Diretrizes e Implementação

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A HISTÓRIA DO SUS José Ivo Pedrosa
Advertisements

Ações Estratégicas na Atenção Básica
X Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo
Modelo Assistencial Brasileiro
Por uma regulação pública que viabilize a eficiência, a qualidade, o acesso equânime e o cuidado integral na atenção à saúde.
APOIO INTEGRADO À GESTÃO DESCENTRALIZADA DO SUS – SANTA CATARINA
O Pacto pela Saúde e seu Financiamento
Pacto de Indicadores da Atenção Básica
Departamento de Apoio à Descentralização – DAD/SE/MS Agosto de 2005
Um Novo Pacto de Gestão para o SUS Garantindo saúde para todos
Modelo Assistencial Modelo assistencial (ou de atenção) é a representação simplificada da organização ideal dos serviços, combinando diversas formas de.
SUPERINTENDÊNCIA DE POLÍTICAS DE ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE
Pactos pela Vida, em Defesa do SUS e de Gestão
NOB SUS 01/96 Inovações: Implantação de valor per capita para financiamento das ações de atenção básica (PAB): reversão da lógica de alocação de recursos,
Sistema Único de Saúde.
INSTRUMENTOS DE PLANEJAMENTO NO SUS
Pacto pela Saúde Consolidação do SUS
Pacto pela Saúde e Plano Estadual de Saúde Operacionalização
NORMAS E FLUXOS DO CONTRATO ORGANIZATIVO DA AÇÃO PÚBLICA DA SAÚDE
Secretaria da Saúde do Estado da Bahia
Pacto pela Saúde no Estado de São Paulo: Avanços e Desafios
Acolhimento aos gestores municipais do SUS/PB Junho 2009
ACOLHIMENTO DOS GESTORES MUNICIPAIS DO SUS -PB
7º Congresso Nacional de Auditoria em Saúde e Qualidade da Gestão Hospitalar Novos Rumos nas Relações dos Gestores e Prestadores : desafios para os diversos.
Oficina de Trabalho da Rede de Atenção Oncológica
Pacto pela Saúde Consolidação do SUS
GRUPO PERMANENTE DA SAÚDE
6ª PLENÁRIA ESTADUAL DOS CONSELHOS DE SAÚDE DA PARAÍBA
A lei 8080 que dispõe sobre as condições para promoção, proteção, e recuperação da saúde organização e funcionamento de serviços. A lei 8080 regulamenta.
SUAS/PNAS O SUAS não é um programa, mas uma nova ordenação da gestão da assistência social como política pública. A novidade do SUAS é de instaurar em.
PLANEJAMENTO DENASUS 2009 REGIÕES CENTRO-OESTE E NORTE.
A NOAS e as Inovações de Organização da Assistência à Saúde
RESPONSABILIDADE DOS ENTES DA FEDERAÇÃO E FINANCIAMENTO DO SUS
DASNOBSAOPACTO Abril 2011.
O Pacto pela Saúde e seu Financiamento
Comitê Gestor e Agenda Estadual para elaboração do COAP
Curso de Especialização para Formação de Gestores e Equipes Gestoras do SUS Módulo I: Políticas de Saúde e os Desafios Contemporâneos Para a Gestão do.
NORMAS OPERACIONAIS BÁSICAS
PROPOSTA DE PLANEJAMENTO 2009 Região Nordeste – parte 2 Grupo COARN AL – BA – PE – SE – e contribuições da CGDNCT Coordenadora: Teresa de Fátima (PE) Relatora:
Curso de Especialização para Formação de Gestores e Equipes Gestoras do SUS Módulo I: Políticas de Saúde e os Desafios Contemporâneos Para a Gestão do.
COSEMS/MT E O PACTO RESPONSÁVEL
APRESENTAÇÃO: AVANÇOS DO PACTO
Conselho Estadual de Saúde – Paraná
Pacto pela Saúde Profa. Daniela Aquino.
Curso de Especialização para Formação de Gestores e Equipes Gestoras do SUS Módulo I: Políticas de Saúde e os Desafios Contemporâneos Para a Gestão do.
Indicadores de Saúde Gestão em Saúde Pública
Plano Estadual de Saúde e Planos Operativos Anuais – 2008 a 2011 Contexto, Alcances e limites Ou “A retomada do planejamento” II Mostra SES, 04/11/2008.
CURITIBA/PR – JUL/2014 MINISTÉRIO DA SAÚDE
O Sistema único de saúde
SISTEMA ÚNICO de SAÚDE SUS.
Iramaia Aparecida Luvizotto Colaiacovo Assistente de Planejamento – CPS/SES SÃO PAULO, NOVEMBRO, 2008.
NOAS.
ORGANIZAÇÃO E POLÍTICAS DE SAÚDE
PACTO PELA VIDA E EM DEFESA DO SUS
XIII Plenária de Conselhos de Saúde do RS Pacto pela Saúde Rio Grande do Sul Porto Alegre, março de 2009.
Dispositivos Estratégicos: Região de Saúde Rede de Atenção à Saúde Mapa da Saúde Planejamento Integrado RENASES RENAME Contrato Organizativo de Ação.
PACTO PELA SAÚDE 2006 PACTO DE GESTÃO. BRASIL Além de extenso, complexo e desigual DESCENTRALIZAÇÃO Viabilizadora das Políticas Públicas FEDERALISMO Municípios.
SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE Conceito ampliado de saúde
A regulamentação do Sistema Único de Saúde - SUS
SEMINÁRIO DE APOIO A DESCENTRALIZAÇÃO DA GESTÃO DOS PRESTADORES DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE DO SUS CONTROLE E AVALIAÇÃO: ASPECTOS RELACIONADOS À GESTÃO.
SEMINÁRIO DE APOIO A DESCENTRALIZAÇÃO DA GESTÃO DOS PRESTADORES DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE DO SUS VIGILÂNCIA EM SAÚDE.
SEMINÁRIO DE APOIO A DESCENTRALIZAÇÃO DA GESTÃO DOS PRESTADORES DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE DO SUS Regulação, Controle, Avaliação Secretaria Estadual.
Contagem – MG, 25 de maio de SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE.
Lei Orçamentária Anual – LOA Conceito:  A Lei Orçamentária Anual (LOA) é o orçamento propriamente dito, ou seja, a previsão de todas as receitas e autorização.
Qualificação da Gestão. O QUE É O SUS Instituído pela Constituição de 1988, o Sistema Único de Saúde – SUS é formado pelo conjunto das ações e serviços.
Oficina 2: O Fortalecimento da Atenção Primária à Saúde nos Municípios, SC. GESTÃO por RESULTADOS: o processo de planejamento no SUS. GESTÃO por RESULTADOS:
SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE DE SANTA CATARINA. SITUAÇÃO Criado Grupo de Condução Estadual de operacionalização do Decreto e Portaria SES da Criação.
Julho 2009 SEMINÁRIO COM OS CONSELHEIROS MUNICIPAIS DO MATO GROSSO DO SUL.
Instrumentos estratégicos para o planejamento no SUS Curitiba, abril 2013.
Encontro Paranaense dos Gestores Municipais do SUS
Transcrição da apresentação:

