Estudo de Utilização de Medicamentos em Colaboradores de uma Instituição de Ensino Superior do Sul de Santa Catarina. Área da Saúde. ALANO, Graziela M.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
UnisulVirtual – Educação Superior a Distância
Advertisements

Módulo 6. Fluxo de Informações entre os parceiros do projeto
Avaliação do Serviço de Atenção Farmacêutica Eduardo Rocha Vinholes (IC - PUIC); Graziela Modolon Alano (PQ); Cleidson Valgas(PQ) Dayani Galato (PQ) Núcleo.
CORRELAÇÃO ENTRE O ESTADO NUTRICIONAL E OS HÁBITOS ALIMENTARES DE CRIANÇAS MATRICULADAS NO ENSINO FUNDAMENTAL DO SISTEMA DE ENSINO PÚBLICO E PRIVADO.
AUTOMEDICAÇÃO EM ESTUDANTES DE MEDICINA
RESULTADOS E DISCUSSÃO
DETERMINANTES SOCIAIS DA SAÚDE
Mortalidade materna em adolescentes: epidemiologia e prevenção
TERAPIA OCUPACIONAL NO ACOMPANHAMENTO DE PACIENTES
Título do Trabalho: Perfil das crianças e dos adolescentes cadastrados no PSF do Morro da Caixa de Tubarão – SC. CIENCIAS MÉDICAS E DA SAÚDE Acadêmica.
Programas de Pós- graduação em Farmácia Total = 46 Mestrado= 27 Doutorado= 16 Profissional = 3 Norte = 1 Nordeste = 5 (UFC, Sergipe, UFRN, UFPE, UFJP)
Professor: MSc. Eduardo Arruda
EPIDEMIOLOGIA CLÍNICA
Resultados Conclusões Através da detecção de RAM’s e problemas relacionados ao uso inadequado de medicamentos, foi possível diminuir o número de hospitalizações.
BECHTOLD, Tiago Michels*; MÜLLER, Simony Davet**
REMOÇÃO DE CONTAMINANTES EM ÁGUAS RESIDUÁRIAS ATRAVÉS DE ADSORÇÃO E FILTRAÇÃO EM VIDRO RECICLADO Universidade do Sul de Santa Catarina - Campus Tubarão.
Adesão ao tratamento farmacológico de pacientes com hipertensão arterial e /ou diabetes mellitus atendidos no Programa de Saúde da Família de Blumenau.
Morgana PRÁ1; Lalucha MASSUCHETI 2.
Perfil da adesão ao tratamento da hipertensão em idosos participantes de grupos de terceira idade de uma cidade do sul de Santa Catarina, Farmácia Camila.
EFEITO DO LASERTERAPIA NO PROCESSO INFLAMATÓRIO DA ACNE
Avaliação da grade curricular das escolas de medicina do estado de Santa Catarina e a contribuição da disciplina de “Toxicologia”. PUIC Individual. Saúde.
LEVANTAMENTO DA MORBIMORTALIDADE EM IDOSOS COM FRATURA DE FÊMUR PROXIMAL EM TUBARÃO/SC Área de conhecimento: Medicina Fernanda Carolina Exterhötter Branco,
projetodiretrizes. org
Vulnerabilidade na Saúde Pública
Souza, M. J.; Raulino, H. T. (PUIC - Curso de Farmácia-Habilitação Análises Clínicas, Campus Tubarão) Iacovski, B. R.; Blatt, R. C. (PUIP - Curso de Farmácia-Habilitação.
Estudo retrospectivo para análise da resolutividade e do impacto econômico do tratamento de pacientes com hepatite crônica pelo vírus C no município de.
Avaliação do uso de medicamentos psicoativos em usuários do Sistema Único de Saúde de Tubarão, PUIC, Grande área: Ciências Saúde Área de conhecimento:
Análise epidemiológica do cronotipo dos pacientes atendidos em um consultório de fisioterapia de um posto de saúde, Ciências Médicas e da Saúde – Fisioterapia.
Construção de um banco de dados para armazenamento e análise dos resultados de um estudo comparativo do efeito protetor e dos efeitos adversos da vacina.
Análise dos serviços de cuidados prestados no Serviço de Atenção Farmacêutica (SAF) do Curso de Farmácia da UNISUL. Ciências da Saúde. CORRÊA, TAÍS DOS.
