OBJETIVOS : Como avaliar a aprendizagem dos educandos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
Advertisements

RECURSOS E ESTRATÉGIAS DE ENSINO
PLANEJAMENTO NA EDUCAÇÃO
Avaliação Mediadora: Uma prática em construção da pré-escola à Universidade Jussara Hoffmann.
Profª Maria de Fátima Di Gregorio apresenta
Matemática para todos Educação Básica
AVALIAÇÃO FORMATIVA: METODOLOGIAS E INSTRUMENTOS
2. Evitar perguntas sobre assuntos controvertidos
Núcleo de Assessoria Pedagógica Unisal – Lorena 2006
A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior.
PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA Ciclo de Alfabetização
PROGRAMA DE FORMAÇÃO PROFESSORES COORDENADORES
AVALIAÇÃO ESCOLAR.
As funções da avaliação são potencialmente
II ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE TUTORES DO PROGESTÃO
42ª Reunião da ABENO de Ensino Odontológico
Avaliação Mediadora.
Construindo uma identidade profissional
Coordenação Pedagógica Elaboração: Equipe de Coordenadores Escolas
A implementação de avaliação formativa na sala de aula
Apropriação de Resultados
Avaliação Hamurabi Messeder By PresenterMedia.com.
PORTFÓLIO.
CMEI PRÍNCIPES E PRINCESAS
Tipos.
2º ENCONTRO DE PROFESSORES COORDENADORES
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Departamento do Ensino Secundário
APRENDER POR PROJETOS. FORMAR EDUCADORES Pedro Ferreira de Andrade
em sistemas escolares e não escolares
Avaliação Educacional
Os projetos de trabalho: uma forma de organizar os conhecimentos escolares Bases técnicas que fundamentam a organização curricular a partir de projetos.
Curso de Medicina MANUAL PARA ELABORAÇÃO DO PORTIFOLIO
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
Avaliação da Aprendizagem no Ensino Fundamental
Universidade Federal do Ceará Faculdade de Educação
Avaliação educacional: significados e relevâncias.
AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR
DIREITO PENAL PARTE GERAL I Prof. Robson Galvão 1º SEM/2011.
PLANO DE ENSINO: orientações para elaboração
AS AVALIAÇÕES DA EDUCAÇÃO BÁSICA:
RESÍDUOS SÓLIDOS: UMA ABORDAGEM SOBRE A PRÁTICA DOS PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS. ¹ SILVA Sayara Alessandra Dahas da (UFPA) ².
Avaliação EQUIPE GESTORA MLV.
AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DO PAV
Marta Maria Salmazo Eliza Redondo Ferreira
POR QUE INCLUSÃO? Maristella Abdala.
Antoni Zabala – Capitulo 1,2 e 3
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO E EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Atividade complementar 04 e 05
SITUAÇÕES.
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
PNAIC- Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa/ MEC
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL- SEDUC
PLANEJAMENTO DE ENSINO
ABORDAGENS COMPARATIVAS DA AVALIAÇÃO ESCOLAR
Formação continuada PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO
Acompanhando e avaliando
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
AVALIAÇÃO VI GTAL CRE SUBÚRBIO 1.
REUNIÃO 18/04/2011 TEMA : AVALIAÇÃO
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE GUANAMBI DEPARTAMENTO DE ENSINO
CONCEPÇÕES DE AVALIAÇÃO
Formação continuada 4º Encontro
Didáctica da Matemática 1º Ciclo – PONTE e SERRAZINA Prof. Dr. Manoel Oriosvaldo de Moura.
Formação continuada 4º Encontro
 Enquadramento:  A UC de Inglês II surge inserida no curso de Marketing Turístico com o intuito de desenvolver a autonomia e o sentido crítico dos alunos,
INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO NA EJA
Transcrição da apresentação:

OBJETIVOS : Como avaliar a aprendizagem dos educandos Reconhecer aspectos da avaliação; Reconhecer a importância da avaliação no Ensino Superior Identificar princípios que contribuem para uma avaliação mais eficaz; Decidir acerca da modalidade de avaliação mais adequada com base nos objetivos pretendidos; Didática do Ensino Superior – Nazilda Lins