Diretrizes e Implementação Pacto pela Saúde 2006 Diretrizes e Implementação Secretaria de Estado de Saúde – SP/ Coordenadoria de Planejamento de Saúde, maio 2006

Pacto pela Saúde 2006 Objetivos Portarias (diretrizes e regulamentação) Operacionalização – documentos e fluxos Monitoramento Pontos críticos, estratégias e cronograma para implementação no estado

Pacto pela Saúde 2006 Pela Vida – compromisso entre os gestores SUS em torno de prioridades nacionais, estaduais, regionais ou municipais, com definição de metas e ações. Em Defesa do SUS – defesa dos princípios do SUS, qualificação do SUS como política pública. De Gestão – processo continuado de pactuação intergestores – responsabilidades sanitárias e diretrizes de gestão. Portaria n. 399/GM de 22 de fevereiro de 2006

Pacto pela Vida Prioridades Nacionais Saúde do Idoso Controle do câncer do colo do útero e da mama Redução da mortalidade infantil e materna Fortalecimento da capacidade de respostas às doenças emergentes e endemias, com ênfase na dengue, hanseníase, tuberculose, malária e influenza Promoção da saúde, com ênfase na atividade física regular e alimentação saudável Fortalecimento da atenção básica

Pacto em Defesa do SUS Diretrizes – consolidação da Reforma Sanitária Brasileira e qualificação do SUS como política pública. Iniciativas – politização da Saúde, promoção da Cidadania como estratégia de mobilização social – saúde como direito, financiamento de acordo com necessidades do sistema. Ações – ampliação e fortalecimento das relações com os movimentos sociais, publicação da Carta dos Direitos dos Usuários SUS, regulamentação da EC 29, Orçamento SUS.

Pacto de Gestão Diretrizes para a gestão do SUS Descentralização – processos administrativos Regionalização - suficiência em Atenção Básica e parte da Média Complexidade, conforme pactuação, - coordenação estadual, - redes de atenção à saúde, - Integralidade.

Pacto de Gestão Diretrizes para a gestão do SUS Financiamento (“redução das caixinhas”) - Bloco I - Atenção Básica - PAB fixo, - Bloco I - Atenção Básica - PAB variável (Saúde da Família; Agentes Comunitários de Saúde; Saúde Bucal; Compensação de Especificidades Regionais; Fator de Incentivo de Atenção Básica aos Povos Indígenas; Incentivo à Saúde no Sistema Penitenciário; Política de Atenção Integral à Saúde do Adolescente em conflito com a lei em regime de internação e internação provisória; Outros que venham a ser instituídos).