No final dos anos 80 e início dos 90 Hepler e Strand publicaram alguns artigos que deram origem a um paradigma denominado Atenção Farmacêutica. O fundamento.
Marcus Vinicius Duarte; Luiz Augusto Oliveira Belmonte (Orientador).
USO DE ESTERÓIDES ANABOLIZANTES EM FREQUENTADORES DE ACADEMIAS DE TUBARÃO/SC. Área de conhecimento: ciências da saúde Introdução Nas últimas décadas, paralelamente.
UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA
MORGANA SOUZA MARQUES (1) ; PATRIK OENING RODRIGUES (2)
Introdução Objetivo Metodologia Conclusão Resultados Referências
TRANSTORNOS ALIMENTARES EM UNIVERSITÁRIAS DA ÁERA DA SAÚDE DE UNIVERSIDADE DO SUL DO BRASIL Pereira, Luiza do Nascimento Ghizoni 1 ; Schuelter-Trevisol,
ESTUDO COMPARATIVO DA AUTO-PERCEPÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA DOS ALUNOS DA UNIEXPERIÊNCIA, Ciências Médicas e da Saúde. GOMES, Regina Tavares MEDEIROS, Fabiana.
A IMPORTÂNCIA DA ATENÇÃO FARMACÊUTICA NO CONTROLE DA PRESSÃO ARTERIAL DE PACIENTES HIPERTENSOS USUÁRIOS DA FARMÁCIA COMUNITÁRIA DO MUNICÍPIO DE CARLOS.
Prevalência de sintomas de asma, rinite e eczema atópico em adolescentes escolares do Município de São José - SC. Aplicação da primeira fase do protocolo.
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais Curso de Graduação de Enfermagem 4° período O que os pacientes com acidente vascular encefálico sabem.
DETERMINAÇÃO DE FATORES EXTRÍNSECOS AO PACIENTE PORTADOR DE HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA (HAS) E/OU DIABETES MELITTUS (DM) USUÁRIOS DA FARMÁCIA CENTRAL.
Distribuição de medicamentos
18/08/11 Farmacovigilância de Plantas Medicinais e Fitoterápicos em Araraquara-SP–Brasil Botelho VT 1, Straci MS 1, Frederico NR 2, Figueiredo WM 2, Quilez.
PREVALENCIA DA INCONTINÊNCIA COMBINADA AUTO-RELATADA EM PACIENTES COM DIABETES MELLITUS Vera Lucia Conceição Gouvêa Santos Claudia Regina de Souza Santos.
Perfil da utilização de medicamentos de pacientes estomizados em um município de médio porte mineiro Bianca Augusta Pereira de Paula¹; Juliano Teixeira.
Levantamento dos Fitoterápicos Comercializados nas Farmácias do Município de Tubarão/SC Ciências Médicas e da Saúde MOREIRA, Mayara Torquato; VIEIRA;.
CONDIÇÕES DE TRABALHO E TRANSTORNOS MENTAIS EM SERVIDORES DO CENTRO CIRÚRGICO DE HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DO INTERIOR PAULISTA Autores: Braga, LC; Ballestero,
Perfil alimentar de pacientes com doenças bucais: enfoque em lesões cancerizáveis e câncer de boca Ciências Médicas e da Saúde Prockmann, Stephanie*; Piñera,
Vulnerabilidade às doenças sexualmente transmissíveis (DST/HIV) em casais com relacionamentos estáveis de uma cidade do sul de Santa Catarina, Ciências.
Proposta de Mestrado Profissional em Saúde da Famíia ProfSaúde
INCIDÊNCIA DE COMPRA DE HORTIFRUTIGRANJEIROS ANTES E APÓS DIVULGAÇÃO DA COMPOSIÇÃO NUTRICIONAL E TÉCNICAS DE PREPARO COMO ESTRATÉGIAS DE MARKETING EM SUPERMERCADO.
Avaliação das queixas apresentadas pelas gestantes durante a consulta de enfermagem no pré-natal. Área de Conhecimento: Saúde Materno-infantil GIUSTINA,
ACIDENTE VASCULAR ENCEFÁLICO E AS IMPLICAÇÕES NA DINÂMICA FAMILIAR EM MORADORES DO MUNICÍPIO DE TUBARÃO – SC. Área de conhecimento: Ciências da saúde.
PRÁTICAS DO AMBULATÓRIO DE ONCOLOGIA DO MUNICÍPIO DE ARARANGUÁ-SC NA DETECÇÃO PRECOCE DO CÂNCER DE MAMA: Ciências Biológicas / Ciências Médicas e da Saúde.
