LOGÍSTICA REVERSA.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
TÓPICOS AUXILIARES PARA DISCUSSÃO DE SEMINÁRIO
Advertisements

FUNDAMENTOS E DESENVOLVIMENTO DA LOGÍSTICA EMPRESARIAL
O DESAFIO DAS FUNÇÕES GERENCIAIS PARA A RESPONSABILIDADE SOCIAL:
DISTRIBUIÇÃO E ARMAZENAGEM
LOCALIZAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO
LOGÍSTICA DE DISTRIBUIÇÃO
"A LOGÍSTICA REVERSA COMO FATOR DE COMPETITIVIDADE PARA A INDÚSTRIA"
Ciclo de vida do produto
Prof. PAULO ROBERTO LEITE
REDE OPERACIONAL E LOCALIZAÇÃO DAS OPERAÇÕES
Prof. Paulo Roberto Leite
ESTUDO DE VIABILIDADE ECONÔMICA
LOGÍSTICA REVERSA.
Prof. Dr. Orlando Fontes Lima Júnior
9 - Sistemas de Informação & Marketing
MARKETING SOCIOAMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE Professor Patrick Nunes Doutorando em Ciência Política Mestre em Ensino de Ciências da Saúde e do Ambiente.
Logística e Gerenciamento da
Controle de Estoques: o Lote Econômico
19 X Keyna Milena Priscyla Bernardes Victor Ramiscli
Uma perspectiva da logística reversa com foco na geração de valores socio-ambientais e econômicos
LOGÍSTICA EMPRESARIAL
SUBGRUPO 01 REBECA TELES LÍGIA DE DEUS
Razões para utilizar a logística reversa
EVOLUÇÃO DA LOGÍSTICA JPAN-2008 Distribuição e Logística.
Gestao estratégica de logística em produção e serviços
Logística Reversa Impactos ecológicos.
ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS E A LOGÍSTICA
Logística e Ecologia.
Unidade 09 Grupo 08D Subgrupo 1 Gabriel Lira de C. Arrais Márcia Caroline Ferreira.
 Logística e ecologia.
Logística e Ecologia. Logística Reversa: atividades que seguem o sentido inverso da produção comum uma vez que a vida útil do produto não termina no consumidor.
Logística e Ecologia 19Q.
Pontos importantes em relação a logística e ecologia
Conceitos Básicos de Estoques
Unidade 9 - Perguntas Logística e Ecologia - Desenvolvimento Sustentável na Cadeia de Suprimentos 19T S1- PR Adelaide Amorim Daniel Oliveira.
LOGÍSTICA REVERSA PAULO ROBERTO LEITE
Função da Administração:
- 1 - Jogos de Empresas I - Prof. Luís Carlos Padrão O processo de definição de um negócio O modelo de análise setorial de Porter A cadeia de valor da.
CAPÍTULO 1 – VISÃO AMPLA DA LOGÍSTICA REVERSA
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA LOGISTICA REVERSA
PROCESSOS NA LOGÍSTICA REVERSA
Logística Planejamento e Programação Logística
Conceitos Logísticos LOGÍSTICA EMPRESARIAL – MÓDULO C.
MODELOS DE REDES E CADEIAS REVERSAS
Logística e Ecologia Unidade 9
Francielle C. Fenerich. Objetivos de serviços aos clientes -O produto - Serviços logísticos - Sistemas de informação Estratégia de estoques: -Previsão.
Iniciando na logística empresarial
DISTRIBUIÇÃO FÍSICA.
Cadeia de suprimentos Supply chain
DISTRIBUIÇÃO REVERSA.
Universidade de São Paulo
Profº Marcello Utiyama
Logística e Gerenciamento da
Adriana, Cláudia e Marcelo
Logística e Gerenciamento da
LOGÍSTICA E ESTRÁTEGIA OPERACIONAL
LOGÍSTICA EMPRESARIAL
CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO Prof. Paulo Roberto Leite BOWERSOX e CLOSS, Cap. 6; BALLOU, Cap.5; FLEURY et al, Cap. 9; NOVAES, Cap. 4; LEITE, Cap. 1,2.
Distribuição e logística
LOGÍSTICA EMPRESARIAL
LOGÍSTICA REVERSA Arnaldo B. Cassiano Jacira Zanatta Jane de Oliveira SENAC- SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO.
Política Nacional de Resíduos Sólidos e Logística Reversa de Resíduos Eletroeletrônicos Brasília, 28 de maio de 2013.
PALMAS, 10 DE MAIO DE 2016 ACIDENTOLOGIA/VITIMAÇÃO NO TRÂNSITO LEI DO DESMONTE (12.977/14) 1.
Estrutura da cadeia reversa: “caminhos” e “descaminhos” da embalagem PET Revista Produção V.16, N.3, pp (2006)
CANAIS DE MARKETING 2 Facilitadora Rejane.
PAULO ROBERTO LEITE CLRB CONSELHO DE LOGÍSTICA REVERSA DO BRASIL (11) (11)
CAPÍTULO 1 – LOGÍSTICA REVERSA
LOGÍSTICA REVERSA EMPRESARIAL
Centro Universitário Central Paulista – Unicep MBA em Gestão da Produção e Logística Empresarial Prof. James Pedro Nadin 28/06/08.
CADEIAS DE SUPRIMENTO Integrantes: Kamila Martins - Larissa Lima – Milene Uchoa Raquel Borem – Tatiana Sutil – Vinicius Ramos.
Transcrição da apresentação:

LOGÍSTICA REVERSA

LOGÍSTICA REVERSA CONCEITO: “Área da logística empresarial que planeja, opera e controla o fluxo e as informações logísticas correspondentes, do retorno dos bens de pós-venda e de pós-consumo ao ciclo de negócios ou a ciclo produtivo, por meio dos canais de distribuição reversos, agregando-lhes valor de diversas naturezas: econômico, ecológico, legal, de imagem corporativa.” (LEITE, 2003, p. 16/17)

SINAIS DA CRESCENTE DESCARTABILIDADE LANÇAMENTOS DE PRODUTOS(USA) PRODUÇÃO DE PLÁSTICOS 1970 = 1.365 1960 = 6 Mi ton 1994 = 20.076 2000 = 120 Mi ton COMPUTADORES ( 2005) AUTOMÓVEIS (USA) VENDAS = 600 MILHÕES FROTA = 190 Mi DESCARTADOS USA = 150 MI DESCARTADOS = 10 Mi OBSOLESCÊNCIA = 1:1

SINAIS DA DESCARTABILIDADE NO BRASIL 1991= INICIO 1990 = INICIO LATA DE ALUMÍNIO GARRAFA PET 2000 = 10 BILHÕES 2000 = 13 BILHÕES 1985 = 4.450 T/DIA LIXO EM SÃO PAULO 2000 = 16.000 T/DIA

Logística reversa de pós-venda: trabalha com produtos sem uso ou com pouco uso que retornam as diferentes elos da cadeia de distribuição (produtos devolvidos por razões comerciais, erros no processamento dos pedidos, vencimento de garantia, defeitos de funcionamento, avarias no transporte).

Logística reversa de pós-consumo: trabalha com bens de pós-consumo descartados que retornam ao ciclo de negócios ou ao ciclo produtivo (produtos em fim de vida útil ou usados com possibilidade de reutilização, resíduos industriais.

REDUÇÃO DO CICLO DE VIDA DOS PRODUTOS TECNOLOGIA MARKETING LOGISTICA REDUÇÃO DO CICLO DE VIDA EXAUSTÃO DOS SISTEMAS TRADICIONAIS DE DISPOSIÇÃO FINAL AUMENTO DE VELOCIDADE LOGÍSTICA DESMANCHE REUSO RETORNO RECICLAGEM LOGÍSTICA REVERSA DE PÓS-VENDA LOGÍSTICA REVERSA DE PÓS CONSUMO

CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO DIRETOS E REVERSOS Mercados Secundários Matérias Primas Virgens Matérias Primas Secundárias Mercados Secundários CDR DE PÓS VENDA Seleção / Destino Fabricação Reuso / Desmanche/ Reciclagem Industrial CDR DE PÓS- CONSUMO Distribuição Distribuição Reversa Distribuição Reversa Varejo Coleta Consumidor Varejo Reverso PRODUTOS DE PÓS - VENDA Coleta Destino Seguro PRODUTOS DE PÓS - CONSUMO Destino não Seguro

REVALORIZAÇÃO DE BENS DE PÓS - VENDA MOTIVOS DE RETORNO ERROS DE EXPEDIÇÃO PRODUTOS CONSIGNADOS EXCESSO DE ESTOQUE GIRO BAIXO PRODUTOS SAZONAIS DEFEITUOSOS RECALL DE PRODUTOS VALIDADE EXPIRADA DANIFICADOS TRÂNSITO DESTINOS DOS PRODUTOS CONSERTO REMANUFATURA DOAÇÃO EM CARIDADE DESMANCHE RECICLAGEM DISPOSIÇÃO FINAL

