Introdução à Educação Física Contextualização Histórica Prof. Msc. Paulo José dos Santos de Morais Curso de Educação Física - CEAP.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Legado dos Megaeventos esportivos no Brasil
Advertisements

Habilidades Motoras Característica do existência humana
REFLEXÕES 3º ANO DE Psicologia Profa. Cidinha Amaral
Sofistas Sócrates Platão Aristóteles.
INES FACULDADE BILÍNGUE DE PEDAGOGIA
FILOGENIA HUMANA RECONHECENDO-NOS. Quem somos nós, os humanos? Quem somos nós, os humanos? Quem nunca se perguntou... Quem sou eu? De onde vim? Qual minha.
GINÁSTICA Profª. Paula Djane.
A Educação Física nos Anos Iniciais: relação teoria e prática
A Educação Física nos Anos Iniciais: relação teoria e prática
MISSÃO: formar professores de educação física
A origem: Do universo e do homem.
SÓCRATES E PLATÃO.
TEORIA EVOLUCIONISTA Definições:
CIDADANIA.
Prof. Alexandre S. Osório
Por uma escola de vida Pré-História Geral Prof.: Thiago Oliveira.
Pré-História.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Mini Curso: A PEDAGOGIA DO TREINO Prof. Dr. Renato Sampaio Sadi DCEFS-UFSJ 2013.
Revisão para Avaliação I
Pré-História As etapas da evolução humana
A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
História Contemporânea Séc. V d.C.
Novas Abordagens da Educação Física Escolar: do Tradicionalismo ao Construtivismo Thiago Elias Merlo 2011.
Evolução.
PSICOMOTRICIDADE.
EDUCAÇÃO FÍSICA E MODERNIDADE
O esporte e o corpo na GRÉCIA ANTIGA.
Introdução à Educação Física Educação Física Prof
Introdu ç ão à Educa ç ão F í sica Prof. Msc. Paulo Jos é dos Santos de Morais Curso de Educa ç ão F í sica - CEAP.
Educação Física Ginástica? Medicina? Cultura? Jogo? Esporte? Política?
DISCIPLINA: EDUCAÇÃO FÍSICA
PERCURSO HISTÓRICO DA EDUCAÇÃO NO BRASIL
LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
História da Educação A origem.
Prof. Mestre Gilberto Santiago Ferreira
Luiz Henrique Silva de Freitas Nº17 1ºAM Profsº Arthur e Ailton
SÓCIO POLÍTICO Preocupada com a função social da Educação Física que se pratica na escola. Procura compreender o ser humano em sua totalidade e ainda.
LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
ORIGEM HUMANA.
A PRÉ-HISTÓRIA.
Introdução à Educação Física Educação Física Prof. Esp
Unidade 1: CORPO E CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO
Introdução à Educação Física Prof. Msc. Paulo José dos S. de Morais.
EDUCAÇÃO FÍSICA TEORIA E PRÁTICA DA GINÁSTICA I Aula 2
Prof. MSc. Paulo José dos Santos de Morais
Introdução à Educação Física Educação Física; Atividade Física; Exercício Físico Contextualização Histórica Prof. Msc. Paulo José dos Santos de Morais.
Introdução à Educação Física Educação Física; Atividade Física; Exercício Físico Contextualização Histórica Prof. Msc. Paulo José dos Santos de Morais.
Filosofia da Grécia Aline Fernandes; Bruna Santos; Cássia Fernanda;
Saúde e Educação Física
Prof. José Roberto Medina
JOGOS DE ESTRATÉGIAS E EDUCAÇÃO FÍSICA
Prof. José Roberto Medina
Acadêmicos: Itamar dos Santos e Valmor Gervasi
Introdução à Educação Física Prof. Msc. Paulo José dos S. de Morais
Proposta curricular Fundamental-6º ao 9º ano Ensino médio
Profª. Esp. Maria Helena Carvalho
Profº Ms Pedro Osmar Figueiredo
Desenvolvimento e Aprendizagem Motora
Cultura corporal: DIÁLOGOS ENTRE A EDUCAÇÃO FÍSICA E O LAZER
Ginastica Geral na escola: Uma proposta metodológica
Bolsistas: Daniela, Bárbara, Deivison, Fernando, Raphaela e Gilberto 2015.
Principais registros fósseis
Desenvolvimento motor
Clique 1 Foi um dos principais filósofos gregos da Antiguidade. Nasceu em Atenas, por volta de 427/28 a.C. e desencarnou em 347 a.C. Era de uma família.
Grécia: período clássico e período helenístico
PROF: ALAELTON NOGUEIRA
Expectativa de aprendizagem:
Introdução à Educação Física Educação Física; Atividade Física; Exercício Físico Contextualização Histórica Prof. Esp. Paulo José dos Santos de Morais.
Transcrição da apresentação:

Introdução à Educação Física Contextualização Histórica Prof. Msc. Paulo José dos Santos de Morais Curso de Educação Física - CEAP

Educação & Educação Física Direito de Todos! Direito de Todos! Exemplo e Compromisso (Família e Estado) Exemplo e Compromisso (Família e Estado) Ler e escrever bem! Ler e escrever bem!