Pacto de Gestão Diretrizes para a gestão do SUS Financiamento (“redução das caixinhas”) - Bloco II - Atenção de Média e Alta Complexidade, Componente Limite Financeiro da Média e Alta Complexidade Ambulatorial e Hospitalar - MAC (inclui CEO; Laboratório de Prótese Dentária; SAMU; Centro de Referencia em Saúde do Trabalhador; Hospitais de Pequeno Porte; INTEGRASUS; FIDEPS; IAPI; e Outros que venham a ser instituídos por meio de ato normativo para fins de custeio de ações de média e alta complexidade e não financiados por procedimento).

Pacto de Gestão Diretrizes para a gestão do SUS Financiamento (“redução das caixinhas”) - Bloco II - Atenção de Média e Alta Complexidade, Componente Fundo de Ações Estratégicas e Compensação - FAEC (procedimentos regulados pela CNRAC; transplantes; ações estratégicas ou emergenciais, de caráter temporário e implementadas com prazo pré-definido; novos procedimentos, por um período de seis meses e posterior agregação ao Componente – MAC).

Pacto de Gestão Diretrizes para a gestão do SUS Financiamento (“redução das caixinhas”) - Bloco III – Vigilância em Saúde – Componente Vigilância Epidemiológica e Ambiental em Saúde - (Teto Financeiro Vigilância em Saúde incentivos: Sub Sistema de Vigilância Epidemiológica em Âmbito Hospitalar, Registro de Câncer de Base Populacional, Atividade de Promoção à Saúde, Laboratórios de Saúde Pública, outros)

Pacto de Gestão Diretrizes para a gestão do SUS Financiamento (“redução das caixinhas”) - Bloco III – Vigilância em Saúde – Componente Vigilância Epidemiológica e Ambiental em Saúde - (recursos federais com repasses específicos para VIGISUS II; campanhas de vacinação; e incentivo do Programa DST/AIDS).

Pacto de Gestão Diretrizes para a gestão do SUS Financiamento (“redução das caixinhas”) - Bloco III – Vigilância em Saúde – O Componente da Vigilância Sanitária em Saúde - constituído do Termo de Ajuste e Metas - TAM e do Piso da Atenção Básica em Vigilância Sanitária - PAB VISA.

Pacto de Gestão Diretrizes para a gestão do SUS Financiamento (“redução das caixinhas”) - Bloco IV – Assistência Farmacêutica - Componente Básico, Parte Financeira Fixa per capita com contrapartida, Parte Financeira Variável (Programas de Hipertensão e Diabetes, Asma e Rinite, Saúde Mental, Saúde da Mulher, Alimentação e Nutrição e Combate ao Tabagismo).

Pacto de Gestão Diretrizes para a gestão do SUS Financiamento (“redução das caixinhas”) - Bloco IV – Assistência Farmacêutica - Componente Estratégico (custeio de ações de assistência farmacêutica no Controle de endemias, tais como a Tuberculose, Hanseníase, Malária, Leishmaniose, Chagas e outras doenças endêmicas de abrangência nacional ou regional, Anti-retrovirais do programa DST/AIDS; Sangue e Hemoderivados, e Imunobiológicos).

Pacto de Gestão Diretrizes para a gestão do SUS Financiamento (“redução das caixinhas”) - Bloco IV – Assistência Farmacêutica - Componente Medicamentos de Dispensação Excepcional - APAC, com proposta de reformulação em 60 dias mediante pactuação entre as três esferas de gestão do SUS, - princípios da descentralização e economia de escala.

Pacto de Gestão Diretrizes para a gestão do SUS Financiamento (“redução das caixinhas”) - Bloco V – Gestão do SUS, componentes: Regulação, Controle, Avaliação e Auditoria; Planejamento e Orçamento; Programação; Regionalização; Gestão do Trabalho; Educação em Saúde; Incentivo à Participação do Controle Social; Estruturação de serviços e organização de ações de assistência farmacêutica; e Incentivo à Implantação e/ou Qualificação de Políticas Específicas).

Pacto de Gestão Diretrizes para a gestão do SUS Planejamento – base necessidades da população Programação Pactuada Integrada - centralidade na Atenção Básica, - linhas de cuidado, - redes de atenção, - parâmetros de necessidade, - explicitação dos recursos das três esferas gestores.

Pacto de Gestão Diretrizes para a gestão do SUS Regulação Participação e Controle Social Gestão do trabalho Educação na Saúde

Pacto de Gestão Responsabilidades Sanitárias das instâncias gestoras do SUS Responsabilidades Gerais Regionalização Planejamento e Programação Regulação, Controle, Avaliação e Auditoria Participação e Controle Social Gestão do Trabalho Educação na Saúde

Pacto pela Saúde 2006 Portarias MS/GM 399, 22/02/2006 – Aprova as Diretrizes Operacionais do Pacto pela Saúde 2006; MS/GM 358, 22/02/2006 (a ser republicada)- Disciplina a contratação de serviços assistenciais no âmbito do SUS, regulamentando que quando houver cooperação entre entes públicos de esferas de governo diferentes, o instrumento utilizado será o Termo de Cooperação entre Entes Públicos; MS/GM 598, 23/03/06 - Define que processos administrativos relativos à gestão SUS sejam decididos e pactuados nas CIB;

