Projeto e-Build
Apresentação FábricaEquipeProdutoMercado ProjetoEscopoMetodologiaCronograma ArtefatosPrincipais riscosArquiteturaLições aprendidas
Formada por alunos de SI – 4º período; Nome: 3amSoft; Valores: –Proatividade; –Criatividade; –Qualidade; –Aberto à mudanças; –Produzir e se divertir; –Ética. Desenvolver soluções inteligentes e diferenciadas para o mercado. Projeto
Equipe
Protótipo para dispositivos mobile para sistemas Android 2.1+; Otimizar e facilitar a busca de imóveis para locação e/ou compra; Utilização do Global Positioning System (GPS); Utilização de filtros pré-definidos. Produto
Mercado imobiliário em alta; Em 2012, 20mil pessoas visitaram o Salão de Imóveis de Pernambuco; Aumento de 57% nas vendas em relação à 2011; Processo de busca de um imóvel é lento e dispendioso; Demanda por mobilidade; Buscar imóveis a partir de um ponto de forma mais rápida e ágil. Mercado
Gerenciamento; Desafios: –Manter efetiva comunicação com a equipe; –Manter documentação atualizada; –Cumprir escopo proposto; –Linguagem desconhecida para grande parte da equipe. Vantagens: –Aprendizagem dos processos de planejamento e gerenciamento de software; –Relação da engenharia de software com o desenvolvimento do software. Projeto
Definição de requisitos funcionais e não- funcionais; Protótipo que atenda os requisitos definidos; Protótipo que realize busca de imóveis por meio de GPS e outros filtros. Escopo
Focada no gerenciamento: –Open Up -> abordagem iterativa e incremental. Focada em desenvolvimento: –Kanban -> baseada em cartões de atividades. Software de auxílio: –Redmine -> controle das atividades, cronograma e envio de artefatos; –SVN -> gerenciamento de controle de versões e desenvolvimento remoto. Metodologia
Iteração I (iniciação): –Plano de projeto inicial e monitoramento do tempo gasto em atividades. Iteração II (iniciação): –Plano final de projeto e acompanhamento das atividades. Iteração III (elaboração): –Priorização de requisitos e acompanhamento das atividades. Iteração IV (Construção): –Implementação e teste e relatório final do projeto. Cronograma
Artefatos Plano de Projeto Documento de requisitos Plano de Gerência e Configuração Casos de Uso Casos de Teste Tabela de Atividades Tabela de Riscos Tabela de Testes
Risco Probabili dade Impacto Presença de outras atividades durante o desenvolvimento Alta Atraso no desenvolvimento do projeto Pouco conhecimento das tecnologias utilizadas MédiaAtraso no desenvolvimento Perda de foco com atividades extras ou outras dispersões MédiaAtraso no desenvolvimento Desistência de membros da equipe em continuar o projeto Média Atraso na entrega da implementação das funcionalidades do aplicativo e- Build. Incompletude da implementação das funcionalidades do e-Build Alta Produção de aplicação incompleta para o cliente e possível insatisfação desse. Apenas um integrante da equipe realizar as funções de todos os gerentes do projeto e- Build Média Atraso na entrega e revisão das documentações e na implementação. O integrante precisa se dedicar mais a aprender todas as áreas. Principais riscos
Em camadas; MVC (model-view-controller). Arquitetura
Lições aprendidas Mitigar os riscos não é suficiente Motivação Comprometimento Entender bem o que está fazendo Requisitos bem definidos ajudam na arquitetura Colaboração é essencial Atividades em conjunto facilitam o entendimento
Protótipo