Recepção, registo e circuito da correspondência

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Preparar-me para um teste
Advertisements

Análise e Projeto de Sistemas I
Gerenciamento de Projetos
A17 – Primeiros passos na utilização das TIC
DIREITO DO COMÉRCIO INTERNACIONAL
Universidade Federal de Campina Grande – UFCG Centro de Engenharia Elétrica e Informática – CEEI Departamento de Sistemas e Computação – DSC Máquina de.
Diagrama de fluxo de dados (DFD)
Administração e Projeto de Redes
Sérgio Elias Vieira Cury
Correio eletrônico ( ) pode designar três coisas distintas: a própria mensagem (mandar um ); o serviço de entrega de mensagens (mandar.
Curso de Correspondência Oficial
Curso de Correspondência Oficial
OFÍCIO.
Interação Cliente Servidor
DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO ITAQUERA DRE-IQ
Correio Eletrônico (Outlook Express) Mestrando em Computação
Este software destina-se à gestão da área de expediente no que respeita a entradas e saídas de correspondência, emissão de ofícios e outros textos A Gestão.
INTRODUÇÃO ÀS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
Injunções Andreia Portela TSJ Direito Processual.
INCUBADORA REGIONAL DE PROJETOS Geração de projetos colaborativos, a partir de fóruns temáticos, tendo em vista o desenvolvimento de regiões ou setores.
Excelência no Compromisso
Carimbo de Tempo ( timestamping )
A divulgação dos resultados/ deliberações
GÊNERO TEXTUAL: CARTA GÊNERO EPISTOLAR.
COMO REALIZAR UMA REEMISSÃO GOL:
1 – Abra o arquivo Modelo de Ata Clique em Correspondências
GERENCIAMENTO DE AQUISIÇÕES PMBOK
Tramitação Processual
Definições sobre e sua utilização no dia dia.
PASSO 1 Ao acessar o site basta colocar seu RA e sua senha para ter acesso a matéria Estudos Disciplinares, e responder as questões pertinente a todas.
Aula prática 6 Vetores e Matrizes
COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL
A ENTREVISTA.
Escrevemos uma carta pessoal quando queremos nos comunicar com alguém próximo de nós, como amigos ou familiares. As características desse tipo de.
Ordenação e Pesquisa de Dados Marco Antonio Montebello Júnior
Escola Prática de Formação e Tecnologia
Gestão de Processos Administrativos na ANEEL
REQUISITOS EXIGIDOS DOS QUE INTERAGEM COM OS CLIENTES
DigiSign A solução mais segura para proteção de direitos autorais digitais na publicação e distribuição de e-books.
Análise e Projeto de Sistemas
Prof. Josemar Henrique de Melo Aula 6 Gestão de Documentos I.
REDES Pacotes.
Planilha Eletrônica - Excel
Capítulo V – Comandos de Entrada e Saída 5.1 – Equipamentos de entrada e saída 5.2 – Saída no vídeo-texto 5.3 – Entrada pelo teclado 5.4 – Entrada e saída.
TEXTO DE REFERÊNCIA COMO TRABALHAR…
Carta Cheque Direcção de Marketing de Empresas.
Correio eletrónico.
Carta pessoal.
Constuções Geométricas Básicas
Domain Name System - Sistema de Nomes de Domínios
Organização Judiciária e Práticas Registral/Notarial Secretarias Judiciais Composição e Funções Módulo 5.
Desenhando Fluxogramas
INSTRUÇÃO PROCESSUAL Portaria Normativa nº 05 de 19 de Dezembro de Secretaria-Adjunta de Logística e Tecnologia da Informação, do Ministério do Planejamento,
PDV - Como conferir as Movimentações no Caixa
Ferramentas da Qualidade
Tutorial Portal / Hotel de Hilbert Coordenadores de Iniciação Científica.
Superintendência de Colegiados
Como elaborar um trabalho de Pesquisa
MÍDIA O QUE É MÍDIA NA PUBLICIDADE Significa meios de comunicação em massa. Meios convencionais de mídia: rádio, jornal, televisão,revista. As emissoras.
Informática e o Computador (Parte II) Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina - FACAPE Ciência da Computação Professora: Cynara Carvalho.
Projeto Mundo Leitor – Memórias - Diário
DICAS ANTIFRAUDE - COMERCIAL Tipos de Filtros – Pré Venda – Harpia
BPMN fluxo de atividades e de mensagens
Instalando e configurando a impressora Fiscal
Redes de Computadores Prof. Msc. Moisés Pereira Bastos.
Produção de texto: Carta formal Definição e estrutura Exemplo
SOCKET - É um canal de comunicação entre processos que estabelece uma conexão entre eles na forma de cliente-servidor. Por meio de sockets, os computadores.
UNIVERSIDAD NACIONAL ECOLOGICA – UNE NOMBRE: Lucinéia Ignacio Cuevas COD: GRUPO: 6to A.
Lição (Editando Lição) Autor: Skyup Informática. Lição – Página Principal Assim que for concluída a criação do módulo e a adição de suas configurações.
27/08/ º FONAC Florianópolis – SC Apresentação do Sistema Informa Maceió.
Transcrição da apresentação:

Recepção, registo e circuito da correspondência Trabalho realizado por: Mafalda Neves nº 11 Susana Carneiro nº 18

Circuito da Correspondência Considera-se correspondência toda e qualquer forma de comunicação escrita, produzida e destinada a pessoas jurídicas ou físicas, bem como aquela que se processa entre órgãos e servidores de uma instituição.

