Plano de Ação Participativo - PAP

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PAINEL DE BOAS PRÁTICAS EM
Advertisements

Projetos de Aprendizagem
Equivalente à média dos países da OCDE
PROJETO PEDAGÓGICO EMEF DR. JOSE KAUFFMANN 2010.
Programa Algar Educa “Educação Integral”
1 COMO FUNCIONA. 2 COMO FUNCIONA - QUEM FAZ Algumas funções dos profissionais que compõem a equipe: Responsável pela Área de Lazer no DR desenvolvimento.
Avaliação Institucional
Avaliação da situação de saúde
Os desafios de nossa realidade exigem uma nova articulação dos espaços e dos atores para construir o futuro. O conceito de poder local :protagonismo,
Projeto Transparência Oficina de Mobilização 22 e 23/04/2009 Apoios:
GESTÃO PARTICIPATIVA Nova tendência mundial de gestão empresarial embasada na valorização do conhecimento, circulação de informação e participação coletiva.
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO Prof. Ms. Taisir Mahmudo Karim
I Reunião - Preparatória Coordenadoria da Mulher
Equivalente à média dos países da OCDE
S PLANEJAMENTO 2014 FBB005-Chart avulso Bruno Faveri.
Projetos Estratégicos Direh/VPGDI
POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO
ANEXO 3- PROCESSOS DE RECUPERAÇÃO
OFICINA PEDAGÓGICA PROPOSTA DE TRABALHO
CGEB Coordenadoria de Gestão da Educação Básica
Plano de Desenvolvimento da Escola
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO
Instruções para preenchimento do Plano de Providência.
FORMAÇÃO III ESA Formação do Educador: A Escola enquanto cenário, sujeito e objeto da formação.
Equivalente à média dos países da OCDE
Matematica PCOPs Luciane e MUTSU-KO
DISCUTINDO UMA CONCPÇÃO EMANCIPADORA DE AVALIAÇÃO
GUIA DO SUPERVISOR PEDAGÓGICO CONHECENDO A VERSÃO PRELIMINAR
Metodologia de Monitoramento, Acompanhamento e Orientação
Brasília-DF, 24 de Março de 2010
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - CONDRAF Grupo Temático: Educação do Campo.
A melhoria nos índices do IDESP desafio da escola atual
Diretoria de Ensino – Região de Bragança Paulista O que é autoavaliação institucional? DIA D.
II ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES I SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DO PIBID UNIUBE “A multiculturalidade nos diferentes tempos e espaços de aprendizagens”
Diretoria de Desenvolvimento Institucional
SISTEMA PARAENSE DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL EU LIDERO ESTA MUDANÇA!
“A participação no Prêmio Gestão Escolar 2009/2010 nos possibilitou enxergar os caminhos que poderíamos trilhar para ressignificar nossa prática e colhermos.
Encontro Estadual de Formação
A ESCOLA VOLTA-SE PARA SI!! É HORA DE REPENSAR A PRÁTICA.
AVALIAR e PLANEJAR.
Comissão de EJA de Alagoas
Universidade de São Paulo - Campus “Luiz de Queiroz” Plano Diretor Socioambiental Participativo do Campus LQ GT Educação e Percepção Ambiental Programa.
BELO HORIZONTE SETEMBRO/2003 MEC/SEMTEC/PROEP GERÊNCIA TÉCNICO-PEDAGÓGICA BELO HORIZONTE SETEMBRO/2003 SEMINÁRIO NACIONAL DE GESTÃO ESTADUAL DA EDUCAÇÃO.
Reafirmando Compromissos Ações Saresp 2014
Secretaria da Educação
Caminhos para a elaboração coletiva de uma proposta
Code-P0 São Paulo, 30 de julho de 2010 Copa do Mundo de 2014: Planos e Ações do Governo Federal Documento de suporte para o 5º Congresso Internacional.
O Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária – Cenpec é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, criada em.
Planejamento: plano de ensino, aprendizagem e projeto educativo
Orientações sobre o Estágio IV
Centros de Educação em Direitos Humanos
Pesquisa de Clima 2013.
COMISSÃO INTERSETORIAL DE SAÚDE DO TRABALHADO CIST GESTÃO
Balanço: Projeto Quem Falta Faz Falta
Objetivo da escola Oferecer educação de qualidade para os estudantes Conhecer as necessidades da escola Papel do gestor mobilizar, coordenar, liderar.
ESTRATÉGIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E COMUNICAÇÃO EM UNIDADES DE CONSERVAÇÃO DO ESTADO DA BAHIA – ENCEA ESTADUAL.
Devolutiva do acompanhamento às UEs
PROJETO DE MONITORAMENTO, ACOMPANHAMENTO, AVALIAÇÃO E INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NA REDE ESTADUAL DE ENSINO DA BAHIA. SECRETARIA DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA.
Fases Metodológicas do Planejamento Social
Revisita ao PPP.
Cenário Interno Foco na Visão de futuro Compromisso com qualidade Apropriação de competências Crescimento da instituição Diversidade de temas e eixos.
BALANÇO DE METAS 2012 e PROPOSIÇÃO DE METAS 2013 Escola da Advocacia - Geral da União (EAGU)
O papel pedagógico do órgão gestor
Federação das Apaes do Estado de Minas Gerais Resultados dos conselhos regionais 2013.
I Encontro Catarinense de Fortalecimento dos Conselhos Escolares A Atuação dos Programas Educacionais Conselhos Escolares Secretaria Municipal de Educação.
Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social - CDES Encontro EUROsociAL para a formação de membros das Secretarias de Conselhos Econômicos e Sociais.
Acompanhamento dos Processos Pedagógicos
Título do Roteiro do Produto
TÍTULO DO ROTEIRO DO PRODUTO
Transcrição da apresentação:

Programa Educação – Compromisso de São Paulo FBB005-Chart avulso-190811-Bruno Faveri Programa Educação – Compromisso de São Paulo “Plano de Ação Participativo Ações Necessárias”

Plano de Ação Participativo - PAP Execução & acompanhamento do PAP nas Escolas Elaboração do PAP nas Escolas Linha do Tempo do processo de implementação do PAP nas escolas: Construção coletiva do PAP 2013 Construção coletiva do PAP com a Rede 2011 2012 2013 ago out nov dez jan fev mar abr mai jun jul set OT com Supervisores das 91 DEs – Acompanhamento do PAP Socialização nas DEs OT com 1.206 Diretores das EPs Publicação no portal da SEE Re Planejamen- to e entrega pelas Escolas Elaboração do PAP 2013 OT com Supervisores das 91 DEs – formação 2 OTs com Supervisores das 91 DEs Sistema Informatizado em operação Previsão de OT com Diretores de Escola e Supervisores das 91 DE´s - Balanço 2012 e reflexão PAP 2013 Entrega do PAP pelas Escolas Homologação pela DE

CONSIDERANDO A NECESSIDADE DE: Plano de Ação Participativo - PAP CONSIDERANDO A NECESSIDADE DE: Fortalecimento do trio gestor Envolvimento da DE ( diversos membros e setores) Estudos de caso ( propor alternativas de solução, como superar os problemas ); Registros ( portfólio)

Plano de Ação Participativo - PAP PAP: ferramenta de planejamento e de gestão orientado para resultados, que seja efetivamente útil às escolas, e que contribua para a difusão de uma cultura de gestão democrática, participativa e transparente. Roteiro não seja assimilado como um documento a ser preenchido como atividade meramente burocrática

Plano de Ação Participativo - PAP CONSTRUÇÃO DO PAP Participar é dialogar e desenvolver projetos coletivos. Ações da governabilidade da escola. Cada escola tem a sua especificidade.

Plano de Ação Participativo - PAP ESCOLA ORGANIZAÇÃO COMPLEXA Ações em várias Dimensões Delimitar os prazos Determinar responsáveis pela ação/ trabalho coletivo, participativo

Envolve o desenvolvimento de ações Avaliar/ Reavaliar as ações Plano de Ação Participativo - PAP Envolve o desenvolvimento de ações Avaliar/ Reavaliar as ações Estabelecer novos prazos de acordo com a necessidade

Plano de Ação Participativo - PAP Implementação e o acompanhamento do PAP nas escolas, visa contribuir para o aprimoramento da gestão escolar. Visa subsidiar a construção de uma proposta de trabalho que ofereça melhoria na sistematização e nos apoios necessários à escola.

Plano de Ação Participativo - PAP PRÓXIMOS PASSOS: Acompanhar o desenvolvimento das ações discriminadas no PAP em cada Unidade Escolar; Orientar a execução das ações previstas no PAP – Supervisão e Núcleo Pedagógico; 3. Compartilhar com os Diretores de Escola as proposituras de acompanhamento resultante das discussões feitas pelos pares nas Unidades Escolares.

AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL INTERVENÇÕES ACOMPANHAMENTO IMPLEMENTAÇÃO ELABORAÇÃO DIAGNÓSTICO AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL

O Plano de Ação Participativo 2012 Diagnóstico Planejamento Ação Acompanha- mento Avaliação O percurso deve ser periodicamente refeito, já que mudanças de cenário podem implicar na proposição de novas ações...