Pacto pela Saúde 2006 Portarias MS/GM 648, 28/03/06 – Aprova a Política Nacional de Atenção Básica; MS/GM ???, 30/03/06 – Institui a Política Nacional de Promoção da Saúde, tendo como foco prática de atividade física regular, alimentação saudável e adequada e o combate ao tabagismo; Minuta de Portaria já aprovada na CIT de abril, porém não publicada, define diretrizes da PPI Assistência, fluxos e modelos de demonstração das transferências para a gestão estadual e municipal;

Pacto pela Saúde 2006 Portarias Minuta de Portaria para CIT maio com parâmetros para a PPI Assistência, por linhas de cuidado; Minuta de Portaria aprovada na CIT abril, ainda não publicada – estabelece incentivos financeiros e manual de orientações para implantação e/ou implementação de Complexos Regulatórios, valor para o Estado de São Paulo: R$ 5.482.535,00; MS/GM 699, de 30/03/2006 – Regulamenta as Diretrizes Operacionais do Pacto pela Saúde 2006, a transição, o monitoramento e a unificação dos processos de pactuação.

Pacto pela Saúde 2006 - Termos de Compromisso entre as três esferas de gestão do SUS Formalização dos Pactos pela Vida e de Gestão Substituição dos processos de habilitação estabelecidos nas NOB 96 e NOAS 02. Processo e não norma – municípios e estados pactuam cronograma para assumir responsabilidades sanitárias expressas nos Termos de Compromisso (prazo dezembro 2006 – “ideal” para assinatura dos Termos, o cronograma pactuado pode ter outros prazos).

Pacto pela Saúde 2006 - Termos de Compromisso entre as três esferas de gestão do SUS Estados e municípios que assinarem os Termos até dezembro terão prioridade para recebimento de recursos para melhoria da gestão, regulação, investimentos e incentivos. Implementação: integralidade (cuidado e sistema), regionalização coordenada pelo estado, regulação. A unificação dos Pactos da Atenção Básica e PPI Vigilância em Saúde ocorrerão em 2007 – Anexo com Relatório de Monitoramento do Pacto pela Saúde a partir de 2007.

Pacto pela Saúde 2006 - Termos de Compromisso entre as três esferas de gestão do SUS Estrutura do Termo (Anexos I – gestão municipal, II – gestão estadual, III - DF e IV – gestão federal): Atribuições e responsabilidades sanitárias de cada ente federado, segundo as diretrizes do Pacto de Gestão,  Objetivos e metas segundo prioridades do Pacto pela Vida, indicadores de avaliação e monitoramento dos pactos.     

Pacto pela Saúde 2006 - Termos de Compromisso entre as três esferas de gestão do SUS Estrutura do Termo (Anexos V e VI): Extrato do Termo de Cooperação entre Entes Públicos – Anexo V - (o Termo de Cooperação formaliza a relação entre gestores públicos e deve conter metas e plano operativo), Declaração CIB de Comando Único – Anexo VI - explicita a gestão dos serviços de saúde no município,

Pacto pela Saúde 2006 - Termos de Compromisso entre as três esferas de gestão do SUS Estrutura do Termo (Anexos VII, VIII): Termo de Limite Financeiro Global - Anexo VII - por esfera de gestão, em cada um dos 5 blocos de transferência de recursos federais, com explicitação do custeio de cada ente federado; recursos MAC definidos pela PPI, discriminando população própria e referenciada, Extrato do Termo de Compromisso de Gestão Municipal – Anexo VIII - sistematização das atribuições e responsabilidades municipais.

Pacto pela Saúde 2006 - Fluxos dos Termos de Compromisso entre as três esferas de gestão do SUS Municipal: Aprovação no Conselho Municipal de Saúde; Encaminhamento para a CIR/CIB; Após pactuação CIB – Envio à CIT dos Anexos: - V – Termo de Compromisso entre Entes Públicos (quando couber), - VI – Declaração da CIB de Comando Único do Gestor Municipal (prevê gestão estadual), - VII – Termo de Limite Financeiro Global do Município, VIII – Extrato do Termo de Compromisso de Gestão Municipal, Relatório dos Indicadores de Monitoramento (2007).

Pacto pela Saúde 2006 - Fluxos dos Termos de Compromisso entre as três esferas de gestão do SUS Estadual: Aprovação no Conselho Estadual de Saúde; Encaminhamento para a CIB; Após pactuação CIB – Envio à CIT dos Anexos: - II – Termo de Compromisso de Gestão Estadual, - VII – Termo de Limite Financeiro Global do Estado, Relatório dos Indicadores de Monitoramento (2007).

