Análise e Projeto de Sistemas I

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Desenvolvimento de Sistemas
Advertisements

DFD - Diagrama de Fluxo de Dados
Metodologia Para Acompanhamento de Projetos e Programas
Introdução a Algoritmos
Os projetos.
Adélia Barros Testes de Software Adélia Barros
Objetivos do Capítulo Utilizar o processo de desenvolvimento de sistemas delineado neste capítulo e o modelo de componentes de SI, do Capítulo 1, como.
ISO Processos do Ciclo de Vida do Software
Prof. MSc. Larissa Luz Gomes Aula 7 – Exercício de Revisão Análise e Projeto de Sistemas I.
Análise e Projeto de Sistemas I
Prof. MSc. Larissa Luz Gomes Aula 6 Análise e Projeto de Sistemas I.
Processos de Software Introdução
Tópicos Motivação para teste Por que algumas empresas não testam
Valéria Maria Lauande Março/2010
Gerenciamento do escopo do projeto
Faculdade de Ciências Sociais e Aplicadas de Petrolina – FACAPE
Adélia Barros Requisitos Adélia Barros
SISTEMA DE INFORMAÇÕES DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS
Simulação de Sistemas Prof. MSc Sofia Mara de Souza AULA2.
TIPOS DE TESTES APLICÁVEIS E NÃO APLICÁVEIS AO PROJETO
Como Desenvolver Sistemas de Informação
Visão Geral do Desenvolvimento de Sistemas e Papéis no Desenvolvimento de Software Marcely Dias
Sistemas Multimídia e Interface Homem-Máquina
EXEMPLO DE FLUXO PARA O DESENVOLVIMENTO DE ANÁLISE CRÍTICA DO SGQ
José Roberto Blaschek Gerência do Escopo José Roberto Blaschek.
RUPinho Qualidade de Software
Estratégia de Planejamento do Projeto
Visão Geral PRO.NET.
Análise de Sistemas de Software Prof. Rodrigo Ribeiro.
IEEE Std IEEE Melhores Práticas para Especificações de Requisitos de Software (ERS)
Qualidade de Produto de Software
Paulo Silva Tracker Segurança da Informação
Engenharia de Requisitos
A EMPRESA... A Tower Tech é uma empresa de informática que atende a um público mais exigente e busca QUALIDADE em seus serviços. Nosso público-alvo abrange.
Análise e Projeto de Sistemas
CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
Levantamentos de dados Desenho do Projeto
Análise e Projeto de Sistemas de Informação 2o. Semestre de 2014
Processo de Aquisição Adilson de Almeida Cezar Meriguetti
Etapas do Projeto DC.IC.15 Data Revisão: 07/04/2017 Início Fim
DISCIPLINA GERENCIAMENTO DE PROJETOS DE T.I Prof. Eliane Primeiro semestre de 2013.
PLANO DE CONTINGÊNCIA DE PROTEÇÃO E DEFESA CIVIL - PLANCON Civil
O Processo de desenvolvimento de software
Aula 7 – Planejamento do Levantamento
GESTÃO DE PROJETOS DE MANUTENÇÃO
Teste de Software Conceitos iniciais.
ANÁLISE ESTRUTURADA DE SISTEMAS
Engenharia de Software
Planejamento da Tecnologia de Informação nas Empresas n Prof. Wladimir da Costa 5 a Fase - Planejamento Organizacional para a Área de Informática.
Gestão de defeitos.
METODOLOGIA, MÉTODOS E FERRAMENTAS
Técnicas e Projeto de Sistemas
Gestão de projetos de Software GTI-16
Engenharia de Software
OSM Organização, Sistemas e Métodos
Manuais Administrativos
Modelagem e arquitetura
ELABORAÇAÕ DE PROCEDIMENTOS
RESPOSTAS A INCIDENTES E PLANO DE CONTINUIDADE DE NEGÓCIOS
RESPOSTAS A INCIDENTES E PLANO DE CONTINUIDADE DE NEGÓCIOS
Projeto de Sistemas - PRJ Aula 4
Lenylda Albuquerque ISO Processos de Ciclo de Vida de Software Universidade Federal de Pernambuco.
Mapeamento e Padronização de Processos
Processos de Software Ludimila Monjardim Casagrande 1º Semestre Desenvolvimento e Qualidade.
4.4 Implementação e Operação
TESTES DE SOFTWARE – AULA 1 Prof. Me. Ronnison Reges Vidal
Introdução ao Projeto Estruturado de Sistemas Aula 01 Wolley W. Silva.
O Processo Unificado (PU). 2 O que é o Processo Unificado (PU)? É um modelo de processo de software baseado no modelo incremental, visando a construção.
ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE SISTEMA ESTRUTURADO
Cronograma Sistemas de Informação 1º termo – 3º período.
Transcrição da apresentação:

Análise e Projeto de Sistemas I Prof. MSc. Larissa Luz Gomes lariluz@yahoo.com.br Aula 4

Modelos

Modelos

Etapas de um Ciclo de Vida

Análise de Requisitos Esta fase visa identificar o tipo de serviço de processamento de dados a ser executado (manutenção de um software existente ou a criação de um outro), os objetivos a serrem alcançados, recursos e prazos necessários para a execução do projeto. O resultado é um documento denominado Anteprojeto, contendo o modelo lógico preliminar do software. A aprovação deste documento pelo usuário torna-se pré-requisito para a continuidade do trabalho.

