REUNIÃO UNIFICAÇÃO FINANCEIRA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Contabilidade Prof. Corsino.
Advertisements

Demonstrações Contábeis
Contabilidade Geral Profª. Cristina.
Contabilidade: conceito, objeto, finalidade, campo de aplicação;
Apresentação: Benedito Antonio Pimentel
SISTEMA CONTÁBIL Professor Alcides Neri Batista do Nascimento
CENTRO DE GESTÃO TÉCNICA DE PERNAMBUCO – GETEC
Módulo 1 – Estrutura das Demonstrações Contábeis
Professor: Pedro A. Rupel
ESTÁTICA PATRIMONIAL *Capítulo 3 do livro-texto (p.45 a 65)
6ECO002 Prof. Rogério 2a. AULA ESTRUTURA DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS
METODOLOGIA CONTÁBIL. ESTUDO DAS CONTAS. MÉTODO DAS PARTIDAS DOBRADAS
Contabilidade Geral I Prof: Farid Succar
Estrutura das Demonstrações Contábeis 2014
PRINCÍPIOS CONTÁBEIS 18/03/09
CONTABILIDADE PÚBLICA E ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL
CONTABILIDADEI Escolas de pensamento contábil
CONTABILIDADEI Escolas de pensamento contábil
CONTABILIDADEI Estrutura Conceitual
Faculdade de Ciências Aplicadas - FASA Curso de Administração PLANO DE AULAS 4. Estática patrimonial 4.1 Patrimônio; conceito; aspectos quantitativos.
METODOLOGIA CONTÁBIL (Capítulo 4 do livro-texto: p )
PLANO DE CONTAS   Os elementos que formam o patrimônio e suas alterações são controlados por meio de conta. A função das contas é registrar e expor os.
CONTABILIDADEI Escrituração
METODOLOGIA CONTÁBIL (Capítulo 4 do livro-texto: p )
CONTABILIDADE BÁSICA 7ª Edição
CPC 30 Receita Vanderlei Baldo Viviane Hausmann da Silva.
CURSO DE CONTABILIDADE APLICADA AO SETOR PÚBLICO
Insubsistência Insubsistência Passiva –
CONTABILIDADE GERENCIAL Professor André Costa 2012.
DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS III
POR QUE ESTUDAR A CONTABILIDADE
Demonstração do Fluxo de Caixa(DFC)
Fonte: QUINTANA, Alexandre Costa, Daiane Pias Machado, Jozi Cristiane da Costa Quaresma, Roselaine da Cruz Mendes. Contabilidade Pública: De Acordo com.
RECEITA, DESPESA, GANHO E PERDA Conceitual
Introdução à Contabilidade Capítulo 2
Unid. 4 – Passivos, Patrimônio Líquido, Receitas e Despesas
Capítulo 4 Princípios de Contabilidade
FUNDAMENTOS DE CONTABILIDADE
Contas de Resultado Despesas Pagas Antecipadamente
PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS DE CONTABILIDADE *Resolução CFC 750/93
DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS
REVISÃO: TEORIA DA CONTABILIDADE
ESTÁTICA PATRIMONIAL PATRIMÔNIO  CONJUNTO DE BENS, DIREITOS E OBRIGAÇÕES DE UMA ENTIDADE: PESSOA JURÍDICA, SOCIEDADE EMPRESÁRIA, COM FINS LUCRATIVOS.
Receitas, Despesas, Perdas e Ganhos.
Capa da Obra Conceito Conta
CONCEITOS. “A contabilidade é, objetivamente, um sistema de informação e avaliação destinado a prover seus usuários de demonstrações e análises de natureza.
Princípios de Contabilidade de Contabilidade Aplicada ao Setor Público
ANÁLISE DE BALANÇOS O QUE É ? EM QUE CONSISTE ?
Contabilidade, por Frederico Herrmann Júnior
FUNDAMENTOS DE CONTABILIDADE
CONTABILIDADE GERAL EDITAL EAGS CONTABILIDADE GERAL
PROFESSOR: ALESSANDRO
LÓGICA DO REGISTRO CONTÁBIL
Contabilidade Introdutória Parte II
AFIRMA A AUTONOMIA PATRIMONIAL DA ENTIDADE.
Contabilidade Intermediária
Módulo de Contabilidade
CONTABILIDADE INTERMEDIÁRIA
TEORIA DA CONTABILIDADE
TESTE DE CONHECIMENTO CIÊNCIAS CONTÁBEIS.
Prof. José Bonifácio de A. Júnior
CONTAS.
CONTABILIDADE DE CUSTOS
Aula 8 Receitas Companhia apura receitas principalmente em função da venda de bens e serviços e rendimentos provenientes de aplicação em títulos do governo.
Contabilidade Aula 7.
CONTAS CONTÁBEIS. CONTAS É um recurso contábil utilizado para reunir sob um único item todos os eventos e valores patrimoniais (bens, direitos ou obrigações)
SEMINÁRIO DE CONTROLE INTERNO Ricjardeson Dias Plano de Contas Aplicado ao Setor Público Plano de Contas Aplicado ao Setor Público.
CONTABILIDADE APOSTILA N.º 1
FUNDAMENTOS DA CONTABILIDADE PÚBLICA
Regime de Competência. Receitas e Despesas devem ser consideradas em função do seu fator gerador, independentemente dos recebimentos ou pagamentos. Receitas.
Transcrição da apresentação:

REUNIÃO UNIFICAÇÃO FINANCEIRA Abril-2011

POR QUE UMA ORGANIZAÇÃO EXISTE ? Organização=estabelecimento,fundação Atender a uma demanda da sociedade

Setor de Integração Como Orientar e acompanhar o funcionamento da área econômica da Comunidade Shalom Como Pastoreio dos Ecônomos e Financeiros Análises dos Resultados Auditorias Periódicas

Conceitos Contabilidade: ciência que tem como objeto de estudo o patrimônio das entidades, seus fenômenos e variações, registrando os fatos e atos de natureza econômico-financeira. Patrimônio: conjunto bens, direitos e obrigações. Bens x Direitos: Posse Os bens estão em poder da empresa, os direitos em poder de terceiros. Entidades=indivíduos Obrigações: são os direitos de terceiros em poder da empresa, ou seja, são as dívidas ou compromissos.

Patrimoniais x Resultado Conceitos Classificação das Contas: Patrimoniais x Resultado Patrimoniais = são os bens e direitos (ativo), as obrigações e patrimônio líquido (passivo). Resultado = são as receitas e despesas. Natureza das Contas: Devedora x Credora Ativo = sempre Devedora Os saldos virados = quando um ativo está credor ou passivo devedor Personalista= agente consignatários (bens da empresa); correspondentes (direitos e obrigações); proprietários (PL e variações de receita e despesa) Passivo = sempre Credora Teoria Personalista: cada conta assume a configuração de uma pessoa no relacionamento com a entidade.

Conceitos O patrimônio da entidade sofre variações através das receitas e despesas. Receitas: entradas para o ativo da entidade na forma de bens ou direitos que provocam aumento na situação líquida. Despesas: gastos para gerar as receitas. Podem diminuir o ativo ou aumentar o passivo, mas sempre provocam diminuições na situação líquida. Ativo Passivo Bens e Direitos Obrigações Patrimônio Líquido

Conceitos Princípios Contábeis: é um axioma das doutrinas e teorias relativas à Ciência Contábil, sendo, portanto, imutável no tempo e espaço. Princípios Entidade: o patrimônio da empresa não deve se confundir jamais com o dos sócios. Princípios Continuidade: a empresa deve ser avaliada e escriturada na suposição que nunca será extinta. Axioma=verdade Princípio Competência: as despesas e receitas devem ser contabilizadas como tais, no momento de sua ocorrência.

Conceitos Regra Geral Regime Competência: 1) A receita é considerada realizada: * transferência do bem ou serviço (venda a prazo); * extinguir uma exigibilidade sem ter desaparecimento de um bem ou serviço (perdão dívida); * aumentar de bens ou direitos (juros aplicações). 2) A despesa é considerada incorrida: * quando ocorrer o consumo de um bem ou direito (desgaste de um bem); * surgir nova obrigação.

Conceitos Regra Geral Regime Caixa: 1) A receita só é considerada Ganha quando for recebida, independente do momento que esta foi realizada. 2) A despesa só é considerada quando Incorrida quando for paga, independente do momento que esta foi realizada.