Pacto pela Saúde 2006 - Anexo I - Atribuições e Responsabilidades Sanitárias – Gestão Municipal As responsabilidades sanitárias são pactuadas considerando-se o que o gestor já realiza e um plano com cronograma para assumir aquelas que ainda não realiza. Responsabilidades gerais na gestão do SUS: Integralidade das ações de saúde (cuidado, interdisciplinaridade, e de forma solidária com o estado e união); Promoção da equidade; Participação no financiamento tripartite; Gestão, gerência e execução das ações da Atenção Básica;

Pacto pela Saúde 2006 - Anexo I - Atribuições e Responsabilidades Sanitárias – Gestão Municipal Responsabilidades gerais na gestão do SUS: Reconhecimento de iniquidades, oportunidades e recursos, com apoio do estado; Planejamento, regulação, PPI, monitoramento e avaliação; Formulação e implementação de políticas para áreas prioritárias; Organização do acesso a serviços resolutivos e de qualidade na Atenção Básica (vínculo, humanização, rede de atenção à saúde); Articulação (organização e pactuação do acesso) com os serviços de média e alta complexidade no seu território e por referenciamento (junto ao estado);

Pacto pela Saúde 2006 - Anexo I - Atribuições e Responsabilidades Sanitárias – Gestão Municipal Responsabilidades gerais na gestão do SUS: Assistência Farmacêutica – estruturação, garantia de acesso e promoção de uso racional (junto a estado e união); Gestão e execução de ações de vigilância em saúde (VE, VISA, Ambiental); Implantação de política de promoção da saúde.

Pacto pela Saúde 2006 - Anexo I - Atribuições e Responsabilidades Sanitárias – Gestão Municipal Responsabilidades na regionalização: Assumir compromissos pactuados contribuindo para a regionalização solidária e cooperativa com participação efetiva nos colegiados regionais e execução de ações de referência regional conforme a PPI; Disponibilizar recursos humanos, tecnológicos e financeiros conforme pactuação; Participar de projetos prioritários para a região conforme definição no Plano Municipal, PDR , planejamento regional e PDI.

Pacto pela Saúde 2006 - Anexo I - Atribuições e Responsabilidades Sanitárias – Gestão Municipal Responsabilidades no Planejamento e Programação: Implantar e manter processo permanente de planejamento participativo, de base local e ascendente, orientado por problemas e necessidades, com ações em promoção, proteção, recuperação e reabilitação em saúde, incluindo ações intersetoriais (Plano de Saúde aprovado pelo CMS); Elaborar relatório de gestão anual, com aprovação no CMS;

Pacto pela Saúde 2006 - Anexo I - Atribuições e Responsabilidades Sanitárias – Gestão Municipal Responsabilidades no Planejamento e Programação: Manter regularidade de informação nos sistemas SINAN, SI-PNI, SINASC, SIAB, CNES, (SIA, SIH), Executar atividades de informação, educação e comunicação local; Programar a atenção à saúde (assistência e vigilância).

Pacto pela Saúde 2006 - Anexo I - Atribuições e Responsabilidades Sanitárias – Gestão Municipal Responsabilidades na Regulação, Controle. Avaliação e Auditoria: Monitorar e fiscalizar a aplicação de recursos (fundo a fundo e Convênios); Identificar os usuários SUS – vínculo e oferta de serviços; Monitorar e avaliar ações de vigilância em saúde; Manter atualizado o CNES; Adotar protocolos clínicos e diretrizes terapêuticas; Adotar protocolos de regulação do acesso;

Pacto pela Saúde 2006 - Anexo I - Atribuições e Responsabilidades Sanitárias – Gestão Municipal Responsabilidades na Regulação, Controle. Avaliação e Auditoria: Controlar a referência a outros municípios de acordo com a PPI; Operar o complexo regulador dos serviços em seu território, segundo a pactuação estabelecida; Executar o controle do acesso de seu munícipe em seu território (por centrais de regulação – internações, consultas e SADT); Planejar e executar regulação médica da atenção pré-hospitalar conforme normas e pactuação;

Pacto pela Saúde 2006 - Anexo I - Atribuições e Responsabilidades Sanitárias – Gestão Municipal Responsabilidades na Regulação, Controle. Avaliação e Auditoria: Elaborar contratos de acordo com a PPI; Monitorar e fiscalizar contratos e convênios; Monitorar e fiscalizar a execução dos procedimentos ambulatoriais e hospitalares – ações de controle e avaliação; Monitorar e fiscalizar o cumprimento de critérios para credenciamento de serviços;

Pacto pela Saúde 2006 - Anexo I - Atribuições e Responsabilidades Sanitárias – Gestão Municipal Responsabilidades na Regulação, Controle. Avaliação e Auditoria: Implementar a avaliação das ações de saúde nos estabelecimentos de saúde, por meio da análise de dados e indicadores e verificação de padrões de conformidade; Implementar a auditoria da produção de serviços sob a gestão municipal tendo como referência o plano de saúde; Elaborar normas técnicas complementares.

