Aula 12 - Teste de associação1 DATAAulaCONTEÚDO PROGRAMÁTICO 10/03Segunda1Níveis de mensuração, variáveis, organização de dados, apresentação tabular 12/03Quarta2Apresentação tabular e gráfica 17/03Segunda3Apresentação gráfica; medidas de tendência central e de posição 19/03Quarta4Medidas de tendência central e de posição; medidas de dispersão ou de variabilidade 24/03Segunda5Medidas de correlação, noções de regressão linear simples, estimando a equação da reta 26/03Quarta6Medidas de associação 31/03Segunda7Consolidação de conteúdo - Exercícios 02/04Quarta8Avaliação 1 14/04Segunda9Noções de probabilidade; noções de amostragem; distribuição binomial 16/04Quarta10Distribuição normal, distribuição amostral da média 23/04Segunda11Teste de hipóteses de parâmetros populacionais – conceitos; teste de hipóteses de uma proporção populacional 28/04Segunda12Teste de hipóteses de associação 30/04Quarta13Avaliação 2 12/05Segunda14Teste de hipóteses de uma média populacional 14/05Quarta15Teste de hipóteses de duas médias com amostras independentes e dependentes 19/05Segunda16Teste de mais de duas médias – ANOVA um fator fixo 21/05Quarta17Estimação de parâmetros por intervalo de confiança: média e proporção 26/05Segunda18Consolidação de conteúdo – Exercícios 28/05Quarta19Avaliação 3 02/06Segunda20Encerramento
Aula 12 - Teste de associação2 Para a investigação da hipótese segundo Neyman e Pearson é necessário: 1) formular as hipóteses estatísticas; 2) fixar a probabilidade do erro tipo I; 3) calcular o tamanho da amostra necessária para detectar uma diferença que se suspeita existente o que é equivalente a fixar a probabilidade do erro tipo II. 4) apresentar a distribuição de probabilidade da estatística do teste; 5) estabelecer a(s) região(ões) de rejeição e aceitação (regiões críticas) do teste; 6) realizar o estudo, ou seja, coletar os dados e calcular a estatística do teste; 7) confrontar a estatística observada com a região crítica; 8) tomar a decisão; 9) elaborar a conclusão. Teste de hipóteses de associação pelo Qui-quadrado de Pearson
Aula 12 - Teste de associação3 Teste de hipóteses de associação pelo Qui-quadrado de Pearson
Aula 12 - Teste de associação4 Teste de hipóteses de associação pelo Qui-quadrado de Pearson
Aula 12 - Teste de associação5 Teste de hipóteses de associação pelo Qui-quadrado de Pearson
Aula 12 - Teste de associação6 Teste de hipóteses de associação pelo Qui-quadrado de Pearson
Aula 12 - Teste de associação7 Teste de hipóteses de associação pelo Qui-quadrado de Pearson
Aula 12 - Teste de associação8 Teste de hipóteses de associação pelo Qui-quadrado de Pearson
Aula 12 - Teste de associação9 Teste de hipóteses de associação pelo Qui-quadrado de Pearson
Aula 12 - Teste de associação10 Teste de hipóteses de associação pelo Qui-quadrado de Pearson
Aula 12 - Teste de associação11 Teste de hipóteses de associação pelo Qui-quadrado de Pearson
Aula 12 - Teste de associação12 Teste de hipóteses de associação pelo Qui-quadrado de Pearson Abordagem de Fisher Qui-quadrado calculado =12,2 Pela tabela da distribuição qui- quadrado, com 1 gl, p<0,001 (na tabela, menor que 0,1%) Calculando-se o valor de p pelo Excel, para 1 gl, o valor de p não corrigido = 0, Conclusão: Existe forte evidência contrária à independência portanto a associação observada ocorre não devido ao acaso. Pode-se dizer que os dados são compatíveis com existência de associação entre bronquite na infância e tosse na adolescência, na população.
Aula 12 - Teste de associação13 Exercícios Investigue a existência de associação para as duas situações abaixo. Utilize a abordagem de Newman e Pearson com nível de significância de 5%. Situação 1 Situação 2