A Morte de Marat Jacques Louis David. A Morte de Marat. 1794. Musée Royal des Beaux Arts de Belgique, Bruxelas.

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Transcrição da apresentação:

A Morte de Marat Jacques Louis David. A Morte de Marat. 1794. Musée Royal des Beaux Arts de Belgique, Bruxelas.

Disposição do quadro no Musée Royal des Beaux Arts de Belgique, Bruxelas.

Jacques Louis David (1748-1825) Estúdio de Joseph-Marie Vien; Academia Real de Pintura e Escultura da França (1766), Prêmio Roma (1774). Jacques Louis David. Auto-Retrato. 1794. Oléo sobre tela. 80.5 x 64.1 cm Musée du Louvre, Paris, France

Jacques-Louis David e a Revolução Francesa Jacobinos – Robespierre; Eleição para a Convenção Nacional (1792); Prisão, Anistia (1795).

Jacques-Louis David e o Império Napoleônico Pintor oficial; Derrota Napoleônica e Restauração da Dinastia Bourbon; Exílio em Bruxelas. Jacques-Louis David. Consagração do Imperador Napoleão I e Coroação da Imperatriz Josefina na Catedral de Notre-Dame de Paris, em 2 de Dezembro de 1804. 1806-1807, óleo sobre tela, 621 x 979 cm. Musée du Louvre, Paris.

Estilo Neoclássico Fins do século XVIII; Antiguidade Clássica; Interesses, mentalidades e hábitos do povo (Revolução Francesa e Iluminismo); Contraposição ao Barroco e ao Rococó, Historicismo (pintura figurativa da História).

Jean-Paul Marat (1743-1793) Cientista – Médico; L'Ami du peuple; Convenção Nacional, Assassinato.

Jean Joseph Weertz. Charlotte Corday, o assassinato de Marat. Paul Jacques Aime Badry O Assassinato de Marat. 1860. Musée des Beaux-Arts, Nantes

“Nesta obra há algo ao mesmo tempo delicado e violento, no ar frio deste aposento, sobre as frias paredes, em torno desta fria banheira semelhante a um ataúde paira uma alma” Baudelaire, 1846

Perspectivas de análise para A Morte de Marat de Jacques-Louis David RELIGIÃO (Cristã e Republicana) ANTIGUIDADE CLÁSSICA (Grega e, sobretudo, Romana) FÉ OUTRAS IMAGENS (heróis mortos pela Pátria, Cristo morto por/pelos homens, curas miraculosas e pestes)

Perspectiva Religiosa Fachada da Il Gesù  Conjunto de esculturas; Giacomo Vignola e Giacomo della Porta. Il Gesù (1568-1584). Roma Fachada (1575) reúne elementos da Renascença e do Barroco e se deve a Giacomo della Porta  exemplo de arquitetura contrarreformista.

Perspectiva Religiosa Alegoria da idolatria aos pés de uma estátua monumental de S. Francisco Xavier (1622-1640); São Fracisco Xavier e Jean-Paul Marat  mártires da religião (passivo) e da República (infatigável energia), Marat  conquista sua dignidade não por seus atos, mas por sua morte. Narrativas épicas misturam-se.

Perspectiva Religiosa Marat – visto como o Cristo laico da Revolução Francesa, A Morte de Marat  Pietà jacobina resultante de uma longa tradição cristã. Michelangelo Buonarrotti. Pietà. 1499. Basílica de São Pedro, Roma.

Perspectiva da Antiguidade Clássica Relê a Antiguidade a luz das técnicas do período; Mito de Endymion  interferências mitológicas (aquele que não está morto, mas eternamente adormecido), Marat – visto como um homem que sai do sarcófago (modelos romanos)  vida após a morte. Endymion e Selene. Painel de um Sarcófago, Século III a.C. Musée du Louvre, França.

Perspectiva da Antiguidade Clássica Tema do Endymion  interferências mitológicas; Endymion (Le Sommeil d'Endymion), Anne-Louis Girodet-Trioson, 1792, Musée du Louvre, França

Perspectiva da Antiguidade Clássica Il letto di Policletto  exemplo de modelo retirado por David do relevo de um vaso no Palazzo Mattei, Roma. Il letto di Policletto. Relevo localizado no interior do Palazzo Mattei (século XVII), Roma.

Outras Imagens Exótico  presente em outras obras de David; Turbante – motivo recorrente; São Roque – introduz a figura escultural do homem nu com a cabeça enturbantada; Temática teria influenciado o quadro de Marat. Jacques Louis David. São Roque intercedendo à Virgem pelos portadores da praga. 1780. Óleo em tela. 260 cm × 195 cm (100 in × 77 in). Musée des Beaux-Arts, Marseille

Outras Imagens Caravaggio. O Descimento de Cristo. Óleo sobre tela, 1602-03. 300 x 203 cm Pinacoteca Vaticana.

Outras Imagens Caravaggio. A Morte de Virgem. Óleo sobre tela, 1606. 369x245 cm. Paris, Museu do Louvre .

Outras Imagens Poussin. O testamento de Eudamidas. Óleo sobre tela, 1606. 369x245 cm. Paris, Museu do Louvre .