Quem Sou Eu? Olá! Sou Profª.: Gleide Castro, ministrante da disciplina Língua Portuguesa/curso de Letras; pós-graduada em Psicopedagogia Clínica e Institucional.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
Advertisements

Em Busca de um Novo Modelo de Aprendizagem Organizacional.
FGV Online Programa de Ensino a Distância da Fundação Getulio Vargas.
1. 2 Pearson Education do Brasil Editora educacional de alcance mundial No Brasil, publica nas áreas universitária, de ensino de inglês, negócios e informática.
Cursos de Graduação na Área de Ciência da Informação Região Centro-Oeste.
PROJETO INTERDISCIPLINAR- PORTUGÊS E INGLÊS
PROJETO RELACIONADO AS TECNOLOGIAS PEDAGOGICAS NA ÁREA DO ENSINO FUNDAMENTAL.
Proponentes: Antônio Sanseverino, Homero Araújo, Luciene Simões,
DICIONÁRIOS PARA O FUTURO TRADUTOR Susana de Azeredo (Mestre em Letras pela UFRGS – colaboradora voluntária) Siane Simioni (Bolsista FAPERGS – acadêmica.
Bacharelado em Sistemas de Informação. Sistemas de Informação Tecnologias da computação, comunicação e informação, em conjunto com recursos da administração,
ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS
E, o que é Didática? A didática é o principal ramo da Pedagogia que investiga os fundamentos, as condições e os modos de realizar a educação mediante o.
Estudo de Cunho Etnográfico
Curso de Aperfeiçoamento Docente
Diretrizes Curriculares Centro Paula Souza
CBS Confederação Brasileira de Surdos
CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS
MAPA CONCEITUAL DO CURSO DE PEDAGOGIA
MAPA CONCEITUAL DE FORMAÇÃO INTERCULTURAL DE EDUCADORES INDÍGENAS - FIEI Esse mapa conceitual foi desenvolvido por Roseane Pina com objetivo de reunir.
Curso Pedagogia UFSC: reforma curricular
PLANO DE CURSO E PLANEJAMENTO
DEPARTAMENTO DE LETRAS da Universidade Católica de Goiás A palavra é o meu domínio sobre o Mundo. Clarice Lispector.
PROGRAMA NACIONAL ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA – UNB INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Faculdade de Ciência da Informação Universidade de Brasília
POR QUE É IMPORTANTE SABER GRAMÁTICA?
DISCIPLINA: Interação com o Mundo Natural: Ciências da Natureza I Profª Lucia Helena Amim Ementa da disciplina- Aula 1.
Conceitos e Gerações de EAD
PROJETO DE CURSOS INTEGRADOS
2007 ANO DE MUDANÇAS.
DISCIPLINAS ESPORTIVAS NA FORMAÇÃO DO GRADUADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA:
XI FORO DE FACULDADES DE AGRONOMIA PORTO ALEGRE, 26, 27 E 28/11/08 CURRÍCULO DE AGRONOMIA FUNDAMENTOS, REFORMULAÇÕES E AJUSTES À REALIDADE LOCAL CURRÍCULO.
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EJA
Fonoaudiologia É a ciência que se ocupa da pesquisa, da prevenção, do diagnóstico, da habilitação e reabilitação da voz, da audição, da motricidade oral,
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
GRUPO DE ESTUDOS “Leitura literária: um percurso teórico e prático a ser explorado” Ariane Mieco Sugayama Assistente técnica da A Cor da Letra, professora.
Diretoria de Ensino Região Caieiras (Item 1)
CENSO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR Exercícios Censup 2014 Brasília-DF | Fevereiro 2015.
A GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM GESTÃO PÚBLICA:
ISCAP. ESPAÇO EUROPEU DE ENSINO SUPERIOR LISBOA 1998 PARIS 1999 BOLONHA.
Introdução a Engenharia de Alimentos
Estágio Curricular Supervisionado II 26 de agosto a 30 de novembro
Educação à Distância (ED) O Que É ? Filosofia Tipos de Educação à Distância Educação à Distância na Internet Cursos Existentes na WWW Tecnologia utilizada.
UMA VOZ FIRME, FORTE E COMPETENTE NO CONSUP! PROFA. FRANCISCA TAVARES A VOZ DO INTERIOR NO CONSUP!
Profª. Ivna Herbênia Souza
VANTAGENS E DESVANTAGENS
NOVO CURRÍCULO DE LICENCIATURA EM LETRAS Informações auxiliares para os alunos ingressantes em 2006 e 2007.
Compreensão oral Expressão oral Competências da oralidade
Bacharelado Interdisciplinar em Ciências Humanas Formação, Cultura e Crítica para um Mundo em Mutação.
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Mídias e Tecnologias Digitais em Espaços Escolares MARIA APARECIDA SANTOS BUENO.
CELEM: uma realidade no ensino de espanhol
Software Educativo Faciminas – Faculdade de Ciência Aplicadas de Minas
Professor: José Medina
Apresentação de Trabalhos Acadêmicos
CURSO - RECURSOS HUMANOS DISCIPLINA - COMUNICAÇÃO SEMESTRE 1º
Linha 2 – Edital 15/CAPES Edital UFRGS EAD nº 13 Oferta de disciplinas com uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) e disciplinas a distância.
Regulamentação da Educação a Distância Sérgio Roberto Kieling Franco SEAD/UFRGS.
Seminário dos Bacharelados Interdisciplinares
Prof.ª Dr.ª Deuzimar Costa Serra CESCD-UEMA
Nome completo do primeiro autor ¹, Nome completo do segundo autor ²
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
Programa Nacional do Livro Didático – PNLD 2015/ Ensino Médio
Thiago Oliveira da Motta Sampaio Leitura de: PCN do Ensino Médio: k Linguagens, Códigos e suas Tecnologias 17 de Abril de 2009 Didática Especial Universidade.
O Ensino Médio do Colégio Maria Imaculada possui uma carga horária estendida, superior ao previsto em lei, visando cada vez mais um ensino de excelência.
PLANO DE ENSINO FEP 2° sem 2011 CURSO: Psicologia SÉRIE: 6º período TURNO: Diurno e noturno. UNIDADE DE ESTUDO: Fenomenologia, Existencialismo e Psicologia.
CURSO BACHAREL EM TEOLOGIA RECONHECIDO PELO MEC. INTEGRALIZAÇÃO DE CRÉDITOS O seu Curso de Teologia Livre pode ser reconhecido pelo MEC, através da complementação.
Projeto Aluno Integrado Ministério da Educação Universidade Federal de Ouro Preto-UFOP Laboratório de Tecnologia da Informação e Mídias Educacionais Curso.
DESIGN DIDÁTICO DIGITAL Profª Dra. Vani M. Kenski 2016 Grupo 2.
Transcrição da apresentação:

Quem Sou Eu? Olá! Sou Profª.: Gleide Castro, ministrante da disciplina Língua Portuguesa/curso de Letras; pós-graduada em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Universidade Luterana do Brasil/ULBRA/RS e graduada em Letras pela Universidade Federal do Amazonas. Atuante no Magistério há 10 anos, tenho experiência na área de Educação, com ênfase em Educação,desenvolvendo, principalmente, o tema: Ling. Portuguesa/Literatura/Linguística, Produção Textual e vértices para a linguagem-língua-fala-homem. CTNWEBTV-SHOPPING DO CONHECIMENTO VIRTUAL

LINGUA PORTUGUESA

ACESSE:WWW.CTNWEBTV.COM/EAD

O caminho do encontro de si é mais longo para uns que para outros O caminho do encontro de si é mais longo para uns que para outros. E para determinadas pessoas ele é mesmo interminável, assim resumo minha missão profissional, pois sei que a semente da Educação já foi semeada em muitos discípulos, logo nunca terminará a missão, porque dentro de cada um deles se propagará aquilo que plantei durante o Caminho; dentro de cada aluno há a minha fala, um pouco de mim, da minha linguagem e de meus sonhos que cada vez se tornarão reais acerca de meu objetivo de: Educar, ensinar e transmitir o conhecimento com amor e liberdade!

DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA CARGA HORÁRIA: 40 HORAS/MÊS DIAS: 2ª E 4ª FEIRAS HORÁRIO: 20:30 ÀS 21:00 H DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA CARGA HORÁRIA: 40 HORAS/MÊS DIAS: 2ª E 4ª FEIRAS HORÁRIO: 20:30 ÀS 21:00 H DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA CARGA HORÁRIA: 40 HORAS/MÊS DIAS: 2ª E 4ª FEIRAS HORÁRIO: 20:30 ÀS 21:00 H

SOBRE O CURSO: O Curso de Letras oferece quatro habilitações – Português e Literaturas de Língua Portuguesa, Português-Inglês, Português-Francês e Português-Espanhol. Adota-se o regime semestral, sendo oferecidas 120 vagas, 30 por cada habilitação, para o período noturno.

O curso, abrigado na área de Ciências Humanas, fundamenta-se em princípios e procedimentos a serem observados na estruturação da matriz curricular e na necessidade, cada vez maior de responder aos constantes desafios da sociedade contemporânea. Sua duração é de sete períodos. Habilita o egresso a lecionar Português e Literaturas de Língua Portuguesa; Inglês e Literaturas de Língua Inglesa, Espanhol e Literaturas de Língua Espanhola, Francês e Literaturas de Língua Francesa, em cursos livres, ou no exercício do magistério público ou particular, além de outras opções de atuação no mercado de trabalho, como produção e revisão de textos, assessoria lingüística, editoração, tradução informal, secretariado, etc, respondendo, assim, às demandas do mercado de trabalho.

EMENTA: Novo Acordo Ortográfico. A noção de gramática EMENTA: Novo Acordo Ortográfico.A noção de gramática. Variedades lingüísticas. Ambigüidade. Fonologia. Morfologia. Sintaxe. Interpretação de textos. RECURSOS: tecnologia digital, INTERNET, novas tecnologias; skype, MSN, Orkut, voz, e o que mais for útil e conveniente para a melhor exposição e transmmissão do conhecimento didático-pedagógico. PÚBLICO-ALVO: discente do ensino superior do curso de Letras e áreas afins.

 OBJETIVOS: 1)Geral - mostrar ao falante de Língua Portuguesa importância de se conhecer o histórico-social e o processo de mutação que ela sofreu no tempo e no espaço como instrumento de comunicação e sobrevivência do homem na sociedade. 2)Específicos- a)desenvolver no discente a capacidade de reconhecer os processos lingüísticos da língua materna e da gramática padrão como ferramenta de desenvoltura tanto na escrita quanto na fala; b) fazer com que o aluno reconheça no texto a estrutura da Língua Portuguesa nos planos de Conteúdo e de Expressão; c) apresentar ao aluno as dicotomias linguísticas (langue x Parole); d) mostrar ao aluno o caráter de revestimento de um VOCÁBULO e o seu uso na produção textual: Fonologia, Morfologia e Sintaxe.

Conteúdo Programático: Conhecendo a Língua Portuguesa- Breve Histórico; As mudanças que Língua Portuguesa sofreu no tempo e no espaço no contexto histórico-social; Processos lingüísticos: Língua Materna x Língua Padrão Estrutura da língua: plano de Conteúdo e plano de Expressão; Dicotomias Saussureanas: Langue x Parole; sintagma x paradigma; ausência x presença; Novo Acordo Ortográfico.A noção de gramática; MORFOLOGIA E SUA SUB-DIVISÃO; SINTAXE/FUNÇÃO; PROCESSO REDACIONAL.

LÍNGUA PORTUGUESA É Padrão para a Liberdade!