A ASSOCIAÇÃO ENTRE DEPRESSÃO E A UTILIZAÇÃO DE MEDICAMENTOS, Ciências Médicas e da Saúde. GOMES, Nathalia Tavares GOMES, Regina Maria Tavares
Análise do temperamento predominante dos Cursos de Educação Física e Esportes e Educação Física – Licenciatura – da Universidade do Sul de Santa Catarina.
AVALIAÇÃO DO ESTADO NUTRICIONAL DE GESTANTES ATENDIDAS NOS ESF DO MUNICÍPIO DE SÃO LUDGERO NO ANO DE Ciência da Saúde, Nutrição, Tubarão. Introdução.
Estudo do cronotipo de adolescentes do colégio Dehon Área de conhecimento: Ciências da Saúde Rosas RF(Orientador), Cardoso TB (Acadêmica) Introdução O.
Título do Trabalho: A INFLUENCIA DA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA NA PRATICA MEDICAMENTOSA. Diego Gotardo 1, Daisson José Trevisol 2, 1 - Acadêmico do 9º semestre.
INTRODUÇÃO O aumento nas taxas de cesariana é um fenômeno internacional. Um grande número destas operações são realizadas desnecessariamente e esta tendência.
Cronotipo e Mobilização Neural Área de conhecimento: Ciências Médicas e da Saúde Autores: ROSAS, Ralph Fernando; OLIVEIRA, Rosenilda Timóteo. Projeto de.
Estudo comparativo do efeito protetor e dos eventos adversos da vacina contra influenza em idosos vacinados pela rede pública e privada no município de.
Consumo de álcool e tabaco através do AUDIT e FAGERSTROM em pacientes internados na clínica médica do Hospital Universitário Cassiano Antônio de Moraes.
Título do Trabalho: A prendizagem de números complexos como entes geométricos. (PUIC). Área: Ciências Matemáticas e Naturais. Professor Orientador: Msc.
Contribuição da criança no estoque domiciliar de medicamentos Ciências da Saúde. Gabriela Colonetti Beckhauser (Bolsista de Iniciação Científica- PUIC)
A percepção dos pais sobre os cuidados com os filhos – superproteção, rejeição, afeição emocional e nível de autoritarismo – são fatores que podem influenciar.
Estudo de utilização de medicamentos em idosos residentes na área de cobertura do Serviço de Apoio Integrado a Saúde (SAIS) PATRÍCIA LUIZ DE ARAÚJO (PUIC);
ANÁLISE DE INFORMES PUBLICITÁRIOS DE MEDICAMENTOS SOB A ÓTICA DA REGULAMENTAÇÃO DA PROPAGANDA DE MEDICAMENTOS NO BRASIL (Ciências da Saúde). Greicy Borges.
Compreensão da prescrição no Sistema Único de Saúde de um município do sul de Santa Catarina: a identificação dos fatores relacionados à prescrição e ao.
Transcrição da apresentação:

Estudo de Utilização de Medicamentos em Colaboradores de uma Instituição de Ensino Superior do Sul de Santa Catarina. Área da Saúde. ALANO, Graziela M. 1,2 ; GALATO, Dayani 1 ; TRAUTHMAN, Silvana 1 1 Professora do Curso de Farmácia e membro do Núcleo de Pesquisa em Atenção Farmacêutica e Estudos da Utilização de Medicamentos. UNISUL, Campus de Tubarão. Colaboradora de Projeto de Pesquisa - PUIP 2 Proponente do Projeto de Pesquisa - PUIP Introdução O trabalho com o passar dos tempos foi sendo alterado tornando-se mais leve do ponto de vista físico, mas do ponto de vista psicológico tem se tornado cada vez mais árduo e pesado (BRANT;GOMEZ, 2005). Poucos trabalhos têm sido apresentados na literatura sobre a avaliação da saúde de trabalhadores da educação, os poucos que existem versam sobre a saúde do professor. O uso de medicamentos na população acadêmica não é fruto apenas das prescrições médicas, neste ambiente, fatores como a automedicação induzida por colegas de serviço também é muito comum (BRANT;GOMEZ, 2005). Dessa forma, os tratamentos com medicamentos podem gerar diversos efeitos indesejáveis e é evidente que a segurança no uso dos medicamentos é uma questão que chama a atenção e, por isso, é muito conhecida e estudada (BAENA et al., 2002). O 2º Consenso de Granada (2002) define Problemas Relacionados aos Medicamentos (PRM) como problemas de