Pacto pela Saúde 2006 - Anexo I - Atribuições e Responsabilidades Sanitárias – Gestão Municipal Responsabilidades na Gestão do Trabalho: Promover e desenvolver políticas de gestão do trabalho, considerando princípios de humanização, participação e democratização das relações de trabalho; Adotar vínculos que garantam direitos sociais e previdenciários, promovendo ajustes se necessário; Estabelecer espaços de negociação entre trabalhadores e gestores;

Pacto pela Saúde 2006 - Anexo I - Atribuições e Responsabilidades Sanitárias – Gestão Municipal Responsabilidades na Gestão do Trabalho: Desenvolver estudos e propor estratégias e financiamento tripartite para adoção de políticas descentralizadas para recursos humanos; Considerar diretrizes nacionais para Planos de Carreiras, Cargos e Salários na implementação local; Implementar e pactuar diretrizes para políticas de educação e gestão do trabalho que favoreçam provimento e fixação de trabalhadores na atenção básica em regiões com restrição de oferta.

Pacto pela Saúde 2006 - Anexo I - Atribuições e Responsabilidades Sanitárias – Gestão Municipal Responsabilidades na Educação na Saúde: Formular e promover a gestão da educação permanente em saúde orientada pela integralidade, criando, se possível, estruturas para coordenação e execução da política de formação e desenvolvimento; Promover diretamente ou em cooperação com o estado, com outros municípios e com a União, processos de educação permanente; Apoiar e promover a aproximação dos movimentos de educação popular em saúde na formação dos profissionais de saúde;

Pacto pela Saúde 2006 - Anexo I - Atribuições e Responsabilidades Sanitárias – Gestão Municipal Responsabilidades na Educação na Saúde: Incentivar junto à rede de ensino, a realização de ações educativas e de conhecimento do SUS; Articular e cooperar com a construção e implementação de iniciativas políticas e práticas para a mudança na graduação; Promover e articular junto às escolas técnicas de saúde nova orientação para a formação de técnicos para o SUS, diversificando campos de aprendizagem.

Pacto pela Saúde 2006 - Anexo I - Atribuições e Responsabilidades Sanitárias – Gestão Municipal Responsabilidades na Participação e Controle Social: Apoiar o processo de mobilização social e institucional em defesa do SUS; Prover condições para o funcionamento do CMS; Organizar e prover condições para realização de Conferências Municipais de Saúde; Estimular o processo de discussão e controle social no espaço regional; Apoiar processos de educação popular, implementar a ouvidoria municipal e promover ações de informação sobre o SUS.

Pacto pela Saúde 2006 - Anexo II - Atribuições e Responsabilidades Sanitárias – Gestão Estadual As responsabilidades sanitárias são pactuadas considerando-se o que o gestor já realiza e um plano com cronograma para assumir aquelas que ainda não realiza. Responsabilidades gerais na gestão do SUS: Responder solidariamente com os municípios e união pela integralidade da atenção à saúde; Formular e implementar políticas para áreas prioritárias; Participar do financiamento tripartite; Coordenar e monitorar os Pactos pela Vida e de Gestão – Termo de Compromisso;

Pacto pela Saúde 2006 - Anexo I I- Atribuições e Responsabilidades Sanitárias – Gestão Estadual Responsabilidades gerais na gestão do SUS: Apoiar técnica e financeiramente os municípios; Apoiar técnica, política e financeiramente a gestão da atenção básica, com reconhecimento de iniquidades e oportunidades; Planejar, regular, programar, monitorar e avaliar a partir do reconhecimento das necessidades da população do estado; Coordenar o processo das redes de atenção à saúde; Organizar e pactuar referências para MAC a partir da atenção básica, de acordo com a PPI;

Pacto pela Saúde 2006 - Anexo II- Atribuições e Responsabilidades Sanitárias – Gestão Estadual Responsabilidades gerais na gestão do SUS: Realizar o acompanhamento e a avaliação da atenção básica; Assistência Farmacêutica – estruturação, garantia de acesso e promoção de uso racional (junto a estado e união); Coordenar e executar ações de média e alta complexidade de vigilância em saúde, assumir transitoriamente ações complementares aos municípios, executar ações em caráter permanente mediante acordo bipartite; Supervisionar as ações de prevenção e controle da vigilância em saúde;

Pacto pela Saúde 2006 - Anexo II- Atribuições e Responsabilidades Sanitárias – Gestão Estadual Responsabilidades gerais na gestão do SUS: Apoiar técnica e financeiramente os municípios na execução das ações de vigilância em saúde; Elaborar, pactuar e implantar a política de promoção da saúde; Coordenar, normatizar e gerir os laboratórios de saúde pública; Assumir a gerência de hemonúcleos/hemocentros e laboratórios de referência para controle de qualidade, vigilâncias e a gestão sobre os hemonúcleos/hemocentros e laboratórios de saúde pública.

