Electronic Data Interchange EDI

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Desenvolvimento de Sistemas
Advertisements

Objetivos do Capítulo Utilizar o processo de desenvolvimento de sistemas delineado neste capítulo e o modelo de componentes de SI, do Capítulo 1, como.
ANHANGUERA EDUCACIONAL
Curso de Administração
E-business: Como as Empresas Usam os Sistemas de Informação.
TIPOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES
Análise de Processos de Negócios para um Sistema Integrado
Conceitos Básicos Dado: fato do mundo real que está registrado e possui um significado implícito no contexto de um domínio de aplicação Exemplos: endereço,
Metodologia Versão 2 FSRS.
ENTERPRISE RESOURSE PLANNING
O E-Commerce, o EDI e a Internet nas Atividades Portuárias
OPÇÕES DE ERP OPEN SOURCE
Gestão de Postos Atende a diversas configurações de postos de serviços, gerenciando lojas de conveniência, pistas e centros de lubrificação de forma unificada.
Estratégias para integração com o setor público
Muito Bem ! Agora Você vai Conhecer um pouco da nossa Empresa PROVISUAL PROVISUAL PROVISUAL PROVISUAL.
Profª: Adriana Vettorazzo
ERP - Enterprise Resource Planning
Grupo: Pesquisa Efficient Healthcare Consumer Response - EHCR -Principal recomendação: a)Consiste em implementar sistemas de informações para automatizar.
Universidade São Marcos Curso: Gestão de Negócios Internacionais
Mecanismos de Mercado no Comércio Eletrônico
Custo muito baixo Atendimento fora do horário comercial Canal de comunicação 24/7 Promoção presente em tempo integral, independente de fuso horário e.
Menu O Mercado Agines Network Visão geral Módulos Benefícios Suporte
Sistema de Informação Pós graduação em gestão de RH
Objetivos da aula Dar exemplos de como a tecnologia de informação apóia os processos de negócios nas funções organizacionais de contabilidade, finanças.
Gerenciamento de Dados
A EMPRESA A empresa Gmalato EPP atua no mercado de soluções de informática a 6 anos com: Soluções de Software Soluções Web Infra Estrura.
Pontos fortes  Registrará e acompanhará todo o expediente administrativo  Cadastro e tramitação de documentos físicos e virtuais  Autuação e tramitação.
Tecnologia da Informação
Apresentação do Sistema Geral do Sistema
Planejamento de recursos empresariais (ERP)
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
Apresentação Atuando há mais de 13 anos no mercado de software e implantação de sistemas de ERP e Business Intelligence, a Cyberpolos vem se consolidando.
Nome: Josué Chen RGM: Introdução É um software capaz de fornecer um diagnóstico preciso do parque computacional e disponibilizar informações.
Apresentação SGO Sistema de Gerenciamento de Operações
Sistemas de Informação
Planejamento da Tecnologia de Informação nas Empresas n Prof. Wladimir da Costa 5 a Fase - Planejamento Organizacional para a Área de Informática.
CURSO GESTÃO ESTRATÉGICA DA PRODUÇÃO SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E TECNOLOGIA RAFAEL F P BRIARD TRABALHO 11.
Objetivos do Capítulo Explicar a importância da implementação de processos e tecnologias de gerenciamento de dados numa organização. Explicar as vantagens.
E-COMMERCE COMÉRCIO ELETRÔNICO.
GRI - Gerência de Recursos Informacionais
Aplicações de redes em sistemas de informação
Iniciando na logística empresarial
Tecnologias e Ferramentas para garantir a Seguranca
TECNOLOGIAS DE PROCESSO
Integração de Ferramentas CASE
Por Márcia May Gomel ® março Tecnologia da informação para gestão. cap.2. p Turban et al. Tecnologia da informação para gestão. cap.2. p
Equipe Prof. Henrique Freitas
Prof. Angela Tissi Tracierra TEORIAS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO.
Banco de Dados Representa o arquivo físico de dados, armazenado em dispositivos periféricos, para consulta e atualização pelo usuário. Possui uma série.
Unidade 8 Grupo 08D Subgrupo 2: Elene Maciel Gustavo Magalhães.
EDI ELETRONIC DATA INTERCHANGE –Intercâmbio eletrônico de mensagens de negócio através de computadores, entre parceiros comerciais. As informações são,
A Tecnologia da Informação nas Empresas
Apresentação Atuando há mais de 12 anos no mercado de software e implantação de sistemas de ERP e Business Intelligence, a Cyberpolos vem se consolidando.
Automação Comercial fone:(43)
e gerenciamento da cadeia de abastecimento
Porto Alegre - RS São Paulo - SP. Em 2003 iniciamos os trabalhos com foco em prestar serviços de valor agregado em TI, provendo soluções e softwares.
Capítulo 2: SIG / SAD / SAE.
Sistema de Informações com aplicação prática em todas as áreas funcionais da organização Profa. Jaluza.
administrar com eficácia seu Negócio
Seus funcionários andam cumprindo a jornada de trabalho de forma correta?
Processo de expurgo No Contact / PROCON
1 Projeto Piloto Conclusão em Agenda Projeto Piloto –Descrição –Execução da aplicação –Implementação de requisitos funcionais e não- funcionais.
Sistema de Informação aplicados a Finanças e Contabilidade
O CRESCIMENTO DA SUA EMPRESA DEPENDE DA SUA GESTÃO!
EMPRESA Visão "Nossa visão é de criar e gerenciar infra-estrutura de Software, Data Center, EDI, Networking e WEB Hosting, disponibilizando tecnologia.
Sistema de Informações Qualidade e Armazenamento das Informações O impacto das mudanças e as Tendências em SIs Papéis Fundamentais de SI na Empresa.
Unimed Belém TISS Unimed Belém – 7 Novembro 2007.
O que é o PRODUZ ? O sistema PRODUZ da ABCZ é um software de gerenciamento pecuário que tem como objetivo a organização do processo zootécnico da propriedade.
Projecto EDI & Faturação Eletrónica 6 Junho 2014.
Transcrição da apresentação:

Electronic Data Interchange EDI Conceituação e Estudo de caso Bradesco/American Express

Atual cenário econômico Competitividade; Necessidade de integração; Compartilhamento de informações; Mudanças nas estruturas de negócios das organizações.

Objetivos 1 Traçar um panorama sobre o sistema EDI abordando suas vantagens, funções, desafios de implantação e realidade de funcionamento; 2 Analisar a utilização do sistema em uma empresa de cartões de crédito em Uberlândia: American Express.

EDI – Intercâmbio Eletrônico de Dados EDI começou a ser utilizado como um fluxo eletrônico e padronizado de dados entre as empresas (PORTO); o EDI “é uma rede de acesso direto aos clientes do provedor, permitindo a conexão entre os sistemas eletrônicos de informação entre empresas, independentemente dos sistemas e procedimentos utilizados no interior de cada uma dessas empresas” (Pizysieznig Filho);

EDI – Principais componentes Tradutores de EDI; As mensagens de transações comerciais; Padrões de formatação de dados;

EDI – Características Estabelecimento de padrões em relação às comunicações de dados; Ferramenta básica para implantação da reposição eficiente ou reposição automática;

EDI – Duas categorias EDI puro ou tradicional Há várias mensagens padronizadas sendo trocadas pelos parceiros comerciais e o emprego dos serviços da Rede de Valor Agregado (VAN); Web EDI Integra as empresas menores ao sistema, em que o formulário com os dados da mensagem é acessível através da Internet;

Vantagens do EDI - Operacionais Padronizar as informações trocadas nas relações comerciais Evitar erros interpretativos das informações Registrar de forma padronizada e organizada as transações Reduzir os custos com pessoas

Vantagens do EDI - Gerenciais Agilizar o processo decisório sobre a produção Reduzir o tempo e o custo com compras padronizadas Gerenciar eletronicamente o estoque Estreitamento do vínculo entre empresas Maior dedicação ao Core Business e ao atendimento de clientes