REVALORIZAÇÃO DOS BENS PÓS - CONSUMO MOTIVO DO RETORNO FIM DE UTILIDADE AO PRIMEIRO UTILIZADOR FIM DE VIDA ÚTIL COMPONENTES (trocados) RESÍDUOS INDUSTRIAIS DESTINOS DOS PRODUTOS REMANUFATURA DESMANCHE RECICLAGEM ATERRO SANITÁRIO INCINERAÇÃO

ALGUNS CANAIS REVERSOS DE PÓS - VENDA REVISTAS E JORNAIS LIVROS RETORNO DO E-COMMERCE RETORNO DO VAREJO EMBALAGENS RETORNÁVEIS

ALGUNS CANAIS REVERSOS DE PÓS-CONSUMO LEILÕES INDUSTRIAIS AUTOMÓVEIS ; ELETRODOMÉSTICOS COMPUTADORES E PERIFÉRICOS BATERIAS DE AUTOMÓVEIS EMBALAGENS DESCARTÁVEIS RESÍDUOS INDUSTRIAIS

O NOVO CONSUMIDOR E A LOGÍSTICA REVERSA CULTURA DO CONSUMO CULTURA AMBIENTALISTA COMPRAR USAR REDUZIR REUSAR DISPOR RECICLAR LEGISLAÇÕES AMBIENTAIS NOVO CLIENTE E CONSUMIDOR CADEIA PRODUTIVA GOVERNOS / SOCIEDADE

REGULAMENTAÇÕES AMBIENTAIS USA - RESPONSABILIZA GOVERNOS LOCAIS EUROPA - RESPONSABILIZAÇÃO DA CADEIA DIRETA JAPÃO - POUCAS LEIS E CONSCIÊNCIA MAIOR BRASIL: RESPONSABILIDADE PRODUTOR

ESTRATÉGIAS DE IMPLANTAÇÃO DA LOG.REV. ESTRATÉGIA ORGANIZACIONAL COMPETITIVIDADE E RESPONSABILIDADE EMPRESARIAL FUNÇÕES ESPECÍFICAS ADEQUAÇÃO DO MIX DE PRODUTOS PROJETO PARA LOGÍSTICA REVERSA / EMBALAGENS PROCESSOS INDUSTRIAIS / ANÁLISE DO CICLO DE VIDA PROJETO DA REDE REVERSA NÍVEIS DE INTEGRAÇÃO COLETAS / CONSOLIDAÇÃO / MERCADOS / INFORMAÇÕES PARCERIAS / TERCEIRIZAÇÕES / PROJETO DOS ASPECTOS FISCAIS CLASSIFICAÇÕES / PROPRIEDADE

RESULTADOS OBTIDOS PELA LOGÍSTICA REVERSA REAPROVEITAMENTO DE COMPONENTES REAPROVEITAMENTO DE MATERIAIS INCENTIVO À NOVA AQUISIÇÃO EXERCÍCIO DE RESPONSABILIDADE AMBIENTAL OBEDIÊNCIA À LEI RESULTADOS LIBERAÇÃO DE ÁREA DE LOJA NO VAREJO REDISTRIBUIÇÃO DE MERCADORIAS RECAPTURA DE VALOR DE ATIVOS FIDELIZAÇÃO DE CLIENTES OBEDIÊNCIA À LEI FEED - BACK QUALIDADE CADEIA DIRETA PÓS - VENDA PÓS - CONSUMO COMPETITIVIDADE RETORNO FINANCEIRO IMAGEM CORPORATIVA

REAPROVEITAMENTO PÓS - CONSUMO 80% DOS MATERIAIS DO AUTOMÓVEL 80% BATERIAIS DE AUTOMÓVEIS 60% A 80% LATAS DE ALUMÍNIO 50% DO FERRO/AÇO 30% DO ALUMÍNIO 30% A 60% DE PAPÉIS 15% DOS PLÁSTICOS

TAXA DE RETORNO DE BENS DE PÓS - VENDA (USA) SETOR EDITORIAL REVISTAS = 50% SETOR EDITORIAL LIVROS = 20% A 30% SETOR DISTRIB. LIVROS = 10% A 20% DISTRB. PROD. ELETRÔNICOS= 10% A 12% FABRIC. COMPUTADORES = 10% A 20% FABRIC CD ROM = 18% A 25% PEÇAS AUTOMOTIVAS = 4% A 6%

LOGÍSTICA REVERSA IMPORTÂNCIA ECONÔMICA PÓS - VENDA CUSTOS DE RETORNO U.S.A.=US$ 35 BILHÕES ESTIMATIVA BRASIL= US$ 4 BILHÕES PÓS - CONSUMO 50% DO VALOR DO FERRO PRODUZIDO 25% DO VALOR DO ALUMÍNIO PRODUZIDO