Didática do Ensino Superior – Nazilda Lins AVALIAÇÃO É um julgamento de valor sobre manifestações relevantes da realidade, tendo em vista uma tomada de decisão. ( Luckesi, 1978). Didática do Ensino Superior – Nazilda Lins

Avaliação na escola, ainda hoje, está voltada para confirmar o fracasso, sem identificar causa e sanar defasagem do aluno. PEDAGOGIA DO EXAME Didática do Ensino Superior – Nazilda Lins

Avaliação da Aprendizagem Escolar apontamentos sobre a pedagogia de exame Atenção na Promoção Atenção nas Provas Se os alunos estão indo bem nas provas e obtêm boas notas, o mais vai... Os Pais estão voltados para a promoção O sistema social se contenta com as notas obtidas nos exames Didática do Ensino Superior – Nazilda Lins

AVALIAÇÃO TRADICIONAL Não informa como cada aluno opera a sua aprendizagem ou constrói os conhecimentos. Apenas identifica seus erros e acertos, sem buscar compreendê-los e trabalhá-los. OS PROCEDIMENTOS DA AVALIAÇÃO TRADICIONAL: Prova escrita ou oral após termino do programa; . Faz-se uma síntese através de uma média; Notação ou apreciação qualitativa (levada ao conhecimento dos pais); Obtenção ou não de um certificado Didática do Ensino Superior – Nazilda Lins

PRÓPOSITOS E OBJETIVOS DA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA FORMATIVA SOMATIVA DIAGNÓSTICA A função diagnóstica, atualmente, detecta o nível geral de conhecimento dos alunos, as suas dificuldades e as medidas necessárias para supri-las. Didática do Ensino Superior – Nazilda Lins

FORMATIVA Ocorre durante o processo ensino-aprendizagem “Ajuda o aluno a aprender e o professor a ensinar. É formativa toda avaliação que ajuda o aluno a aprender e a se desenvolver, ou melhor, participa da regulação das aprendizagens e do desenvolvimento no sentido de um projeto educativo. Talvez, então, seria melhor falar em observação formativa do que avaliação”.   Philippe Perrenoud Didática do Ensino Superior – Nazilda Lins

SOMATIVA Ocorre no final de uma unidade de ensino, período ou programa: Fornece informações quanto ao rendimento do aluno em termos parciais ou finais . O ensinar sem o aprender não tem sentido Didática do Ensino Superior – Nazilda Lins

INSTRUMENTO DA AVALIAÇÃO SÃO MEIOS USADOS PARA OPERACIONALIZAR A AVALIAÇÃO Na Avaliação Diagnóstica pode-se utilizar o pré-teste, o teste diagnóstico, a ficha de observação. Na Avaliação Formativa ou de Processo, temos: as observações, os exercícios, os questionários,as dinâmicas, as pesquisas etc. Na Avaliação Somativa ou de Produto Final usa-se, em geral, testes objetivos e os subjetivos. Didática do Ensino Superior – Nazilda Lins

PRINCÍPIOS DA AVALIAÇÃO É necessário considerar: Habilidades e competências relacionadas ao processo de aprendizagem está relacionada a desenvolvimento: MOTOR COGNITIVO AFETIVO SOCIAL Processo: “ O que avaliar “Para que avaliar “ “Como avaliar “ Resposta ao: “ O que e “ Para Que “ avaliar Deve-se ter como base: objetivos do curso / disciplina - conteúdos programáticos : programas / planos Didática do Ensino Superior – Nazilda Lins

Propósitos e objetivos da avaliação tipo de instrumento medida " Como " avaliar : Deve-se ter como base: Propósitos e objetivos da avaliação tipo de instrumento medida Relação : professor x aluno Didática do Ensino Superior – Nazilda Lins

AVALIAÇÃO EDUCACIONAL ESCOLAR: PARA ALÉM DO AUTORITARISMO Didática do Ensino Superior – Nazilda Lins

