Nova Computação = Nova Ciência, Novo Conhecimento Novas Fronteiras Luís Moniz Pereira ALFÂNDEGA DO PORTO, 1 de Abril 2006.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Escola Secundária/3º CEB Poeta Al Berto, Sines
Advertisements

TENDÊNCIAS ATUAIS NA INVESTIGAÇÃO EM LINGUÍSTICA APLICADA Luís Guerra
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
DCP 2006 MESTRADO EM EDUCAÇÃO MULTIMÉDIA Educação Multimédia I Ano lectivo de º Semestre.
INSTITUTO POLITÉCNICO DE VIANA DO CASTELO
UNICEUMA – CENTRO UNIVERSITÁRIO DO MARANHÃO
Encontro Ciência em Portugal Ciência 2008 Fundação Calouste Gulbenkian Julho 2008 CNC Organização e perspectivas de desenvolvimento.
Mestrado em Sistemas de Informação e Apoio à Decisão Noção de localização baseada em informação de células e anotações locais do utilizador Marco António.
2 Connector Plataforma interactiva para a promoção e suporte de redes sociais georeferenciadas através de dispositivos móveis.
QUAL A CONCEPÇÃO DO CURRÍCULO?
Interação Homem-Máquina
Bacharelado em Sistemas de Informação
Educação a Distância na Universidade Anhembi Morumbi
Sistemas Baseados em Conhecimento
O Surgimento dos Sistemas de Bioinformática
Workshop Formação Moodle_FCUL Centro de Competência FCUL, Instituto Educação Grupo 1: 2 e 16 Dez 09, 6 Jan 10
ORIENTAÇÃO VOCACIONAL
Divulgação 2006/2007 Departamento de Ciências e Tecnologias da Informação.
Workshop Formação Moodle Instituto de Educação_UL Centro Tecnologias e Inovação na Educação Grupo 1 Sessão 3: 27 de Maio 10
INTRODUÇÃO À INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
Centro de Investigação e Desenvolvimento da Microsoft no domínio da Fala e Língua Natural, em Portugal.
Acessibilidade na Web: pessoas com necessidades especiais e cidadãos da terceira idade GETIC – Setembro de 2008.
Cooperação para a Sustentabilidade: o papel do ensino a distância
Financiamento sim, mas eficaz! Luís Moniz Pereira Centro de Inteligência Artificial - UNL /
SUMÁRIO Apresentação Ciência, Tecnologia e Inovação.
DI-FCT-UNL Departamento de Informática Faculdade de Ciências e Tecnologia Universidade Nova de Lisboa Engenharia Informática DI-FCT-UNL DI-FCT-UNL:
Moodle : uma experiência de utilização na formação pós-graduada.
Reunião do Projeto Avaliação de Programas da Fapesp 19.fev.2010
Software Educativo União Educacional Minas Gerais
Usabilidade em Interfaces Gráficas
Implementação do Projecto Competências TIC Fevereiro de 2009.
Cooperação Luso-Brasileira em Comunicação e Recursos Digitais RCAAP e Arquivo da Web Portuguesa 30.out.2013 João Gomes Diretor Área de Serviços Avançados.
IA e Sociedade do Conhecimento Luís Moniz Pereira Centro de Inteligência Artificial, UNL FCT-UNL, 18 de Maio 2006.
Premissas Dados das Microrregiões.
Estudar no Algarve? Área Projeto | Daniela Leote | Helyana Moitalta | Lília Pontes | 12E.
Apresentaçao.
E RASMUS M UNDUS II Ana Mateus DGES Reitoria da Universidade de Lisboa, 26 de Outubro de 2009.
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
MEA Unidade para a Melhoria do Ensino/Aprendizagem.
Perguntas de Modelação
Política Educacional Brasileira
Introdução ao Groupware e ao CSCW
