SUPERELEVAÇÃO
A superelevação tem influência sobre a segurança e o conforto da viagem. É medida pela inclinação transversal da pista em relação ao plano horizontal, e é expressa em proporção (m/m) ou em percentagem (%). A determinação da superelevação é feita a partir do estudo do movimento de um veículo em trajetória circular, com uma dada velocidade tangencial, numa pista inclinada transversalmente.
TAXA MÁXIMA DE SUPERELEVAÇÃO ADMISSÍVEL
COMPRIMENTO DE TRANSIÇÃO DA SUPERELEVAÇÃO (L) Valores Mínimos Critério do Máximo Crescimento da Aceleração Centrífuga
COMPRIMENTO DE TRANSIÇÃO DA SUPERELEVAÇÃO (L) Valores Mínimos 2) Critério da Máxima Rampa de Superelevação Admissível
COMPRIMENTO DE TRANSIÇÃO DA SUPERELEVAÇÃO (L) Valores Mínimos 4) Critério do Mínimo Absoluto
SUPERLARGURA
DIMENSIONAMENTO
Fonte: Manual de projeto geométrico (DNER, 1999)
Distâncias de visibilidade
A geometria e a dinâmica de movimento Dp D1 D2 Obstáculo Frenagem Percepção e reação
A geometria e a dinâmica de movimento A AASHTO, baseada em várias experiências, aconselha o uso do valor de 1,5 segundos para esse tempo de percepção. Adicionando-se a esse valor o tempo necessário à reação de frenagem (1,0 seg), tem-se o tempo total de percepção e reação (t) = 2,5 segundos, o que resulta em:
A geometria e a dinâmica de movimento Convertendo a velocidade na unidade convencionalmente utilizada em projeto geométrico (km/h), tem-se:
A geometria e a dinâmica de movimento A determinação da Distância de Frenagem (D2), ou seja, à distância percorrida pelo veículo durante o processo de frenagem, pode ser efetuada considerando que a energia cinética do veículo no início da atuação do sistema de frenagem deve ser anulada pelo trabalho da força de atrito ao longo da distância de frenagem.
A geometria e a dinâmica de movimento Assim, a distância de visibilidade de parada resulta em:
A geometria e a dinâmica de movimento Denomina-se Distância Dupla de Visibilidade de Parada a distância mínima que dois veículos podem parar quando vêm de encontro um ao outro na mesma faixa de tráfego. Ela é utilizada no projeto de curvas verticais convexas de concordância, podendo ser calculada pela expressão:
A geometria e a dinâmica de movimento Em todos os cálculos envolvendo a distância de visibilidade de parada, recomenda-se adotar 1,10 metros com a altura dos olhos do motorista em relação ao plano da pista e 0,15 m como a menor altura de um obstáculo que o obrigue a parar. A distância de visibilidade de parada é utilizada nas interseções, nos semáforos e nas curvas verticais, entre outras aplicações.