Projeto de Graduação II

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Transcrição da apresentação:

Projeto de Graduação II Projeto de pesquisa

Estrutura básica Tema Delimitação do tema Problema Hipótese Objetivo Justificativa Metodologia Cronograma Revisão de literatura

Escolha do tema É o passo inicial Fatores internos Fatores externos afetividade com o tema tempo disponível para realização da pesquisa Fatores externos Significação do tema escolhido Originalidade Relação com as linhas de pesquisa do curso Antes de se decidir sobre o tema, faça uma pesquisa geral sobre o mesmo para verificar se a pesquisa já foi realizada antes Novas abordagens sobre o tema já pesquisados também são válidos

Delimitação do tema Temas muitos longos tornam difícil e demorada a pesquisa Quanto mais delimitado melhor Exemplo: Tema amplo: Aborto Tema delimitado: Aspectos legais do aborto em caso de violência sexual

Problema Todo trabalho começa com um questionamento, uma pergunta que deve ser respondida. Um problema de investigação delimitado expressa a possível relação que possa haver entre, no mínimo, duas variáveis conhecidas. Deve ser uma pergunta inteligente, isto é, que indique os possíveis caminhos que devem ser seguidos pelo investigador

Problema Exemplo: O grande número de assassinatos com arma branca em Macapá é provocado pelo uso abusivo de bebidas alcoólicas? A aplicação de uma metodologia de design dentro do setor moveleiro de macapá aumenta a lucratividade das empresas?

Hipótese A hipótese é a resposta provisória do problema. É sempre representada por uma frase afirmativa e deve, preferencialmente, estabelecer a relação entre as mesmas variáveis do problema As hipóteses podem ser indutivas ou dedutivas Indutivas – pesquisa-se vários casos para se chegar a uma lei geral. Parte-se do singular para o universal Dedutivas – parte-se do universal para se chegar ao singular. Assim, formula-se uma lei geral, que deve ser confirmada ou falseada

Hipótese Sua hipótese pode ser confirmada ou falseada. Sua hipótese deve permitir o falseamento, assim, quanto mais especifica for melhor. Exemplo: A doença x é causada por bactéria A utilização de materiais reciclados traz melhorias a funcionalidade do produto

Hipótese Uma hipótese deve ser: Plausível - possível de ser admitida Consistente – não está em contradição com o conhecimento cientifico existente Especifica – o enunciado deve ser especifico. Hipóteses muito amplas são impossíveis de derem falseadas Verificável – deve ser verificável em termos do conhecimento científico atual Clara – deve ser a mais clara possível Simples e econômica – deve-se evitar todas as palavras que não são necessárias à hipótese. Não enrole ou use uma linguagem pomposa Explicativa – deve, obrigatoriamente, se relacionar com o problema

Objetivo O objetivo esta diretamente relacionado ao problema de pesquisa e demonstra o que se pretende com a pesquisa Evite verbos como fazer, conscientizar, produzir,provar, demonstrar Utilize analisar, avaliar, identificar, comparar,...

Justificativa Deve dizer porque a pesquisa é importante. Não faça simplesmente uma introdução ao tema A justificativa deve enfatizar: A importância do tema do ponto de vista geral A importância do tema para os casos particulares em questão Possibilidade de sugerir modificações no âmbito da realidade abarcada pelo tema proposto Descoberta de soluções para casos gerais e/ou particulares A justificativa não deve conter sitações

Metodologia Pesquisa quantitativa? Qualitativa? Estudo de caso? Observação participante? Questionário? Serão vários instrumentos de pesquisa? Deve estar vem claro como você pretende conduzir a pesquisa

Cronograma É o planejamento da pesquisa. Pode ser feito na forma de quadro Lembre-se de que a pesquisa bibliográfica deve ser, sempre o primeiro item do cronograma

Revisão de literatura Não é uma simples relação de obras A revisão de literatura resume o pensamento dos principais autores que tratam do assunto. Serve para demonstrar que o aluno teve contato com os conceitos e teorias básicas sobre o tema e está preparado para iniciar o trabalho Também serve para demonstrar ao orientador ou à banca que o aluno não pretende fazer uma pesquisa que já foi realizada

Material retirado do livro Introdução à metodologia científica do Professor Ivan Carlos Andrade de Oliveira