A correspondência é tratada de várias formas, tendo em conta: a sua natureza; origem; conteúdo; e o seu destino. Difere de empresa para empreso consoante: as suas dimensões; e a sua estrutura organizativa.

Tem várias fases e são elas: abertura; o registo das entradas; a distribuição; a resposta ou arquivo; a assinatura; o registo de saída; e a expedição e arquivo

Abertura No que diz respeito à abertura da correspondência é importante referir a forma como se faz e os cuidados a ter para evitar a inutilização do conteúdo. Antes de se abrir as cartas deve-se colocar o conteúdo para um dos cantos dos sobrescritos e em seguida abre-se pelas arestas opostas. Isto porque as cartas são normalmente mal dobradas e quando são inseridas nos subscritos ficam, por vezes, coladas no interior.

Registo das Entradas Nas grandes empresas, esta fase da correspondência concentra-se num só departamento. Tiram-se cópias dos originais recebidos, para um exemplar ficar no departamento e o outro seguir para o respectivo destino. Mas a tiragem das cópias não pode ser feita sem antes ser colocado o respectivo carimbo da entrada contendo a data e o número da entrada. Nos serviços públicos e nas empresas mas tradicionalistas, utiliza-se o Livro de Registo para a correspondência recebida.

Distribuição A distribuição da correspondência pode ser feita de diversas formas, mas sempre de forma a poder ser controlada. E, para esse efeito utiliza-se o chamado livro de protocolo.

Resposta ou Arquivo O que significa que: Depois de ser lida, a correspondência deve ser convenientemente tratada. O que significa que: se não for necessário dar sequência ao assunto, a correspondência vai imediatamente para o arquivo, com a devida indicação no canto superior esquerdo e a assinatura do ordenando; se é necessário uma resposta, devem ser feitas as anotações necessárias para a sua execução ou, então, se for o caso, o próprio destinatário encarregar-se-á de a escrever.

toda a correspondência urgente deve ter uma resposta imediata; Não esquecer que: toda a correspondência urgente deve ter uma resposta imediata; não se deve adiar a resolução de assuntos pendentes, tornando-os eternamente esquecidos. A execução de uma carta resposta implica disponibilidade de tempo e disponibilidade mental. Portanto, a redacção da carta deve ser executada por uma pessoa experiente, de forma a minimizar as perdas de tempo e conseguir uma boa qualidade de comunicação.

A resposta pode ser executada de diversas formas: ditado directo, em que o dactilógrafo ou processador de texto executa directamente o texto que lhe é transmitido; ditado indirecto, onde o dactilógrafo ou o processador de texto executa o texto através de uma minuta, um registo que estenografou ou um registo gravado num dictafone.

Assinatura Depois de finalizada a correspondência deve ser de novo lida e em seguida assinada.

Registo de Saída Como já foi dito relativamente à entrada de correspondência, o registo das saídas também é normalmente feito em livro próprio. Devem ser tiradas cópias aos originais e encaminhadas devidamente.

Expedição e Arquivo Antes da correspondência ser inserida no sobrescrito deve-se verificar se: a carta esta datada e assinada; contém o material referido em anexo; o endereço corresponde ao do sobrescrito.

E por fim... toda a correspondência que é expedida da empresa deve possuir em arquivo a respectiva cópia; quando a correspondência for registada, juntamente com a cópia, deve ser arquivado um exemplar do talão de aceitação; no caso do registo ser com aviso de recepção, este, após ser devolvido pelo destinatário com a respectiva assinatura, deve também ser arquivado com a cópia da correspondência.

Recepção Local de recepcionar e controlar visitantes. Cabe ao recepcionista responder perguntas gerais sobre a empresa ou direccionar as perguntas para outros profissionais qualificados. É o sector do hotel onde se processam os contactos, quer seja com clientes, fornecedores ou até com outras empresas. É a principal dinamizadora do hotel, e o seu funcionamento espelha a imagem deste. Normalmente é da responsabilidade da Recepção a prossecução de reservas, entradas e saídas de clientes, pagamentos, dar informações a clientes, controle do estado dos quartos, receber reclamações, entre muitas outras tarefas que resultam do contacto com os diversos agentes relacionados com o hotel.

Registo Um registo é uma forma de fazer persistir determinada informação durante um período de tempo.

Mafalda Neves & Susana Carneiro Fim... Mafalda Neves & Susana Carneiro