Planejamento Estratégico

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
BENCHMARKING.
Advertisements

Planejamento em Publicidade e Propaganda I
Gerenciamento Pelas Diretrizes
O Modelo de Gestão e o Processo de Gestão
1 - O PAPEL DE VENDAS NO MIX DE MARKETING
Como organizar um, sem esquecer nada
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE MARKETING
Daciane de Oliveira Silva
Gestão da Produção com foco nos processos
IMPLEMENTAÇÃO DA ESTRATÉGIA
Administração Financeira III
VOCÊ DEVERÁ COMPREENDER:
Prof. Antonio Carlos Guil
5Ws & 2Hs INDICADORES DE DESEMPENHO
Gestão de Projetos.
Balanced Scorecard Integrantes do Grupo: Janice Zambon Juliana Fonseca
Planejamento Estratégico AULA 8 Março/2011
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
BSC BALECED SCORECARD É uma metodologia de gestão, com foco na implementação da estratégia da empresa e das táticas correlacionadas.
Balanced Scorecard BSC
Fundamentos de Administração
BSC Balanced Score Card
FORMAÇÃO DE AUDITORES INTERNOS RONALDO COSTA RODRIGUES
EXEMPLO DE FLUXO PARA O DESENVOLVIMENTO DE ANÁLISE CRÍTICA DO SGQ
Gestão de Projetos.
AVALIAÇÃO E CONTROLE: O que é e como fazer?
RELATÓRIO ANUAL DE GESTÃO E AVALIAÇÃO DO PLANO Brasil, 2007 UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO DE SAÚDE COLETIVA - UFBA Departamento Saúde Coletiva.
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
Concepção de um projeto
ELO 202- Execução de Projetos de Melhoria e Inovação de Processos
Gerenciamento de Processos - PNQ
Introdução à Gestão da Qualidade (Aula 8 – ISO 9004 & Auditoria da Qualidade) Professor Gustavo F Ribeiro PEÃO São Roque junho.
Planejamento de estratégias:
O Processo de desenvolvimento de software
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Planejamento Estratégico
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Planejamento de Comunicação
PLANEJAMENTO As organizações e seus respectivos programas não funcionam na base da improvisação. É preciso estabelecer estratégias que possibilitem a sua.
Planejamento Estratégico
O PLANO DE MARKETING.
Planejamento Estratégico
IES FUNCEC – ADMINISTRAÇÃO DE SERVIÇOS
Gerenciamento de Custos
Planejamento Estratégico
4- OPORTUNIDADE DE MERCADO NO SETOR PÚBLICO 4- OPORTUNIDADE DE MERCADO NO SETOR PÚBLICO.
ANÁLISE CRÍTICA PELA GERÊNCIA Requisito 4.14
Planejamento de Marketing
Controle Orçamentário Gerencial
Sistemas de Informações Gerenciais - SIG
Balanced Scorecard.
PLANEJAMENTO Prof. Alessandro.
Gestão da Produção e Logística
Gerencial e Contabilidade Prof. Cláudio Wanderley, PhD
PROJETO TECNOLÓGICO MODELO DE PROJETO FINAL
BSC Indicadores de Desempenho e as Funções do Gestor
1. Cesta de materiais para VTs 2. Ajustes na cesta de materiais para as VTs 3. Cesta de materiais para Gabinetes 4. Ajustes na cesta de materiais para.
Introdução à Administração
Copyright ©2014 Porto Consultoria & Serviços – todos os direitos reservados.
BSC BALECED SCORECARD É uma metodologia de gestão, com foco na implementação da estratégia da empresa e das táticas correlacionadas.
Balanced Scorecard (BSC) Disciplina: Tecnologias de Gestão Prof. Eduardo M. Borba.
PARTE 2 O PROCESSO ESTRATÉGICO: FORMULAÇÃO Título: Administração Estratégica – da competência empreendedora à avaliação de desempenho Autores: Bruno H.
CONTABILIDADE GERENCIAL Utilidades Gerais
Soluções para modelo de gestão em saúde. Índice I)Modelo de Gestão em Saúde II)Objetivo Geral III)Objetivos Específicos IV)Metodologia V)Descrição VI)Abordagem.
Controle estratégico – 9a. aula Prof ª Rosana Alves Vieira Empreendedorismo e Estrat. de Negócios.
Abordagens para a Gestão de Processos Prof. Pedro Xavier da Penha Faculdades Integradas Funcec Curso de Administração Setembro/2009.
Administração Estratégica Unip Universidade Paulista Aula 12 Processo de Controle Estratégico e Desempenho WRIGHT, Peter L.; KROLL, Mark J.; PARNELL, John.
PLANO DE NEGÓCIOS Plano de Marketing.
Orçamento.
Transcrição da apresentação:

Planejamento Estratégico Planos de Ação Cronograma e Orçamentos Implantação e Controle

Planos de Ação O Plano de Ação deixa claro o que deve ser feito no dia- a-dia para a implementação das estratégias. Fornece um resumo de todas as atividades a serem realizadas, caracterizando-se como um detalhamento do Plano. Serve de orientação aos colaboradores. Cada estratégia deve possuir um Plano de Ação. Definir: Ação (o que deve ser feito). Responsável (pessoa ou setor encarregado da atividade). Prazo para realização da atividade. Investimentos necessários. Formular Planos de Ação por áreas funcionais (Marketing, Recursos Humanos) ou atividades amplas (Promoção, Distribuição). Fonte: WESTWOOD, J. Como preparar um plano de marketing. São Paulo: Clio, 1996. LAS CASAS, A. L. Plano de marketing para micro e pequenas empresas. São Paulo: Atlas, 2005.