Pacto pela Saúde 2006 - Anexo II - Atribuições e Responsabilidades Sanitárias – Gestão Estadual Responsabilidades na regionalização: Assumir compromissos pactuados contribuindo para a regionalização solidária e cooperativa; Coordenar a regionalização em seu território; Coordenar o processo de organização, reconhecimento e atualização das regiões de saúde, conformando o plano diretor de regionalização; Participar da constituição da regionalização disponibilizando recursos humanos, tecnológicos e financeiros conforme pactuação, promovendo equidade inter - regional;

Pacto pela Saúde 2006 - Anexo II - Atribuições e Responsabilidades Sanitárias – Gestão Estadual Responsabilidades na regionalização: Participar dos colegiados de gestão regional, cumprindo obrigações técnicas e financeiras; Participar de projetos prioritários das regiões de saúde, conforme definido no plano de saúde, plano diretor de regionalização, planejamento regional e plano regional de investimento.

Pacto pela Saúde 2006 - Anexo I - Atribuições e Responsabilidades Sanitárias – Gestão Municipal Responsabilidades no Planejamento e Programação: Implantar e manter processo permanente de planejamento participativo, de base local e ascendente, orientado por problemas e necessidades, com ações em promoção, proteção, recuperação e reabilitação em saúde, incluindo ações intersetoriais (Plano de Saúde aprovado pelo CES); Elaborar relatório de gestão anual, com aprovação no CES;

Pacto pela Saúde 2006 - Anexo II- Atribuições e Responsabilidades Sanitárias – Gestão Estadual Responsabilidades no Planejamento e Programação: Coordenar, acompanhar e apoiar os municípios na elaboração da PPI no estado, regiões e interestadual; Apoiar, acompanhar, consolidar e operar quando couber, a alimentação dos sistemas de informação SUS.

Pacto pela Saúde 2006 - Anexo II - Atribuições e Responsabilidades Sanitárias – Gestão Estadual Responsabilidades na Regulação, Controle. Avaliação e Auditoria: Monitorar e fiscalizar a aplicação de recursos (fundo a fundo e Convênios) e os transferidos para os municípios; Monitorar o cumprimento pelos municípios dos planos de saúde, relatórios de gestão, operação dos fundos de saúde, indicadores pactuados e programações e serviços de regulação; Apoiar a identificação dos usuários SUS – Cartão SUS;

Pacto pela Saúde 2006 - Anexo I - Atribuições e Responsabilidades Sanitárias – Gestão Municipal Responsabilidades na Regulação, Controle. Avaliação e Auditoria: Manter atualizado o CNES; Elaborar e pactuar protocolos clínicos e de regulação do acesso; Controlar a referência para outros estados, conforme a PPI, Operar a central de regulação estadual em articulação com centrais municipais;

Pacto pela Saúde 2006 - Anexo II - Atribuições e Responsabilidades Sanitárias – Gestão Estadual Responsabilidades na Regulação, Controle. Avaliação e Auditoria: Coordenar e apoiar a implementação da regulação da atenção pré-hospitalar conforme normas e pactuação; Estimular, apoiar a implantação, participar da co-gestão e monitorar complexos reguladores municipais;

Pacto pela Saúde 2006 - Anexo II - Atribuições e Responsabilidades Sanitárias – Gestão Estadual Responsabilidades na Regulação, Controle. Avaliação e Auditoria: Elaborar contratos de acordo com a PPI; Elaborar, monitorar e fiscalizar contratos e convênios; Credenciar serviços em consonância com a regionalização; Monitorar a programação físico-financeira – PPI; Monitorar e fiscalizar o cumprimento de critérios para credenciamento de serviços;

Pacto pela Saúde 2006 - Anexo II - Atribuições e Responsabilidades Sanitárias – Gestão Estadual Responsabilidades na Regulação, Controle. Avaliação e Auditoria: Monitorar e avaliar o funcionamento de consórcios intermunicipais; Monitorar e avaliar o desempenho das redes regionais; Implementar a avaliação e a auditoria; Avaliar e auditar sistemas municipais de saúde; Elaborar normas técnicas complementares.

Pacto pela Saúde 2006 - Anexo II - Atribuições e Responsabilidades Sanitárias – Gestão Estadual Responsabilidades na Gestão do Trabalho: Promover e desenvolver políticas de gestão do trabalho, considerando princípios de humanização, participação e democratização das relações de trabalho; Adotar vínculos que garantam direitos sociais e previdenciários, promovendo ajustes se necessário; Estabelecer espaços de negociação entre trabalhadores e gestores;

Pacto pela Saúde 2006 - Anexo I I- Atribuições e Responsabilidades Sanitárias – Gestão Estadual Responsabilidades na Gestão do Trabalho: Desenvolver estudos e propor estratégias e financiamento tripartite para adoção de políticas descentralizadas para recursos humanos; Considerar diretrizes nacionais para Planos de Carreiras, Cargos e Salários na implementação estadual; Implementar e pactuar diretrizes para políticas de educação e gestão do trabalho que favoreçam provimento e fixação de trabalhadores na atenção básica em regiões com restrição de oferta.

