EAD - Ensino a Distância Sejam todos bem-vindos ao CTQ – Centro de treinamento do QUESTOR Empresarial.

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Transcrição da apresentação:

EAD - Ensino a Distância Sejam todos bem-vindos ao CTQ – Centro de treinamento do QUESTOR Empresarial.

Instrutor: Júnior Franceschi Crystal Reports 10

Ao abrir o Crystal, aparecerá uma janela pedindo se você quer abrir um relatório já existente, criar um novo em branco, ou usar um wizard para lhe auxiliar na criação de um novo. No nosso caso selecionamos criar um novo em branco.

Crystal Reports 10

Na tela seguinte deveremos configurar a nossa conexão com a fonte de dados (Banco de Dados SQL SERVER 2005 EXPRESS), na tela vamos selecionar a opção OLE DB (ADO). Após isso será pedido para você selecionar o Driver do banco de dados, nosso caso utilizar “Microsoft OLE DB Provider SQL Server”. Veja a sequência nas telas a seguir.

Crystal Reports 10

Nesta tela configura-se o servidor, usuário e senha do Banco de Dados e o nome do Banco.

Crystal Reports 10 Selecionar a tabela que deseja usar no relatório e jogue para a direita.

Crystal Reports 10 Nesta tela mostra o relatório em branco aberto, e a direita a conexão.

Crystal Reports 10 Expandindo a conexão a direita, mostrara os campos da tabela que anteriormente selecionamos e permitirá colocarmos eles na tela para edição do relatório.

Crystal Reports 10 Existem divisões dentro da página do nosso relatório: -REPORT READER (Cabeçalho do Relatório, somente na primeira página). -PAGE READER (Cabeçalho da Página, repete em todas páginas). - DETAILS (Área aonde serão inseridos os dados em laço). -REPORT FOOTER (Rodapé do Relatório, somente no final da ultima página). -PAGE FOOTER (Rodapé da Página, repete em todas páginas).

Crystal Reports 10 Após abrir o Crystal, efetuar a conexão, selecionar a tabela aonde estão inseridos os dados a serem utilizados no relatório e conhecer a estrutura da página, o layout e quais os dados a serem trabalhados ficam a cargo do desenvolvedor. Lembrando que o Crystal trabalha com ferramentas de edição de fontes e de campos altamente sugestivos a sua utilização. EXERCÍCIO -Elaborem um relatório de Cadastro de Produtos para treinar o fluxo repassado. - Utilizar a tabela TBL_MATERIAIS para trazer os campos necessários para o relatório.

Crystal Reports 10