Localização dos números inteiros na reta real

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Reta Numérica dos Números Inteiros
Advertisements

Tenho muita tosse, mas a minha mãe disse que tinha de vir às aulas!
Há muito tempo atrás nós seres humanos nos preocupamos com a falta de alimentos.
Dois modos de ler a Bíblia.
A Ovelha perdida - Lc 15,4-6.
A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior.
Projeto de aplicação das TICs nas disciplinas de História e Geografia
A MAIOR BRONCA Apresentação e Montagem Luiz Carlos Peralva Música
MESTRADO PROFISSIONALIZANTE EM ENSINO DE FÍSICA E DE MATEMÁTICA
Há sempre uma razão que nós desconhecemos.
Os números no dia a dia.
OLÁ, CRIANÇAS. VOCÊS SABEM QUAL É O VALOR MAIS ALTO QUE PODEMOS PAGAR
Para refletir... e mudar!!!.
Uma linda idéia a ser imitada......
Estratégias Diversificadas na Resolução de Problemas
A Boneca e a Rosa.
E estou super – hipertriperfeliz!!!! Isso não é uma maravilha? Finalmente as pessoas começaram a compreender-me….. E estou super – hipertriperfeliz!!!!
AS CRIANÇAS SÃO PURAS NA FÉ.
" Luis é o tipo de cara que você gostaria de conhecer
Clique para passagem de slides / ligue o som
Uma linda idéia á ser imitada......
Uma linda ideia a ser imitada...
QUERO SER UMA TELEVISÃO !
Caim e Abel Já lemos a história de Adão e Eva e como eles foram expulsos do paraíso. Pois é. Agora, Adão e Eva não moram mais no lindo paraíso. Sua vida,
Imagens de João Parassu
APRENDENDO MATEMÁTICA NA FAZENDA
”Luis é o tipo de cara que você gostaria de conhecer”
Há muito tempo atrás nós seres humanos nos preocupamos com a falta de alimento. E procuramos sempre nos prevenir para que nunca falte comida no dia-a-dia.
Planejamento PNAIC 2014.
Em uma cidadezinha havia uma fábrica de chocolates muito gostosos, até parecia que eram feitos pelos anjos.
Departamento de Infância e Juventude - CEEF Agosto 2013
No mês de Setembro comemoramos o
Ame enquanto é tempo... PRESTE ATENÇÃO AO QUE VOCÊ VAI LER!!!
A existência de Deus.
QUERO SER UMA TELEVISÃO !
A HISTÓRIA DO PEPE.
DEUS ESTÁ CUIDANDO.
Escola Estadual Silva Dourado
Charges matemáticas.
Experiências das Três Leis de Newton
O casamento de Isaque e Rebeca
O PROFETA MIQUÉIAS PROFETIZA SOBRE O NASCIMENTO DE JESUS
Material de apoio das aulas de Filosofia Professora Larissa Gandolfo
AVALIAÇÃO NA OFICINA DE JOGOS
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
CAPACITAÇÃO DE PORTUGUÊS
O nascimento de Jesus (Lucas 2:1-20)
Álgebra Algumas considerações sobre “O ensino de Álgebra na aula de Matemática”
Carlos H. N. Otobone, Hebert S. Gonçalves, Monica F. M. Lemos, Anne L. Scarinci E.E. Gabriel Ortiz, Instituto de Física - USP Apoio CAPES - PIBID Como.
SITUAÇÕES.
1º Seminário Faced/Ufba.
A História dos números Há muito tempo, as pessoas viviam em pequenos grupos e se abrigavam em cavernas. Como alimento, usavam frutos, raízes e carne de.
Coesão É a correta ligação entre os elementos de um texto, que ocorre no interior das frases, entre as próprias frases e entre os vários parágrafos. Pode-se.
JESUS NO PRINCÍPIO DE TUDO
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
Uma Resposta Inteligente.
 No dia da aplicação do questionário (03/03/2015) estavam presentes 27 alunos, onde a maioria respondeu de forma compromissada, mesmo quando negativamente.
CAMINITO Rocío Dúrcal Aprendiz da VIDA.
1º PRÊMIO SEB MUNDO LEITOR
O calor. Calor e temperatura  Matéria é formada por átomos e moléculas em constante agitação.  Quanto mais quente estiver um corpo, maior o movimento,
Análise dos dados da pesquisa qualitativa.
BD O tabagismo João Pedro Lemos. Certo dia, ao chegar à escola, o Luís viu à entrada uns placards sobre o Tabagismo.
Texto retirado do filme, QUEM SOMOS NÓS? (What the bleep do we know) Um questionamento revolucionário feito pelos mais renomados cientistas atuais,
Duas vezes abandonado, duas vezes adotado. Sábado 11 de Julho de 2009.
 Introdução  Atividades desenvolvidas no Colégio Estadual Vital Brasil AS EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NUMA ESCOLA PARCEIRA: RELATO DE UM LICENCIANDO EM.
O que é felicidade?.
Os pastorinhos de Fátima.
Um Rei que queria ser dono do Mundo…
Fato Real Esse fato aconteceu comigo,em fevereiro de 2.008, nesse dia tive uma crise forte de labirintite, que pensei que seria o meu fim.
Transcrição da apresentação:

Localização dos números inteiros na reta real Reta Numérica Localização dos números inteiros na reta real

Os números Inteiros Ao longo do tempo, a necessidade de contar e de relacionar quantidades, fizeram com que os povos desenvolvessem símbolos para representar inúmeras situações. Assim, vários sistemas foram criados, sendo os mais antigos no Egito, Suméria e Babilônia. O homem criava situações interessantes na contagem de seus pertences, por exemplo: ao levar seu rebanho para a pastagem, o pastor relacionava uma pedra a cada animal. Mas, ainda assim, eles buscavam algo mais concreto, que representasse de uma forma mais simples tais situações. O surgimento dos números naturais 0, 1, 2, 3, 4..., revolucionou o método de contagem, pois relacionava símbolos/números a determinadas quantidades. Com o início do Renascimento surgiu a expansão comercial, que aumentou a circulação de dinheiro, obrigando os comerciantes a expressarem situações envolvendo lucros e prejuízos. A maneira que eles encontraram de resolver tais situações problemas consistia no uso dos símbolos + e –. Utilizando essa nova simbologia, os Matemáticos, da época, desenvolveram técnicas operatórias capazes de expressar qualquer situação envolvendo números positivos e negativos.

Minhas moléculas é que precisavam daquela picadinha! Traga o termômetro! Minhas moléculas é que precisavam daquela picadinha! Aninha era uma aluna estudiosa, adorava o planeta que habitava os números. Certa vez, o professor Onofre chegou à sala dizendo que eles iriam aprender sobre medição de temperatura e entregou-lhes uma cópia de um texto, o qual dizia o seguinte: Os átomos ou moléculas que constituem um corpo, seja ele sólido, líquido ou gasoso, encontram-se em constante movimento (Agitação Molecular). Por essa razão, os líquidos e os gases não apresentam uma estrutura molecular organizada, ao contrário do que ocorre com os sólidos. Quanto mais agitadas estiverem as moléculas em um corpo, maior será sua temperatura; em contrapartida, quanto menor for a agitação dessas moléculas, menor será sua temperatura. Define-se: Temperatura é o estado de agitação das moléculas que compõem o corpo analisado.   Após acompanhar a leitura, a menina lembrou-se do dia que ficou doente e teve que ir à farmácia. Aninha havia passado mal, com gripe, isso fez seu corpo reagir, causando febre alta. Então, sua mãe a levara ao médico, depois a farmácia. Lá, após medir a febre da garota, o moço bonzinho sorriu e disse: “Está tudo bem, não vai doer nada, é só uma picadinha de formiga”. “Doeu sim, e bastante”, disse a ele, aos prantos! Foi então que ela pensou, se eu estava doente, pois minhas moléculas é que estavam agitadas demais, por que minha mãe não falou para o moço, que quem tinha que ter levado a tal picadinha, para acalmarem, eram elas, não eu? Após o final da aula, ela foi direto para casa, queixar-se com a mãe sobre o episódio das moléculas agitadas e picadinhas doídas. (ANJOS, Talita. Medida da Temperatura. Brasil Escola. Disponível em: http://www.brasilescola.com/fisica/medida-temperatura.htm (Autor Edimilson Moreti)

PLANO DE AULA Reta Numérica Localização dos números inteiros na reta real

Os pontos A, B e C representam os números inteiros, respectivamente   a) -2, 2 e 5. b) -1,-5 e 5. c) -3, 2 e 3. d) -4, 2 e 5.

Objetivos Gerais Ampliação da ideia do campo numérico; Desenvolver a competência leitora/escritora do aluno.

Objetivos Específicos Compreender: As sucessões numéricas; Os números simétricos; O posicionamento na reta.

Justificativa Relacionar situações no cotidiano, tais como: Temperaturas; Crédito e débito; Fuso horário (tempo); Comprimento (módulo); Altura (nível do mar, elevador, fosso).

Procedimentos Metodológicos Resoluções de problemas; Sistemas de coordenadas;

Recursos Uso de mapas; Termômetros; Calculadora; Giz e lousa; Informática (Geogébra); Vídeo aulas; Caderno do professor e livro didático.

Avaliação Contínua durante todo processo formativo, por meio de múltiplos instrumentos e registros. Diagnóstica, promovendo os ajustes necessários para que os alunos tenham acesso à construção dos conhecimentos a que têm direito. Avaliação em larga escala (Saresp).