DESENVOLVIMENTO INFANTIL

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Federação Portuguesa de Atletismo
Advertisements

CARACTERÍSTICAS DA FAIXA ETÁRIA DE O A 2 ANOS:
Crescimento e Desenvolvimento na 1ª. Infância
Habilidades Motoras Rudimentares e Fundamentais
Teorias do Desenvolvimento
SAÚDE DA CRIANÇA Profª.: Mayara Thomaz.
PSICOLOGIA.
EMOÇÃO NO CONTEXTO ORGANIZACIONAL
O Início da Comunicação
Gravidez 2º Trimestre.
Mediunidade na infância
O Senhor esteja convosco. Ele está no meio de nós.
A IDADE PRÉ-ESCOLAR 3-6/7 anos (entrada na escola) = Idade de ouro da infância Aumento de 6 cm na estatura e 2-2,5 Kg no peso (com 4 anos a criança já.
Como a Criança Pequena se Desenvolve
DESENVOLVIMENTO PSICOLÓGICO
Como a Criança Pensa Marlene Fagundes Carvalho Gonçalves.
Apresentação do projecto – reunião de pais
Projeto de Integração :
Psicomotricidade Prof. Dilson Borges
Esquema Corporal Esquema corporal é a representação que cada um faz de si mesmo e que lhe permite orientar-se no espaço. Baseado em vários dados sensoriais.
Por: Wilda Maria Blasi e Vera Laura de los Santos Ferreira
Habilidades Motoras Rudimentares e Fundamentais
Desenvolvimento da Criança e do Adolescente
Professor: Antonio Edson Martins de Oliveira
Profa. Dra. Fabiana Andrade Machado
Você sabe quando seu bebê está feliz?
DESENVOLVIMENTO INFANTIL E PRÉ-ESCOLA
PEAD Ludicidade e Educação
A ENTREVISTA INICIAL COM OS PAIS.
1 a 2 anos Como se comunica Reconhece o próprio nome. A partir dos 18 meses  começa a criar frases curtas. A criança começa a formar frases com uma palavra.
Grupos na Adolescência Família e Grupo de Amigos
Características da criança: perspectivas teóricas
BRINCAR O DESPERTAR PSICOMOTOR
ESCOLA COMEÇO DE VIDA.
COGNITIVISMO E APRENDIZAGEM
PSICOMOTRICIDADE.
Aquisição da Linguagem Oral
ESPECIFICIDADES DA LINGUAGEM NA 1ª E 2ª INFÂNCIAS
Desenvolvimento e Aprendizagem Motora ( 5. ENCONTRO)
Desenvolvimento motor
VIVÊNCIA PROFISSIONAL I
Aula 07 – Ensino Fundamental II
O BRINCAR E A BRINCADEIRA
Aprendizagem Motora TEORIA DO MOVIMENTO.
ADELAIDE REZENDE DE SOUZA
LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
Psicóloga especialista em Psicoterapia de Orientação Analítica
DESENVOLVIMENTO MOTOR NA INFÂNCIA
PROJETO O teatro na escola tem uma importância fundamental na educação, ele permite ao aluno uma enorme sucessão de ideias e de aprendizados onde podemos.
Hiperatividade.
DESENVOLVIMENTO INFANTIL CRIANÇAS DE 0 A 3 ANOS
Desenvolvimento e Aprendizagem Motora ( 3. ENCONTRO)
FABIANA DE PAULA PEREIRA
CÉREBRO, CORPO, HABILIDADES MOTORAS
O ciclo da vida A Infância Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro Janeiro de 2012 Módulo 2 Trabalho realizado no âmbito da disciplina de Psicologia.
Curso Técnico de Comunicação e Marketing
DESENVOLVIMENTO FÍSICO NA INFÂNCIA.
Psicanálise- Sigmund Freud
Referencial curricular nacional para a educação infantil- movimento
Fase Motora Rudimentar
Adulto Maduro Aspectos físicos, psicológicos e sociais do envelhecimento: Envelhecer pressupõe alterações físicas, psicológicas e sociais no indivíduo;
Universidade Comunitária da Região de Chapecó
As dificuldades encontradas na adolescência
CRESCIMENTO INFANTIL.
Desafios da adolescência
A PRÉ-HISTÓRIA DA LINGUAGEM ESCRITA
Desenvolvimento motor
FUNDAÇÃO EDUCACIONAL SERRA DOS ÓRGÃOS
Segunda Infância 3 aos 6 anos (pré escolar).
Drª Lucivânia de O.Pires
Transcrição da apresentação:

DESENVOLVIMENTO INFANTIL

Atenção básica a saúde da criança A criança e um ser com características próprias e está em um continuo crescimento e desenvolvimento. Com isso vemos que um bebê e diferente de uma criança de 1 ano, de 2 anos assim por diante. Essas diferenças não são apenas de tamanho, mas referem-se a tudo que constitui um ser humano.

Diferenciando crescimento de desenvolvimento Crescimento: E o aumento do corpo com um todo ou em suas partes, ou seja, é quando as células aumentam de tamanho e quantidade.O crescimento pode ser medido em centímetros ou em gramas( peso). Desenvolvimento: Inclui além do crescimento o amadurecimento das células e dos músculos. Que permite que a criança aprenda a segurar os objetos, associar sons, falar, locomover-se.

Desenvolvimento Psicossocial : É o processo em que a criança tem mais facilidade para se mover, coordenar seus movimentos, interagir uns com os outros e com o meio a que rodeia. Obs:O crescimento e desenvolvimento fazem parte do mesmo processo. Porém a percepção, a discrição e a avaliação do que acontece em cada etapa existe diferentes formas de abordagens.

