ESCOLA E.B 2,3 PROF. AMARO ARANTES A n d r e i a F e r r e i r a n º 2 A s h l e y B a r b o s a n º 5 C a t a r i n a M a r q u e s n º 9 7ºC Prof. Filomena.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Coordenação dos vários elementos que compõem uma Montagem Teatral
Advertisements

Introdução as Artes cênicas Profª Jorge Santoz - cênicas
HISTÓRIA DO TEATRO A arte Dramática é a capacidade de representar a vida do espírito Humano, em público e em forma artística. (Stanislavski )
Prof. José Antônio Meister
O TEATRO Página Seguinte – 11º Ano.
O ESPAÇO MÁGICO.
O TEATRO GREGO.
Elementos do Teatro O que é Teatro?.
O Texto Dramático A Representação Teatral
Humanismo.
TEATRO DRAMÁTICO.
GÊNEROS LITERÁRIOS: Conjuntos de elementos semânticos, estilísticos e formais utilizados pelos autores em suas obras, para caracteriza-las de acordo com.
AUTO DA BARCA DO INFERNO
ARTE A arte é uma criação humana com valores estéticos (beleza, equilíbrio, harmonia, revolta) que sintetizam as suas emoções, sua história, seus sentimentos.
Gil Vicente Vida e obra.
Auto da Barca do Inferno
Escola E.B. 2/3 de Castro Marim
TEATRO.
Auto da Barca do Gil Vicente.
“Auto da Barca do Inferno”
Auto da Barca do Inferno (Frade)
O TEATRO
Educação Tecnológica 2009/ 2010 Escola EB.2,3 Pinhal dos Frades.
O TEXTO DRAMÁTICO.
A ARTE GREGA.
Introdução aos gêneros literários
O teatro brasileiro no século XIX
AS CARACTERÍSTICAS DO TEXTO DRAMÁTICO.
PROPAI/PROPCCI-I 1S 1º semestre – Fevereiro/2010 Coordenador do Projeto: Professor Geraldo Biaggi.
Origem do Teatro Português
MOSTRA CULTURAL 2011.
Cap. IV Gênero dramático
 João Baptista da Silva Leitão de Almeida Garrett  Nasceu a 4 de Fevereiro de 1799 no Porto, mas passou a sua infância em Vila Nova de Gaia: “Nasci no.
Teatro épico “Felizmente Há Luar!”.
Curso de: “TÉCNICA VOCAL, POSTURA e EXPRESSÃO DRAMÁTICA”
Módulo 02 Literatura : Gêneros Literários
TEORÍA Y PRÁCTICA DE LA LITERATURA DRAMÁTICA. 1- COMO SE FAZ UM AUTOR: AS REGRAS CLÁSSICAS: AUTO, PASO, ENTREMÉS Y SAINETE Leis Literárias da cena: em.
O que é a linguagem? Linguagem é a capacidade humana de articular conhecimentos e compartilhá-los socialmente. Todo e qualquer processo humano capaz de.
AUTO DA BARCA DO INFERNO Gil Vicente
Material de Literatura Prof. HIDER OLIVEIRA
Breve História do Teatro
TEXTO PUBLICITÁRIO.
TEORIA LITERÁRIA NOÇÕES BÁSICAS: O QUE É LITERATURA?
PROPAI/PROPCCI-I 1S 1º semestre – Fevereiro/2014 Coordenadores: Geraldo Biaggi e José Antonio Padoveze.
SÍNTESE: DO TROVADORISMO AO ROMANTISMO
Gêneros Teatrais.
Dar a conhecer novos talentos portugueses na área da pintura Transpor para peças decorativas obras de arte Permitir que o publico tenha acesso a obras.
PROJETO O teatro na escola tem uma importância fundamental na educação, ele permite ao aluno uma enorme sucessão de ideias e de aprendizados onde podemos.
→ elementos paratextuais
Gil Vicente Notas sobre a vida e obra.
Literatura Prof. Keila Garcia
Biografia de Gil Vicente
OS ENSAIOS  .
TEATRO.
“Meus pais me ataram a um colarinho, me educaram no costume de ser servido e ensinaram a arte de ordenar”.
B a s t i d o r e s : O Quarto. Apresentação: 0 O projecto que vou desenvolver: 0 Apresentação da peça O Quarto de Harold Pinter Grupo de Teatro Wi-Fi.
Escola E.B.2,3 Professor Amaro Arantes
Ensino Fundamental, 8º Ano
BREVE HISTÓRIA DO TEATRO
Características (Arte e Literatura) Naturalismo Alunos: -Bruno Correia, nº2 -Diogo Santos, nº4 Disciplina: Português Professora: Cristina Pimentel Ano.
Adaptado dos manuais Novas Leituras 7, ASA e Entre Palavras 8, Sebenta.
Arte Clássica Arte da Grécia Antiga
Relações entre palavras
Considerações sobre a obra: Postura da Igreja: considera-se autoridade instituída por Deus para julgar o povo. Eliminar a heresia; Discursar em favor da.
Adaptado dos manuais Novas Leituras 7, ASA e Entre Palavras 8, Sebenta.
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Londrina Leitura exploratória : exame da folha de rosto, dos índices da bibliografia e das notas de rodapé.
Teoria Literária: O que é Literatura? Profª Sandra.
O Texto Dramático A Representação Teatral
Escola estadual Vicente de fontes.
ORIGENS DO TEATRO A representação teatral tem origem remota em rituais e danças, mas é na Grécia antiga que assume o seu carácter literário. Era.
Transcrição da apresentação:

ESCOLA E.B 2,3 PROF. AMARO ARANTES A n d r e i a F e r r e i r a n º 2 A s h l e y B a r b o s a n º 5 C a t a r i n a M a r q u e s n º 9 7ºC Prof. Filomena Alves

P a l a v r a t e a t r o d e f i n e t a n t o o p r é d i o o n d e p o d e m s e a p r e s e n t a r v á r i a s f o r m a s d e a r t e s q u a n t o u m a d e t e r m i n a d a f o r m a d e a r t e. D e f i n i ç ã o : Desde: comédias, revistas.... Mais precisamente é onde se representa a literatura dramática

A p a l a v r a g r e g a T h é a t r o n d e t e r m i n a o l u g a r f í s i c o d o e s p e c t a d o r, " l u g a r o n d e s e v ê ”. N o e n t a n t o o t e a t r o t a m b é m é o l u g a r o n d e a c o n t e c e o d r a m a e m f r e n t e a o s e s p e c t a d o r e s. S u p õ e - s e, q u e o t e a t r o s u r g i u n a G r é c i a a n t i g a, n o s é c u l o I V a. C. O teatro é uma arte em que um actor, ou conjunto de actores, interpreta uma história ou actividades, com auxílio de dramaturgos, directores e técnicos, que têm como objectivo apresentar uma situação e despertar sentimentos no público.

N i n g u é m s a b e a o c e r t o m a s a l g u n s d i z e m q u e o t e a t r o t e v e o r i g e m n o s é c u l o V I a. C., n a G r é c i a, s u r g i n d o d a s f e s t a s d i o n i s í a c a s r e a l i z a d a s e m h o m e n a g e m a o d e u s D i o n í s i o, d e u s d o v i n h o, d o t e a t r o e d a f e r t i l i d a d e. E s s a s f e s t a s, q u e e r a m r i t u a i s s a g r a d o s, p r o c i s s õ e s e r e c i t a i s q u e d u r a v a m d i a s s e g u i d o s, a c o n t e c i a m u m a v e z p o r a n o n a p r i m a v e r a, p e r í o d o s e m q u e s e f a z i a a c o l h e i t a d o v i n h o n a q u e l a r e g i ã o.

O t e a t r o g r e g o q u e h o j e c o n h e c e m o s s u r g i u, s e g u n d o h i s t o r i a d o r e s, d e u m a c o n t e c i m e n t o e s t r a n h o. Q u a n d o u m p a r t i c i p a n t e d e u m r i t u a l s a g r a d o r e s o l v e v e s t i r u m a m á s c a r a h u m a n a, e n f e i t a d a c o m c a c h o s d e u v a s, s o b e e m s e u p a l c o e m p r a ç a p ú b l i c a e d i z : “ E u s o u D i o n í s i o ! ”. T o d o s f i c a m e s p a n t a d o s c o m a c o r a g e m d e s t e s e r h u m a n o c o l o c a r - s e n o l u g a r d e u m d e u s, o u m e l h o r, f i n g i r s e r u m d e u s, c o i s a q u e a t é e n t ã o n ã o h a v i a a c o n t e c i d o, p o i s u m d e u s e r a p a r a s e r l o u v a d o, e r a u m s e r i n t o c á v e l. E s t e h o m e m c h a m a v a - s e T é s p i s, f o i c o n s i d e r a d o o p r i m e i r o a c t o r d a h i s t ó r i a d o t e a t r o o c i d e n t a l.

G r é c i a a n t i g a O antigo teatro de Delfos, (Grécia).

Encenadores, actores e actrizes: que são aqueles que actuam Aderecistas de cena e do actor : aqueles que preparam os objectos para decorar o palco ou para o actor utilizar Pontos: os profissionais que sopram as palavras aos actores em cena Cenógrafos: aqueles que pintam e fazem o cenário Autores das peças: aqueles que escrevem a peça e dão a ideia de como representá-la utilizando nos guiões as didascálias Didascália: informação entre parênteses com indicações dos actos que devem fazer em cena enquanto representam.

Gil Vicente, tal como costuma ser representado Gil Vicente, tal como costuma ser representado

h t t p : / / w w w. c a n a l k i d s. c o m. b r / a r t e / t e a t r o / h i s t o r i a. h t m / h t t p : / / w w w. i n f o e s c o l a. c o m / a r t e s / h i s t o r i a - d o - t e a t r o / V i v e r e m P o r t u g u ê s 7 L í n g u a P o r t u g u e s a 7 º a n o | T e r c e i r o c i c l o d o e n s i n o b á s i c o A r e a l E d i t o r e s P á g Bibliografia