Atividades Desenvolvida Identificação dos Objetivos: Em função das necessidades apresentadas pelo usuário e do tipo de serviço, identificar o objetivo global e os específicos do software. Definição da Abrangência: Em conjunto com o usuário e com base nos objetivos.

Atividades Desenvolvida Definição da Abrangência: tem como base os objetivos: Identificar as macro funções existentes, os órgãos envolvidos, as pessoas responsáveis por esses e nome dos participantes para contatos. Descrever sucintamente os objetivos das macros funções. Elaborar o DFD de contexto, mostrando os fluxos de dados recebidos e os originados e, suas respectivas origem(s)/destino(s). As origens/destinos identificam-se com software’s, unidade organizacional, pessoas, organizações externas, etc.

Projeto Lógico Nesta fase o objetivo é a especificação detalhada dos elementos do software a nível lógico. Além disso, deve tratar da especificação detalhada dos procedimentos externos ao computador, tais como: Captação das informações; Preparo e envio para processamento; Crítica e correções; Distribuição das saídas.

Projeto Físico Tendo como base o Projeto Lógico, o objetivo nesta fase é o de detalhar os elementos do software a nível físico. O Produto é um documento que conterá a especificação técnica completa do software, visando a sua implementação.

Implementação O objetivo desta fase é o desenvolvimento e simulação do software especificado no Projeto Físico. O resultado são os programas fontes, devidamente testados. Estes, por sua vez, devem ser entregues ao usuário via disquetes.

Implementação - Finalidade Tem como objetivo o treinamento do usuário, a conversão/inicialização de arquivos e a implantação do software para produção. Nesta fase, é elaborado e entregue o Manual do Usuário, assim como o Termo de Encerramento do Desenvolvimento do Software, onde o analista ou empresa desenvolvedora declara que o software, uma vez implantado, está entregue e considerado, aceito: devendo o mesmo entrar no período de garantia.

Operação Nesta Fase são executadas as atividades de produção do software pelo usuário, com acompanhamento inicial da execução das rotinas, avaliação da performance, pequenos ajustes e análise de resultados. O produto é um relatório descritivo dos problemas encontrados pelo usuário e as soluções adotadas, e a documentação do software, como um todo, devidamente revisada.

Atividades Desenvolvidas Análise de Dados: Identificar, junto aos usuários, as principais Entidades, Atributos e Relacionamentos. Neste ponto, deve-se elaborar o Modelo Lógico de Dados(DER) e correspondente lista de entidades. Análise de Problemas: Com base nos objetivos das macros funções, identificar junto aos responsáveis pelas mesmas, os problemas existentes, suas causas, seus efeitos e ação para a solução dos mesmos.

Atividades Desenvolvidas Fluxo dos Dados Identificar, num primeiro particionamento do DFD de contexto, os fluxos de dados de entrada/saída de cada macro função, assim como os depósitos de dados envolvidos, gerando um ou mais níveis de DFD de acordo com a necessidade de análise desta fase. Os depósitos de dados representados no DFD devem espelhar as entidades do Modelo Lógico de Dados (DER) (Depósito de dados = Entidade não Normalizada).

Atividades Desenvolvidas Documentação Atual Relacionar/reunir cópia(modelo) de documentos e relatórios utilizados, para efeitos de orientação. Alternativas de Hardware e Software de Apoio Deverão ser procuradas alternativas de hardware e de software de apoio. Em cada uma delas, deverá ser feita uma análise dos benefícios em conjunto com o usuário, devendo ser escolhida como a solução proposta aquela que apresentar melhores vantagens. A solução deverá atender tanto a aspectos de desenvolvimento e de operação.

Atividades Desenvolvidas Estimativas de Recursos Humanos e Prazos Identificar recursos humanos e respectivos prazos necessários ao desenvolvimento e implantação do software proposto, contemplando inclusive atividades tais como: tarefas de conversão, de treinamento, de documentação e outros. Controle de Qualidade da Fase Tendo como referência os critérios para revisão da análise estruturada, realizar a referida revisão prevista para esta fase. Inclusive verificando a adequação do documento àquele determinado pela metodologia. Avaliar a solução proposta em termos técnicos, recursos físicos e financeiros, assim como o prazo de execução.

Exercício de Entendimento Fazer um resumo sobre os pontos mais importantes da aula de forma a utilizar apenas palavras que leve você a criar as definições usadas na aula.

Dúvidas e Perguntas

Próxima Aula Desenvolvimento Ágil