BIOCANT PARK surge como o primeiro parque especializado em Biotecnologia em Portugal, permitindo a consolidação de um cluster de empresas e instituições.
Introdução a WEB SEMÂNTICA Prof. Dr. Fernando Gauthier INE/UFSC.
TALLER CVSP Mexico Campus Virtual de Saúde Pública (CVSP) Constitui-se numa rede de pessoas e instituições que compartilham o propósito de facilitar.
Uma Interface em Linguagem Natural em Português para Pergunta-Resposta na Web Grupo de Inteligência Computacional Mestrado em Ciência da Computação Aluno:
CIn- UFPE Agntes Autônomos e os Perfis da Graduação a/grade_curricular_reforma.html.
Instituto de Ciências Sociais, Universidade de Lisboa Maria Manuel Vieira A ESCOLARIZAÇÃO.
Comissão de Pós-Graduação. A Pós-Graduação do IAG 4 Programas Astronomia ▫Criado em 1973 (Mestrado) ▫Ativação do Doutorado em 21/11/1974 ▫Constituição.
Apresentação - Global TV. Global TV – O Produto A solução de gestão multimédia GlobalTV é um sistema integrado de gestão de conteúdos e espaços de atendimento.
Ambientes e Programas de Aprendizagem a Distância Avaliação
Educação a Distância no Núcleo de Informática Biomédica Renato M.E. Sabbatini Silvia Helena Cardoso.
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL Grupo: Amora Figueiredo Érika Diniz
INCUBAÇÃO: PRÁTICAS, TENDÊNCIAS E NOVOS DESAFIOS - INCUBADORAS EM REDE IERA - Incubadora de Empresas da Região de Aveiro III ENI – Encontro Nacional de.
DE COLEÇÕES DE CULTURAS À CENTROS DE RECURSOS BIOLóGICOS Iniciativas Internacionais.
Concepções em Educação Matemática
UT AUSTIN | PORTUGAL PROGRAMA DOUTORAL EM MEDIA DIGITAIS Por: António Maneira 1 Fórum de Projectos de Investigação em Educação 2011/12.
Programa Fulbright - Bolsas e Oportunidades - Dezembro de 2015.
Prof. Antonio de Barros Serra IFCE
Apresentação das alternativas de ensino a partir do 10º ano de escolaridade Serviço de Psicologia e Orientação Ano letivo de 2015/2016.
TIC e a Formação de Recursos Humanos Bacharelado em Informática Biomédica Paulo Mazzoncini de Azevedo Marques FMRP – USP – Ribeirão Preto.
Quem somos O Grupo Lusófona assume-se como o maior grupo de ensino de Língua Portuguesa com estabelecimentos de ensino superior e/ou secundário e básico.
Reunião conjunta das Comissões de : Educação, Cultura e Esporte (CE); Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT); Desenvolvimento Regional.
Senado Federal Comissão de Educação, Cultura e Esporte 5ª Audiência Pública – Plano Nacional de Educação (Projeto de Lei do Senado nº 103 de 2012 A Educação.
Relatório de Avaliação do Sistema de Educação de Santa Catarina promovido pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico - OCDE Governo.
Rede Nordeste de Biotecnologia – RENORBIO Prof. Dr. José Ferreira Nunes Pró-Reitor de Pós-Graduação e Pesquisa.
Prof. Dr. Gilvandenys L. Sales
Gestão Colaborativa de Produção de Conteúdo para Cursos na Modalidade Educação a Distância Paulo Marcos Figueiredo de Andrade Mestre em Computação Coordenador.
III REUNIÃO DA REDE BVS ePORTUGUÊSe Panorama da Rede ePORTUGUÊSe BVS Portugal Filipa Pereira Sofia Ferreira Alto Comissariado da Saúde.
Associa ç ão Portuguesa de Bibliotec á rios, Arquivistas e Documentalistas Sec ç ão de Arquivos Municipais 9 º ENCONTRO NACIONAL DE ARQUIVOS MUNICIPAIS.
Transcrição da apresentação:

Nova Computação = Nova Ciência, Novo Conhecimento Novas Fronteiras Luís Moniz Pereira ALFÂNDEGA DO PORTO, 1 de Abril 2006

COGNOMA  Cognição no Homem e na Máquina cognição no homemcognição no homem cognição na máquinacognição na máquina interfaces cognitivasinterfaces cognitivas

GENOMA + COGNOMA GENOMA + COGNOMA  o Genoma é a base da Biotecnologia  o Cognoma é a base da Cognotecnologia ~~~~  a aplicação do Cognoma ao Genoma dá a Bio-informática  ora o Cognoma aplica-se às Ciências todas!

Lab Associado “COGNOMA”  Área científica multi- e inter-disciplinar Inteligência ArtificialInteligência Artificial  Cognição, Aprendizagem  Língua natural  Robótica, etc. + Ciências CognitivasCiências Cognitivas  Neurologia  Psicologia  Filosofia  Antropologia, etc.

Lab Associado “COGNOMA”  Áreas tecnológicas  “Tools” para realizar C&T  Web Semântica  Apoio à decisão  Bio-Informática  Cognição aumentada  Multimédia e conteúdos inteligentes  Português no computador  Ensino e treino interactivos  Info-inclusão de séniores e deficientes  Próteses cognitivas, etc.

Web Semântica  Cada vez há mais informação disponível na Web. pode ver-se como um enorme Sistema de Informação, sobre o qual se podem desenvolver aplicaçõespode ver-se como um enorme Sistema de Informação, sobre o qual se podem desenvolver aplicações  Hoje em dia a Web está em máquinas, mas é para ser usada por humanos.  A ideal da Web Semântica é o de fazer uma Web em máquinas, para humanos mas também para máquinas!  Portugal tem grande competência nesta área.

Web Semântica “The Semantic Web is an extension of the current web in which information is given well-defined meaning, better enabling computers and people to work in cooperation.” “The Semantic Web is an extension of the current web in which information is given well-defined meaning, better enabling computers and people to work in cooperation.” Tim Berners-Lee, criador da Web  A ideia é que à informação se juntem também descrições do significado dos dados.  Permitir-se-á que máquinas, lendo os dados e os seus significados, possam de forma eficiente entender os conteúdos.  Exige: Repositórios com definições de conceitosRepositórios com definições de conceitos Que as páginas tenham referência a significadoQue as páginas tenham referência a significado

Bio-Informática  Gama de problemas Biológicos a resolver Sequênciação DNA/RNASequênciação DNA/RNA  quais os genes [e.g. genoma humano] Expressão GenéticaExpressão Genética  dos genes às proteínas Percursos MetabólicosPercursos Metabólicos  cadeias interactivas de proteínas Interacções ProteínicasInteracções Proteínicas  que pares de proteínas interagem Estrutura das ProteínasEstrutura das Proteínas  as formas 3D limitam as interacções

Bio-Informática  Técnicas e Algoritmos para Análise de Dados Algoritmos de pesquisa Algoritmos de pesquisa Programação dinâmica Programação dinâmica Programação por restrições Programação por restrições Aprendizagem automática Aprendizagem automática Técnicas de visualização Técnicas de visualização  Supporte nos repositórios de informação Artigos científicos Artigos científicos Bancos de dados (genes, proteínas, percursos,...) Bancos de dados (genes, proteínas, percursos,...) Acessibilidade pela Web Acessibilidade pela Web  Portugal tem grande potencial nesta área

Multimédia e Conteúdos Inteligentes  Dotar Portugal de uma infra-estrutura de dispositivos e sistemas de informação Acesso para idosos.Acesso para idosos. Acesso para pessoas com limitações.Acesso para pessoas com limitações. Turismo sénior internacional, marketing de Portugal como um destino em que há uma infra-estrutura tecnológica de acessibilidade.Turismo sénior internacional, marketing de Portugal como um destino em que há uma infra-estrutura tecnológica de acessibilidade. Tecnologia “calma” no sentido original da computação ubíqua, para pessoas com pouca ou nenhuma experiência computacional.Tecnologia “calma” no sentido original da computação ubíqua, para pessoas com pouca ou nenhuma experiência computacional.

Multimédia e Conteúdos Inteligentes  Conteúdos nacionais (com versões internacionais) multi-plataforma (p.ex. móvel, on-line, vídeo…) A tecnologia possibilita novas formas narrativas.A tecnologia possibilita novas formas narrativas. As narrativas contribuem para a promoção de ideias e conceitos, para o conhecimento.As narrativas contribuem para a promoção de ideias e conceitos, para o conhecimento. Portugal deve promover e dar a conhecer a sua história com esta aproximação.Portugal deve promover e dar a conhecer a sua história com esta aproximação.  Portugal tem grande património nesta área

Política de Recursos Humanos  Está por resolver...!  Financiamento para libertar para a investigação, por períodos definidos, docentes com mérito.  Verbas nos projectos nacionais para suportar investigadores convidados a qualquer nível.  Bolsas para nacionais frequentarem mestrados Erasmus Mundus a funcionar em Portugal.

Política Institucional  Promover “clusters” de qualidade, através de contratos de Laboratório Associado de atracção internacional.  Promover mais cooperação Ibérica, viz. com Andalucia, Galícia, Extremadura, no contexto desses Laboratórios Associados.  Promover a contratação de doutorados para a investigação pelas Empresas.  Obrigar o Ensino Superior à gestão profissional.