Introdução à Educação Física Contextualização Histórica Prof. Msc. Paulo José dos Santos de Morais Curso de Educação Física - CEAP
Educação & Educação Física Direito de Todos! Direito de Todos! Exemplo e Compromisso (Família e Estado) Exemplo e Compromisso (Família e Estado) Ler e escrever bem! Ler e escrever bem!
EDUCAÇÃO FÍSICA POLÍTICA… GINÁSTICA… SAÚDE… MEDICINA… ESCOLA… EDUCAÇÃO… ESPORTE… ?
O QUE É EDUCAÇÃO FÍSICA?
O Elo Perdido: Homem de Toumai Fóssil de de anos Macaco Hominídeo Bípede Pressão Evolutiva: Australopithecus Afaerensis (Lucy) Homo habilis: primeiras ferramentas de ferro a.C a a.C.
1, a.C. a a. C. Domínio do Fogo Conquista do Mundo: Homo erectus África Europa Ásia
Neanderthal Homo Sapiens Europa Adaptação (Darwin) Armas e ferramentas mais avançadas Armas e ferramentas mais avançadas Técnica e Cultura Técnica e Cultura a a.C a a.C.
Homo Sapiens Nascem as civilizações: Mesopotâmia Os Sumérios criam a escrita Mesopotâmia Os Sumérios criam a escrita a.C. a 3000 a.C a.C. a 3000 a.C.
± 3000 a.C.
Homo Porcus 2011 d.C. – Curso de Educação Física CEAP 2011 d.C. – Curso de Educação Física CEAP
Homo Porcus 2011 d.C. – Curso de Educação Física CEAP 2011 d.C. – Curso de Educação Física CEAP
Homo Porcus 2011 d.C. – Curso de Educação Física CEAP 2011 d.C. – Curso de Educação Física CEAP
Homo Porcus 2011 d.C. – Curso de Educação Física CEAP 2011 d.C. – Curso de Educação Física CEAP
Educação Física Educação Física Cultura Corporal de Movimento: Cultura Corporal de Movimento: Manifestações culturais relacionadas ao corpo e ao movimento humanos, historicamente produzidos e usufruídos pela sociedade, e definidas como: jogo, esporte, dança, luta e ginástica. Manifestações culturais relacionadas ao corpo e ao movimento humanos, historicamente produzidos e usufruídos pela sociedade, e definidas como: jogo, esporte, dança, luta e ginástica. Neira, 2003
Grécia Antiga
Leônidas nas Termópilas, Jacques David, 1814, Louvre, Paris. Batalha das Termópilas 480 a. C.
Sócrates: 479 a 399 a. C. Sócrates: 479 a 399 a. C. “O início da sabedoria é a admissão da própria ignorância”. “O início da sabedoria é a admissão da própria ignorância”. Platão: 427 a 347 a. C. Platão: 427 a 347 a. C. “A educação deve possibilitar ao corpo e à alma toda a perfeição e a beleza que podem ter”. “A educação deve possibilitar ao corpo e à alma toda a perfeição e a beleza que podem ter”. Aristóteles: a.C. Aristóteles: a.C. “O verdadeiro discípulo é aquele que consegue superar o mestre”. “O verdadeiro discípulo é aquele que consegue superar o mestre”.
Alexandre O Grande 356 a 323 a. C.
OLIMPÍADAS DA ANTIGUIDADE – 2500 a. C. Citius, Altius, Fortius Citius, Altius, Fortius
Roma Século I a. C. à V d.C.
Idade Média Século V ao XV
1712 A 1778 ROUSSEAU
Olimpíadas da Era Moderna 1896 a. D.
Jesse Owens ( )
Desporto como prática Higienista (Saúde, Pureza da Raça); Desporto como prática Higienista (Saúde, Pureza da Raça); 1º Paradigma: Perspectiva do Rendimento Desporto como prática Militarista (Saúde, Defesa da Pátria, Inclusão no Mundo Capitalista)
Desporto como prática pedagogicista (Desenvolvimento, fora da dicotomia Corpo Mente) ( ) 2º Paradigma: Prática Esportiva como Direito de Todos
Desporto de Alto Rendimento Desporto de Alto Rendimento Carta Internacional de Educação Física e do Desporto. UNESCO Desporto Educacional Desporto Participativo
1. Desporto Educacional Direito de todos. Direito de todos. Desenvolvimento de Competências: compreensão de fenômenos, domínio da linguagem, resolução de problemas, argumentação, participação solidária. Desenvolvimento de Competências: compreensão de fenômenos, domínio da linguagem, resolução de problemas, argumentação, participação solidária. Desenvolvimento de Habilidades Motoras Básicas: Locomoção; Manipulação; Combinações. Desenvolvimento de Habilidades Motoras Básicas: Locomoção; Manipulação; Combinações. Movimentos de estabilidade e equilíbrio. Movimentos de estabilidade e equilíbrio. Perspectivas da Cultura Corporal e da Aptidão Física relacionada à Saúde. Perspectivas da Cultura Corporal e da Aptidão Física relacionada à Saúde. Respeito à individualidade, criatividade e expressividade. Respeito à individualidade, criatividade e expressividade.
2. Desporto Participativo Direito de todos. Regras adaptadas à realidade local. 3. Desporto de Rendimento (Performance) Direito ao acesso. Habilidades motoras especializadas e/ou esportivas. Influenciadores: Maturação Biológica, Meio Ambiente.
“ A alegria está na luta, na tentativa, no sofrimento envolvido, não na vitória propriamente dita”. Gandhi
We don’t need more trouble! What we need is love! Bob Marley