVIDIDO EM AÇÕES -SOCIE// CAPITAL NÃO DE PESSOAS -RESPONSABILIDADE LIMITADA À SUBSCRIÇÃO OU AQUISIÇÃO.
Abel Alves Alan Carlos Andre Leal Antony Gregory Diego Albuquerque.
Estrutura do SFN Sistema Financeiro Nacional (noções gerais)
Ações Títulos de renda variável, emitidos por sociedades anônimas, que representam a menor fração do capital da empresa emitente. Podem ser escriturais.
Constituição da sociedade anônima
O que é uma Cooperativa ? Sociedade civil e comercial, sem fins lucrativos (LTDA), composta por no mínimo 20 pessoas; Sociedade de pessoas com forma.
PRECEDENTES AO ESTÁGIO LEGAL CONTEMPORÂNEO PROF. WILIAM CARVALHO.
2º SEM 2009 Prof. Lourival1 Mercado de Capitais Ações & Fundos.
Mercado do Títulos Público
CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ – CEAP DIREITO EMPRESARIAL 7º DIN 2
MERCADO DE AÇÕES.
SOCIEDADES EMPRESÁRIAS Continuação – 23/11 e 02/12/2013 Profº Carmênio Barroso
SOCIEDADE ANONIMA.
Administração Financeira
SOCIEDADE ANÔNIMA.
DIREITO EMPRESARIAL TEORIA GERAL DO DIREITO SOCIETÁRIO
MERCADO DE AÇÕES (continuação).
Estrutura do SFN (última parte): Sistema de Seguros e Previdência
SOCIEDADE ANÔNIMA JULIANA BRAGA
Professor: Cezar Augusto Pereira dos Santos TÍTULOS do MERCADO de CAPITAIS 1.
Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis
Mercado Financeiro e Investimentos
Sociedade Anônima Características
Ações São títulos de propriedade de uma parte do capital social da sociedade que às emitiu. Quem tem ações, portanto, pode-se considerar acionista da sociedade.
AÇÕES Mercado de Capitais
PROF. ARTHUR NEIVA NEVES, MsC FACULDADE CATÓLICA SALESIANA DO ESPÍRITO SANTO CONTABILIDADE SOCIETÁRIA CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS PROF. ARTHUR NEIVA NEVES,
FINANÇAS CORPORATIVA 2ª PARTE - EMPRESA E AS FUNÇÕES FINANCEIRAS.
SOCIEDADE ANÔNIMA JULIANA BRAGA. CONCEITO CONCEITO HISTÓRICO HISTÓRICO Outorga do Poder Estatal (rei) – Código Comercial Francês de 1808 – faculdade aberta.
Direito e Legislação Empresarial Marcelo Toledo e Leopoldo Rocha Aula 6.
Transcrição da apresentação:

Faculdade Comunitária de São José dos Campos Tecnólogos de RH Administração de Cargos e Salários A Sociedade Anônima Prof. Cristiano Magalhães

Faculdade Comunitária de São José dos Campos Tecnólogos de RH Administração de Cargos e Salários São sociedades, ou companhias, tem o seu capital social dividido em ações – documento que representa a participação do sócio. Neste tipo de sociedade, a responsabilidade dos sócios é limitada ao preço de emissão das ações subscritas (assinadas quando da criação da sociedade) ou adquiridas. Duas são as leis que tratam das S/As: Lei 6.404, de 15 de dezembro de 1976; Lei , de 11 de dezembro de 2007.

Faculdade Comunitária de São José dos Campos Tecnólogos de RH Administração de Cargos e Salários Principais características: É sempre uma sociedade empresária; Uso exclusivo de denominação social; Tem como objetivo a reunião de capital, não importando a figura dos sócios; É designada por denominações, acompanhada da expressão CIA (companhia) ou S/A (sociedade anônima). Pode participar de outras sociedades; Liberdade (em tese) para negociar (ceder) as ações;

Faculdade Comunitária de São José dos Campos Tecnólogos de RH Administração de Cargos e Salários Constituição da S.A. Subscrição: ao menos duas pessoas constituem todo o capital social fixado no estatuto da sociedade; Realização: pagamento mínimo de 10%, como entrada, do valor correspondente às ações subscritas. Depósitos: parte do capital social, deve ser depositado no Banco do Brasil S.A., ou outro estabelecimento bancário autorizado pela Comissão de Valore Valores Mobiliários (

