Aula 12 - Teste de associação1 DATAAulaCONTEÚDO PROGRAMÁTICO 10/03Segunda1Níveis de mensuração, variáveis, organização de dados, apresentação tabular 12/03Quarta2Apresentação.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Correlação e Regressão
Advertisements

DISTRIBUIÇÕES AMOSTRAIS
Estatística amintas paiva afonso.
Estatística amintas paiva afonso.
Analise de Regressão Parte 2.
Regressão Linear Aula 09 Prof. Christopher Freire Souza
Teste de aderência Aula 07 Prof. Christopher Freire Souza
Estatística 8 - Distribuições Amostrais
Capítulo 7 Teste de Hipóteses
MB751 – Modelos de previsão
Distribuição F Considere duas populações com distribuição de Gauss com médias 1, 2 e variâncias 12 e 22 . Retire uma amostra aleatória de tamanho.
Erros no Teste de Hipóteses
Estatística Aplicada (Aula 5)
Estatística Inferencial
J. Landeira-Fernandez Ética e Ciência
ESTATÍSTICA.
ME623A Planejamento e Pesquisa
DISTRIBUIÇÃO AMOSTRAL DA PROPORÇÃO DA AMOSTRA OU
DISTRIBUIÇÃO AMOSTRAL DA MÉDIA DA AMOSTRA OU DISTRIBUIÇÃO AMOSTRAL DE
Estatística e Probabilidade
Coordenação Geral de Ensino da Faculdade
DISTRIBUIÇÕES AMOSTRAIS
O que é Estatística, afinal de contas?
ESTATÍSTICA.
ANÁLISE ESTATÍSTICA II
Site: Estatística Prof. Edson Nemer Site:
PLANEJAMENTO DO EXPERIMENTO
Teste de Hipótese.
Introdução à Estatística
Probabilidade e Estatística Exemplo da Moeda Balanceada
MÉTODO :  Estudo transversal, de maio a julho 2009 em escolas municipais de Florianópolis;  Amostra aleatória de 420 professores do ensino fundamental,
Aula 11 - Teste de hipóteses, teste de uma proporção
Aplicações Estatísticas uma rápida abordagem
Estatística e Probabilidade
EME709 – PLANEJAMENTO DO EXPERIMENTO Profa. Sachiko A. Lira.
UFSC.PósMCI.FME.Inferências Envolvendo Variâncias. (8.1) 6 Inferências Envolvendo Variâncias.
TESTE DE HIPÓTESES TESTE t STUDENT
Professor Antonio Carlos Coelho
Contabilidade e Regressão Linear
Regressão e Previsão Numérica.
Universidade Federal Fluminense Faculdade de Medicina Mestrado Profissional em Saúde Materno-Infantil 2011 BIOESTATÍSTICA-aula 2 Prof. Cristina Ortiz Valete.
análise dos estimadores
Aula 6 - Medidas de associação1 DATAAulaCONTE Ú DO PROGRAM Á TICO 10/03Segunda1N í veis de mensura ç ão, vari á veis, organiza ç ão de dados, apresenta.
Aula 17 - Estimação por Intervalo1 DATAAulaCONTEÚDO PROGRAMÁTICO 10/03Segunda1Níveis de mensuração, variáveis, organização de dados, apresentação tabular.
Aula 16- Análise de variância (ANOVA) 1 Lembrando: para testar hipóteses segundo estratégia de Neyman e Pearson é necessário 1) formular as hipóteses estatísticas;
Regressão.
ME623A Planejamento e Pesquisa
Estatística e Probabilidade
Análise de Variância (ANOVA)
Probabilidade Teste de hipóteses para uma média populacional:
ANÁLISE DE DADOS EM BIOLOGIA Prof. Ronei Baldissera.
Métodos Estatísticos Aplicados às Ciências Biológicas - 7ª aula -
INTERVALOS DE CONFIANÇA
Métodos Estatísticos Aplicados às Ciências Biológicas
NOÇÕES DE TESTE DE HIPÓTESES (I) Teste de hipóteses para a proporção populacional.
Métodos Estatísticos Aplicados às Ciências Biológicas - 11ª aula -
Regressão Linear Simples
Correlação e regressão
NOÇÕES DE INFERÊNCIA ESTATÍSTICA
Experimentação e Instrumentação Regressão Linear e Múltipla
Estimação e Intervalo de Confiança. Estimação Frequentemente necessitamos, por meio das amostras, conhecer informações gerais da população. A estimação.
Estatística Inferencial. É um processo de tomada de decisão baseado em probabilidades e pode ser de dois tipos: - Estimação de parâmetros – usando a informação.
Inferência Estatística
Inferência 1:Estimação de Parâmetros Relembrando o Teorema Central do Limite Da aula anterior: a) Os estimadores da média e da s 2 são não viciados e de.
Distribuição Amostral 3 Miguel Angel Uribe Opazo.
CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM GESTÃO ESTRATÉGICA ECONÔMICA, FINANCEIRA E CONTÁBIL PLANO DE ENSINO DISCIPLINA: MÉTODOS QUANTITATIVOS DOCENTE: Emília.
INTERVALO DE CONFIANÇA PARA A MEDIA POPULACIONAL (σ 2 desconhecido ) Sabemos que se o tamanho da amostra for superior a 30 a distribuição amostral das.
Estatística Aplicada à Adminitração Prof. Alessandro Moura Costa UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS.
Regressão Linear (aula 14 – Parte 2).
Critérios de Escolha dos Métodos Estatísticos
Transcrição da apresentação:

Aula 12 - Teste de associação1 DATAAulaCONTEÚDO PROGRAMÁTICO 10/03Segunda1Níveis de mensuração, variáveis, organização de dados, apresentação tabular 12/03Quarta2Apresentação tabular e gráfica 17/03Segunda3Apresentação gráfica; medidas de tendência central e de posição 19/03Quarta4Medidas de tendência central e de posição; medidas de dispersão ou de variabilidade 24/03Segunda5Medidas de correlação, noções de regressão linear simples, estimando a equação da reta 26/03Quarta6Medidas de associação 31/03Segunda7Consolidação de conteúdo - Exercícios 02/04Quarta8Avaliação 1 14/04Segunda9Noções de probabilidade; noções de amostragem; distribuição binomial 16/04Quarta10Distribuição normal, distribuição amostral da média 23/04Segunda11Teste de hipóteses de parâmetros populacionais – conceitos; teste de hipóteses de uma proporção populacional 28/04Segunda12Teste de hipóteses de associação 30/04Quarta13Avaliação 2 12/05Segunda14Teste de hipóteses de uma média populacional 14/05Quarta15Teste de hipóteses de duas médias com amostras independentes e dependentes 19/05Segunda16Teste de mais de duas médias – ANOVA um fator fixo 21/05Quarta17Estimação de parâmetros por intervalo de confiança: média e proporção 26/05Segunda18Consolidação de conteúdo – Exercícios 28/05Quarta19Avaliação 3 02/06Segunda20Encerramento

Aula 12 - Teste de associação2 Para a investigação da hipótese segundo Neyman e Pearson é necessário: 1) formular as hipóteses estatísticas; 2) fixar a probabilidade do erro tipo I; 3) calcular o tamanho da amostra necessária para detectar uma diferença que se suspeita existente o que é equivalente a fixar a probabilidade do erro tipo II. 4) apresentar a distribuição de probabilidade da estatística do teste; 5) estabelecer a(s) região(ões) de rejeição e aceitação (regiões críticas) do teste; 6) realizar o estudo, ou seja, coletar os dados e calcular a estatística do teste; 7) confrontar a estatística observada com a região crítica; 8) tomar a decisão; 9) elaborar a conclusão. Teste de hipóteses de associação pelo Qui-quadrado de Pearson

Aula 12 - Teste de associação3 Teste de hipóteses de associação pelo Qui-quadrado de Pearson

Aula 12 - Teste de associação4 Teste de hipóteses de associação pelo Qui-quadrado de Pearson

Aula 12 - Teste de associação5 Teste de hipóteses de associação pelo Qui-quadrado de Pearson

Aula 12 - Teste de associação6 Teste de hipóteses de associação pelo Qui-quadrado de Pearson

Aula 12 - Teste de associação7 Teste de hipóteses de associação pelo Qui-quadrado de Pearson

Aula 12 - Teste de associação8 Teste de hipóteses de associação pelo Qui-quadrado de Pearson

Aula 12 - Teste de associação9 Teste de hipóteses de associação pelo Qui-quadrado de Pearson

Aula 12 - Teste de associação10 Teste de hipóteses de associação pelo Qui-quadrado de Pearson

Aula 12 - Teste de associação11 Teste de hipóteses de associação pelo Qui-quadrado de Pearson

Aula 12 - Teste de associação12 Teste de hipóteses de associação pelo Qui-quadrado de Pearson Abordagem de Fisher Qui-quadrado calculado =12,2 Pela tabela da distribuição qui- quadrado, com 1 gl, p<0,001 (na tabela, menor que 0,1%) Calculando-se o valor de p pelo Excel, para 1 gl, o valor de p não corrigido = 0, Conclusão: Existe forte evidência contrária à independência portanto a associação observada ocorre não devido ao acaso. Pode-se dizer que os dados são compatíveis com existência de associação entre bronquite na infância e tosse na adolescência, na população.

Aula 12 - Teste de associação13 Exercícios Investigue a existência de associação para as duas situações abaixo. Utilize a abordagem de Newman e Pearson com nível de significância de 5%. Situação 1 Situação 2