Pacto pela Saúde 2006 - Anexo II - Atribuições e Responsabilidades Sanitárias – Gestão Estadual Responsabilidades na Educação na Saúde: Formular, promover e apoiar a gestão da educação permanente em saúde no estado; Promover a integração dos processos de educação permanente no estado e apoiar o processo de vínculo dos municípios às referências em formação e desenvolvimento dos profissionais; Apoiar e fortalecer a articulação com municípios para os processos de educação e desenvolvimento dos trabalhadores SUS;

Pacto pela Saúde 2006 - Anexo I I- Atribuições e Responsabilidades Sanitárias – Gestão Estadual Responsabilidades na Educação na Saúde: Articular e participar das políticas regulatórias e de indução a mudanças nos campos de graduação e especialização; Articular e pactuar com o sistema estadual de educação processos de formação de acordo com necessidades; Desenvolver ações e estruturas formais de educação técnica em saúde com capacidade de execução descentralizada.

Pacto pela Saúde 2006 - Anexo I - Atribuições e Responsabilidades Sanitárias – Gestão Municipal Responsabilidades na Participação e Controle Social: Apoiar o processo de mobilização social e institucional em defesa do SUS; Prover condições para o funcionamento do CES; Organizar e prover condições para realização de Conferências Estaduais de Saúde; Estimular o processo de discussão e controle social no espaço regional; Apoiar processos de formação de conselheiros, implementar a ouvidoria e promover ações de informação sobre o SUS.

Pacto pela Saúde 2006 - Anexos I, II, III e IV - Objetivos e metas prioritárias dos Pactos pela Vida e de Gestão – Três esferas gestoras As ações e metas prioritárias nacionais, estaduais, regionais e municipais devem estar contempladas e explicitadas nos respectivos Planos de Saúde. Outras prioridades e metas do Pacto pela Vida e de Gestão além daquelas pactuadas de forma tripartite podem ser incorporadas nas esferas estadual e municipal.

Pacto pela Saúde 2006 - Saúde do Idoso

Pacto pela Saúde 2006 - Controle do Câncer do Colo de Útero e Mama

Pacto pela Saúde 2006 - Redução da Mortalidade Infantil e Materna

Pacto pela Saúde 2006 - Fortalecimento da capacidade de resposta a doenças emergentes e endemias

Pacto pela Saúde 2006 - Promoção da Saúde

Pacto pela Saúde 2006 - Fortalecimento da Atenção Básica

Pacto pela Saúde 2006 - Fortalecimento da Atenção Básica

Pacto pela Saúde 2006 - Regulação

Pacto pela Saúde 2006 - Anexos I, II, III e IV - Indicadores de monitoramento e avaliação dos Pactos pela Vida e de Gestão – Três esferas gestoras Diretrizes para o monitoramento: Processo permanente; Orientado por indicadores, objetivos, metas e responsabilidades que compõem o Termo de Compromisso de Gestão; Monitoramento dos cronogramas pactuados para municípios e estados assumirem plenamente suas responsabilidades sanitárias; Desenvolvimento de ações de apoio para qualificação da gestão.

Pacto pela Saúde 2006 - Anexos I, II, III e IV - Indicadores de monitoramento e avaliação dos Pactos pela Vida e de Gestão – Três esferas gestoras

Pacto pela Saúde 2006 - Anexos I, II, III e IV - Indicadores de monitoramento e avaliação dos Pactos pela Vida e de Gestão – Três esferas gestoras

Pacto pela Saúde 2006 - Anexos I, II, III e IV - Indicadores de monitoramento e avaliação dos Pactos pela Vida e de Gestão – Três esferas gestoras

Pacto pela Saúde 2006 - Anexos I, II, III e IV - Indicadores de monitoramento e avaliação dos Pactos pela Vida e de Gestão – Três esferas gestoras

Pacto pela Saúde 2006 - Anexos I, II, III e IV - Indicadores de monitoramento e avaliação dos Pactos pela Vida e de Gestão – Três esferas gestoras

Pacto pela Saúde 2006 - Pontos Críticos Recursos Humanos – formação e capacitação insuficientes, quadros insuficientes nos municípios e DIR Informação – qualidade, acesso, indefinição sobre o Cartão SUS Financiamento – incorporação do FAEC ao teto MAC com estrangulamento do teto global do estado, ausência de recursos financeiros federais adicionais para assistência MAC Momento político – eleições

Pacto pela Saúde 2006 - Pontos Críticos Regionalização – capacidade técnica e operacional das DIR para a coordenação da regionalização Princípios – acesso, integralidade e equidade, Revisão dos PDR, PDI, Abordagem para Regiões Metropolitanas e municípios com menos de 10 mil habitantes. Regulação – implantação e/ou implementação dos processos regulatórios.

Pacto pela Saúde 2006 - Pontos Críticos Programação da Assistência: Qual PPI é possível no estado? Diretrizes nacionais já pactuadas: centralidade na Atenção Básica, linhas de cuidado, redes de atenção, parâmetros de necessidade, explicitação dos recursos das três esferas gestores.

Pacto pela Saúde 2006 - Estratégias de implementação e Cronograma