VALOR ECONÔMICO DOS CANAIS REVERSOS (BRASIL) PÓS- VENDA = PESQUISA EM CURSO PÓS - CONSUMO CDR FERRO/AÇO= US$ 2 BI / ANO CDR ALUMINIO= US$ 1 BI / ANO CDR PLÁSTICOS =US$ 2 BI /ANO LIXO URBANO = POTENCIAL SUPERIOR A R$ 6 BILHÕES / ANO

VALOR ECONÔMICO DE REMANUFATURADOS (USA ) REMANUFATURA DE MOTORES DE PARTIDA, ALTERNADORES, ETC. = US$ 36 BILHÕES REMANUFATURA DE CARTUCHO DE IMPRESSORAS = US$ 1 BILHÃO

DUPONT:DISTRIBUIÇÃO REVERSA FILMES DE PET(USA) 2.500 CLIENTES: HOSPITAIS GRÁFICAS ELETRONICOS FILMES USADOS 350 CENTROS DE COLETA E CONSOLIDAÇÃO NOVOS PRODUTOS: FIBER FILL ADITIVOS ISOLANTES 2 CENTROS DE RECICLAGEM DUPONT

CASO DA ESTÈE LAUDER COMPANIES INC. (COSMÉTICOS) 30% DO RETORNO=US$ 60 MI /ANO P/ LIXÃO INVESTIMENTO = US$ 1,3 MI SCANNERS, FERRAMENTAS DE DECISÃO E ORACLE DATA WAREHOUSE TEMPO DE RETORNO DE 1,5 ANO REDUÇÃO DE 50% DAS PERDAS NO RETORNO ATUALMENTE VENDE O “KNOW -HOW” EM LOG.REV.

FLUXOS REVERSOS PÓS - VENDA E PÓS - CONSUMO BENS DE PÓS -VENDA BENS DE PÓS -CONSUMO QUALIDADE COMERCIAL SUBSTITUIÇÃO COMPONENTES FIM DE VIDA ÚTIL EM CONDIÇÕES DE USO DESMANCHE REUSO CONSERTO / RERFORMA VALIDADE COMPONENTES MERCADO DE 2ª MÃO ESTOQUE REMANUFATURA MERCADO SECUNDÁRIO DE COMPONENTES RECICLAGEM RETORNO AO CICLO DE NEGÓCIOS MERCADO SECUNDÁRIO DE PRODUTOS MERCADO SECUNDÁRIO DE MAT. PRIMAS DISPOSIÇÃO FINAL

COMPETITIVIDADE REDUÇÃO DE CUSTOS RETENÇÃO DE CLIENTES ORGANIZAÇÃO ADEQUAÇÃO DO MIX REDES REVERSAS ASPECTOS FISCAIS ENVOLVIMENTO DA ALTA DIREÇÃO E DEMAIS ÁREAS NÍVEIS DE INTEGRAÇÃO CLASSIFICAÇÃO FISCAL PROJETOS PARA LOGÍSTICA REVERSA COLETAS / CONSOLIDAÇÃO / MERCADOS DEFINIÇÃO DE FUNÇÕES REVISÃO DE PROCESSOS PROPRIEDADE ANÁLISE DO CICLO DE VIDA PARCERIAS EMBALAGENS REDUÇÃO DE CUSTOS RETENÇÃO DE CLIENTES IMAGEM CORPORATIVA

COMPETÊNCIA DA LOGÍSTICA REVERSA DIAGNÓSTICO DE OPORTUNIDADES O PRODUTO LOGÍSTICO METODOLOGIAS ESPECÍFICAS ORIGENS - DESTINOS - MERCADOS OBJETIVOS DE REVALORIZAÇÃO MONTAGEM DA REDE REVERSA SISTEMAS E LOCALIZAÇÃO DE COLETA - CONSOLIDAÇÃO - DESTINOS PARCERIAS EMPRESARIAIS - GOVERNAMENTAIS - TERCEIRIZAÇÃO DE SERVIÇOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO ESPECÍFICOS

METODOLOGIAS DE IMPLANTAÇÃO MAPEAMENTO DOS PROCESSOS CUSTEIO POR ATIVIDADE ( A B C ) ANÁLISE DO CICLO DE VIDA DOS PRODUTOS PROJETO DO PRODUTO PARA L . R . MARKETING AMBIENTAL PROJETO DA REDE REVERSA

Operadores Logístico no Brasil: Logística Reversa Operadores Logístico no Brasil: 82% dos operadores logísticos oferecem serviços de Logística Reversa. 47% de Crescimento da oferta de serviços entre 2000 e 2003. (Fonte: Coopead, 2004)‏