DIREITO POSITIVO CEAP - CURSO DE DIREITO – Disciplina – Introdução ao Direito AULA 4-B Prof. Milton Correa Filho.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Auguste Comte (1798 – 1857) Visava resolver os problemas da sociedade de sua época. Como organizar a nova sociedade que estava em ebulição depois da.
Advertisements

Filosofia e Ética Prof. Rafael Lima
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÌ Comp. Curricular: Ciência Política e Teoria do Estado Professor: Dr. Dejalma.
Pensamento Filosófico Moderno
O CONHECIMENTO CIENTÍFICO
A FALSA DICOTOMIA ENTRE O DIREITO PÚBLICO E O DIREITO PRIVADO.
CURSO DE DIREITO DISCIPLINA: ETICA GERAL E PROFISSIONAL
UNIJUÍ – Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Ciência Política e Teoria do Estado Professor: Dr. Dejalma Cremonese Aluno:
Filosofia O amor ao saber Prof. Alan Carlos Ghedini
AULA 6 MAX WEBER Slides utilizados na disciplina – Sociologia Aplicada para o Curso de Administração/UFSC Por Prof. Juliana Grigoli.
ASPECTOS HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS DO DIREITO
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO
GF 115: Economia do Desenvolvimento Prof. Rui Albuquerque
O QUE É SOCIOLOGIA. Trata-se de uma ciência Social/Humana.
Vertentes Realistas.
ORIGENS DA SOCIOLOGIA. ORIGENS DA SOCIOLOGIA ORIGENS HISTÓRICAS DA SOCIOLOGIA A sociologia é fruto das transformações econômicas, políticas e culturais.
Filosofia Contemporânea
BEM-VINDO À DISCIPLINA
BEM-VINDO À DISCIPLINA
BEM-VINDO À DISCIPLINA
SOCIOLOGIA O ESTUDO DA SOCIEDADE
Teorias do Conhecimento
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO - I
Instituições DO DIREITO PÚBLICO E PRIVADO
“Immanuel Kant e a promoção de uma modernidade racional crítica”
SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO
ASPECTOS HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS DO DIREITO
ASPECTOS HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS DO DIREITO
INTRODUÇÃO A SOCIOLOGIA
Profa. MSc. Daniela Ferreira Suarez
UTILITARISMO – cap 20. pag 254. “FAZ AQUILO QUE BENEFICIA, FUNDAMENTALMENTE, OS OUTROS, OU O MAIOR NÚMERO DE HOMENS”. JEREMY BENTHAM.
Então vamos para a prova final!
CLÁSSICOS DA SOCIOLOGIA
IDADE ANTIGA : ÉTICA GREGA IDADE MÉDIA : ÉTICA CRISTÃ
Prof. Mauro Leão BEM-VINDO À DISCIPLINA
INSTITUIÇÕES DO DIREITO PÚBLICO E PRIVADO
NORMATIVISMO E CULTURALISMO JURÍDICO
DIREITO NATURAL E DIREITO POSITIVO
O SURGIMENTO DA SOCIOLOGIA
VISÃO POSITIVISTA DO DIREITO & JUSPOSITIVISMO DISCIPLINA: SOCIOLOGIA JURÍDICA TURMA: C-02 PROF. ROGÉRIO JOSÉ DE ALMEIDA.
¨Non omne quod licet Honestum est¨ (Paulo)
Disc. Sociologia das Organizações
Os teóricos da Sociologia e suas obras
Professor Ulisses Mauro Lima historiaula.wordpress.com Professor Ulisses Mauro Lima historiaula.wordpress.com Estado Moderno, Cidadania e Direitos Humanos.
INTRODUÇÃO AO DIREITO Disciplina
O DIREITO E AS DEMAIS ORDENS NORMATIVAS
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO
Revisão / Retrospectiva 2009
ESCOLAS HERMENÊUTICAS
Tema V: NORMATIVISMOE CULTURALISMO JURÍDICO CEAP – CURSO DE DIREITO Disciplina: INTRODUÇÃO AO DIREITO Professor: Milton de Souza Corrêa Filho.
O DIREITO E AS DEMAIS ORDENS NORMATIVAS Fonte: André Franco Montoro, in Introdução à Ciência do Direito, p Curso de Direito Professor: Milton Corrêa.
Fernando Albuquerque – Especialista
ABORDAGENS SOCIOLÓGICAS CLÁSSICAS DO TRABALHO
Thomas Hobbes: o estado de natureza como guerra entre todos
INTRODUÇÃO AO DIREITO Disciplina CURSO DE DIREITO MILTON DE SOUZA CORREA FILHO Professor 2010 Aula 03 – O que é Direito.
Resumo das principais teses de alguns pensadores na Sociologia
Módulo 5 – instituições sociais e consciência coletiva
INTRODUÇÃO AO DIREITO Disciplina CURSO DE DIREITO MILTON DE SOUZA CORREA FILHO Professor 2010 Aula 03 – O que é Direito.
Surgimento da sociologia e Sociologia Clássica
Tema V: NORMATIVISMOE CULTURALISMO JURÍDICO CEAP – CURSO DE DIREITO Disciplina: INTRODUÇÃO AO DIREITO Professor: Milton de Souza Corrêa Filho.
As idéias básicas do Positivismo:
A Crise do Positivismo Suderlan Tozo Binda. O POSITIVISMO Iniciemos com uma citação de Marcuse: – “ Desde a primeira vez em que foi usado, provavelmente.
O SURGIMENTO DA SOCIOLOGIA
O Pensamento Positivista – Augusto Comte
PRINCIPAIS AUTORES E SUAS TEORIAS
CURSO DE DIREITO Disciplina: Introdução ao Direito Professor: Milton Corrêa Filho.
DIREITO NATURAL  E Existem basicamente duas formas de conceber o direito natural.
Profª Me. Licemar Vieira Melo. Corrente de pensamento vigente entre os séc. XVI e o XVIII que, a partir de filósofos como Hobbes, Locke e Rousseau, defendeu.
Transcrição da apresentação:

DIREITO POSITIVO CEAP - CURSO DE DIREITO – Disciplina – Introdução ao Direito AULA 4-B Prof. Milton Correa Filho

DIREITO POSITIVO CEAP - CURSO DE DIREITO – Disciplina – Introdução ao Direito AULA 4-B Prof. Milton Correa Filho

DIREITO POSITIVO POSITIVISMO – atitude mental que visa dar a Filosofia o método positivo das ciências e às ciências a idéia de um conjunto de filosofia. (Emile Litré ) O POSITIVISMO domina o pensamento do século XIX,como método e como doutrina. AUGUSTO CONTE, fundador da Escola Positivista, repudia formalmente tudo o que, de perto ou de longe, pudesse lembrar a metafísica ( tudo aquilo que vai além do dominio da experiência e da observação humana.

DIREITO POSITIVO I.ASPECTOS HISTÓRICOS 1.1. As leis feitas pelos homens eram obrigatórias e válidas, sem considerar o seu conteúdo moral (Protágoras – 461 a.C) 1.2. Surgiu no sec. XIX como um movimento de oposição e de reação ao idealismo transcendental de Hegel. * Antecedentes: Nicolau Maquiavel (sec. XV) e Thomas Hobbes (sec. XVII)

DIREITO POSITIVO II. CONCEITOS: 2.1. DIREITO: é um conjunto de normas que regulam a vida do homem em sociedade FATOS SOCIAIS: maneira de agir, pensar e sentir exteriores ao indivíduo, dotadas de coerção, em razão da qual se impõem (Durkheim) 2.3. DIREITO POSITIVO: conjunto de normas estabelecidas pelo poder público que regula a vida de um povo em uma determinada época. (Capitant)

DIREITO POSITIVO III. O DIREITO NATURAL E O DIREITO POSITIVO 3.1. As leis naturais estão sempre de acordo com a Justiça O divórcio entre o Direito Natural e o Direito Positivo cria as chamadas LEIS INJUSTAS. ``A Justiça dos homens é apenas uma sombra do ideal de Justiça`` (Platão)

DIREITO POSITIVO IV. CORRENTES DOUTRINÁRIAS DO JUSPOSITIVISMO 4.1. Historicismo Alemão (Savigny) – nega a possibilidade do progresso humano, por isso o amor ao passado, as tradições, aos costumes e as instituições. O DIREITO não é obra da razão, mas da História (um direito para cada época) 4.2. A Escola Exegética (França – Alemanha) A idéia de codificação do Direito surgiu no sec. XVIII A Escola defendia o fetichismo legal (codicismo). O Direito repousava exclusivamente na lei – Surgiu o Código Civil Francês

DIREITO POSITIVO V. AS CRÍTICAS AO POSITIVISMO a)– considera a Justiça um ideal irracional, acessível apenas pela via da emoção; b)- se omite em relação aos valores; c)- identificando o Direito com a Lei, se constitui numa porta aberta ao totalitarismo; d)- a lei não pode abarcar todo o JUS. MÉRITO: ``a observação daquilo que se vê é o ponto de partida para se chegar àquilo que não se vê`` (Carnelutti) Fonte: Paulo Nader, in Introdução ao Estudo do Direito, p

O CREDO (Clovis Bevilaqua)