Introdução à Educação Física Educação Física; Atividade Física; Exercício Físico Contextualização Histórica Prof. Msc. Paulo José dos Santos de Morais Curso de Educação Física - CEAP
Pré-História
Citius, Altius, Fortius Citius, Altius, Fortius O Discóbulo - atribuído a Míron. Olimpíadas da Antiguidade 2500 a. C.
Roma Século I a. C. à V d.C.
Idade Média Século V ao XV
1712 A 1778 ROUSSEAU
Olimpíadas da Era Moderna 1896 a. D.
Jesse Owens ( )
Desporto como prática Higienista (Saúde, Pureza da Raça); 1º Paradigma: Perspectiva do Rendimento Desporto como prática militarista (Saúde, Defesa da Pátria, Inclusão no Mundo Capitalista)
Desporto como prática pedagogicista (Desenvolvimento, fora da dicotomia Corpo Mente) ( ) 2º Paradigma: Prática Esportiva como Direito de Todos
Desporto de Alto Rendimento Carta Internacional de Educação Física e do Desporto. UNESCO Desporto Educacional Desporto Participativo
1.Desporto Educacional Direito de todos. Desenvolvimento de Competências: compreensão de fenômenos, domínio da linguagem, resolução de problemas, argumentação, participação solidária. Desenvolvimento de Habilidades Motoras Básicas: Locomoção; Manipulação; Combinações. Movimentos de estabilidade e equilíbrio. Perspectivas da Cultura Corporal e da Aptidão Física relacionada à Saúde. Respeito à individualidade, criatividade e expressividade.
2. Desporto Participativo DDDDireito de todos. RRRRegras adaptadas à realidade local. 3. Desporto de Rendimento (Performance) DDDDireito ao acesso. HHHHabilidades motoras especializadas e/ou esportivas. IIIInfluenciadores: Maturação Biológica, Meio Ambiente.
“ A alegria está na luta, na tentativa, no sofrimento envolvido, não na vitória propriamente dita”. Gandhi
We don’t need more trouble! What we need is love! Bob Marley