Princípios básicos sobre o desenvolvimento infantil A infância define o período que vai do nascimento até aproximadamente 2 a 3 anos de idade, quando a fala já e um instrumento de comunicação. O crescer e o desenvolver têm suas próprias características e são ao mesmo tempo causa e efeito um do outro.Quando uma criança quer uma bola ela precisa que os ossos estejam calcificados, que seus músculos e o sistema nervoso estejam mais desenvolvidos.

Fatores que influenciam o crescimento e desenvolvimento Os fatores internos: São herdados . pelos pais e são os que determinam características físicas das crianças. Ex: Cor dos olhos Os fatores externos: Também chamados de ambientais, começam a atuar desde a concepção, estando relacionado com o ambiente da vida dentro do útero, proporcionado pela mãe. Após seu nascimento tudo que um bebê recebe faz parte do seu desenvolvimento. Ex: Estímulo e alimentação

Quase tudo o que acontece com uma pessoa tem grande influência em sua vida. Com crianças de até 5 anos de idade essas são muitas rápidas. Quanto menor e a criança, mais rápido e o seu crescimento e seu desenvolvimento. O ritmo de crescimento e tão acelerado nos primeiros anos de vida que ela atingi entre 2 e 3 anos, a metade da altura que vai ter quando adulto.Outro aspecto importante e que crescimento do ser humano não se dá da mesma forma para todos os sistemas do corpo. O sistema nervoso cresce de forma diferente do sistema reprodutivo, enquanto o sistema reprodutivo se desenvolve pouco ate a puberdade. Já o sistema nervoso já está praticamente completo até o 3° ano de vida.

Obs: Problemas que ocorram durante a gravidez (infecções, fumo, drogas, etc.) e nos primeiros anos de vida(infecções, desnutrição, etc.) Podem lesas o sistema nervoso da criança. Desenvolvimento neurológicos: Ao nascer o sistema nervoso do bebê não está totalmente formado, com o tempo as estruturas do sistema nervoso vão se desenvolvendo como parte de um processo de “amadurecimento”. A maturação tem um rumo definido: da cabeça para os pés e do centro para as extremidades. A medida em que o sistema nervoso vai se amadurecendo, o bebê vai aperfeiçoando suas habilidades.

Isso permite que o recém-nascido, completamente dependente, amplie e aperfeiçoe seu repertório de atividades, passando a coordenar seus movimentos para se deslocar no espaço. Por volta de 1 ano de idade, possa andar sozinho. Andar é uma grande conquista para a criança, outra conquista importante nessa época de vida e a linguagem que permite que a criança se comunique. Este mecanismo de comunicação já deverá esta bem desenvolvido por volta dos 3 anos de idade.

Diferente dos fatores que são herdados da família,como a cor dos olhos ou dos cabelos, o psiquismo da criança, isto é, a percepção que ela tem de si, e formado a partir das trocas que ela faz com os outros durante a sua vida. Desenvolvimento psíquico: Antes mesmo da criança nascer seu psiquismos está sendo formado com os pais imaginado como o bebê será quando nascer. Se a criança se sente amada ela gostará dela mesma, com isso aumenta a inclinação para explorar, experimentar e aprender com isso desenvolvendo suas potencialidades.

Etapas do desenvolvimento: etapas ou fases correspondem a determinados períodos de vida. Período pré-natal: Vai do período da concepção período em que doenças maternas, nutrição, hábitos e situações emocionais podem influenciar o crescimento e o desenvolvimento da criança .Este período vai até o nascimento. É o período que a mãe fica imaginando como será seu filho. Ex: comportamento, cor dos olhos, cabelos e etc.

Período neonatal (0 a 25 dias de vida) E o período em que a mãe volta toda sua atenção para o bebê. Essa dedicação e muito importante para o bebê. E é nesse momento que a mãe começa a ver semelhanças ou traços. Essa fase inicial o bebê apresenta reflexão involuntários como gritar, agitar os braços, dar pontapés. Com o tempo ele passa a apresentar movimentos voluntários, como pegar objetos de uma mão para outra.

Primeira infância:Lactente (29 dias a 2 anos) É no período denominado primeira infância que ocorrem as maiores e mais rápidas modificações no desenvolvimento da criança. Ela evolui de brincadeiras com as mãos e a boca para as brincadeiras com os pés e a boca. Gradativamente os ritmos do sono, alimentação e excreção vão se estabelecendo. Ele começa a aprender a diferenciar dia de noite e a tolerar melhor a distância de uma mamada para outra. Esse período corresponde, ao período logo após o parto até o final do segundo ano de vida.

Segunda infância: pré-escolar(2 a 6 anos) E o período em que a criança estabelece habilidade de comunicação, locomoção. É a idade do brincar e explorar a capacidade de falar de si, de ser criativo na linguagem e de pensar sobre si mesmo vai aumentando esse período. Começa pelo choro, desde o nascimento, passa pela fase dos gestos, das pequenas palavras até que a criança comece a elaborar frases e contar historias. E é nesse período que começam a aparecer os medos.

Acompanhamento do desenvolvimento O acompanhamento deve ser feito através de consultas nos serviços de saúde . Ao fazer visita domiciliar e importante observar como a mãe trata do filho, se ela conversar com a criança, se ela brinca se ela faz um acompanhamento escolar. Não e preciso que a mãe e o pai fiquei o tempo todo com a criança porem e preciso que tanto a mãe quanto o pai reserve alguns momentos para a criança pois estes momentos são muito importantes para a formação e desenvolvimento da criança.

INTEGRANTES DO GRUPO Camila Bruna Karen Laís Souza Marcela Professora: Sônia Sueli Matéria: vivência profissional I