EDUCAÇÃO FÍSICA POLÍTICA… GINÁSTICA… SAÚDE… MEDICINA… ESCOLA… EDUCAÇÃO… ESPORTE… ?

O QUE É EDUCAÇÃO FÍSICA?

O Elo Perdido: Homem de Toumai Fóssil de de anos Macaco Hominídeo Bípede Pressão Evolutiva: Australopithecus Afaerensis (Lucy) Homo habilis: primeiras ferramentas de ferro a.C a a.C.

1, a.C. a a. C. Domínio do Fogo Conquista do Mundo: Homo erectus África Europa Ásia

Neanderthal Homo Sapiens Europa Adaptação (Darwin) Armas e ferramentas mais avançadas Armas e ferramentas mais avançadas Técnica e Cultura Técnica e Cultura a a.C a a.C.

Homo Sapiens Nascem as civilizações: Mesopotâmia Os Sumérios criam a escrita Mesopotâmia Os Sumérios criam a escrita a.C. a 3000 a.C a.C. a 3000 a.C.

± 3000 a.C.

Homo Porcus 2011 d.C. – Curso de Educação Física CEAP 2011 d.C. – Curso de Educação Física CEAP

Homo Porcus 2011 d.C. – Curso de Educação Física CEAP 2011 d.C. – Curso de Educação Física CEAP

Homo Porcus 2011 d.C. – Curso de Educação Física CEAP 2011 d.C. – Curso de Educação Física CEAP

Homo Porcus 2011 d.C. – Curso de Educação Física CEAP 2011 d.C. – Curso de Educação Física CEAP

Educação Física Educação Física Cultura Corporal de Movimento: Cultura Corporal de Movimento: Manifestações culturais relacionadas ao corpo e ao movimento humanos, historicamente produzidos e usufruídos pela sociedade, e definidas como: jogo, esporte, dança, luta e ginástica. Manifestações culturais relacionadas ao corpo e ao movimento humanos, historicamente produzidos e usufruídos pela sociedade, e definidas como: jogo, esporte, dança, luta e ginástica. Neira, 2003

Grécia Antiga

Leônidas nas Termópilas, Jacques David, 1814, Louvre, Paris. Batalha das Termópilas 480 a. C.

Sócrates: 479 a 399 a. C. Sócrates: 479 a 399 a. C. “O início da sabedoria é a admissão da própria ignorância”. “O início da sabedoria é a admissão da própria ignorância”. Platão: 427 a 347 a. C. Platão: 427 a 347 a. C. “A educação deve possibilitar ao corpo e à alma toda a perfeição e a beleza que podem ter”. “A educação deve possibilitar ao corpo e à alma toda a perfeição e a beleza que podem ter”. Aristóteles: a.C. Aristóteles: a.C. “O verdadeiro discípulo é aquele que consegue superar o mestre”. “O verdadeiro discípulo é aquele que consegue superar o mestre”.

Alexandre O Grande 356 a 323 a. C.

OLIMPÍADAS DA ANTIGUIDADE – 2500 a. C. Citius, Altius, Fortius Citius, Altius, Fortius

Roma Século I a. C. à V d.C.

Idade Média Século V ao XV

1712 A 1778 ROUSSEAU

Olimpíadas da Era Moderna 1896 a. D.

Jesse Owens ( )

Desporto como prática Higienista (Saúde, Pureza da Raça); Desporto como prática Higienista (Saúde, Pureza da Raça); 1º Paradigma: Perspectiva do Rendimento  Desporto como prática Militarista (Saúde, Defesa da Pátria, Inclusão no Mundo Capitalista)

Desporto como prática pedagogicista (Desenvolvimento, fora da dicotomia Corpo Mente) ( ) 2º Paradigma: Prática Esportiva como Direito de Todos

Desporto de Alto Rendimento Desporto de Alto Rendimento Carta Internacional de Educação Física e do Desporto. UNESCO  Desporto Educacional  Desporto Participativo

1. Desporto Educacional Direito de todos. Direito de todos. Desenvolvimento de Competências: compreensão de fenômenos, domínio da linguagem, resolução de problemas, argumentação, participação solidária. Desenvolvimento de Competências: compreensão de fenômenos, domínio da linguagem, resolução de problemas, argumentação, participação solidária. Desenvolvimento de Habilidades Motoras Básicas: Locomoção; Manipulação; Combinações. Desenvolvimento de Habilidades Motoras Básicas: Locomoção; Manipulação; Combinações. Movimentos de estabilidade e equilíbrio. Movimentos de estabilidade e equilíbrio. Perspectivas da Cultura Corporal e da Aptidão Física relacionada à Saúde. Perspectivas da Cultura Corporal e da Aptidão Física relacionada à Saúde. Respeito à individualidade, criatividade e expressividade. Respeito à individualidade, criatividade e expressividade.

2. Desporto Participativo Direito de todos. Regras adaptadas à realidade local. 3. Desporto de Rendimento (Performance) Direito ao acesso. Habilidades motoras especializadas e/ou esportivas. Influenciadores: Maturação Biológica, Meio Ambiente.

“ A alegria está na luta, na tentativa, no sofrimento envolvido, não na vitória propriamente dita”. Gandhi

We don’t need more trouble! What we need is love! Bob Marley