Didática do Ensino Superior – Nazilda Lins QUESTÃO: Indique as frações correspondentes: RESPOSTA DO ALUNO: a) 2/8 b) 2/4 c) 1/2 CORREÇÃO DO PROFESSOR: a) 6/8 b) 2/4 c) 1/2 Questão que deveria ser elaborada: Observe as figuras e diga quanto representa cada parte da figura e a parte pintada. Didática do Ensino Superior – Nazilda Lins

A AVALIAÇÃO EDUCACIONAL NO CONTEXTO DE UMA PEDAGOGIA PARA A HUMANIZAÇÃO: UMA PROPOSTA E ULTRAPASSAGEM DO AUTORITARISMO Didática do Ensino Superior – Nazilda Lins

Didática do Ensino Superior – Nazilda Lins " AVALIAR PARA ENSINAR NÃO PARA DAR NOTA " Didática do Ensino Superior – Nazilda Lins

Didática do Ensino Superior – Nazilda Lins DO ERRO COMO FONTE DE CASTIGO..... NO PASSADO EM NOSSA PRÁTICA ESCOLAR, CASTIGAVA-SE FISICAMENTE E HOJE ? Didática do Ensino Superior – Nazilda Lins

HOJE É USADA A VIOLÊNCIA SIMBÓLICA Vocês vão ver o que é que eu vou fazer com vocês no dia da prova... Se forem bem, neste trabalho, acrescento um ponto na nota para todos os alunos ; se forem mal... Gozação com um aluno que não foi bem; A ridicularização de um erro; A ameaça de reprovação... Teste relâmpago... Didática do Ensino Superior – Nazilda Lins

Didática do Ensino Superior – Nazilda Lins PROFESSOR BABINHA Didática do Ensino Superior – Nazilda Lins

O USO DO ERRO COMO FONTE DE VIRTUDE Didática do Ensino Superior – Nazilda Lins

Didática do Ensino Superior – Nazilda Lins O USO DE ERRO COMO FONTE DE VIRTUDE ... Tomas Edison Didática do Ensino Superior – Nazilda Lins

Didática do Ensino Superior – Nazilda Lins REFLEXÃO Ocorrendo o insucesso ou o erro,aprendamos a retirar deles os melhores e os mais significativos benefícios, mas não façamos dele uma trilha necessária de nossas vidas. Eles devem ser considerados percalços de travessia, com os quais podemos positivamente aprender e evoluir, mas nunca alvos a serem buscados. Cipriano C. Luckesi Didática do Ensino Superior – Nazilda Lins

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR : UM ATO AMOROSO Avaliar com amor é crer na capacidade do educando, é estar sempre disposto a dar-lhe outra oportunidade...” Didática do Ensino Superior – Nazilda Lins

A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR COMO UM ATO AMOROSO O ato amoroso de avaliar tem a característica de não julgar. A avaliação da aprendizagem escolar como ato amoroso,na medida em que a avaliação tem por objetivo diagnosticar e incluir o educando pelos mais variados meios, no curso da aprendizagem satisfatória, que integre toda sua experiência de vida. Didática do Ensino Superior – Nazilda Lins

Didática do Ensino Superior – Nazilda Lins Cuidados necessários com a prática da avaliação escolar: 1)Propiciar a auto compreensão: onde educando e educador sejam aliados na construção de resultados satisfatórios da aprendizagem; 2)Motivar o crescimento através do reconhecimento de onde está e pela visualização de possibilidades ( evitar comentários desabonadores na hora de devolver as avaliações); Quanto a correção: Não fazer um espalhafato com cores berrantes. Quanto a devolução dos resultados: Devolver os instrumentos de avaliação de aprendizagem aos educandos. Didática do Ensino Superior – Nazilda Lins

Didática do Ensino Superior – Nazilda Lins PROFESSOR SOFRE !!! Didática do Ensino Superior – Nazilda Lins

Didática do Ensino Superior – Nazilda Lins PROFESSOR SOFRE !!! Didática do Ensino Superior – Nazilda Lins

Didática do Ensino Superior – Nazilda Lins PROFESSOR SOFRE !!! Didática do Ensino Superior – Nazilda Lins