O PARÁGRAFO Conceito e Estrutura.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Produção Textual Título Estrutura do Texto Parágrafo Emanoelly Marques.
Advertisements

O TEXTO ARGUMENTATIVO E TEXTO EXPOSITIVO
REDAÇÃO: garanta sua vaga com ela
Universidade do Estado da Bahia-UNEB Curso:Direito Disciplina:Produção de Texto Técnico-Científico Docente:César Costa Vitorino.
PROFª. MS. LINA MARIA GONÇALVES
Curso de Especialização
CARTA ARGUMENTATIVA.
Montagem de Textos Dissertativos
PROJETO DE TEXTO.
AULA 15: O PARÁGRAFO E A REDAÇÃO JURÍDICA II
PARAGRAFAÇÃO PROFESSORA LÚCIA BRASIL.
O TEXTO ARGUMENTATIVO ESTRATÉGIAS
O texto argumentativo.
Dissertação Redação.
Redação Por onde iniciar? Professor José Arnold.
MetodologiaTrabalhoeProjecto Projecto é um plano com um conjunto descritivo de acções, instrumentos e componentes necessários à concretização de um produto.
Parágrafo-padrão O parágrafo-padrão é uma unidade de composição constituída por mais de um período, em que se desenvolve uma ideia central, ou nuclear,
Produção Textual Profª.: Maria Anna
Redação de sínteses Rodney Caetano.
Planejamento PNAIC 2014.
DISSERTAÇÃO.
O PLANEJAMENTO DO PARÁGRAFO
Dissertação.
UNIDADE BÁSICA DE UM BOM TEXTO
A estrutura do texto escrito: interação a distância
Curso de Pedagogia Introdução à Prática da Pesquisa em Educação I: Fontes Professora: Maria Fátima Aucar Soler.
Prof.ª Irislane Figueiredo
Magistra – Curso Tecnologia da Informação
Trabalhos Científicos Usuais: Caracterização e Estrutura
Uma possível estrutura básica da Redação do tipo Enem
David Ausubel ( ) Ausubel era médico psiquiatra da Universidade de Columbia, Nova York; Dedicou sua carreira à psicologia educacional.
Leia, um texto dissertativo e procure observar o hábil e forte jogo de argumentos utilizados pelo autor.
O texto argumentativo.
Informações implícitas
ENSINO DE LEITURA: MÉTODO INSTRUMENTAL
REDAÇÃO.
Elaboração da pesquisa científica: 4 fases
PROFESSORA ANGELICA ROCHA DE FREITAS
Texto dissertativo argumentativo
TEXTO DISSERTATIVO- ARGUMENTATIVO
Parágrafo-padrão O parágrafo-padrão é uma unidade de composição constituída por mais de um período, em que se desenvolve uma ideia central, ou nuclear,
Professora Mestre Roberta Costella
PESQUISA? Como fazer uma Pesquisa Científica? Como começar a Pesquisa?
FICHAMENTO I - CONSIDERAÇÕES PRELIMINARES
A dissertação: esmiuçando o gênero
Tópico Frasal e Desenvolvimento de Parágrafo
DESMISTIFICANDO... Escrever não é dom.
Elementos pragmáticos da língua falada
CURSO - RECURSOS HUMANOS DISCIPLINA - COMUNICAÇÃO SEMESTRE 1º
Comunicação e Redação Empresarial
Por que o jornal na escola?
TEXTO DISSERTATIVO ARGUMENTATIVO EM PROSA
Referência e citação – para fichamento
Teoria do Iceberg. Teoria do Iceberg ASSUNTOS DA AULA: 1- PALAVRAS DE TRANSIÇÃO 2- RECURSOS LINGUÍSTICOS 3- A COESÃO POR CONEXÃO.
Fichamento Professor Douglas P. Silva Material colaboração professor
REDAÇÃO – ENEM/2016 ESTRUTURA E TEMAS.
Como redigir um bom texto?
PROJETO DE APRENDIZAGEM REVOLUÇÃO DIGITAL O impacto da internet na sociedade Wagner Soares de Oliveira Disciplina de Computação e Sociedade Professor Orivaldo.
Coerência e coesão textuais Valdemir Antonio Oliveira
OBSERVAÇÃ O: Para mudar a imagem deste slide, selecione a imagem e exclua-a. Em seguida, clique no ícone Imagens do espaço reservado pra inserir sua própria.
FRASE Enunciado provido de sentido: Emoções, ordens, apelos... Ex. Anoitecia/Boa noite.../ Cuidado! Copyright © Dale Carnegie & Associates, Inc.
REGRAS E MODELO PARA REALIZAÇÃO DE TRABALHOS ESCOLARES
dissertativo-argumentativo
Plano de Ensino Objetivos Educacionais
PIBID-TEATRO/UFRN: PROBLEMATIZANDO O PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO DO ENSINO DE TEATRO Introdução: O ensino de qualquer que seja a disciplina deve estar relacionado.
Tipologia textual Dissertação.
D O P ARÁGRAFO - P ADRÃO A O T EXTO A RGUMENTATIVO.
PATRIMÔNIO HISTÓRICO E EDUCAÇÃO Professores: Carlos Bahia Simone Trindade.
Estrutura do Parágrafo Prof. Me. Chico Arruda IFRN – CAMPUS JOÃO CÂMARA.
Etapas da Pesquisa Etapas do Projeto de Pesquisa.
Transcrição da apresentação:

O PARÁGRAFO Conceito e Estrutura

Conceito de Parágrafo Parágrafo é uma unidade do discurso. Segundo Garcia (1983, 203), “o parágrafo é uma unidade de composição constituída por um ou mais de um período, em que se desenvolve determinada ideia central, ou nuclear, a que se agregam outras, secundárias, intimamente relacionadas pelo sentido e logicamente decorrentes dela”.

Tópico Frasal Trata-se de uma frase que em geral encontra-se no início do parágrafo e que apresenta a ideia central a ser discutida neste. É também chamada de “frase nuclear”. Ao tópico frasal agregam-se as ideias secundárias formuladas em outras frases.

Estrutura do parágrafo Como unidade do texto, para sua produção devem ser observados os mesmos procedimentos para a elaboração do texto como um todo. Ele pressupõe formulação e delimitação do assunto, planejamento das ideias e objetivo a ser atingido. (ANDRADE & MEDEIROS, 2006, p. 209). Portanto, um parágrafo, assim como um texto, apresentará em geral um começo (introdução), meio (desenvolvimento) e fim (conclusão).

Formas de Desenvolvimento do Parágrafo Há diferentes formas pelas quais as ideias podem ser organizadas no parágrafo. Obviamente, essa organização dependerá de como o texto está estruturado no seu conjunto. Porém, o planejamento do texto pressupõe o planejamento de suas unidades, ou seja, cada um dos parágrafos deverá ser pensado de modo a formar um conjunto coeso – o texto.

Por exploração de aspectos espaciais O parágrafo pode ser estruturado através de elementos ligados ao espaço. Ex.: No Brasil, em São Paulo, nesta sala, ao longo do rio, ao redor da cidade, perto do armazém, além das casas etc.

Por exploração de aspectos temporais O parágrafo pode ser orientado segundo o registro dos acontecimentos no tempo: Ex.: No fim dos anos 60, quando a guerra terminou, no momento em que abriu a porta, naquela época etc.

Por enumeração de pormenores A organização do parágrafo pode ser feita através de uma estrutura enumerativa. Ex.: O primeiro..., o segundo..., na primeira etapa..., na fase inicial... etc.

Pelo contraste de ideias A estruturação do parágrafo pode valer-se da exposição de ideias feita através de mecanismos de contraste. Ex.: Por um lado, por outro, antigamente, hoje, em contraste, em oposição, diferentemente, apesar de, embora etc.

Por ideias análogas, comparativas O desenvolvimento do parágrafo pode dar-se através da comparação ou da analogia. Ex.: Igualmente, do mesmo modo, à semelhança de, como etc.

Por razões, causa, consequências e efeitos A exposição de ideias pode ser feita valendo-se da estrutura causa/consequência ou da explicação das razões para determinadas atitudes. Esse tipo de parágrafo é comum em textos dissertativo-argumentativos. Ex.: Em razão de, consequentemente, por isso, portanto, de modo que, por motivo de, então, como resultado, com efeito etc.

Por explicitação de ideias Trata-se do desenvolvimento para definir termos ou explicar expressões usadas. Segundo ANDRADE & MEDEIROS (2006, p. 217), “a ordenação por explicitação das ideias contidas em um parágrafo pode ocorrer de três formas: por definição, por analogia, ou por exemplificação.” Neste caso, há o uso frequente do verbo ser e de expressões como isto é, ou seja, não só, mas também etc.

Por resposta a uma interrogação As interrogações são muito úteis quando se quer chamar a atenção do leitor. Neste caso, o parágrafo pode ser desenvolvido em torno de um questionamento inicial. Ex.: “O que muda no papel do professor? Muda a relação de espaço, tempo e comunicação com os alunos. O tempo de enviar ou receber informações amplia-se para qualquer dia da semana... (MORAN, 2000, p. 50).

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ANDRADE, Maria Margarida de & MEDEIROS, João Bosco. Comunicação em Língua Portuguesa. 4ª. ed. São Paulo: Atlas, 2006. GARCIA, O. M. Comunicação em prosa moderna. 11ª. ed. Rio de Janeiro: Editora da FGV, 1983. MORAN, J. M. Ensino e aprendizagem inovadores com tecnologias audiovisuais e telemáticas. In: MORAN, J. M.; MASETTO, M. T. e BEHRENS, M. A. Novas tecnologias e mediação pedagógica. São Paulo: Papirus: 2000. (Coleção Papirus Educação).