saúde, entendidos como resultados clínicos negativos, devidos à farmacoterapia que, provocados por diversas causas, conduzem ao não alcance do objetivo terapêutico ou ao aparecimento de efeitos não desejados (COMITÊ, 2002). Langford e colaboradores (2006) desenvolveram um instrumento de auto-administração que é eficaz na identificação de indivíduos que possuem riscos de ter um PRM e, por esta razão, foi aplicado numa instituição de Ensino Superior para facilitar a colaboração dos farmacêuticos que atuam no Serviço de Atenção Farmacêutica. Objetivos Conhecer o perfil de utilização de medicamentos dos colaboradores de uma instituição de ensino superior visando determinar o risco de possuir problemas relacionados aos medicamentos, identificar os problemas de saúde e conhecer o perfil de utilização de medicamentos. Metodologia Resultados Foram entrevistados 213 colaboradores da instituição de Ensino Superior, com idade média de 35,4 (± 10, 19) sendo 70, 4% mulheres. A maioria era funcionário (70%) apenas 26,8% eram professores. Figura 01. Distribuição dos problemas de saúde mais comuns entre os colaboradores Resultados Quadro 01. Número de medicamentos utilizados pelos colaboradores Os indivíduos que utilizam medicamentos de forma esporádica usam em média apenas um medicamento quando necessário o alívio de um transtorno (±1,236). Quadro 02. Número médio de problemas de saúde, medicamentos e doses utilizadas por colaborador Houve ausência de transtorno de saúde para a maioria 56,3%, ocorrência de apenas um problema de saúde em 28,2% e de 2 à 5 problemas de saúde em 15,5% dos entrevistados. Figura 02. Medicamentos utilizados pelos colaboradores segundo a classificação Anatomic Therapeutic Chemistry – ATC  RISCO DE PROBLEMAS RELACIONADOS AOS MEDICAMENTOS ENTRE OS COLABORADORES Um colaborador teve ao menos três dos critérios de risco sugeridos por Langford e colaboradores(2006) e foi acompanhado pelo Serviço de Atenção Farmacêutica.  RELAÇÃO ENTRE PERFIL DOS COLABORADORES E USO DE MEDICAMENTOS/PROBLEMAS DE SAÚDE Houve associação entre ser do gênero feminino e ser polimedicado (p=0,0393) e ter 3 ou mais problemas de saúde (p=0,0208). Indivíduos acima de 35 anos de idade apresentaram relação significativa em usar medicamentos de modo contínuo (p=0,0289) e ter menos de 35 anos associou-se ao uso de medicamentos de modo esporádico (p=0,0130). Conclusões Os resultados demonstraram que os entrevistados não eram polimedicados, mas utilizavam medicamentos de uso esporádico. Observou-se que possuir mais de 35 anos e ser mulher são fatores preditores para o uso de medicamentos. A população estudada não apresentou fatores de risco para o desenvolvimento de PRM segundo os critérios adotados. REFERÊNCIAS BAENA, M.I.; OLMOS, J.M.; FAUS, M.J.; MARTÍNEZ, F.M. Seguimiento farmacoterapéutico integral de pacientes em el sistema sanitário. Revista Pharmaceutical Care Espana, v. 4, n. 5, p , BRANT, L.C.; GOMEZ, C.M. O sofrimento e seus destinos na gestão do Trabalho, Ciência e Saúde Coletiva, v. 10, n. 4, p , LANGFORD, J; JORGENSON, D.; KWAN, D.; PAPOUSHEK, C. Implementation of a sef-administered questionnaire to identify patients at risk for Medication-Related Problems in a Family Health Center. Pharmacotherapy, v. 26, n. 2, p , COMITÉ del Consenso (España). Segundo Consenso de Granada sobre Problemas Relacionados con Medicamentos. Ars Pharmaceutical, v. 43, n.3-4, p , Valor Absoluto Número de medicamentos de uso contínuo 229 Número de medicamento de uso esporádico 152 Número total 381 Valor Médio (desvio padrão) Número de medicamentos usados por colaborador 0,8 (1,25) Número de doses de medicamentos ao dia 0,9 (1,73) Número de problemas de saúde por colaborador 0,7 (0,94) Apoio Financeiro: CNPq/MS e UNISUL