Planos de Ação Ação Responsável Prazo Custo Início Término 1. Contratar nova agência de Propaganda, buscando ideias inovadoras. Ana Bernardes - Marketing Jan/2010 Mar/2010 R$ 2. Elaborar com a nova agência os materiais para a campanha de lançamento do perfume “Aventura”. Flávio Cavalcanti - Marketing Abr/2010 Mai/2010 3. Veicular anúncios em Revistas voltadas a esportes radicais. Carla Campos - Marketing Jun/2010 Ago/2010 4. Veicular comerciais em TV, nos intervalos de programas sobre esportes radicais. 5. Patrocinar eventos relacionados a esportes radicais. Júlio Mello - Marketing Set/2010 Out/2010 Fonte: WESTWOOD, J. Como preparar um plano de marketing. São Paulo: Clio, 1996. LAS CASAS, A. L. Plano de marketing para micro e pequenas empresas. São Paulo: Atlas, 2005.

Cronograma O plano deve apresentar um Cronograma contendo as principais atividades a serem realizadas. Facilita o acompanhamento e implantação. Fonte: COSTA, E. A. Gestão estratégica. 2 ed. São Paulo: Saraiva, 2007.

Orçamentos / Demonstração de Resultados Orçamentos: custos para implantação do plano, deixando claro os investimentos necessários à sua realização. Podem ser apresentados por meio dos Planos de Ação. As ações propostas no plano devem trazer retornos frente aos investimentos. Deixar claro os custos x benefícios. Apresentar ao menos: Período (normalmente mensal). Vendas previstas. Custos. Lucros esperados. As informações servirão de base para o controle do plano. Atividade realizada juntamente com a área Financeira / Contábil, pois os métodos variam para cada empresa. Fonte: WESTWOOD, J. Como preparar um plano de marketing. São Paulo: Clio, 1996. LAS CASAS, A. L. Plano de marketing para micro e pequenas empresas. São Paulo: Atlas, 2005. WESTWOOD, J. O plano de marketing. São Paulo: Makron, 1996. KOTLER, P. Administração de marketing. São Paulo: Atlas, 1998.

Implantação e Controle O processo de implantação enfrenta muitas dificuldades (mudanças no ambiente, cultura da empresa). É necessário definir métodos para controle do plano, de modo a identificar desvios e promover ajustes. Esta etapa garante que tudo o que foi definido no plano seja adequadamente realizado. Definir quais informações serão controladas, suas fontes e periodicidade. Estabelecer: (WESTWOOD, 1996:103) Padrões: indicadores a serem acompanhados e prazos para avaliação (normalmente mensal). Estabelecer metas específicas, bem como limites para o desvio. Medição de desempenho: comparação do desempenho real com o previsto. Ações: definir ações preventivas e corretivas. Fonte: WESTWOOD, J. Como preparar um plano de marketing. São Paulo: Clio, 1996. KOTLER, P. Administração de marketing. São Paulo: Atlas, 1998. LAS CASAS, A. L. Administração de marketing. São Paulo: Atlas, 2006. OLIVEIRA, D. P. R. Planejamento estratégico. São Paulo: Atlas, 2001.

Implantação e Controle O plano deve apresentar claramente como o controle será realizado. (WESTWOOD, 1996:103) Ex.: Serão realizadas reuniões trimestrais com os gerentes, a fim de avaliar os resultados alcançados e propor ações. Nestas ocasiões devem ser apresentadas a situação dos indicadores de desempenho, bem como o grau de realização dos Planos de Ação. Os gestores deverão ainda apresentar os gastos efetivados em relação ao orçamento. Os seguintes indicadores serão acompanhados: Vendas previstas x realizadas; Número de reclamações de clientes; Lucro previsto x realizado. Principal ferramenta: Balanced Scorecard - BSC. Ajustes do plano devem ser continuamente implementados. Fonte: WESTWOOD, J. Como preparar um plano de marketing. São Paulo: Clio, 1996. KOTLER, P. Administração de marketing. São Paulo: Atlas, 1998. LAS CASAS, A. L. Administração de marketing. São Paulo: Atlas, 2006. OLIVEIRA, D. P. R. Planejamento estratégico. São Paulo: Atlas, 2001.