Laboratório de Comunicação Institucional

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Tópicos Especiais em Sistemas Distribuídos
Advertisements

Oficina do Currículo GRUPO EM FOCO.
Comunicação Empresarial
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
  Ana Carolina Castelli da Silva
Plano Básico de Comunicação Interna
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DA UNIFRA: PROMOVENDO A COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL 1 NOME E SOBRENOME2; NOME E SOBRENOME3 e NOME E SOBRENOME4 1Trabalho de pesquisa,
Fatores Críticos para a Viabilização da EAD na Universidade Experiência do professor no uso das tecnologias em ambiente presencial Existência de grupos.
SENAI – Departamento Regional de Minas Gerais
EXPERIÊNCIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA UFRN
SENSIBILIZAÇÃO A comunidade é convidadada para o engajamento na inadiável tarefa de definir os compromissos sociais que a Unicamp deve assumir. Participação:
Plano de Comunicação e Marketing
Comunicação Integrada: estratégias empresariais e ações de comunicação e marketing sob a mesma direção Profa. Dra. Margarida M. Krohling Kunsch Escola.
Coordenador de Curso Profa. Márcia Nome: Alexandre Violin Garcia
Avaliação Institucional na Universidade de Caxias do Sul
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
CCI / UFPA - Análise de Desafios e Oportunidade
AULA 2 – Comunicação Organizacional
Divisão Sul-Americana Departamento de Comunicação.
Divisão Sul-Americana Departamento de Comunicação.
Plano Básico de Comunicação para CVTs e telecentros Coordenação: Cristina Assis Implantação: Paulo Bicalho Joseane Silva.
Percurso da Comunicação Aplicada
III Curso de Formação de Professor/Tutor em EaD
PROJETOS SOCIAIS IMPORTÂNCIA PARA A SUSTENTABILIDADE
DISCUTINDO UMA CONCPÇÃO EMANCIPADORA DE AVALIAÇÃO
Mídias na Educação Programa de formação continuada de profissionais de educação para o uso das mídias no processo de ensino e de aprendizagem, de forma.
A gestão é uma necessidade em qualquer área de conhecimento e isso não é diferente na educação. Para que um curso de qualquer nível ocorra com um mínimo.
Promovendo Soluções Sociais
AULA 1 - Comunicação Organizacional
Modelo e desenho pedagógico UnisulVirtual
II ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES I SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DO PIBID UNIUBE “A multiculturalidade nos diferentes tempos e espaços de aprendizagens”
e2pc mais que um produto, um projeto a quatro mãos em busca da presença digital.
UNIVERSIDADE DE CUIABÁ - UNIC UM ENFOQUE NA EFICÁCIA ORGANIZACIONAL
AUTO-AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL : 2º ciclo avaliativo 2007/2008
GESTÃO DO TRABALHO DOCENTE Profº Walber Rodrigues da Silva
PLANEJAMENTO 2013 GEOGRAFIA PCNP Adriana Simi
Universidade Federal de Uberlândia
Docentes y Tecnologías de Información y Comunicación.
WORKSHOP SOBRE COMUNICAÇÃO E TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA
Eliane de Medeiros Ramalho O Audiovisual na Educação: Recepção e Produção Núcleo de Tecnologia Educacional RJ10 – São Pedro da Aldeia – RJ Coordenação.
Laboratório de Ensino a Distância
OAPI I - LUCILA PESCE - PLANEJ. EDUC. PETROBRÁS
CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS Aula /08/2011 Professor Leomir J. Borba- –
GPR - Gestão de Projetos Prof. José Oliveira da Silva
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Triangulação de métodos
Estratégias de Comunicação Prof. Dr. Basile Emmanouel Mihailidis.
ELABORAÇÃO DE PROJETO CIENTÍFICO PROFESSORA: MARINEIDE PEREIRA ALMEIDA
Metodologia do Trabalho Acadêmico
“Didática: Competências e Habilidades Docente”
Planejamento Código de Ética nas Organizações
10 anos atuando com trabalho e dedicação!
ELABORAÇÃO DE PROJETO CIENTÍFICO PROFESSORA: MARINEIDE PEREIRA ALMEIDA
Linha 2 – Edital 15/CAPES Edital UFRGS EAD nº 13 Oferta de disciplinas com uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) e disciplinas a distância.
HISTÓRICO 2008 – Aprovação do Curso de Especialização/aperfeiçoamento em Gestão e Administração Pública para os servidores 2009 – início do Curso. Duas.
Programa de disciplina PESQUISA EM COMUNICAçÃO
Promovendo Soluções Sociais. Missão: Missão: Colaborar com a evolução pessoal e estrutural dos nossos clientes através da Consultoria Profissional, Treinamento.
Prof. Alexandre Brasil NUTES/UFRJ
Responsabilidade Social nas Organizações
“A educação para as mídias é uma condição de educação para a cidadania, um instrumento para a democratização de oportunidades educacionais e de acesso.
“A educação para as mídias é uma condição de educação para a cidadania, um instrumento para a democratização de oportunidades educacionais e de acesso.
Promovendo Soluções Sociais. Missão: Colaborar com a evolução pessoal e estrutural dos nossos clientes através da Assessoria Profissional e o compartilhamento.
Plano estratégico de comunicação organizacional: princípios, processos e formulação Profa. Dra. Margarida M. Krohling Kunsch Universidade de São Paulo.
Plano de Ensino Planejamento e Gestão em Serviços Sociais II 6º período Noturno – 2015/2 Profª Alaísa de Oliveira Siqueira.
Oficina do Trabalho Profissional Profª Virgínia Pertence
Cenário Interno Foco na Visão de futuro Compromisso com qualidade Apropriação de competências Crescimento da instituição Diversidade de temas e eixos.
O papel pedagógico do órgão gestor
Evolução do Sistema de Avaliação da Educação Superior Brasília - maio de 2014 João Carlos Pereira da Silva Presidente da CONAES.
Evolução da internet e os Recursos Educacionais Digitais para o Fortalecimento da Aprendizagem a Distância Profs. Cristiane Borges, Denys Sales e Iraci.
As Relações Públicas no Contexto das Mídias Digitais: Estratégias de WebRP Empreendidas pela Eny Calçados Autores: Jones Machado, Eugenia Mariano da Rocha.
Transcrição da apresentação:

Laboratório de Comunicação Institucional FACOM 2011 Plano de Curso

Laboratório de Comunicação Institucional 2011 – Plano de Trabalho Calendário geral Calendário do Módulo Teoria/Projeto Ementa Objetivos Conteúdo Operacionalização Bibliografia

Calendário Lab. de C.I. 2011 Teoria/Planejamento Rosane Steinbrenner Apresentação Projeto/ Seleção Mídia Rádio Maria de Fátima WEB Kelly Kalinka Impresso Kelyy Kalinka TV Maria de Fátima Apresentação dos produtos F Feriado

Módulo 1: Teoria/Planejamento (tuma 10 e 20) Profª: Rosane Steinbrenner Semana Calouro 14 a 23 Teoria C.I. 28 a 15 Planejamento e elaboração de Planos de Comunicação. Apoio: Oficina de Criação Palestra: 25.03.2011 . Finalização e Apresentação projetos Seleção por BANCA

EMENTA Disciplina de caráter teórico-prático, cuja proposta é promover a compreensão, a discussão crítica e o domínio dos principais conceitos, mecanismos e ferramentas da comunicação nas organizações, segundo o paradigma da comunicação integrada e estratégica. Pelo empirismo orientado, pretende-se gerar capacidade de trabalho em equipe na execução de tarefas exigidas pela área em qualquer espécie de ambiente organizacional.

Objetivos do Laboratório de C.I. Garantir aos alunos os conhecimento necessários para: refletir criticamente sobre as práticas profissionais no campo da comunicação institucional; elaborar planos, projetos ou programas de comunicação institucional a partir do paradigma da comunicação integrada e estratégica nas organizações; executar os produtos de comunicação planejados, nas várias mídias ofertadas.

Operacionalização Após a revisão das principais teorias, conceitos e ferramentas da Comunicação Institucional, serão desenvolvidos, sob a orientação e o apoio de professores de ambas as especialidades (JOR e PP), projetos de comunicação integrada, considerando a execução de produtos em mídias diversas (rádio, tv, impresso, web). Ao final do semestre o laboratório deverá ter produzido e arte-finalizado um projeto de comunicação institucional.

Conteúdo 1 Teoria: Comunicação Institucional na sociedade contemporânea História e definições de C.I. Principais conceitos e categorias: organização, instituição, globalização, sociedade em rede, novos atores sociais, notícia institucional, comunicação pública, assessor & gestor, crise. Principais paradigmas: comunicação estratégica, integrada, ética. Planejamento em comunicação organizacional : definição e etapas da construção de políticas, planos, projetos e programas de comunicação institucional.

Conteúdo 2 Elaboração e execução de planos de comunicação integrada levantamento de cenário (brifing) diagnóstico discussão elaboração apresentação

Bibliografia básica- Leitura obrigatória CURVELLO,João José A.. A Comunicação e as organizações. In: Autopoiese, sistema e identidade: A comunicação organizacional e a construção de sentido em um ambiente de flexibilização nas relações de trabalho. Tese de doutorado. Universidade São Paulo, abril de 2001. Pp. 60 – 78. Disponível em: http://www.acaocomunicativa.pro.br/mba/versao2.pdf DUARTE, Jorge (Org). Assessoria de imprensa e relacionamento com a mídia: teoria e técnica. 2.ed. São Paulo: Atlas, 2003.  Pp- KUNSCH, Margarida M. Krohling. Planejamento estratégico direcionado para a comunciação organizacional. In: Planejamento de relações públicas na comunicação integrada. Ed. rev., atual. e ampl. São Paulo: Summus, 2003. Pp. 231-276. ALMEIDA, Ana Luisa de Castro. Identidade, imagem e reputação organizacional: conceitos e dimensões da práxis.In Margarida M. Krohling Kunsch (org.).Comuniciaão organizacional: linguagem, gestão e perspectivas. Volume 2. São Paulo: Saraiva, 2009. Pp. 215-242. MATUS, C. Adeus, senhor Presidente. São Paulo: Litteris, 1989. OLIVEIRA, Ivone de Lourdes, PAULA, Maria Aparecida. O que é comunicação estratégica nas organizações. 2º ed. São Paulo: Paulus, 2008. VALENTE, Celia e NORI, Walter. Portas Abertas - A experiência da RHODIA: novos caminhos da comunicação social em empresas modernas. São Paulo: Circulo do Livro, 1992.