Faculdade Comunitária de São José dos Campos Tecnólogos de RH Administração de Cargos e Salários A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) é uma autarquia vinculada ao Ministério da Fazenda do Brasil, instituída pela Lei 6.385, de 7 de dezembro de 1976, alterada pela Lei nº 6.422, de 8 de junho de 1977, Lei nº 9.457, de 5 de maio de 1997, Lei nº , de 31 de outubro de 2001, Decreto nº 3.995, de 31 de outubro de 2001, Lei nº , de 26 de fevereiro de 2002, na gestão do presidente Ernesto Geisel, e juntamente com a Lei das Sociedades por Ações (Lei 6.404/76) disciplinaram o funcionamento do mercado de valores mobiliários e a atuação de seus protagonistas. A CVM tem poderes para disciplinar, normalizar e fiscalizar a atuação dos diversos integrantes do mercado. Seu poder de normalizar abrange todas as matérias referentes ao mercado de valores mobiliários. visualizado em 22/08/2010, às 19:46

Faculdade Comunitária de São José dos Campos Tecnólogos de RH Administração de Cargos e Salários Tipos de S.A. Companhia Aberta: as ações são negociadas em bolsas ou mercados de balcão, permitindo-se a cessão a qualquer pessoa. As negociações são feitas por pregão (venda por meio de corretores) ou mercado de balcão (primeira venda de valores mobiliários – ações – sem pregão). Possui a vantagem de captar recursos junto ao público. Companhia Fechada: obtém recursos entre os próprios acionistas para a formação de seu capital. Não há cotação das ações em bolsa de valores.

Faculdade Comunitária de São José dos Campos Tecnólogos de RH Administração de Cargos e Salários Companhia de Capital Autorizado: o estatuto autoriza o aumento do capital até um determinado limite (teto), dispensando assembléia para emissão das ações. Alcançado o teto estabelecido, altera-se o estatuto social. Sociedade de Economia Mista: entidade que explora atividade econômica, sob a forma de sociedade anônima, dotada de personalidade jurídica de direito privado, criada por lei, com participação majoritária da União ou entidade da Administração Indireta.

Faculdade Comunitária de São José dos Campos Tecnólogos de RH Administração de Cargos e Salários Obrigações das S.A.s Assembléia Geral: reunião dos acionistas que tem objetivo de decidir todos os negócios relativos ao objeto da empresa, entre outros. Ata e Convocação: a ata é o registro dos assuntos discutidos nas assembléias (geral ordinária – AGO, ou, Geral Extraordinária – AGE). A convocação para as assembléias é feita através de publicação em jornais, de grande circulação, e principalmente, no Diário Oficial. Publicação das Demonstrações Financeiras: todas as S.A.s devem publicar seus resultados em jornal de grande circulação. Para as companhias abertas a publicação deve ser semestral.

Faculdade Comunitária de São José dos Campos Tecnólogos de RH Administração de Cargos e Salários Ações: documentos (títulos) que garantem a propriedade de uma parte do capital social da sociedade. É a menor parte de uma sociedade anônima. Quanto os direitos, podem ser: Ordinária: são as mais comuns, não possuem qualquer restrição na sua cessão, e garantem direito ao voto nas assembléias; Preferenciais: garantem certas vantagens aos acionistas, tais como prioridade na distribuição de lucros, ou no reembolso do capital Quanto a forma de circulação: Nominativas: presume-se pela inscrição do nome do acionista no Livro de Registro das Ações Nominativas, com a transferência, se houver, registrada no Livro de Transferência.

Faculdade Comunitária de São José dos Campos Tecnólogos de RH Administração de Cargos e Salários Endossáveis: presume-se a propriedade pela posse do título com base numa série regular de endossos. O exercício do direito depende de averbação no Livro de Registro de Ações Endossáveis e no certificado. Ao Portador: presume-se a propriedade por quem detém a posse das ações. São transferidas pela simples tradição. Não garante direito ao voto.