Desafios para a implementação do EDI e apresentação da empresa

Desafios para a implementação do EDI Significativo investimento inicial Altos custos operacionais Compra de um conversor (tradução das transações para o código EDI) Sistema EDI tradicional é inflexível Existência de muitos padrões de EDI (comunicação com diferentes parceiros comerciais) Investimento inicial: contratação de pessoas exclusivas para a construção do projeto (técnicos em sistemas e comunicações para a idealizar, testar e implementar o sistema. Treinamentos específicos para a equipe e mais genéricos para os colaboradores da empresa

Requisitos importantes Desempenho gerencial que permita uma interação de sucesso entre os departamentos Redesenho da estrutura da empresa de seus processos e procedimentos (evitar incompatibilidades de sistemas e interfaces) Implementação integral do projeto com acompanhamento em manutenções e atualizações

A empresa analisada: Bradesco / American Express Fundação em 1943 Em 1948 iniciou um período de intensa expansão, que resultou no maior banco comercial no Brasil Em 1988 tornou-se um banco múltiplo O Bradesco é um dos maiores bancos do setor no Brasil, em termos de total de ativos. Clientes: pessoas físicas, PME no Brasil, e importantes sociedades e instituições nacionais e internacionais É um dos maiores emissores de cartões de crédito no Brasil, com mais de 20 milhões de cartões emitidos

Bradesco / American Express EDI na empresa Bradesco / American Express

A necessidade de comunicação da empresa Como atualizar as contas de cartões de crédito de seus clientes após as compras realizadas?

Como seria sem o EDI? Transações registradas em canhotos ou cupons Envio físico de uma infinidade de documentos Pessoas exclusivamente focadas no trato da “papelada”

Quem faz parte do processo “EC” Cliente

O funcionamento do sistema Estabelecimento comercial registra todas as suas transações do período “EC” formata arquivo com as transações e envia para a Amex Amex recebe o arquivo e valida as transações Transações são imputadas em sistemas de débito que atualizam o status do cliente

Quem faz parte do processo “EC” Cliente CONFIRMAÇÃO DÉBITO TRANSAÇÕES

Instalação e treinamento Manual da Amex com: requisitos de sistema configuração correta dos arquivos Trabalho das “VANS” nos EC Instalação do EDI Treinamento dos funcionários (Value Added Network ou Rede de Valor Agregado)

Comprovantes de Despesas Composição do arquivo Um “arquivo” pode ser composto por vários lotes: Header Detalhe Trailler Lote Capa do lote Contra-capa de lote Comprovantes de Despesas

Exemplo de arquivo Registro do Header: POS Descrição Formato Tamanho Obs. 01 IDENTIFICADOR DO REGISTRO X ‘H’ 02 NÚMERO DO ESTABELECIMENTO 9 10 12 DATA DO MOVIMENTO 06 AAMMDD 18 TIPO DO MOVIMENTO ‘1’ 19 NÚMERO SEQUENCIAL DO LOTE 25 DADOS DE CONTROLE DO ESTABELECIMENTO 31 56 ESPAÇO DISPONÍVEL 95 Brancos

H99101001149412251000001 Exemplo de arquivo Exemplo anterior: NÚMERO DO ESTABELECIMENTO: 9910100114 DATA DO MOVIMENTO: 25/12/94 TIPO DO MOVIMENTO: 1 (à vista) NÚMERO SEQUENCIAL DO LOTE: 000001 HEADER: H99101001149412251000001

Algumas regras Podem ser enviados vários lotes numa mesma transmissão Os movimentos à vista e parcelado devem estar em lotes separados Os movimentos têm horário limite de envio, definido em acordo entre as partes

Valor para a empresa Trabalho mais produtivo Relatórios prontos dos movimentos Tarefas programadas automaticamente Segurança: controle automático de backup Rapidez: informações podem ser enviadas diariamente ou de acordo com a necessidade Menores custos: pode ser utilizado com várias plataformas e não necessita de operador dedicado